Onde ficar em Berlim: os melhores bairros (estilos bem diferentes)

Não é preciso falar alemão para escolher bem onde ficar em Berlim. Andei por toda a cidade e selecionei os melhores bairros para turistas de primeira viagem.

Na capital mais intensa da Europa, a principal dúvida é entre ficar no Centro, repleto de atrações turísticas, ou num dos vibrantes bairros da antiga Berlim Oriental.

  • Fique no mínimo 4 noites em Berlim. Com 3 dias inteiros de roteiro, dá pra conhecer o básico.
  • Evite o trânsito. Por isso, escolha um hotel perto do metrô, e chegue mais rápido aos lugares.
  • Berlim é melhor nos meses de clima ameno: vá em abril, maio, setembro e outubro.

Estes são os melhores bairros de Berlim:

  1. Mitte / Centro de Berlim, região com muitos pontos turísticos
  2. Tiergarten / Bairro arborizado e tranquilo, em localização estratégica
  3. Friedrichshain e Prenzlauer Berg  / Bairros mais baratos, na antiga Berlim Oriental
Mapa com os 3 melhores bairros para se hospedar em Berlim. Escolha entre o mais central (1), o mais moderno (2) e o mais charmoso (3).

Onde ficar em Berlim: os melhores bairros da vibrante capital alemã

Berlim tem aproximadamente 3,6 milhões de habitantes e incontáveis lugares que vale a pena conhecer. Mas não se preocupe com o tamanho, pois praticamente tudo o que interesse ao turista está na região central da cidade, que é super segura, plana e convidativa para longas caminhadas.

Não tem porque se hospedar longe dessa área.

Pra facilitar sua escolha, selecionei e detalhei os melhores bairros de Berlim, ricos em transporte, gastronomia e coisas pra fazer. São lugares bem diferentes entre si, que exemplificam bem os contrastes da capital alemã.


1. Mitte, o Centro de Berlim

Onde ficar em Berlim para fazer tudo a pé e de metrô, economizando tempo e dinheiro.

Em alemão, Mitte significa Centro. E de fato esse pequeno bairro é o centro geográfico, turístico e de transporte em Berlim.

Se hospedar no Mitte é poder ir andando aos lugares mais emblemáticos da capital alemã.

E se precisar ir longe, o bairro tem estações de metrô e várias linhas de bonde, especialmente em Alexanderplatz, que era o mais importante espaço público da Berlim Oriental e hoje é central de transportes e comércio.

Já me hospedei duas vezes no Mitte, e por isso recomendo tranquilamente. Aliás, 9 entre 10 pessoas que você perguntar onde ficar em Berlim, vão te responder: fica no Mitte!

Dicas de hotéis no Mitte, o Centro de Berlim

  • Me hospedei no Ibis Budget Alexander Platz  e recomendo. Hotel bom e barato, a 8 minutos de caminhada da Alexanderplatz, principal central de transportes em Berlim.
  • Também testei o Generator Berlin Mitte, um hostel grande e bem localizado, praticamente em frente ao metrô e cercado de bares e restaurantes, na animada Rua Oranienburger.
  • Na categoria melhor custo-benefício, destaco o B&B Berlin Alexanderplatz, hotel perto bem avaliado, com diárias econômicas e café da manhã cobrado à parte.
  • Já o Adlon Kepinski é um dos melhores hotéis 5 estrelas de Berlim, e possui vista para o Portão de Brandemburgo.

Por que vale a pena se hospedar no Mitte?

Escolha o Mitte se você gosta de fazer tudo a pé. O bairro é repleto de bares e restaurantes, especialmente nas ruas Oranienburger e Tucholskystrasse.

E o Mitte é o bairro que mais tem pontos turísticos em Berlim. Entres eles, a Torre de TV de Berlim, a Ilha dos Museus, o Memorial do Holocausto, a Catedral de Berlim e o Checkpoint Charlie.


2. Tiergarten, o melhor bairro da antiga Berlim Ocidental

Melhor lugar de Berlim perto de pontos turísticos, sem a muvuca do centro.

Lá se vão 30 anos da queda do Muro de Berlim, mas as memórias dessa histórica divisão ainda marcam a cidade.

Parte da antiga Berlim Ocidental, sob “influência” dos Estados Unidos, o bairro Tiergarten se tornou um dos mais ricos de Berlim.

Faz fronteira com o Mitte e deve seu nome ao parque que ocupa boa parte do bairro, o Tiergarten, onde fica o Zoológico de Berlim.

Andar ou pedalar no parque é a coisa mais legal do pedaço. Entretanto, para se hospedar, a região mais interessante é a Potsdamer Platz.

O bairro é tão bom que até a presidente da Alemanha mora nele, no Bellevue Palace, a residência oficial. Mas não espere aquele clima descolado do lado oriental, pois essa é uma região mais conservadora.

Dicas de hotéis na região do Tiergarten

  • Minha escolha: na última viagem, em 2023, fiquei no about:berlin. Funcional e perto do metrô.
  • Bom e barato. O Air Berlim é um hotel antigo, mas ainda com instalações razoáveis, perto do Aquário e do Zoo.
  • Custo-benefício. O Hotel Berlin Central District é bem localizado e conta com piscina e terraço.
  • Luxo e conforto. Praticamente dentro do Parque Tiergarten, o SO/Berlin Das Stue é o melhor hotel 5 estrelas da região.

Quem se hospeda no Tiergarten tem vizinhos importantes.

O bairro Tiergarten é vizinho do Portão de Brandemburgo. Em seus limites estão a Potsdamer Platz, o Parque Tiergarten, o Aquário de Berlim, o Museu de Arte Gemäldegalerie e o Palácio do Reichstag, aquele do incêndio pré-nazismo e da cúpula de vidro, que pode receber visitas com agendamento.


3. Friedrichshain e Prenzlauer Berg: do comunismo ao hipsterismo

Onde ficar em Berlim com estilo, perto das melhores festas e lugares descolados.

Friedrichshain e Prenzlauer Berg são dois bairros grandes e vizinhos, que dividem o passado do lado soviético do muro e recentemente se encheram de bares e restaurantes (invasão hipster).

Percorri boa parte deles de bicicleta, parando apenas para beber, comer e tirar fotos em lugares clássicos como a East Side Gallery, maior trecho que restou no Muro de Berlim, hoje mural de grafite.

Antes largados, se tornaram bairros de jovens, artistas e gente descolada. Contudo, têm poucos pontos turísticos. Você prefere a vida boêmia do que atrações turísticas? Então esse é seu lugar em Berlim.

Dicas de hotéis e hostels em Friedrichshain e Prenzlauer Berg

  • O BackpackerBerlin é um dos melhores hostels da região, perto da Karl-Marx-Allee.
  • Próximo ao East Side Gallery, o Industriepalast é um albergue que agrada quem gosta de lugares estilosos. Tem opção de quartos privativos, tipo pousada, com a vantagem do clima de hostel.
  • Prefere hotel? Então fique no moderno Numa Sketch Rooms, na região mais movimentada do bairro e com café da manhã (custo extra).

A atmosfera única de Friedrichshain e Prenzlauer Berg.

Entre os locais de interesse em Friedrichshain e Prenzlauer Berg, estão a East Side Gallery (Muro de Berlim grafitado), o estádio Mercedes-Benz Arena, a Frankfurter Tor e a Simon-Dach-Straße, uma charmosa rua gastronômica.

Assista ao vídeo acima pra ter uma ideia de como é a região, com suas ruas simpáticas, mesas nas calçadas (exceto no inverno) e muitos jovens curtindo a vida.


Seguro viagem é obrigatório na Alemanha

Atente-se à lista de documentos para viajar à Alemanha.

Além do passaporte, outro documento obrigatório para brasileiros no país é o seguro viagem.

O mesmo plano é válido nos demais países da Europa. Por exemplo, se você também passar por França e Itália, basta ter um único seguro viagem, desde que seja válido por todo o período de permanência.

Compare preços de seguro viagem nessa plataforma parceria do blog, e escolha o melhor de acordo com seu perfil e idade.


Afinal, onde ficar em Berlim?

Já me hospedei no Mitte e no bairro Tiergarten. Apesar da praticidade de ambos, minha experiência no Mitte foi muito melhor, pois além de ser um bairro completo, ele está em posição estratégica em Berlim, facilitando passeios para outros bairros.

Quando fiquei no Tiergarten, passei mais tempo dentro de ônibus e metrôs. E apesar de ter tudo por perto e algumas bonitas atrações, é uma área mais moderna, sem o charme histórico do Mitte.

Se mesmo com todas essas dicas você ainda estiver em dúvidas, recomendo a leitura do post sobre hospedagem do blog Simplesmente Berlim, que me ajudou bastante no planejamento da primeira viagem. Escrito por uma brasileira que mora em Berlim, nele você também encontra detalhes sobre outros dois bairros interessantes: Charlottenburg e Kreuzberg.

Para saber mais dicas de vida noturna, bares e lugares descolados, confira esta lista com as melhores baladas de Berlim, do blog German Routes.

E você, tem alguma dica de hotel em Berlim?

Estamos sempre em busca de pontos de vistas diferentes. Aqui mostramos os melhores bairros de acordo com nossa experiência na cidade, focada em turismo de primeira viagem.

Se você tem dicas diferentes, para roteiros mais longos ou com outros focos, mande pra gente pelos comentários. Assim, você ajuda mais viajantes a descobrirem o melhor de Berlim.

E se tiver alguma dúvida, é só perguntar. Eu mesmo respondo sempre o mais rápido possível. Caso precise ajuda para escolher onde ficar em Berlim de acordo com seu perfil e seu orçamento de viagem, mande um e-mail para nivaldo@buenasdicas.com e receba dicas personalizadas.

Boa viagem e aproveite muito seus dias (e suas noites bem dormidas ou não) na capital da Alemanha.


Viaje com tudo reservado

Descontos para você economizar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *