Essa semana passaram a circular na internet, sem créditos, imagens da Segunda Guerra Mundial, mescladas com fotos atuais. Descobri que se trata de um trabalho do fotógrafo russo Sergey Larenkov, divulgado pela primeira vez em 2012, denominado “Fantasmas da Guerra”.

Por exemplo, ele mostra famílias felizes nas praias francesas da Normandia, enquanto as tropas dos Aliados desembarcam no local, no histórico Dia D. Impressionante também é a foto de Hitler diante da Torre Eiffel, em Paris, rodeado de turistas fotografando o mesmo local.

Selecionei algumas das imagens mais marcantes, que você vê abaixo. No blog do artista estão mais dezenas de imagens, de mesclas de cenas da guerra em lugares como Leningrado, Minsk, Brest, Moscou e Berlim, entre outras. Pra quem gosta de turismo de guerra, essas imagens são inspiradoras para relembrar ou planejar a próxima viagem.

1. Chegada do Exército Nazista de Hitler à cidade Russa de Minsk

Desrespeitar o tratado de não agressão com a Rússia foi um dos primeiros erros fatais de Hitler.

2. Hoje um importante ponto turístico de Berlin, o Reichstag foi destruído na Segunda Guerra Mundial

Antes de viajar a Berlim, recomendo entender minimamente sobre a história e os fatos marcantes da Segunda Guerra Mundial, que deixou um rastro de destruição na capital alemã.

3. Após ocupar Paris, Hitler vai pessoalmente conhecer a cidade…

Nem mesmo o líder nazista resistiu à Cidade Luz.

4. E fica encantado com a Torre Eiffel

Aliás, segundo o site ParisSempreParis, Hitler presenteava seus oficiais com viagens de turismo para a capital francesa. Quem diria.

5. Chegada das Tropas Aliadas na Praia de Omaha, na Normandia, no Dia D

O Dia D foi o dia em que os Aliados, comandados pelas forças britânicas, finalmente conseguiram desembarcar seus exércitos na Europa Continental. Na Praia de Omaha, onde ocorreu o principal desembarque, foi erguido o monumento Les Braves, em homenagem aos soldados.

6. Uma cena corriqueira atual no metrô de Berlim, em contraste com imagem de soldado do Exército Vermelho, da Rússia, invadindo o local com metralhadora.

Já pensou, estar saindo do metrô em Berlim e dar de cara um soldado nazista? Ainda bem que, hoje em dia, isso é possível apenas na arte.

7. Avenida Champs-Élysées, a mais importante de Paris. Cena atual misturada com marcha pela vitória dos Aliados.

Mais imagens e vídeos com imagens atuais e da Segunda Guerra Mundial

No blog de Sergey Larenkov também estão vídeos, que ajudam a entender um pouco do processo de mesclar imagens atuais e antigas.

Outros trabalhos com mesclas de imagens atuais e antigas

Se você gostou desse tipo de trabalho, há outros artistas que realizam montagens semelhantes, como Jo Hedwig Teeuwisse, que mescla cenas atuais e de guerra na Holanda, em cidades como Amsterdam, Eindhoven e Oosterbeek.

Mais dicas de viagem para a Europa

Se está planejando sua viagem para a Europa, aqui é o lugar certo para encontrar roteiros, informações sobre documentos e verdadeiros guias sobre diferentes destinos. Recomendo ver primeiro nosso artigo sobre com dicas para economizar na Europa, assim você já embarca com uma noção muito maior de preços, entre outras informações.

Também é importante saber mais sobre o Espaço Schengen, um tratado entre diversos países para livre circulação de pessoas e mercadorias. Tratado esse que tem regras bem específicas para turistas, inclusive brasileiros.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Passagens aéreas: melhores sites para pesquisar preços de passagens
      • Airbnb: reservas de quartos e apartamentos de temporada

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.
Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários