10 maiores cidades da Alemanha – Mais populosas 2023

A Alemanha é o segundo país mais populoso da Europa, atrás apenas da Rússia. São 84.3 milhões de habitantes, que vivem nos 2.055 municípios alemães.

E agora vou apresentar a vocês as 10 maiores cidades da Alemanha de acordo com a população da sede dos municípios, desconsiderando as zonas metropolitanas.

10 cidades mais populosas da Alemanha

Os números foram obtidos junto ao Statistisches Bundesamt, órgão estatístico responsável pelos censos e projeções populacionais na Alemanha, que funciona de forma semelhante ao nosso IBGE.

Curiosidade: dos 84.3 milhões de habitantes da Alemanha, 41.5 milhões são homens e 42.8 milhões são mulheres. Ou seja, a Alemanha conta com 1.6 milhões a mais de mulheres no país.

1. Berlim – 3.6 milhões de habitantes

A maior cidade da Alemanha é sua capital, Berlim. Apesar de ter visto sua população diminuir no início dos anos 2000, a cidade voltou a crescer. Hoje ocupa o 4º lugar entre as Maiores cidades da Europa. Além de grande, é um destino de viagem indispensável, pois combina arquitetura moderna e antiga, gastronomia e uma história riquíssima.

Berlim é uma das cidades mais bonitas e históricas da Europa e deve fazer parte do roteiro. Confira o nosso guia Onde ficar em Berlim, onde estão muitas fotos e dicas de hotéis nos melhores bairros da capital.

2. Hamburgo – 1.8 milhões de habitantes

No norte do país, Hamburgo ocupa hoje o 2º lugar entre as maiores cidades da Alemanha. Cortada pelo Rio Elba, Hamburgo é um importante centro financeiro. Com uma animada vida noturna e ponto de partida de cruzeiros em direção ao Mar do Norte, Hamburgo é bastante visada no turismo doméstico alemão. Já foi eleita a sétima melhor cidade para se viver na Europa.

3. Munique – 1.4 milhões de habitantes

Conhecida sobretudo por ser a sede da Oktoberfest e outros eventos cervejeiros, Munique é atualmente a terceira cidade mais populosa da Alemanha. Outro atrativo turístico que se destaca na cidade é o Castelo de Neuschwanstein, que se tornou ainda mais notório depois de inspirar Walt Disney na construção do castelo do parque Magic Kingdom, em Orlando, na Flórida.

4. Koln / Colônia – 1 milhão de habitantes

No oeste da Alemanha, Colônia é habitada há milênios e guarda lembranças de épocas como o Império Romano e a Idade Média. É cortada pelo Rio Reno, na região mais populosa do país, próxima às cidades de Bonn, Duisburgo, Düsseldorf e Essen.

5. Frankfurt – 759 mil habitantes

Quarta cidade mais populosa da Alemanha, Frankfurt possui a segunda maior região metropolitana do país, do qual é o mais importante centro financeiro e de transportes. O Aeroporto de Frankfurt (FRA) é o quarto mais movimentado da Europa.

6. Stuttgart / Estugarda – 626 mil habitantes

Importante centro automobilístico é industrial, Stuttgart é a sede da Mercedes-Benz e da Porsche. Povoada há mais de mil anos, a cidade está localizada no sudoeste da Alemanha, no meio do caminho entre Frankfurt e Munique. É cortada pelo Rio Neckar.

7. Dusseldorf – 619 mil habitantes

Situada no prolífico Vale do Reno, Dusseldorf é atualmente a sétima cidade mais populosa da Alemanha. Entre outras atrações turísticas, em Dusseldorf está a Casa Goethe, museu dedicado ao escritor Johann Wolfgang von Goethe, um dos filhos mais ilustres da cidade.

8. Leipzig / Lípsia – 601 mil habitantes

Apenas 200 km ao sul de Berlim, está a oitava maior cidade da Alemanha. Leipzig possui um rico patrimônio arquitetônico e cultural, como o edifício da central de trens e a Igreja de São Tomás, onde o compositor e cantor Johann Sebastian Bach costumava se apresentar.

9. Dortmund – 586 mil habitantes

É integrante da Megalópole do do Reno-Ruhr, maior conurbação alemã, onde vivem mais de 11 milhões de habitantes. Dortmund ocupa o 9º lugar entre as maiores cidades da Alemanha. É sede do Borussia Dortmund, uma das principais equipes do futebol alemão.

10. Essen – 579 mil habitantes

Pra fechar a lista de municípios mais populosos da Alemanha, chegamos a Essen. Localizada entre Duiburgo e Dortmund, Essen é também um importante pólo industrial. Tanto que seu principal ponto turístico é o Complexo Industrial da Mina de Carvão de Zollverein, uma histórica mina convertida em complexo cultural e de lazer, além de ser Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco.

Organize sua viagem para a Alemanha

Agora que você já conhece as cidades mais populosas da Alemanha, que tal viajar para conhecer algumas delas pessoalmente?

Aqui no blog você encontra muitas dicas para planejar seu roteiros e outros aspectos da viagem, desde a melhor época para embarcar, até o que fazer e onde se hospedar.

Comece pelas nossas Dicas de Berlim, destino mais interessante do país e porta de entrada para uma viagem inesquecível.


Créditos das Fotos | Berlim: Kai Nachtigal / Hamburgo: Guillaume Didelet / Munique: Timur Valiev / Colonia: Stefano Avolio / Frankfurt: Michaela Loheit / Estugarda: Stephen Downes / Dusseldorf: Mauricio Frias / Leipzig: Mike Bonitz / Dortmund: Asundermeier

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *