Roma tem fontes de todos os jeitos. Pequenas, grandes, novas, medievais ou dos tempos do Império, elas jorram água teoricamente potável por toda a cidade.

Então dá pra beber a água das fontes públicas de Roma? Me disseram que sim, mas é claro que apenas daquelas pequenas com torneiras, do tipo em que pombo não nada e gente não mija.

Bebi em algumas, mas fiquei desconfiado do gosto. E como a água mineral na Itália custa bem menos que no Brasil, melhor não correr o risco de beber germes e jogar sua viagem pelo ralo. Ou seja, para economizar de verdade, melhor não economizar em mixaria.

Os tipos de fonte de Roma

Passei uma semana andando pela milenar capital italiana, provavelmente o lugar com mais fontes d’água no mundo. Não resisti e tirei algumas fotos, mesmo das fontes quebradas, secas ou em reforma.

Algumas são fontes simples, onde trabalhadores enchem baldes. Outras são verdadeiras obras de arte. E tem as fontes dos tempos da Roma Antiga, especialmente no Palatino e no Foro Romano.

Fontana Giuturna

fonte_roma_antiga_palatino

A Fontana Giuturna ou Spring of Juturna fica dentro do Foro Romano, no Tempio dei Dioscuri. Pode ser histórica, Nero pode ter mergulhado, mas vai juntar mosquito da Dengue aí…

Fonte das Tigresas

fonte_roma_leoes

Roma tem tanto fonte que nem lembro onde encontrei essa. Só sei que esse leão romano fazendo biquinho tá mais pra tigresa mesmo.

Fonte de água benta

fonte_roma_vaticano

Brincadeira, não sei se a água é benta não. Disse isso porque a fonte fica perto do Vaticano, se não me engano no muro externo, seguindo para o lado esquerdo. Vendo o movimento, também enchi minha garrafa e bebi dessa água grátis.

Fonte Piazza Barberini

fontes_roma_barberini

Perto do meu hostel, essa foi a fonte que eu mais fotografei. E também a primeira que vi em Roma, bem em frente à estação de metrô Barberini.

Fonte do Júpiter Zangadão

fontes_roma_zeus
Agora Júpiter ta bravo com os leões dando pinta…

Na verdade o nome dessa fonte é Fontana dell’Acqua Felice ou Fonte de Moisés, concluída em 1588 para marcar o fim do Aqueduto Romano. Ela tem até página na Wikipedia! Mas não clica não, senão você vai descobrir que essa cara grilado aí não é Júpiter, e sim Moisés.

Fonte sem fonte

fonte_roma_rua

Fonte de rua qualquer no caminho pro Vaticano. Vi o pessoal dos restaurantes enchendo as bacias. Não perguntei porque ainda não estava parlando o bastante.

Fonte Tibre

fonte_roma_agua
Fonte seca, deve ser a crise da água na Itália.

Também não sei se essa fonte tem nome. Só lembro que fica perto da Isola Tiberina, na margem oeste do Rio Tibre.

Fonte Presidiária

fonte_roma_antiga_foro
Júlio César deve ter lavado o rosto nessa fonte dentro do Foro Romano.

Digo que a fonte está presa porque ela está dentro de uma jaula escura e úmida. Pela cara, é muito, muito velha. Fotografei durante o passeio ao Palatino e ao Foro Romano.

Fonte bonitinha

fonte_roma_palatino_2
Certeza que Calígula fez uma festinha nessa fonte.

Fonte bastante simpática no Foro Romano. Na falta da Fontana de Trevi, que estava em reforma, essa daqui está coletando muitos euros – e quem sabe algumas “Dilmas”.

Fonte de beber água potável pra valer

fonte_roma_palatino_3
Esse leão é mais viril e talvez sua água seja limpa. Bom pra matar a sede no Foro Romano.

Na teoria esse leão cospe água bem limpa, pois a fonte inclusive está indicada no mapa do Foro Romano, que entregam a todos que comprar o passeio.

Fontes do Pantheon

fonte_roma_pantheon
No Pantheon fonte é mato. Uma de beber, outra só de ver. Ou você quer tomar água de banho de pombo?
fonte_roma_pantheon_zoom
Foco no baldinho. Deve ser mais velho que o Brasil.

Sim, eu realmente vi pombos tomando banho na fonte grande. A menor tem cara de fonte de água potável, mas não vi ninguém arriscando.

Fonte de Netuno – O deus das fontes e outras coisas

fonte_roma_netuno

O deus romano Netuno zelando por sua fonte de água na Piazza del Popolo. Ou talvez apenas flertando com a estátua em frente, na Fontana della Dea Roma.

Fontes Quattro Fontane – O nome já diz tudo

Se você quer conhecer o lugar com mais fontes lindas por metro quadrado em Roma, é só descer a Via delle Quattro Fontane. No cruzamento com a Via del Quirinale, você estará cercado de deuses. Digo, de fontes.

quattro_fontane_roma4

quattro_fontane_roma2

quattro_fontane_roma3

quattro_fontane_roma

Mas cadê a Fontana de Trevi? A fonte das fontes estava em reforma, totalmente feia, sem graça e sem água. Além das moedas na piscina seca, só vi um rato gigante lá dentro.

É isso. Eu fui pra Roma e nem tentei ver o Papa, mas vi dezenas de fontes lindonas e bebi água, talvez potável, de algumas.

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários