Maiores cidades da Europa – 10 mais populosas

Sabia que Moscou, capital da Rússia, é a cidade mais populosa do continente europeu? Confira aqui nesse ranking quais são as maiores cidades da Europa em número de habitantes.

Na Europa as cidades são muito próximas umas às outras e existem diferentes classificações quanto às regiões metropolitanas. Por isso, nesta lista consideramos apenas a população de cada município.

Istambul não entra na lista. A capital da Turquia, com seus mais de 15 milhões de habitantes, tem seu território dividido entre Europa e Ásia. E por mais que, somente a parte europeia, sozinha, seja maior do que qualquer outra cidade na Europa, por regra Istambul não é considerada nessas classificações.

Sabia que é obrigatório ter seguro viagem na Europa? E se for um seguro viagem COVID-19, você tem ainda mais tranquilidade para conhecer estas e muitas outras cidades europeias.

Ranking de maiores cidades europeias, por população

Cada país foi responsável pela sua própria medição populacional, assim como por suas estimativas e projeções. Aqui constam os números de habitantes mais recentes divulgados pelos respectivos órgãos competentes. Infelizmente, alguns datam de muitos anos atrás e podem estar desatualizados. De qualquer forma, estes são os números e projeções mais atualizados possíveis.

1. Moscou, Rússia – População: 11,9 milhões de habitantes

A Rússia é o país mais populoso da Europa e sua capital, Moscou, também possui o maior número de habitantes do continente. A última projeção oficial do governo foi realizada em 2013. Portanto, em 2022 a expectativa é de que a população real já tenha ultrapassado os 12 milhões de habitantes.

2. Londres, Inglaterra – População: 9,3 milhões de habitantes

Segundo lugar em população no continente europeu, Londres é a maior cidade e também a maior região metropolitana da União Europeia (enquanto ela ainda não deixou o bloco). Essa população é uma estimativa da União Europeia divulgada em 2017. E com tanta história pra contar, é uma das grandes cidades mais interessantes do mundo.

3. São Petersburgo – População: 5,3 milhões de habitantes

Considerada uma das cidades mais bonitas do mundo, São Petersburgo é a segunda maior cidade da Rússia e terceira maior cidade da Europa. É também um importante destino turístico e sua principal atração é o Hermitage, museu que ocupa o edifício do Palácio de Inverno dos “czares”, a antiga realeza russa.

4. Berlim, Alemanha – População: 3,7 milhões de habitantes

Reunificada após a queda do muro que dividiu a cidade entre 1961 e 1989, Berlim figura hoje como uma das cidades mais populosas da Europa. Ela também renasceu culturalmente, sendo uma das capitais mais vibrantes do continente europeu. Além de ser um importante destino de viagem, principalmente para quem gosta de arte, gastronomia e da história da Segunda Guerra Mundial.

5. Madrid, Espanha – População: 3,2 milhões de habitantes

Maior cidade da Espanha e de toda a Península Ibérica, Madrid figura em quinto lugar entre as maiores cidades da Europa. Importante nos setores de Indústria e Serviços e também um destino turístico muito visitado. O último censo populacional na Espanha foi realizado em 2016. E assim como no futebol, Barcelona vem logo depois de Madrid no ranking populacional espanhol.

6. Kiev, Ucrânia – População: 2,9 milhões de habitantes

Maior cidade da Ucrânia e capital do país, Kiev cresceu às margens do Rio Dniepre, que liga o interior do Leste Europeu ao Mar Negro e por consequência ao Mar Mediterrâneo e ao Oceano Atlântico. Essa população é relativa à última pesquisa populacional, do ano de 2016.

7. Roma, Itália – População: 2,8 milhões de habitantes

Sede do Império Romano e da Igreja Católica, Roma foi durante séculos a cidade mais importante do mundo. Hoje tem uma influência política menor, mas segue como uma das cidades mais grandiosas do mundo, devido ao seu rico patrimônio histórico e cultural.

8. Paris, França – População: 2,1 milhões de habitantes

Conhecida como Cidade Luz e considerada uma das cidades mais bonitas do mundo, Paris segue firme como a maior cidade da França. Já a população da Grande Paris, com 10,4 milhões de habitantes, é a maior entre as zonas metropolitanas da Europa. Quanto ao turismo, Paris está entre as 10 cidades mais visitadas do mundo.

9. Minsk, Bielorússia – População: 2 milhões de habitantes

Já ouvi falar de Minsk? Com quase dois milhões de habitantes, ela é a maior cidade da Bielorússia, país que fez parte da União Soviética, dissolvida em 1991. Em 2019 foi realizado o último censo nacional, sendo essa portanto a população mais próxima da realidade nesta lista. Apesar de pouco turística, por enquanto, saiba que Minsk é um dos mais baratos destinos da Europa.

10. Bucareste, Romênia – População: 1,8 milhões de habitantes

A Romênia está em 11º lugar na fatídica lista de decréscimo populacional. Ou seja, ao invés de aumentar, a população do país está diminuindo. Por enquanto, sua capital, Bucareste, segue como a décima maior cidade da Europa, mas em breve pode ser ultrapassada por Hamburgo, Varsóvia, Viena, Budapeste e Barcelona, que vêm em seguida no ranking populacional europeu.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *