A população total do Rio Grande do Sul hoje é estimada em 11,4 milhões de habitantes, sendo assim o sexto estado mais populoso do Brasil. A capital, Porto Alegre, concentra o maior número de habitantes. Mas quais são as outras maiores cidades do Rio Grande do Sul?

Acompanhe abaixo a lista com as 10 cidades mais populosas do Rio Grande do Sul, contendo também informações gerais sobre cada uma delas.

Ranking de maiores cidades do Rio Grande do Sul, por população

Em 2010 foi realizado o último censo populacional no Brasil e no Rio Grande do Sul. O censo de 2020 foi cancelado devido à pandemia do novo coronavírus. Mas o IBGE, órgão responsável pelo censo populacional, tem uma estimativa populacional para cada cidade do RS em 2020. Confira quais são as maiores cidades gaúchas:

1. Porto Alegre – População: 1,4 milhões de habitantes

Nessa última projeção populacional do IBGE, o município de Porto Alegre surge com 1,4 milhões de habitantes. Praticamente a mesma população que tinha no censo de de 2010. Mas a população da sua região metropolitana segue crescendo bastante.

A Grande Porto Alegre, da qual também fazem parte cidades como Canoas, Gravataí e Viamão, é a quinta maior conurbação do Brasil, com mais de 4 milhões de habitantes.

2. Caxias do Sul – População: 517 mil habitantes

Maior cidade da Serra Gaúcha, Caxias do Sul é a segunda maior cidade do Rio Grande do Sul. Sua população cresceu bastante a partir de 1876, com a chegada de milhares de imigrantes europeus, vindos principalmente do Vêneto, na Itália, e de Tirol, na Áustria.

Localizada entre Bento Gonçalves e Gramado, Caxias do Sul está numa das mais importantes rotas do turismo nacional, e também se destaca economicamente em setores como a agropecuária e a indústria.

3. Canoas – População: 348 mil habitantes

Terceira maior cidade do Rio Grande do Sul e maior cidade do Vale dos Sinos, Canoas faz parte da Região Metropolitana de Porto Alegre. Possui o 4º maior PIB do estado, gerado principalmente no forte comércio e no setor industrial.

4. Pelotas – População: 343 mil habitantes

Pelotas é a grande cidade mais ao sul do Brasil. Forte no agronegócio, se destaca também no turismo regional. Ganhou fama com seus grandes eventos, como a Fenadoce, e possui importantes atrativos, como a Praia do Laranjal.

5. Santa Maria– População: 283 mil habitantes

Mais de 10 cidades no Brasil têm esse mesmo nome. Mas sem dúvidas a Santa Maria do Rio Grande do Sul é a mais conhecida. Sede da UFSM, é uma importante cidade universitária.

  • Curiosidade: a Vila Belga é um dos pontos turísticos da cidade, além de Patrimônio Histórico e Cultural da cidade.

6. Gravataí – População: 283 mil habitantes

Sexta maior cidade do Rio Grande do Sul e segunda maior cidade do Vale dos Sinos, Gravataí faz parte da Região Metropolitana de Porto Alegre.

7. Viamão – População: 256 mil habitantes

Sétima maior cidade do Rio Grande do Sul, Viamão faz parte da Região Metropolitana de Porto Alegre. O centro de Viamão fica a apenas 15 km de distância do Centro de Porto Alegre.

8. Novo Hamburgo – População: 247 mil habitantes

Última parada da linha de trens, conhecida também como o Metrô de Porto Alegre, Nova Hamburgo faz parte da Grande Porto Alegre. O centro de Novo Hamburgo fica a 40 km de distância do Centro de Porto Alegre.

9. São Leopoldo – População: 238 mil habitantes

No Vale do Rio dos Sinos e parte da Grande Porto Alegre, São Leopoldo foi oficialmente fundada em 1824. Boa parte de sua população é formada por descendentes de imigrantes alemães e portugueses do arquipélago de Açores. Também conhecida pelo apelido de “São Leo”.

10. Rio Grande – População: 211 mil habitantes

Perto de Pelotas, a cidade de Rio Grande é a décima mais populosa do estado. Fica mais próxima ao Uruguai do que à capital, Porto Alegre, a 320 quilômetros de distância. Localizada numa península na Lagoa dos Patos, a poucos minutos de carro do Oceano Atlântico.

No município de Rio Grande está uma grande parte da Praia do Cassino, considerada a maior praia do mundo em extensão. Um importante ponto turístico da região é o Farol de Santa Rita.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO
Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários