As 21 cidades mais populosas do Distrito Federal

Com exatamente 2.817.381 milhões de habitantes registrados no último censo do IBGE, o Distrito Federal é a vigésima unidade federativa do Brasil em população. Mas quais são as maiores cidades do DF?

Aliás, há quem chame as cidades do Distrito Federal de regiões administrativas. Mas cada uma das cidades-satélite tem história e identidades próprias.

Por isso, nesta lista com as cidades mais populosas do DF, as consideramos muito mais do que meros bairros.

Brasília e Distrito Federal não podem ser a mesma coisa.

Historicamente, o DF é uma unidade da federação, e Brasília é a cidade sede do poder federal. Ao redor de Brasília, dentro do DF, estão as cidades-satélites.

Mas, recentemente, órgãos como o próprio IBGE passaram a considerar que Brasília engloba todo o Distrito Federal, como se fossem a mesma coisa.

Dessa forma, tentam apagar a identidade regional de cada cidade. E o que era Brasília, desmembraram em regiões como Plano Piloto, Cruzeiro, Sudoeste e Lagos Norte e Sul.

Para valorizar cada canto do Distrito Federal, elaboramos esta lista a partir dos dados do IBGE, embora considerando as “regiões administrativas” como elas são de verdade: cidades, com cultura, história e população próprias.

Maiores cidades do Distrito Federal

Sabia que Brasília não é a maior cidade do Distrito Federal? A Capital Federal, atualmente classificada oficialmente como Plano Piloto, possui menos de 200 mil habitantes, estando apenas em 3º lugar na lista de cidades mais populosas do DF.

Confira a seguir quais são as cidades mais populosas do Distrito Federal, de acordo com os dados do último censo realizado pelo IBGE.

1. Ceilândia – 287 mil habitantes

A maior cidade do Distrito Federal nasceu em 1971, sob o projeto denominado Campanha de Erradicação das Invasões (CEI).

Formada sobretudo por imigrantes do Nordeste, Ceilândia conta com um forte comércio, tradições regionais e símbolos como a Caixa d’Água e a Casa do Cantador, espaço cultural no único edifício de Oscar Niemeyer numa cidade-satélite.


2. Samambaia – 218 mil habitantes

Originalmente um setor de chácaras de Taguatinga, a cidade-satélite de Samambaia foi oficializada em 1989. Atualmente, é uma das regiões com maior crescimento populacional do Distrito Federal.


3. Plano Piloto – 198 mil habitantes

Desde a fundação de Brasília, em 21 de abril de 1960, o Plano Piloto é o coração do Distrito Federal. É o que muitos consideram que seja Brasília de fato. Composto por Asa Norte e Asa Sul, é onde estão as Super Quadras idealizadas por Lúcio Costa, o Eixo Monumental, repleto de edifícios de Oscar Niemeyer, e o principal campus da Universidade de Brasília (UNB).

No Plano Piloto também estão os setores hoteleiros norte e sul, melhores lugares para hospedagem em Brasília, especialmente para quem vem a primeira vez, além de “atrações” importantes como o Congresso Nacional, o Itamaraty e a Praça dos Três Poderes.


4. Taguatinga – 193 mil habitantes

Fundada em 1958, dois anos antes da inauguração de Brasília, Taguatinga segue há décadas como uma das maiores cidades do Distrito Federal. É conhecida por seu comércio vibrante, especialmente no centro, ao redor da famosa Praça do Relógio.

Em 2023, foi inaugurado o Túnel Rei Pelé, com 1 quilômetro de extensão, passando por baixo do Centro de Taguatinga.


5. Planaltina – 179 mil habitantes

Sabia que Planaltina é a cidade mais antiga do Distrito Federal? O povoado que deu origem à atual cidade-satélite foi fundado em 1859, no então estado de Goiás, e quase um século depois, teve grande importância para a construção de Brasília.


6. Gama – 139 mil habitantes

O Gama, a 33 quilômetro de distância do Centro de Brasília, é atualmente a sexta maior cidade do Distrito Federal, com 139 mil habitantes. O Museu do Catetinho, um dos principais pontos turísticos de Brasília, está localizado no Gama.


7. Águas Claras – 128 mil habitantes

Nascida em 1992, Águas Claras é uma das mais novas cidades do Distrito Federal. É conhecida sobretudo pela alta densidade populacional, devido aos grandes condomínios de apartamentos. Tornou-se um dos principais redutos da classe média no DF, sendo interligada a Brasília por metrô.


8. Guará – 120 mil habitantes

O Guará é a cidade-satélite mais próxima de Brasília, e abrange uma grande extensão territorial, incluindo subdivisões como Guará I, Guará II e SIA. O Guará também conta com estações de metrô. A Feira do Guará é um símbolo da cultura da cidade, e um local tradicional para comer e fazer compras.


9. Santa Maria – 116 mil habitantes

Ao lado do Gama e a 32 quilômetros de distância da Rodoviária do Plano Piloto, Santa Maria ocupa atualmente a nona posição entre as cidades mais populosas do DF. Está localizada no limite do Distrito Federal com o estado de Goiás, conurbada às cidades goianas de Novo Gama e Valparaíso.


10. Recanto das Emas – 115 mil habitantes

A 33 quilômetro de distância da região central de Brasília, o Recanto das Emas possui atualmente 115 mil habitantes, sendo a décima cidade mais populosa do DF. Está localizada entre Samambaia, Riacho Fundo e Ponte Alta Norte (Gama).


Lista completa com as 21 cidades mais populosas do Distrito Federal

  1. Ceilândia – 287 mil habitantes
  2. Samambaia – 218 mil habitantes
  3. Plano Piloto – 198 mil habitantes
  4. Taguatinga – 193 mil habitantes
  5. Planaltina – 179 mil habitantes
  6. Gama – 139 mil habitantes
  7. Águas Claras – 128 mil habitantes
  8. Guará – 120 mil habitantes
  9. Santa Maria – 116 mil habitantes
  10. Recanto das Emas – 115 mil habitantes
  11. Riacho Fundo II – 105 mil habitantes
  12. Sol Nascente – 101 mil habitantes
  13. São Sebastião – 98 mil habitantes
  14. Vicente Pires – 96 mil habitantes
  15. Sobradinho II – 82 mil habitantes
  16. Jardim Botânico – 77 mil habitantes
  17. Sobradinho – 72 mil habitantes
  18. Itapoã – 65 mil habitantes
  19. Paranoá – 63 mil habitantes
  20. Brazlândia – 55 mil habitantes
  21. Sudoeste – 44 mil habitantes
Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *