15 maiores cidades do estado de São Paulo

São Paulo é o estado mais populoso do Brasil, com uma população de 44.4 milhões de habitantes no último censo populacional do IBGE, realizado em 2022 e divulgado em 2023.

Cerca de 20% da população de SP viva na capital do estado. Mas quais são as outras maiores cidades do estado de São Paulo?

Confira o ranking com as cidades mais populosas de São Paulo, segundo dados oficiais obtidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.

Ranking de maiores cidades de São Paulo, por população

As cidades estão listadas em ordem decrescente, de acordo com o número de habitantes do município, sem considerar suas regiões metropolitanas. Dados obtidos em novembro de 2023, no site oficial do órgão responsável.

A seguir, as cidades mais populosas de SP de acordo com o último censo realizado:

1. São Paulo capital – 11.4 milhões de habitantes

Capital, maior cidade de SP em população e também uma das cidades mais populosas do mundo. Pra se ter uma ideia de quanta gente mora  em São Paulo, saiba que o município tem mais habitantes do que países inteiros, como Bolívia, Bélgica, Cuba, Grécia, Portugal, Suécia e Paraguai, entre outros.

E quando o assunto é turismo, São Paulo também é um destino grandioso, com muitos lugares pra visitar e uma ótima infraestrutura de transporte, alimentação e hospedagem. Tem muitas dicas aqui no blog.

A população exata de São Paulo capital foi de 11.451.245 pessoas no último censo oficial, em 2022.

2. Guarulhos – 1.2 milhões de habitantes

Parte da zona metropolitana da capital, Guarulhos era apenas a quarta maior cidade de São Paulo nos anos 1980. Com o crescimento acelerado das últimas décadas, ela hoje ocupa a segunda posição no ranking populacional do estado. No município está localizado o aeroporto mais movimentado do Brasil, o Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU).

Com 1.291.784 moradores, Guarulhos ultrapassou Campinas, que historicamente era vice líder populacional em SP.

3. Campinas – 1.1 milhões de habitantes

Sabia que Campinas já foi maior do que São Paulo? Até a década de 1870, a população campineira superava a da capital paulista. Prejudicada por uma epidemia de febre amarela, Campinas foi ultrapassada por São Paulo, tanto em investimentos, quanto em fluxo de imigrantes.

Recentemente, perdeu o posto de segunda maior cidade de São Paulo para Guarulhos. Mas segue firme como a segunda cidade mais importante do estado, sendo considerada a “capital do interior”, com 1.138.309 moradores.

4. São Bernardo do Campo – 810 mil habitantes

Maior cidade do ABC Paulista e quarto lugar entre as maiores cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo é conhecida nacionalmente pela força de sua indústria metalúrgica. Inclusive, foi dos movimentos sindicais das fábricas de ABC, que emergiu a liderança e a popularidade de Lula, Presidente da República entre 2003 e 2011, e a partir de 2023.

5. Santo André – 748 mil habitantes ↑

Segunda maior cidade do ABC Paulista e quinta cidade mais populosa do estado, Santo André também costuma figurar em rankings de qualidade de vida: em 2019, foi eleita a quinta melhor cidade para morar no Brasil.

E pra quem pensa que Santo André não tem atração turística, saiba que o município abrange a vila de Paranapiacaba, que guarda relíquias da época da construção da Estrada de Ferro. Aliás, dá pra chegar lá de trem, com embarque na Estação da Luz, no Centro de São Paulo.

6. Osasco – 743 mil habitantes ↑

Colada na capital, Osasco faz parte da grande São Paulo, maior região metropolitana do Brasil, com mais de 21 milhões de habitantes. Destes, mais de 700 mil vivem em Osasco, que cresceu bastante desde os últimos censos e estimativas do IBGE.

A economia de Osasco possui o oitavo maior PIB do Brasil e o segundo maior do estado de São Paulo, sendo seguida por Campinas, Guarulhos e São Bernardo do Campo.

7. Sorocaba – 723 mil habitantes ↑

Cidade mais populosa do sudeste paulista, Sorocaba é o centro de uma importante região metropolitana, que possui mais de 2 milhões de habitantes, incluindo também cidades como Itu, Itapetininga e Votorantim.

Sorocaba fica a menos de 100 km da capital, e alguns a consideram como parte da maior megalópole do hemisfério sul, que abrange também a baixada santista e o Rio de Janeiro.

8. Ribeirão Preto – 698 mil habitantes

Cortada pela famosa e movimentada Rodovia Anhanguera, Ribeirão Preto se destaca por ter uma forte economia, baseada principalmente no agronegócio, com destaque para a produção de açúcar e álcool.

Apesar de não ser exatamente um destino de férias, Ribeirão Preto tem alguns atrativos para os viajantes, como o bonito Theatro Pedro II, fundado em 1930, e a Choperia Pinguim, provavelmente o lugar mais visitado por turistas na cidade.

9. São José dos Campos – 697 mil habitantes ↓

Cidade mais populosa do Vale do Paraíba, à frente de Taubaté e Jacareí, São José dos Campos é atualmente a oitava cidade mais populosa do estado. Economicamente, São José dos Campos se destaca nos setores de serviços e indústria, sendo a sede de importantes empresas, como a Embraer, fabricante de aviões.

Se estiver de passagem pela cidade, por exemplo a caminho de Ilhabela ou Ubatuba, uma das paradas mais interessantes é no Parque Santos Dumont, onde estão expostas réplicas de foguetes e do avião 14 Bis.

10. São José do Rio Preto – 480 mil habitantes ↑

Com um crescimento de 17,68% em relação ao censo de 2010, São João do Rio Preto ultrapassou Mauá e se firmou como a décimo maior cidade de SP.

A agricultura sempre foi o setor da economia mais forte em São José do Rio Preto, com destaque para o cultivo de café, o milho e a cana-de-açúcar.

11. Mogi das Cruzes – 449 mil habitantes

Mogi das Cruzes é a maior “Mogi” do estado de São Paulo, à frente de Mogi Guaçu (153 mil habitantes) e Mogi Mirim (92 mil habitantes).

No censo de 2010, a cidade tinha 387 mil habitantes, e ocupava a 13º posição nesta lista. Um crescimento relevante, que a fez subir duas posições entre as maiores cidades de São Paulo.

12. Jundiaí – 443 mil habitantes

Parte importante da região metropolitana de Campinas, Jundiaí é atualmente a 12º cidade mais populosa do estado de São Paulo.

Foi fundada em 1656 e tem uma economia com forte agricultura e relevante crescimento no setor industrial, sendo um polo de empresas de tecnologia.

13. Piracicaba – 423 mil habitantes

O IBGE registrou 423.323 habitantes em Piracicaba no último censo. Às margens do Rio Piracicaba, o nome da cidade tem origem na língua indígena “tupi-antigo” e significa “o lugar onde o peixe chega”.

Com uma economia forte nos setores de agricultura e indústria, o PIB de Piracicaba é um dos maiores do estado de SP

14. Santos – 418 mil habitantes

A histórica cidade de Santos, fundada em 1546, é a cidade mais populosa do litoral de São Paulo, e atualmente a 14º maior cidade do estado.

Em Santos está o maior porto do Brasil e da América Latina, e a cidade também é sede do Santos Futebol Clube, um dos times de futebol mais prestigiados do mundo, onde jogou o Rei Pelé.

No turismo, Santos se destaca por suas praias e atrações como o Museu do Café, em seu preservado Centro Histórico.

Com 418.608 habitantes no censo de 2022, Santos está pouco a frente de Mauá no ranking de maiores cidades de SP.

15. Mauá – 418 mil habitantes ↓

Pra fechar o ranking de maiores cidades de São Paulo, mais um município que faz parte da Grande São Paulo. Conurbada com São Paulo, São Caetano e São Bernardo, Mauá pertence à região do ABC Paulista.

Assim como outras cidades do ABC, Mauá tem um forte setor industrial e funciona em parte como uma “cidade dormitório”, sendo o lar de milhares de pessoas que trabalham em outras cidades.

O IBGE contabilizou 418.261 habitantes no censo de 2022, fazendo Mauá perder 5 posições neste ranking em relação à última estimativa.


Pensando em conhecer alguma das grandes cidades de SP?

Antes de viajar, passe aqui no blog e confira as dicas mais relevantes sobre os principais destinos turísticos do estado de São Paulo. Além de dados demográficos, aqui você também encontra dicas de praias, roteiros, atrações e tudo para que a sua viagem seja inesquecível. Por exemplo:

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Como pode São José dos Campos com 697 mil hab. ser a 8° maior cidade e Ribeirão Preto com 698 mil hab. a 9° maior? Tem algo errado aí né…

    1. Boa tarde, Sérgio. As populações estão corretas, chequei novamente no IBGE. Realmente era o posicionamento na lista. Muito obrigado pela observação.