Hotel Ponta do Madeiro, em Pipa: vale a hospedagem?

Todas as dicas que li antes de viajar, indicavam o Centro de Pipa como a melhor região para ficar. Mas os preços estavam assustadores. Por isso resolvi ir contra a maré. Me hospedei num hotel afastado, sobre as falésias da Praia da Ponta do Madeiro.

Já adianto que meus dias no Hotel Ponta do Madeiro superaram as expectativas. Foi uma viagem sem patrocínio, por isso as dicas e opiniões são reais, sem a necessidade de agradar ninguém.

Cabe dizer que foi uma viagem em casal, sem crianças e sem idosos. No final do texto, tem uma galeria de imagens com as melhores fotos que tirei durante minha estadia no hotel. Bom pra ver mais detalhes da praia e outras dependências.

Ainda não escolheu seu hotel? Veja nosso guia Onde ficar em Pipa, um artigo super completo com dicas de pousadas nas melhores praias e uma seleção exclusiva de hotéis em diferentes faixas de preço.

Como é a localização do Hotel Ponta do Madeiro

A 83 km de Natal e a apenas 4 km de distância do Centro de Pipa, o hotel fica num ponto isolado da Praia da Ponta do Madeiro. No alto da falésia, tem vista privilegiada para o mar.

Não há realmente nada ao redor do hotel. De um lado está a estrada e do outro a praia. Nas laterais, matas ciliares.

A estrada até Pipa está em boas condições. Exceto o trevo, na metade do caminho, que é confuso e me pareceu perigoso. Não dá pra entender quem tem preferência e o local fica muito escuro à noite.

São cerca de 7 minutos de carro até o centrinho. Mas é muito complicado estacionar em Pipa.

O hotel oferece transporte em van por R$ 15 por pessoa, ida e volta. Nos dias da minha estadia, funcionava a partir do fim da tarde. Perto o bastante para ir a qualquer hora.

Na maré baixa, são cerca de 30 minutos de caminhada pela areia até a Baía dos Golfinhos. A Praia de Cacimbinhas é mais mais perto do hotel, basta cruzar a falésia.

Acesso direto e exclusivo até a praia

O que me fez escolher o hotel foi ter acesso direto à praia, o que é muito raro em Pipa. Pé na areia? Não exatamente.

Digo isso pois a praia fica muitos degraus abaixo do hotel. A escadaria é exclusiva para hóspedes e me pareceu urbanizada na medida do possível. com lixeiras, placas e corrimão. Embora seja rústica, com degraus altos, cercada pela mata da ribanceira.

Lá embaixo está o bar de praia do hotel, também exclusivo para hóspedes. O local serve bebidas e um elogiado peixe assado. O único porém é que não possui banheiro.

A escadaria do hotel tem 196 degraus, o equivalente a mais ou menos 12 andares. Não achei exaustivo. Dá pra enfrentar umas duas vezes por dia. Vi crianças e idosos encarando o desafio. Mas é uma acessibilidade complicada para quem possui problemas de locomoção.

Como é a praia do hotel

A Praia da Ponta do Madeiro é dividida em duas partes bem distintas.

Na extremidade que faz divisa com a Baía dos Golfinhos, é uma praia de águas calmas. Na areia, pequenas barracas de praia e centenas de mesas com guarda-sol. Nessa área mais movimentada fica o Madeiro Beach Hotel, também sobre a falésia.

Já em frente ao Hotel Ponta do Madeiro, na outra extremidade, é uma praia praticamente deserta, de mar aberto com ondas fortes. Se por um lado é uma praia mais tranquila e silenciosa, por outro não é muito segura para banhistas, muito menos crianças. A faixa de areia é larga e limpa.

Piscina e áreas comuns do hotel

Não se engane pelas fotos. A vista da piscina é MUITO MAIS BONITA pessoalmente. O visual é cinematográfico. No bar molhado, os simpáticos funcionários preparam drinques como caipirinhas e caipifrutas.

A música esteve sempre no volume ideal. Enquanto estive lá, só ouvi MPB de altíssima qualidade. Inclusive, na chegada ao hotel, me orientaram a não ligar som pessoal no hotel. Eu jamais faria isso. Mas sei que existe muita gente brega no mundo, que liga sua “caixinha da beats” em qualquer lugar, pra incomodar mesmo.

Os jardins, margeando o precipício, são muito bem cuidados.

Café da manhã e restaurante do hotel

Como medida de segurança na pandemia, o hotel retirou o sistema de bufê do café da manhã. Agora, na tarde anterior, eles perguntam (por Whatsapp ou via folheto na recepção) o que a gente quer comer.

Pra mim, funcionou perfeitamente. Foi a melhor experiência que já tive num café da manhã de hotel. Comidas quentinhas, servidas direto na mesa, sem precisar pegar fila. Ovos mexidos, tapioca, frutas e muitas outras opções disponíveis.

E a vista, já falei dela? De tirar o fôlego.

Para não ficar indo todo hora em Pipa, fiz várias refeições no hotel. Comi massas e peixes. Estavam bons, mas não deliciosos. Não dá pra dizer que são baratos. Mas, para um restaurante de hotel, com aquela vista, achei os preços justos.

Que tal um jantar romântico?
Por uma valor extra, é possível reservar um jantar exclusivo no gazebo do hotel, a luz de velas, com vista ainda mais privilegiada e pratos especiais, como lagosta.

Por dentro do quarto do hotel

O Hotel Ponta do Madeiro tem tipos bem distintos de quartos. Todos são voltados para o mar. Mas não sei dizer se todos realmente possuem vista para o mar, devido à vegetação.

Sem saber, fiquei na suíte “topo de linha” do hotel, pois era a única disponível quando reservei. A grande vantagem desse Apartamento Super é ter mais ventilação e muito mais privacidade.

O quarto ocupa um chalé inteiro e na sua frente tem apenas a mata e o mar. Em bom português, é o único quarto em que você pode ficar na varanda sem roupa.

Como desvantagem, além do preço, os apartamentos do tipo Super são mais distantes da piscina, da praia e da entrada do hotel.

Os outros quartos que estavam ocupados ficam em frente à passagem de pedestres do hotel. Então, apesar de serem bem de frente para o mar, e mais próximos da piscina, têm a privacidade comprometida. Além de serem menores e de dividirem uma parede com outro quarto.

Atendimento no hotel

Já tive a oportunidade de ficar em alguns bons hotéis e resorts. Mas em nenhum deles fui tão bem tratado. Gostaria inclusive de deixar aqui meu agradecimento à equipe. Já fiz isso na avaliação pelo booking.com, mas não custa frisar.

Além de eficientes e prestativos, todos os funcionários foram simpáticos. Desde a recepção, passando pelas equipes da piscina, do restaurante e da limpeza, todos são um show de hospitalidade.

Por onde fazer a reserva

O Hotel Pontal do Madeiro está disponível nos principais sites de reservas, como Hoteis.com, HURB, Decolar e Hoteis.com, além do site oficial do hotel.

Na data da minha viagem, estava mais barato pelo booking.com. Compare preços:

Vale a pena se hospedar no Hotel Ponta do Madeiro?

Minha experiência foi a melhor possível. Recomendo principais para casais, inclusive em Lua de Mel, pois o clima e o visual são muito românticos.

Foi uma escolha muito feliz, pois me livrei do barulho e do movimento assustador que havia no Centro de Pipa naquele feriado.

Ter uma praia praticamente privativa e uma estrutura neste padrão, é algo muito raro em Pipa. Ainda mais pelo preço que paguei.

Mesmo no quarto “Superior”, o custo-benefício foi muito melhor do que seu tivesse me hospedado em Pipa, onde mesmo as pousadas mais simples cobram preços absurdos.

Galeria de fotos do hotel Ponta do Madeiro

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *