Brasil

Maiores cidades do Brasil – 20 mais populosas

Confira quais são e quantas pessoas moram nas maiores cidades e regiões metropolitanas do Brasil.

Segundo a última projeção em tempo real do IBGE, o Brasil tem hoje pouco mais de 211 milhões de habitantes. A maior cidade do país é São Paulo. Mas quais são as outras grandes cidades e principais regiões metropolitanas do país?

Veja abaixo o ranking populacional do Brasil, baseado nas últimas estimativas do órgão responsável por censos e estatísticas, o IBGE.

Ranking de maiores cidades do Brasil, por população

A lista de municípios mais populosos do Brasil está em ordem de acordo com o número de habitantes do município principal. Se for enumerar por regiões metropolitanas, a ordem seria um pouco diferente. Confira quais as maiores cidades brasileiras:

1. São Paulo – 12,2 milhões de habitantes

Além de ser a maior cidade do Brasil, São Paulo é também a cidade mais populosa da América do Sul e de todo o hemisfério sul, estando em 8º lugar entre as maiores cidades do mundo. Somente o município de São Paulo possui mais de 12 milhões de moradores. Já a grande São Paulo, cuja região metropolitana inclui cidades Guarulhos, Osasco e o ABC Paulista, possui mais de 20 milhões de habitantes.

2. Rio de Janeiro – 6,7 milhões de habitantes

A Cidade Maravilhosa está perto de chegar a 7 milhões de habitantes. Com tamanha população, o Rio de Janeiro é a segunda maior cidade do Brasil e a quarta mais populosa do continente, atrás apenas de São Paulo, Bogotá e Lima. A região metropolitana da capital, a Grande Rio, tem hoje pouco mais de 13 milhões de habitantes.

3. Brasília – 3 milhões de habitantes

No último censo nacional, realizado em 2010, o Distrito Federal tinha 2,5 milhões de habitantes. Esse número cresceu bastante nos últimos 10 anos, como aponta a última projeção do IBGE. Mas cabe dizer que essa é a população do Distrito Federal, considerando também cidades-satélite, como Ceilândia, Samambaia e Taguatinga. Se pegar apenas a população de Brasília de fato, ou seja, do Plano Piloto, são aproximadamente 220 mil habitantes.

4. Salvador – 2,8 milhões de habitantes

Primeira capital do país, a cidade de Salvador segue firme entre as maiores cidades do Brasil. Segundo a última projeção populacional, hoje são exatamente 2.872.347 milhões de habitantes em Salvador. Segundo estimativa de 2016, na Grande Salvador residem 3,9 milhões de pessoas.

5. Fortaleza

A capital do Ceará tem hoje, segundo estimativas do IBGE, 2.669 milhões de habitantes. Já a região metropolitana de Fortaleza, com aproximadamente 3 milhões de habitantes, é maior do que a de Salvador e equivalente à população do Distrito Federal.

6. Belo Horizonte – 2,5 milhões de habitantes

Com 21 milhões de habitantes, Minas Gerais é o segundo estado mais populoso do Brasil. Sua maior cidade é a capital, Belo Horizonte, que segundo a projeção de 2019, tem aproximadamente 2,5 milhões de habitantes. Já sua região metropolitana, a Grande BH, é a terceira maior do Brasil, com cerca de 3,8 milhões de habitantes, considerando também cidades como Betim, Contagem e Nova Lima.

7. Manaus – 2,1 milhões de habitantes

A capital do estado do Amazonas é hoje a sétima cidade mais populosa do Brasil, com 2.182 milhões de habitantes, segundo a última projeção. Esse número corresponde quase à metade da população do estado, estimada em 3,8 milhões de habitantes.

8. Curitiba – 1,9 milhões de habitantes

Além de ser a capital mais fria do Brasil, Curitiba também marca presença do ranking populacional, com seus quase 2 milhões de moradores. Já a Grande Curitiba, que inclui outros grandes municípios como Colombo, Araucária e São José dos Pinhais, possui mais de 3 milhões de habitantes.

9. Recife – 1,6 milhões de habitantes

A capital de Pernambuco é uma das mais antigas cidades do Brasil. E há séculos se mantém como uma das mais populosas. Segundo a última projeção, Recife possui cerca de 1,6 milhões de habitantes. E a Grande Recife já ultrapassou os 4 milhões de moradores, que, além da capital, residem em cidades como Jaboatão dos Guararapes, Recife e Olinda.

10. Goiânia – 1,5 milhões de habitantes

Fundada em 1933, a capital de Goiás é a segunda mais jovem dessa lista, atrás apenas de Brasília. Em menos de 100 anos, em 2019 atingiu a marca de um milhão e meio de habitantes. Mas a sua região metropolitana, com 2,4 milhões de habitantes, é a apenas a décima terceira maior do Brasil.

11. Belém – 1,4 milhões de habitantes

Fundada em 1616, a capital do Pará está próxima de alcança a marca de 1 milhão e meio de habitantes. Sua região metropolitana também é uma das maiores do Brasil, com aproximadamente 2,4 milhão de moradores, que considera também as populações de Ananindeua, Castanhal, Marituba e outras cidades da Grande Belém.

12. Porto Alegre – 1,4 milhões de habitantes

Segunda a última projeção do IBGE, o município de Porto Alegre tem hoje aproximadamente 1,4 milhões de habitantes. Praticamente a mesma população que tinha no censo de de 2010. Mas a população da sua região metropolitana segue crescendo bastante. Incluindo municípios como Canoas, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo e São Leopoldo, a Grande Porto Alegre tem mais de 4 milhões de habitantes, sendo a quinta maior conurbação urbana do Brasil.

Classificação de 13º a 20º no ranking de maiores cidades do Brasil

  1. Guarulhos, SP – 1,3 milhões de habitantes
  2. Campinas, SP – 1,2 milhões de habitantes
  3. São Luís, MA – 1,1 milhões de habitantes
  4. São Gonçalo, RJ – 1 milhão de habitantes
  5. Maceió, AL – 1 milhão de habitantes
  6. Duque de Caxias, RJ – 920 mil habitantes
  7. Campo Grande, MS – 900 mil habitantes
  8. Natal, RN – 841 mil habitantes

Créditos: entre as fotos utilizadas, estão imagens de nossa própria autoria e de bancos de fotos grátis. Se por acaso algumas delas pertence a você e estiver erroneamente creditada, basta solicitar a correção ou remoção.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
      • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

→ Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem → Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado. → Chip internacional de dados e voz com  15% de desconto  se usar o cupom CHIPMAISBARATO.

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários