Porto Alegre

10 principais pontos turísticos de Porto Alegre e mais lugares para visitar

Perfeita para uma viagem de turismo cultural e sem gastar muito, Porto Alegre também agrada jovens, famílias com crianças e casais. Conheça os melhores lugares e planeje o que fazer na capital gaúcha.
Pinterest LinkedIn Tumblr

Selecionei os principais pontos turísticos de Porto Alegre, com informações básicas sobre eles, fotos, se são gratuitos ou não (com preços), horários de funcionamentos e site oficial, se tiver um. Depois, um ranking com as melhores atrações da cidade segundo outros viajantes.

Tudo para você ver ser compensa encaixar tal lugar no seu roteiro de turismo em Porto Alegre. A capital do Rio Grande do Sul é uma das mais interessantes do Brasil, repleta de belas atrações como parques, museus, um grande mercado público e outros lugares. Afinal, o que fazer em Porto Alegre? Conheça os principais pontos turísticos.

Organize sua viagem para Porto Alegre:

1. Centro Histórico de Porto Alegre

Séculos de história preservada. No bairro estão marcos da cidade, como o edifício Memorial do Legislativo, erguido 1769 e 1772, e a Igreja Nossa Senhora das Dores, de 1813. Além de belas praças, casarões e dos próximos três lugares desta lista de pontos turísticos de Porto Alegre. Um ótimo lugar para começar seu roteiro em Porto Alegre.

  • Preço: Grátis. Existem tours e a linha de ônibus turismo que passagem pela região. Mas recomendo ir a pé e conhecer tudo no seu tempo.
  • Horários: é um local público, então pode ir quando quiser. Mas recomendo ir pela manhã, assim terá tempo de entrar nos principais lugares. Evite ir à noite, quando o bairro fica abandonado e perigoso.

2. Mercado Público de Porto Alegre

Patrimônio histórico e cultural de Porto Alegre, foi inaugurado e está em funcionamento desde 1869. Tem dezenas de lojas e bancas no seu interior, como açougues, peixarias, frutarias e lojas de chocolate e artigos típicos do Rio Grande do Sul. Vá com fome. Nas laterais, estão bons restaurantes, como o também histórico Gambrinus.

  • Preço: a entrada é gratuita. Nas bancas, os preços são justos, mais em conta que em outros pontos da cidade.
  • Horários: segunda a sexta, das 7h30 às 19h30 e aos sábados somente até 18h30.

3. Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS

O imponente prédio na Praça da Alfândega, Centro Histórico de Porto Alegre, abriga o maior acerto de arte do estado. Expõe obras de artistas locais, nacionais e recebe exposições internacionais. No acervo, quadros de artistas como Britto Velho, Carlos Scliar, Karin Lambrecht e Iberê Camargo, entre outros.

  • Preço: entrada gratuita. Mais informações no site oficial.
  • Horários: terça a domingo, das 10h às 19h.

4. Casa de Cultura Mário Quintana

O luxuoso Hotel Majestic, no centro histórico de Porto Alegre, teve hóspedes célebres como os presidentes Getúlio Vargas e João Goulart e moradores como o poeta gaúcho Mário Quintana. Transformado em espaço cultural, ganhou o nome do poeta e diferentes instalações, como bibliotecas, uma discoteca pública, teatros, cinemas e um criativo jardim no terraço.

  • Preço: entrada gratuita. Mais informações no site oficial.
  • Horários: de terça a sexta, das 9h às 21 e sábados e domingos das 12h às 21h.

5. Centro Cultural Usina do Gasômetro

Desativada após anos de protestos da população, em 1991 essa antiga usina movida a carvão mineral foi transformada em centro cultural. Em seu interior estão exposições, laboratório fotográfico, biblioteca, cinema, teatro e outros espaços para atividades educativas e culturais promovidas pela Prefeitura de Porto Alegre.

  • Preço: entrada gratuita, quando em funcionamento. Mais informações no site oficial.
  • Horários: atualmente o espaço está fechado para reforma. (Foto de GiulianoGriffante)

6. Calçadão do Lago Guaíba (renovado)

Porto Alegre não tem praia, mas tem a orla do Rio Guaíba (ou lago, há controvérsias) para refrescar os moradores nos dias de verão. O local passou por uma grande obra e virou praticamente um parque, mais espaçoso, com jardins, ciclovia, pista de caminhada e corrida e melhor iluminação. No fim de tarde, junta muita gente para apreciar o pôr-do-sol numa bela roda de chimarrão. Esse foto acima eu tirei ainda durante a obra.

  • Preço: passeio gratuito.
  • Horários: vá de preferência pouco antes do pôr-do-sol.

7. Brique da Redenção

Um dos programas mais tradicionais e turísticos de Porto Alegre só é possível aos domingos. O Brique da Redenção é uma feira de antiguidades e que reúne também diversas outras bancas, que vendem de alimentos a roupas e artesanatos. É inspirada na Feira de Tristán Narvaja, de Montevidéu. Desde 2005, é considerada Patrimônio Cultural da Rio Grande do Sul.

  • Preço: passeio gratuito. Já os itens vendidos estão em diversas faixas de preços.
  • Horários: todos os domingos, das 9h às 17h. A dica dos locais é ir pela manhã. Olha como é pelo Instagram.

8. Varig Experience

Pra quem não sabe, VARIG é uma sigla para Viação Aérea Rio Grandense. Gaúcha de nascimento, ela foi a maior companhia aérea brasileira. Com a falência decretada em 2009, restaram muitos aviões. Uma dessas aeronaves, modelo DC-3, foi restaurada e colocada em exposição no Boulevard Laçador e logo virou notícia. Inclusive a cobiçada cabine de comando pode ser visitada.

  • Preço: grátis.
  • Horários: visitação externa, todos os dias, das 8h às 23h. Visitação externa apenas em datas divulgadas no site oficial.

9. Arena do Grêmio e Estádio Beira-Rio

Os dois principais clubes de futebol de Porto Alegre estão entre os mais importantes e consagrados do Brasil. E cada um tem seu estádio, ambos monumentais e abertos para visitação, mesmo em dias sem jogo. Dá pra conhecer cabines de imprensa, vestiários, bancos de reservas e gramado, entre outras instalações que são sucesso entre aficcionados por futebol.

  • Preço: a tabela de preços é complexa em ambos os casos, com diferentes valores e tipos de tour. Veja detalhes no site do Internacional e no perfil Arena Tour em site de ingressos.
  • Horários: são bem diversificados e sujeitos às agendas de jogos. Confira também nos sites oficiais.

10. Viaduto Otávio Rocha

Os arcos na Avenida Borges de Medeiros, que sustentam a rua Duque de Caxias, se tornaram cartão-postal de Porto Alegre após a inauguração do viaduto, em 1932. Por mais que o local ande um tanto mal cuidado e seja é perigoso passar por ali a noite, ainda atrai muitos turistas durante o dia. É de fato um lugar bonito. Vale a pena passar a fotografar, afinal fica pertinho do centro histórico e é um dos símbolos de Porto Alegre e da moderna engenharia brasileira.

  • Preço: mais um belo lugar gratuito para conhecer em Porto Alegre. Combine com seu roteiro pelo Centro Histórico.
  • Horários: bom, é um viaduto, pode ir a qualquer hora. Mas como comentei acima, evite ir à noite, pois é grande o perigo de ser roubado. As notícias comprovam isso.

Outros lugares para visitar e dicas do que fazer em Porto Alegre

Além dos pontos turísticos históricos e culturais, Porto Alegre tem outros lugares que merecem entrar no seu roteiro de viagem. Sua ruas, bares e regiões inteiras para conhecer. Veja mais o que fazer em Porto Alegre:

Rua Padre Chagas

Segundo meu amigo gaúcho, ela é a “Oscar Freire de Porto Alegre”. Humildade dele, pois a Padre Chagas é bem mais interessantes que a versão paulistana. É basicamente a rua gastronômica do luxuoso bairro Moinhos de Vento. Ali estão ótimos cafés, galerias com lojas de grife, bares, boates e restaurantes. E no fim da rua, o Moinhos Shopping tem muito mais do mesmo, só que com ar-condicionado, o que é bem útil nos chuvosos e abafados dias de verão em Porto Alegre.

Cidade Baixa

Agito muito louco a noite inteira. Comparando novamente com São Paulo, a Cidade Baixa é como se fosse o o Baixo Augusta. Esse pequeno bairro, colado no Centro Histórico, concentra pubs com rock ao vivo, pizzarias descoladas, lugares pra comer XIS madrugada adentro e dezenas de bares, do mais copo sujo até os mais estilosos. O público é variado, principalmente nas imediação da Rua General Lima e Silva, com alta circulação de pedintes, hipsters e patricinhas.

O Bar do Sexo

Assim é conhecido o Valen Bar, que segundo o jornal local Zero Hora foi o primeiro bar erótico do Brasil. Lá tem uma banca de artigos sexuais, que vende desde canudos em formato de pênis até vibradores. No parede, está emoldurada uma réplica do membro do ator pornô Kid Bengala. Mas não confundam com outra coisa. O local é frequentado por grupos de amigos bem nascidos e tem drinques elogiados, como o Mojito. Na agenda, diferentes shows, como burllesque e pole dance. Cobra taxa de entrada.

Farol Santander / Santander Cultural

Dentro de um edifício histórico no centro, perto do MARGS, está uma das exposições mais diversas e interessantes de Porto Alegre. O espaço, patrocinado pelo Banco Santander, é usado para shows, mostras de arte e tecnologia e tem um pequeno museu fixo, no subsolo, que expõe diferentes moedas e notas utilizadas no Brasil. E tem um interessante bar dentro do antigo cofre dos bancos que já tiveram sede no prédio. É preciso comprar ingresso, vendido a R$ 10 na bilheteria. No site oficial tem mas detalhes, agenda e horários de visitação.

Restaurantes

Porto Alegre é daquelas cidades abençoadas com muita gente que sabe cozinhar. Não vou ousar criar um post do tipo “onde comer em Porto Alegre” são passo o resto da vida escrevendo. Mas tenho algumas dicas. Além dos restaurantes e quiosques do Mercado Central, vá também comer um XIS, sanduíche robusto típico do Rio Grande do Sul em lugares como a lanchonete Cavanhas. Também não se esqueça do churrasco, especialmente de costela, em restaurantes simples e disputados como o Costela no Roletchê. Se gosta de pizza napolitana, conheça a quase sempre lotada Ciao.

As melhores atrações de Porto Alegre, segundo milhares de viajantes

Para não confiar apenas na opinião de uma pessoa, veja também a lista baseada em notas e avaliação de milhares de viajantes pelo Brasil. Reunidas no Tripadvisor, essas opiniões renderam um ranking com os melhores pontos turísticos de Porto Alegre. Olha só:

  1. Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
  2. Arena do Grêmio
  3. Estádio Beira-Rio
  4. Lago Guaíba
  5. Parque Moinhos de Vento
  6. Parque Farroupilha
  7. Jardim Botânico
  8. Casa de Cultura Mário Quintana
  9. Shopping Boulevard Laçador
  10. Rua Padre Chagas

Gostou das dicas de museus, passeios e pontos turísticos de Porto Alegre?

Esse é um imenso post humilde de um fã de Porto Alegre. Sei que a capital gaúcha tem muito mais a oferecer. Busquei mostrar o melhor museus, os melhores espaços culturais, a melhor rua e o melhor lugar da vida noturna, entre outras atrações. Faltaram muitos restaurantes, afinal é impossível listar todos os lugares que merecem uma boquinha. E se você é gaúcho, porto-alegrense ou simplesmente algum conhecedor de Porto Alegre, mande suas dicas pelos comentários. Assim ajuda os próximos viajantes a explorar essa louca cidade.

E boa viagem!

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Get Your Guide: ingressos e tours para atrações no mundo inteiro

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

  • Utilize o cupom BUENASDICAS10 na EasySim4U e tenha  10% de desconto  em chip internacional
  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários