Nápoles

O que fazer em Nápoles, além de comer pizza: 10 melhores atrações

Suja? Nem tanto. Perigosa? Menos do que Roma. Interessante? Muito! Saiba o que fazer em Nápoles, sem cilada. Lugares históricos, comidas típicas e passeios que realmente valem a pena.
Pinterest LinkedIn Tumblr

Nápoles é a Itália ao extremo. O trânsito é louco e eles não ligam muito para o turismo, mas a comida é a melhor do país, a história é riquíssima e você poderá fazer um bate e volta para destinos próximos como Capri, Pompeia, Salerno e Sorrento. Nesse post tem:

Pontos turísticos | Melhores museus | Igrejas de Nápoles | Mapa de turismo

Pra você aproveitar o que tem de melhor pra fazer em Nápoles, selecionei as principais atrações e atividades possíveis. Tem castelos, monumentos, lugares para comer, a estação de metrô mais bonita de Europa e dicas de viagens a lugares próximos. E antes que alguém pergunte: sim, vale a pena conhecer Nápoles, que é uma das cidades mais antigas e interessantes da Itália.

Sobre Nápoles

  • Distância de Roma a Nápoles: 227 KM (conheça o ônibus de Roma a Nápoles)
  • População de Nápoles: 990 mil habitantes de habitantes (3º maior cidade da Itália)
  • Idioma: Napolitano. Apesar do italiano ser a língua oficial, nas ruas só se ouve napolitano, que é pouco inteligível para brasileiros.
  • Transporte: Nápoles tem metrô, com estações perto dos pontos turísticos e sua estação de trem é conectada às principais cidades da Itália.
  • Segurança: apesar da má fama dos tempos de domínio da máfia, Nápoles tem índices de segurança pública e violência melhores do que cidades mais ricas como Roma, Milão, Florença e Turim.
  • Hospedagem: é mais barata do que Roma e Capri para se hospedar. Entenda bairros, preços e localizações de hotéis no guia Onde ficar em Nápoles.

O que fazer em Nápoles – 10 principais pontos turísticos

Entre os principais pontos turísticos de Nápoles, selecionei 10 atrações que merecem uma visita. Tem um pouco de tudo, de museus a passeios pelo subterrâneo, além de dicas de lugares para caminhar, pois essa é a melhor forma de conhecer Nápoles, que tem alguns dos mais belos edifícios da Itália.

1. Conheça a Piazza del Plebiscito

Não há nada mais grandioso em Nápoles. Isso porque essa grande praça fica entre dois importantes monumentos: a Basílica de São Francisco de Paula (Basílica Reale) e o Palácio Real, onde a família real napolitana vivia na época do Reino das Duas Sicílias.

2. Visite o Castelo do Ovo

Nápoles tem outros dois castelos, o Sant’Elmo e o Nuovo, mas sem dúvidas o Castel dell’Ovo é o mais interessante, além de ser o mais antigo. Segundo a lenda, se mantém de pé porque possui um ovo mágico escondido pelo poeta Virgílio. É possível visitar o interior do castelo (entrada gratuita), de onde se tem lindas vistas para o centro de Nápoles e o vulcão Vesúvio. Recomendo ir a pé até ele, passando pelo simpático calçadão beira-mar e pela marina de Nápoles.

3. Ande no Centro Histórico

Confuso e imenso, o Centro de Nápoles é um ponto turístico por si só. Percorra as extensas ruas lotadas de gente, como a Via dei Tribunali, se espremendo nos cantos para não ser atropelado. No caminho, passe por palácios seculares, museus e igrejas góticas, como a assustadora Purgatorio ad Arco. Sobre os cachorros: em Nápoles parece que todo mundo tem cachorro e a maioria é vira-lata. De pedintes a madames, eles acompanham seus donos em ruas, restaurantes e mercados. Sem frescuras de terceiro mundo, cachorro entra em quase todo lugar. Mais do que justo.


 Sabia que seguro viagem é obrigatório em vários países? Compare preços na Real Seguros

4. Entre no Quartieri Spagnoli

Se as ruas do centro já são estreitas, experimente andar pelo Quartieri Spagnoli. Essa região pitoresca foi inicialmente povoada por tropas espanholas, se tornou zona de prostituição e viveu sob o domínio da Camorra, a máfia napolitana. Da história pesada, ainda resta um pessoal mal encarado pelas ruas mais escondidas. Mas pode andar sem medo nas ruas de acesso, observando as casas antigas e as tradições napolitanas, como os varais trançados entre os prédios. (Conheça mais a história do bairro)

5. Experimente um café expresso

Não existe cidade italiana mais apaixonada por café do que Nápoles. Tem uma boa cafeteria em cada esquina. A maioria delas é rústica, com aspecto de boteco pé sujo. Mas pode confiar. Se pedir um expresso, ele virá cremoso e saboroso. Sempre acompanha um copo de água com gás. E o preço é quase sempre o mesmo: 1 €. Mais barato que na maioria dos cafés italianos e brasileiros (exceto esse da foto, no luxuoso e histórico Caffè Gambrinus, fundado em 1860).

6. Desça para o subterrâneo de Nápoles

Nápoles tem uma das maiores redes de túneis e galerias subterrâneas do mundo. São quilômetros de caminhos que passam embaixo de centro da cidade, repletos de histórias de guerras e fugas. Eu fiz o Tour Napoli Soterranea, que percorre aquedutos e chega a um anfiteatro romano. Outra atividade famosa abaixo da terra é conhecer as Catacumbas de San Gennaro, local envolto em mistérios e histórias macabras.

7. Navegue até Capri

Menos de 1 hora de balsa separam o caótico centro de Nápoles da paradisíaca Ilha de Capri. Conhecida desde os tempos do Império Romano, Capri é um dos lugares mais bonitos da Costa Amalfitana. Num roteiro de 1 dia em Capri, conheça os principais atrativos da ilha, como a simpática vila de Anacapri e seus mirantes, a luxuosa vila de Capri, a Marina Grande e ainda navegue ao redor da ilha para conhecer a Grotta Azzurra.

8. Reviva quase 2 mil anos de história em Pompeia

Fazer o bate e volta a Pompeia é desgastante para quem sai de Roma. Mas, a partir de Nápoles, a viagem de trem até lá dura apenas 50 minutos. Destruída pela erupção do vulcão Vesúvio no ano 79 D.C., Pompeia se manteve preservada sob as cinzas durante séculos e hoje é um museu a céu aberto. Suas ruínas guardam pinturas e objetos dos tempos do Império Romano, além de moldes dos corpos encontrados, ruas e casas inteiras para ver como viviam os moradores da época.

9. Chegue a Toledo pela estação de metrô mais bonita da Itália

A Via Toledo é praticamente um shopping ao ar livre. Repleta de lojas de marca, restaurantes, cafés, sorveterias e hotéis, ela é uma das mais importante para o turismo em Nápoles. Recomendo ir de metrô e descer na Estação Toledo, que já venceu diversos prêmios, como o ‘International Tunnelling Association”, conhecido como o Oscar do Metrô.

10. Se acabe em pizza!

Nápoles pode não ter inventado a pizza, mas lá foi criada a receita original da Margherita, cuja cobertura de molho de tomate (vermelho), queijo (branco) e manjericão (verde) é uma homenagem às cores da bandeira da Itália. Curiosidades à parte, a pizza napolitana é uma das melhores comidas típicas da Itália e não tem lugar melhor para experimentá-la do que nas pizzarias locais, como a histórica L’Antica Pizzeria Da Michele, em funcionamento desde 1870.

E não se esqueça de registrar tudo num passeio fotográfico

Cidade, vulcão, trânsito, pizza, castelo… Tem tanta coisa em Nápoles, que é preciso ir direto aos lugares mais bonitos para conseguir fotografar o que há de melhor. Por isso recomendo fazendo um Tour Fotográfico em Nápoles. Eu encontrei essa atividade pelas “experiências do AirBnb” e me ajudou a conhecer um pouco mais da história de alguns dos principais pontos turísticos de Nápoles. Se interessar, tenho um cupom de desconto no Airbnb que pode fazer seu passeio sair praticamente de graça, dependendo de qual atividade escolher.

Dicas para um roteiro cultural em Nápoles

Na lista acima, estão apenas os lugares que eu mais gostei de visitar. Mas cada um tem suas preferências. Por exemplo, reparou que não tem nenhum museu? Ou igreja? Por isso, agora vou listar os mais importantes e visitados museus e igrejas de Nápoles, caso você queira incrementar seu roteiro com lugares culturais e religiosos.

Principais museus de Nápoles

  1. MUSA – Museo Universitario delle Scienze e delle Arti (vídeo visita)
  2. Galleria Borbonica (site oficial)
  3. LAES – La Napoli Sotterranea (site oficial)
  4. Museo delle Arti Sanitarie (site oficial)
  5. Ospedale delle Bambole, o macabro Hospital das Bonecas (site oficial)
  6. Museo Nazionale Ferroviario di Pietrarsa (site oficial)
  7. Museo del Tesoro di San Gennaro (site oficial)

Principais igrejas de Nápoles

  1. Igreja de San Giovanni a Carbonara
  2. Igreja dei Santi Filippo e Giacomo
  3. Igreja Gesù Nuovo
  4. Igreja Sant’Anna dei Lombardi (Santa Maria di Monte Oliveto)
  5. Igreja de San Gregorio Armeno
  6. Complesso Monumentale di Santa Chiara
  7. Museu Diocesano Napoli
  8. Duomo di Napoli
  9. Igreja do Purgatorio ad Arco

Mapa de turismo em Nápoles

Salve o mapa (basta clicar na estrela) e facilite sua vida em Nápoles. Lembrando que o GPS do celular não precisa de internet para funcionar, mas que é sempre bom viajar com um chip internacional. (Aqui tem dicas)


Gostou das dicas de Nápoles?

Salve a imagem abaixo no seu Pinterest e acesse quando voltar a planejar a viagem. E se tiver qualquer dúvida sobre Napoli, basta perguntar. Eu respondo sempre o mais rápido possível e posso ajudar você a montar um roteiro personalizado, calcular gastos, escolher hotéis e a se locomover entre as cidades italianas. Até mais!

Gostou das dicas sobre o que fazer em Nápoles? Então salve no seu pinterest, naquela pasta de viagem super legal e compartilhe com outros viajantes.

Mais dicas de Nápoles e região

Mais Buenas Dicas na Itália: Roma | Veneza | Florença | Lucca | Itália

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Touron Turismo: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

  • Utilize o cupom BUENASDICAS10 na EasySim4U e tenha  10% de desconto  em chip internacional
  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

2 Comments

    • Nivaldo responder

      Obrigado, Rose! Vale a pena conhecer Nápoles! Além dessas lindas atrações, da proximidade com Capri e Nápoles, a pizza é a melhor do mundo e é muito barata. Aliás, se for só pra comer pizza já compensa. 🍕🍕🍕

Comentários