Gambrinus: comida boa e bem servida no Mercado Central de Porto Alegre
Minha última viagem a Porto Alegre foi, sobretudo, uma experiência gastronômica. Em outras palavras, eu comi como um condenado. A primeira parada foi um restaurante centenário, o Gambrinus, dentro do Mercado Público, que é um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre. E valeu cada garfada.
Inaugurado em 1889, o Gambrinus foi destruído pelo incêndio do Mercado em 1939 e logo foi reconstruído. O salão atual é uma viagem no tempo, inclusive com fotos e partes que sobraram do restaurante destruído pelo fogo. Bom pra se distrair enquanto espera o principal: A COMIDA.
Saiba mais: conheça melhor a história do Gambrinus no Entre Contos.
O Mercado Público Central de Porto Alegre
O Gambrinus fica dentro do Mercado Público Central de Porto Alegre, o que só aumenta seu charme. O Mercado é um ponto turístico de Porto Alegre, rico em história e em comidas tradicionais do Rio Grande do Sul.
Sim, o Mercado vale a visita. Até porque não é difícil chegar lá, no coração do Centro Histórico de Porto Alegre, ao lado da Estação Mercado do trem/metrô.
A bonita fachada em estilo colonial (arquitetos, podem me corrigir se estiver errado), do Mercado Central é o chamariz para entrar e conhecer lá dentro. Tem grandes bancas, como a Banca 40 e a Banca do Holadês, ideal para comprar queijos. Explore um pouco, petisque, beba um Fruki e vá direto ao que interessa.
O Gambrinus
Encontrei o restaurante pelo google. Digitei Onde comer no centro de Porto Alegre e foi o primeiro lugar que apareceu, num post do Destemperados. E lá fui eu comprovar esse dica.
Você pode entrar no Gambrinus direto pela rua ou pelo acesso dentro do Mercado Central. Preferi entrar pela rua, só pra ser visto mais rápido pelo garçom. E deu certo.
Mas cheguei desavisado no restaurante. Sabia que era histórico, mas não que as porções eram enormes. Aliás, a generosidade dos pratos é uma característica de boa parte dos restaurantes de Porto Alegre (que sejam todos abençoados).
Fui muito bem atendido. Garçom simpático, bem humorado, daquele tipo que parece trabalhar há décadas no restaurante. Pedi uma espécie de menu degustação, incluindo entrada, prato principal e sobremesa.
Bolinhos de bacalhau de entrada
Bolinhos deliciosos, pra comer ajoelhado. Foi o melhor bolinho de bacalhau que já comi. Crocante, com sabor de bacalhau mesmo, temperado na medida certa. Gostei tanto que pedi outro. E outro. E só mais um antes de chegar o prato principal.
Ah, como se não bastasse, ainda veio um pão com manteiga de cortesia na entrada. Me senti até num país digno. Viva a República Rio Grandense (gostei tanto que voltei meio separatista?).
Entrecote (individual?)
O prato do menu era esse. Já comi entrecote antes e saí com fome. Provavelmente me venderam só algumas lascas nos outros restaurantes.
No Gambrinus não, lá veio a peça inteira. Bom, pelo menos foi o que pareceu. Acostumado com as porções medianas de São Paulo e com os pratos geralmente ruins e caros de Brasília, foi um susto ver aquela peça de carne na minha frente.
E como estava gostosa! Há tempos não comia uma carne tão boa, tão suculenta. Muito menos por aquele preço. Não é barato, mas é um preço justo, raro de se ver nas grandes capitais.
Além da carne, o prato acompanhava uma tigela bem servida de arroz (muito gostoso) e uma salada tamanho família.
Já explodindo, comi também meia porção de costela com nhoque, direto do prato da esposa. Aliás, nesse prato dela veio ainda mais carne do que no meu, igualmente gostosa.
Queijo + Goiabada = Sobremesa romântica
Romeu e Julieta. A duplinha que se matou envenenada na história de Shakespeare também quase me derrubou. Foi o toque final, aqueles 100 gramas que eu deveria ter evitado, mas que foram irresistíveis.
Amigo, desce o café!
Pra forrar quilos de carne e uma pitada de doce, nada como um bom café concentrado. Foi o suficiente para me manter acordado até pagar a conta. Também ajudou a dar energia para caminhar um pouco pelo centro histórico. Mas muito pouco. Àquela altura, o Gasômetro de Porto Alegre era eu mesmo.
Continue planejando sua viagem para o Rio Grande do Sul
Aos poucos nosso blog se tornou um dos principais especialistas em viagem para o Rio Grande do Sul, especialmente para a região de Porto Alegre e da Serra Gaúcha. Além de dicas de restaurantes, aqui você encontra relatos e informações completas para organizar melhor a sua viagem. Por exemplo:
- Como ir de Porto Alegre para Gramado
- O que fazer em Gramado e Canela
- Melhores vinícolas de Bento Gonçalves
- Onde se hospedar em Porto Alegre
- Onde se hospedar em Bento Gonçalves
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.