As fantásticas fontes de Roma
Roma tem fontes de todos os jeitos. Pequenas, grandes, novas, medievais ou dos tempos do Império, elas jorram água teoricamente potável por toda a cidade.
Então dá pra beber a água das fontes públicas de Roma? Me disseram que sim, mas é claro que apenas daquelas pequenas com torneiras, do tipo em que pombo não nada e gente não mija.
Bebi em algumas, mas fiquei desconfiado do gosto. E como a água mineral na Itália custa bem menos que no Brasil, melhor não correr o risco de beber germes e jogar sua viagem pelo ralo. Ou seja, para economizar de verdade, melhor não economizar em mixaria.
Antes de se jogar no roteiro pelas fontes de Roma, escolha seu hotel na cidade. Nosso guia Onde ficar em Roma tem dicas de hotéis nos melhores bairros da Cidade Eterna.
Estas são as principais fontes de Roma
Passei uma semana andando pela milenar capital italiana, provavelmente o lugar com mais fontes d’água no mundo. Não resisti e tirei algumas fotos, mesmo das fontes quebradas, secas ou em reforma.
Algumas são fontes simples, onde trabalhadores enchem baldes. Outras são verdadeiras obras de arte. E tem as fontes dos tempos da Roma Antiga, especialmente no Palatino e no Foro Romano.
Fontana Giuturna
A Fontana Giuturna ou Spring of Juturna fica dentro do Foro Romano, no Tempio dei Dioscuri. Pode ser histórica, Nero pode ter mergulhado, mas vai juntar mosquito da Dengue aí…
Fonte das Tigresas
Roma tem tanta fonte que nem lembro onde encontrei essa. Só sei que esse leão romano fazendo biquinho tá mais pra tigresa mesmo.
Fonte de água benta
Brincadeira, não sei se a água é benta não. Disse isso porque a fonte fica perto do Vaticano, se não me engano, no muro externo, seguindo para o lado esquerdo. Vendo o movimento, também enchi minha garrafa e bebi dessa água grátis.
Fonte Piazza Barberini
Perto do meu hostel, essa foi a fonte que eu mais fotografei. E também a primeira que vi em Roma, bem em frente à estação de metrô Barberini.
Fonte do Júpiter Zangadão
Na verdade o nome dessa fonte é Fontana dell’Acqua Felice ou Fonte de Moisés, concluída em 1588 para marcar o fim do Aqueduto Romano. Ela tem até página na Wikipedia! Mas não clica não, senão você vai descobrir que essa cara grilado aí não é Júpiter, e sim Moisés.
Fonte sem fonte
Fonte de rua qualquer no caminho pro Vaticano. Vi o pessoal dos restaurantes enchendo as bacias. Não perguntei porque ainda não estava parlando o bastante.
Fonte Tibre
Também não sei se essa fonte tem nome. Só lembro que fica perto da Isola Tiberina, na margem oeste do Rio Tibre.
Fonte Presidiária
Digo que a fonte está presa porque ela está dentro de uma jaula escura e úmida. Pela cara, é muito, muito velha. Fotografei durante o passeio ao Palatino e ao Foro Romano.
Fonte bonitinha
Fonte bastante simpática no Foro Romano. Na falta da Fontana de Trevi, que estava em reforma, essa daqui está coletando muitos euros – e quem sabe algumas “Dilmas”.
Fonte de beber água potável pra valer
Na teoria esse leão cospe água bem limpa, pois a fonte inclusive está indicada no mapa do Foro Romano, que entregam a todos que comprar o passeio.
Fontes do Pantheon
Sim, eu realmente vi pombos tomando banho na fonte grande. A menor tem cara de fonte de água potável, mas não vi ninguém arriscando.
Fonte de Netuno, o deus das fontes e outras coisas
O deus romano Netuno zelando por sua fonte de água na Piazza del Popolo. Ou talvez apenas flertando com a estátua em frente, na Fontana della Dea Roma.
Fontes Quattro Fontane – O nome já diz tudo
Se você quer conhecer o lugar com mais fontes lindas por metro quadrado em Roma, é só descer a Via delle Quattro Fontane. No cruzamento com a Via del Quirinale, você estará cercado de deuses. Digo, de fontes.
Mas cadê a Fontana de Trevi? A fonte das fontes estava em reforma, totalmente feia, sem graça e sem água. Além das moedas na piscina seca, só vi um rato gigante lá dentro.
É isso. Eu fui pra Roma e nem tentei ver o Papa, mas vi dezenas de fontes lindonas e bebi água, talvez potável, de algumas.
Agora que chegou a sua vez de planejar essa viagem, organize todos os detalhes com nossas dicas. E uma vez em Roma, não deixe de visitar Nápoles, capital da Campania, impérios das pizzas e cidade mais interessante de todo a velha boa.
Boa viagem!
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.