20 cidades mais populosas do Brasil (último censo do IBGE)

Segundo o último censo IBGE, divulgado em 2023, o Brasil tem hoje pouco mais de 203 milhões de habitantes. A maior cidade do país é São Paulo. Mas quais são as outras grandes cidades e principais regiões metropolitanas do país?

Veja abaixo o ranking populacional do Brasil, segundo dados obtidos no último censo do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.

Adiado em 2020 e 2021 devido à pandemia de COVID-19, o censo populacional foi realizado em 2022. O órgão liberou os principais resultados a partir do segundo semestre de 2023 e ainda não existem estimativas em 2024.

Ranking de maiores cidades do Brasil, por população

A lista de municípios mais populosos do Brasil está em ordem de acordo com o número de habitantes do município principal. Se for enumerar por regiões metropolitanas, a ordem seria um pouco diferente.

Confira quais são as cidades mais populosas do Brasil, começando pelo maior metrópole do Hemisfério Sul:

1. São Paulo – 11.4 milhões de habitantes

Além de ser a maior cidade do Brasil, São Paulo é também a cidade mais populosa da América do Sul e de todo o hemisfério sul, estando em 8º lugar entre as maiores cidades do mundo. Somente o município de São Paulo possui mais de 11 milhões de moradores. Já a grande São Paulo, cuja região metropolitana inclui cidades Guarulhos, Osasco e o ABC Paulista, possui mais de 20 milhões de habitantes.

2. Rio de Janeiro – 6.2 milhões de habitantes

O resultado do último censo do IBGE mostrou que o Rio de Janeiro perdeu 109 mil habitantes de 2010 para 2023. Mesmo assim, a Cidade Maravilhosa segue como a segunda maior cidade do Brasil e quarta mais populosa do continente, atrás apenas de São Paulo, Bogotá e Lima. A região metropolitana da capital, a Grande Rio, tem hoje pouco mais de 13 milhões de habitantes.

3. Brasília – 2.8 milhões de habitantes

O Centro-Oeste foi a região do Brasil que mais cresceu nos últimos anos. Grande parte desse aumento populacional foi no Distrito Federal. Hoje, a capital federal é a terceira cidades mais populosa do Brasil. Mas cabe dizer que essa é a população do Distrito Federal, considerando também cidades-satélite, como Ceilândia, Águas Claras, Samambaia e Taguatinga. Se pegar apenas a população de Brasília de fato, ou seja, do Plano Piloto, são aproximadamente 220 mil habitantes.

4. Fortaleza – 2.4 milhões de habitantes

Fortaleza ultrapassou Salvador e hoje é a cidade mais populosa da Região Nordeste do Brasil, com 2.428 milhões de habitantes. A região metropolitana de Fortaleza, com aproximadamente 3 milhões de habitantes, tem uma população maior que a do Distrito Federal.

5. Salvador – 2.4 milhões de habitantes

Assim como o Rio de Janeiro, Salvador registrou uma queda acentuada em seu número de habitantes. De 2.675 milhões de habitantes de 2010, a cidade capital da Bahia caiu para 2.418 milhões de habitantes em 2022. Uma redução de 9,6%. São 257 mil pessoas a menos vivendo na primeira capital do Brasil.

6. Belo Horizonte – 2.3 milhões de habitantes

Com 20.5 milhões de habitantes, Minas Gerais é o segundo estado mais populoso do Brasil. Sua maior cidade é a capital, Belo Horizonte, que possui 2.315 milhões de habitantes. Já sua região metropolitana, a Grande BH, é a terceira maior do Brasil, com cerca de 5,9 milhões de habitantes, considerando também cidades como Betim, Contagem e Nova Lima.

7. Manaus – 2 milhões de habitantes

A capital do estado do Amazonas é hoje a sétima cidade mais populosa do Brasil, com 2.063 milhões de habitantes, segundo o Censo do IBGE realizado em 2022 e divulgado em 2023. Esse número corresponde quase à metade da população do estado, estimada em 3,9 milhões de habitantes.

8. Curitiba – 1.7 milhões de habitantes

Além de ser a capital mais fria do Brasil, Curitiba também marca presença do ranking populacional, com seus 1.773 milhões de moradores. Já a Grande Curitiba, que inclui outros grandes municípios como Colombo, Araucária e São José dos Pinhais, possui mais de 3 milhões de habitantes.

9. Recife – 1.4 milhões de habitantes

A capital de Pernambuco é uma das mais antigas cidades do Brasil. E há séculos se mantém como uma das mais populosas. Mas, segundo o último censo, Recife perdeu quase 50 mil habitantes de 2010 para 2022. Atualmente com 1.488 milhões de habitantes, ela é a nona maior cidade do Brasil. E a Grande Recife já ultrapassou os 4 milhões de moradores, que, além da capital, residem em cidades como Jaboatão dos Guararapes, Recife e Olinda.

10. Goiânia – 1.4 milhões de habitantes

Fundada em 1933, a capital de Goiás é a segunda mais jovem dessa lista, atrás apenas de Brasília. Em menos de 100 anos, em 2019 atingiu a marca de um milhão e meio de habitantes. E agora, segundo censo do IBGE, 1.437 milhões de pessoas vivem na cidade.

11. Porto Alegre – 1.3 milhões de habitantes

Segundo o último censo do IBGE, o município de Porto Alegre tem hoje 1.332 milhões de habitantes. São 76 mil habitantes a menos do que no censo de 2010. Já a região metropolitana, incluindo municípios como Canoas, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo e São Leopoldo, a Grande Porto Alegre, tem mais de 4 milhões de habitantes, sendo a quinta maior conurbação urbana do Brasil.

12. Belém – 1.3 milhões de habitantes

Fundada em 1616, a capital do Pará possui uma população de 1.303 milhões de habitantes. Sua região metropolitana também é uma das maiores do Brasil, com aproximadamente 2,4 milhão de moradores, considerando também as populações de Ananindeua, Castanhal, Marituba e outras cidades da Grande Belém.

Classificação de 13º a 20º no ranking de maiores cidades do Brasil

  • Guarulhos, SP – 1.2 milhões de habitantes
  • Campinas, SP – 1.1 milhões de habitantes
  • São Luís, MA – 1 milhão de habitantes
  • Maceió, AL – 957 mil habitantes
  • Campo Grande, MS – 897 mil habitantes
  • São Gonçalo, RJ – 896 mil habitantes
  • Teresina, PI – 866 mil habitantes
  • João Pessoa, PB – 833 mil habitantes

Créditos: entre as fotos utilizadas, estão imagens de nossa própria autoria e de bancos de fotos grátis. Se por acaso algumas delas pertence a você e estiver erroneamente creditada, basta solicitar a correção ou remoção.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *