11 maiores cidades do Rio Grande do Sul

O último censo do IBGE, realizado em 2022, registrou 10.8 milhões de pessoas vivendo no Rio Grande do Sul, sendo assim o sexto estado mais populoso do Brasil. A capital, Porto Alegre, concentra o maior número de habitantes. Mas quais são as outras maiores cidades do Rio Grande do Sul?

Confira abaixo a lista com as 10 cidades mais populosas do Rio Grande do Sul, contendo também informações gerais sobre cada uma delas, inclusive dicas relacionadas ao turismo.

E não deixe de ver também quais são as cidades mais populosas do Brasil.

Mapa do Rio Grande do Sul, mostrando as cidades mais populosas. Infográfico para melhor entendimento do conteúdo.

Cidades mais populosas do Rio Grande do Sul (RS)

Os resultados do último censo do IBGE sobre a população do Rio Grande do Sul foram divulgados a partir de 2023.

A seguir, ordenamos as maiores cidades do Rio Grande do Sul, a partir da mais populosa do estado:

1. Porto Alegre – População: 1,3 milhões de habitantes

A capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, perdeu 76 mil habitantes entre os censos de 2010 e 2014.

Com 1.332.570 milhões de pessoas vivendo no município em 2024, Porto Alegre segue como a cidade mais populosa do Rio Grande do Sul e centro da maior região metropolitana do estado.

Veja também O que fazer em Porto Alegre e descubra quais são os principais museus, pontos turísticos e passeios imperdíveis na capital gaúcha.

2. Caxias do Sul – População: 463 mil habitantes

Maior cidade da Serra Gaúcha, Caxias do Sul é a segunda maior cidade do Rio Grande do Sul. Sua população cresceu bastante a partir de 1876, com a chegada de milhares de imigrantes europeus, vindos principalmente do Vêneto, na Itália, e de Tirol, na Áustria.

Localizada entre Bento Gonçalves e Gramado, Caxias do Sul está numa das mais importantes rotas do turismo nacional, e também se destaca economicamente em setores como a agropecuária e a indústria.

3. Canoas – População: 347 mil habitantes

Terceira maior cidade do Rio Grande do Sul e maior cidade do Vale dos Sinos, Canoas faz parte da Região Metropolitana de Porto Alegre. Possui o 4º maior PIB do estado, gerado principalmente no forte comércio e no setor industrial.

4. Pelotas – População: 325 mil habitantes

Pelotas é a grande cidade mais ao sul do Brasil. Forte no agronegócio, se destaca também no turismo regional. Ganhou fama com seus grandes eventos, como a Fenadoce, e possui importantes atrativos, como a Praia do Laranjal.

Vale a pena viajar a Pelotas e conhecer os atrativos da cidade mais importante do extremo sul do Brasil. Aliás, a cidade é uma parada perfeita num roteiro de carro entre Porto Alegre e o Uruguai.

5. Santa Maria – População: 271 mil habitantes

Mais de 10 cidades no Brasil têm esse mesmo nome. Mas sem dúvidas a Santa Maria do Rio Grande do Sul é a mais conhecida. Sede da UFSM, é uma importante cidade universitária, e segue com a quinta maior população no RS.

Curiosidade: a Vila Belga é um dos pontos turísticos da cidade, além de Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Maria.

6. Gravataí – População: 265 mil habitantes

Sexta maior cidade do Rio Grande do Sul, com 265.070 habitantes registrados no último censo do IBGE, e segunda maior cidade do Vale dos Sinos, Gravataí faz parte da Região Metropolitana de Porto Alegre.

7. Novo Hamburgo – População: 227 mil habitantes

Última parada da linha de trens, conhecida também como o Metrô de Porto Alegre, Nova Hamburgo faz parte da Grande Porto Alegre. O centro de Novo Hamburgo fica a 40 km de distância do Centro de Porto Alegre.

8. Viamão – População: 224 mil habitantes

Oitava maior cidade do Rio Grande do Sul, Viamão faz parte da Região Metropolitana de Porto Alegre. O centro de Viamão fica a apenas 15 km de distância do Centro de Porto Alegre.

9. São Leopoldo – População: 217 mil habitantes

No Vale do Rio dos Sinos e parte da Grande Porto Alegre, São Leopoldo foi oficialmente fundada em 1824. Boa parte de sua população é formada por descendentes de imigrantes alemães e portugueses do arquipélago de Açores. Também conhecida pelo apelido de “São Leo”.

10. Passo Fundo – População: 206 mil habitantes

Localizada a 290 km de Porto Alegre, Passo Fundo ultrapassou Rio Grande e se tornou a décima maior cidade do Rio Grande do Sul segundo a última medição do IBGE. Ela é conhecida como a Capital do Norte e tem sua economia baseada na agropecuária e no comércio.

11. Rio Grande – População: 191 mil habitantes

Perto de Pelotas, a cidade de Rio Grande é a décima mais populosa do estado. Fica mais próxima ao Uruguai do que à capital, Porto Alegre, a 320 quilômetros de distância. É localizada numa península na Lagoa dos Patos, a poucos minutos de carro do Oceano Atlântico.

No município de Rio Grande está uma grande parte da Praia do Cassino, considerada a maior praia do mundo em extensão. Um importante ponto turístico da região é o Farol de Santa Rita.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *