Minha última viagem a Porto Alegre foi, sobretudo, uma experiência gastronômica. Em outras palavras, eu comi como um condenado. A primeira parada foi um restaurante centenário, o Gambrinus, dentro do Mercado Público Central de Porto Alegre. E valeu cada garfada.

Inaugurado em 1889, o Gambrinus foi destruído pelo incêndio do Mercado em 1939 e logo foi reconstruído. O salão atual é uma viagem no tempo, inclusive com fotos e partes que sobraram do restaurante destruído pelo fogo. Bom pra se distrair enquanto espera o principal: A COMIDA.

(Pra ver um pouco mais da história do Gambrinus, veja este post do Entre Contos)

O Mercado Público Central de Porto Alegre

mercado publico central porto alegre

O Gambrinus fica dentro do Mercado Público Central  de Porto Alegre, o que só aumenta seu charme. O Mercado é um ponto turístico de Porto Alegre, rico em história e em comidas tradicionais do Rio Grande do Sul.

mercado central porto alegre

Sim, o Mercado vale a visita. Até porque não é difícil chegar lá, no coração do Centro Histórico de Porto Alegre, ao lado da Estação Mercado do trem/metrô.

banca do holandes porto alegre

A bonita fachada em estilo colonial (arquitetos, podem me corrigir se estiver errado), do Mercado Central é o chamariz para entrar e conhecer lá dentro. Tem grandes bancas, como a Banca 40 e a Banca do Holadês, ideal para comprar queijos. Explore um pouco, petisque, beba um Fruki e vá direto ao que interessa.

O Gambrinus

gambrinus mercado porto alegre

Encontrei o restaurante pelo google. Digitei Onde comer no centro de Porto Alegre e foi o primeiro lugar que apareceu, num post do Destemperados. E lá fui eu comprovar esse dica.

Você pode entrar no Gambrinus direto pela rua ou pelo acesso dentro do Mercado Central. Preferi entrar pela rua, só pra ser visto mais rápido pelo garçom. E deu certo.

restaurante gambrinus porto alegre

Mas cheguei desavisado no restaurante. Sabia que era histórico, mas não que as porções eram enormes. Aliás, a generosidade dos pratos é uma característica de boa parte dos restaurantes de Porto Alegre (que sejam todos abençoados).

Fui muito bem atendido. Garçom simpático, bem humorado, daquele tipo que parece trabalhar há décadas no restaurante. Pedi uma espécie de menu degustação, incluindo entrada, prato principal e sobremesa.

Bolinhos de bacalhau de entrada

bacalhau entrada restaurante gambrinus

Bolinhos deliciosos, pra comer ajoelhado. Foi o melhor bolinho de bacalhau que já comi. Crocante, com sabor de bacalhau mesmo, temperado na medida certa. Gostei tanto que pedi outro. E outro. E só mais um antes de chegar o prato principal.

entrada gambrinus

Ah, como se não bastasse, ainda veio um pão com manteiga de cortesia na entrada. Me senti até num país digno. Viva a República Rio Grandense (gostei tanto que voltei meio separatista?).

Entrecote (individual?)

prato gambrinus

O prato do menu era esse. Já comi entrecote antes e saí com fome. Provavelmente me venderam só algumas lascas nos outros restaurantes.

No Gambrinus não, lá veio a peça inteira. Bom, pelo menos foi o que pareceu. Acostumado com as porções medianas de São Paulo e com os pratos geralmente ruins e caros de Brasília, foi um susto ver aquela peça de carne na minha frente.

E como estava gostosa! Há tempos não comia uma carne tão boa, tão suculenta. Muito menos por aquele preço. Não é barato, mas é um preço justo, raro de se ver nas grandes capitais.

menu gambrinus porto alegre

Além da carne, o prato acompanhava uma tigela bem servida de arroz (muito gostoso) e uma salada tamanho família.

Já explodindo, comi também meia porção de costela com nhoque, direto do prato da esposa. Aliás, nesse prato dela veio ainda mais carne do que no meu, igualmente gostosa.

Queijo + Goiabada = Sobremesa romântica

Romeu e Julieta. A duplinha que se matou envenenada na história de Shakespeare também quase me derrubou. Foi o toque final, aqueles 100 gramas que eu deveria ter evitado, mas que foram irresistíveis.

Amigo, desce o café!

café gambrinus porto alegre

Pra forrar quilos de carne e uma pitada de doce, nada como um bom café concentrado. Foi o suficiente para me manter acordado até pagar a conta. Também ajudou a dar energia para caminhar um pouco pelo centro histórico. Mas muito pouco. Àquela altura, o Gasômetro de Porto Alegre era eu mesmo.

 

• Mais Buenas Dicas no Brasil

+ Dicas de São Paulo

+ Dicas de Jericoacoara

+ Dicas de Caldas Novas

 

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários