Quem disse que São Paulo não tem uma comida típica? Na verdade, a cidade tem várias, mas vou listar apenas as 10 mais comuns.

Algumas são comidas quem têm no Brasil inteiro, mas que aqui em São Paulo tem um tempero especial ou um jeito diferente de fazer que as deixam ainda mais gostosas.

Tem comida de rua, tem prato de boteco, tem petisco gourmet. E pode ter a sua dica lá nos comentários, pois certamente vou esquecer de alguma delícia. Só não tem o virado à paulista, que nunca vi pra vender em lugar nenhum. Se vem pra SP experimentar, entenda Onde ficar em São Paulo: dicas de bairros e hotéis.

Com vocês, as 10 comidas realmente tipicas de São Paulo.

10 melhores comidas típicas do Ceará

10 comidas realmente típicas de Goiás

7 comidas típicas da Argentina

 

1. Sanduíche de mortadela

Quente ou frio, com queijo ou com vinagrete, ou somente com seu recheio principal: fatias e mais fatias de mortadela, uma verdadeira montanha fatiada, que transforma o pão num suculento lanche que vale por duas refeições.

Meio sanduíche basta pra muita gente | Foto de Alessandro Leite

Onde comer: Mortadela Brasil e Bar Hocca, no Mercadão.

 

2. Comidas Árabes

São Paulo tem a maior população de ascendência árabe da América Latina, principalmente de origem síria e libanesa. Na capital paulista, muitos se dedicam à culinária, em restaurantes, lanchonetes e food trucks especializados nas comidas mais gostosas do Oriente Médio: quibes, esfihas, kaftas, kebabs, falafels, charutos e muitas outras especialidades. Duvido que exista no hemisfério sul, algum lugar melhor que São Paulo para comer essas gostosuras.

Prato árabe, comida típica de São Paulo

Onde comer especialidade árabes em São Paulo: tem pra todos os gostos e bolsos. Meu quibe preferido é o da Rosima. A esfiha de queijo em massa folhada do Kalili é imbatível. O Raful Cozinha Árabe e o Halim também valem uma visita. No Itaim Bibi, que considero o melhor bairro pra se hospedar em São Paulo, os pratos do Arably são os melhores.

 

3. Coxinha (e a famosa “coxa creme”)

Eu sei que tem essa delícia no Brasil inteiro, mas só em São Paulo o assunto é tratado de maneira quase religiosa. Existem blogs especializados em coxinha, rankings da melhor coxinha e filas intermináveis nos bares e restaurantes cujas coxinhas ganharam fama. Entre as comidas típicas de São Paulo, é a que vai melhor com pimenta e outros temperos.

Onde comer: Offner, Rosima, Veloso e Frangó, entre outros.

 

4. Pizza

A Itália pode ter inventado a pizza, mas São Paulo aprimorou a massa, acrescentou molho e colocou os melhores sabores em cima. A Portuguesa é a melhor pedia em qualquer lugar, mas não deixe de experimentar a calabresa tradicional, que é sem queijo e típica daqui. Outra delícia é a pizza de abobrinha, que ainda agrada os vegetarianos.

Pizza, uma das melhores comidas típicas de São Paulo

Onde comer: há anos as pizzarias da rede Bráz são consideradas as melhores de São Paulo, mas deram uma caída brusca de qualidade no ano passado. Esse ano, comi pizzas melhores na já famosa Margherita Pizzeria, nos jardins, e na aconchegante Leggera Pizza Napoletana, na Pompéia e no Mercado de Pinheiros.

 

5. Pastel de feira

Uns dizem que a origem do pastel é chinesa. Outros, que ele foi criado na Europa. Na dúvida, percorra as feiras de São Paulo, onde chineses, japoneses, coreanos e brasileiros fritam milhares de pastéis por dia. Depois de experimentar um bem crocante, vai ser difícil dizer que não é uma comida típica de São Paulo.

Pastel de feira, patrimônio da culinária paulistana

Onde comer: confira a lista de feiras da cidade.

 

6. Pão na chapa

É a comida típica de São Paulo mais fácil de ser encontrada. Isso porque a cidade está cheia de padarias e todas elas preparam esta simples e singela delícia. Afinal, o dia não pode começar sem um pão francês amanteigado prensado na chapa, junto a um bom café com leite.

Pão na chapa em padaria de São Paulo

Onde comer: em qualquer padaria e também naqueles bares/padocas com frutas penduradas. Ou nas melhores da cidade, claro. Confira o ranking do pão na chapa.

 

 

7. Hambúrguer

É a febre (eterna) do momento em São Paulo. Não param de surgir novas hamburguerias, cada uma com seu estilo. Seja vintage, rock’n roll ou hipster, todas são especialistas em hambúrgueres artesanais, elaborados com diferentes tipos de carne e preferencialmente servidos ao ponto. Foi-se o tempo que hambúrguer era coisa de americano.

Hambúrguer em São Paulo

Onde comer: Na Garagem, Big Kaguna, Z-Deli, Sujinho, 3B, Ici Brasserie, Fresto, Holy Burger e Meats, entre outros. Veja nosso mapa de hamburguerias de SP.

 

8. Picadinho de carne

As tardes chuvosas de São Paulo exigem esse filé cortado em cubos e servido em seu próprio caldo, que lembra muito pouco um estrogonofe. Geralmente acompanha arroz branco e farofa de banana. Alguns lugares ainda acrescentam um ovo frito por cima. Prato típico de São Paulo do tipo exportação.

Onde comer: o rústico do Trio Paulista, o gourmet do Le Bou Bistrô e o aconchegante do restaurante Saint Germain, entre outros.

 

9. Polpetone

As cantinas italianas de São Paulo são famosas por suas massas artesanais, mas a maioria também prepara estes sensacionais bolos de carne. Polpetas e polpetones (de acordo com o tamanho) geralmente são recheados com queijo, cobertos com molho de tomate caseiro e acompanham uma massa.

Onde comer: La Trattoria (o melhor), Cantina Bella Dona e Jardim de Napoli (conhecido como o restaurante do “inventor” do polpetone).

 

10. Cupim casquerado na telha

Outra especialidade que também não nasceu em São Paulo, mas que aqui cresceu e engordou. Engordou muito! Porque não tem como resistir a finos cortes de cupim, crocantes e assados na telha, acompanhados de mandioca ou polenta frita, um petisco típico de São Paulo.

Onde comer: Cervejaria Santa Fé.

• Veja também: Reveillon em São Paulo

 

Mais comidas típicas de São Paulo

Bom, atualizando o post, reparei que apenas 10 especialidades não representam tudo o que tem de bom pra comer em São Paulo. Por isso a lista vai continuar crescendo. Se você achar que falar alguma coisa, é só mandar a dica pra gente.

 

11. Sushi, sashimi e temaki

As ruas de São Paulo estão cheia de japoneses. E não estou falando só das pessoas, como também das centenas de restaurantes especializados em culinária oriental, como a tailandesa, a mongol, a chinesa e, especialmente, a japonesa. Entre nos rodízios mais recomendados e faça a festa.

Onde comer: Aoyama, Nagayama e Mori Sushi, entre outros japoneses. Tantra (mongol) e Tian (tailandês).

 

Mais comidas típicas do mundo

10 comidas realmente típicas do Peru

• 5 comidas realmente típicas do Chile

7 comidas realmente típicas da Argentina

7 comidas realmente típicas da Colômbia

10 comidas realmente típicas da Inglaterra

5 comidas típicas de rua da América do Sul

 

Mais Buenas Dicas em São Paulo

• Os 5 melhores bairros para ficar em São Paulo

• 5 hostels bons, baratos e perto do metrô em SP

• Em busca do melhor café de São Paulo

Casa Mathilde, doces portugueses em São Paulo

 

Agora que você conhece as 10 comidas típicas de São Paulo, é hora de experimentar essas e outras delícias na cidade. Não é daqui? Veja onde ficar em São Paulo e bom apetite!

 Como economizar na viagem:  

  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Seguros Promo: compare preços de seguro viagem (cupom de desconto: BUENASDICAS5)

8 Comentários

  1. buenasdicas Responda

    Post atualizado, agora com fotos das melhores comidas típicas de São Paulo. Viva a culinária paulistana!

    • buenasdicas Responda

      Nem se compara com a quantidade de comidas típicas do nordeste, por exemplo… Paulistas defendem a pamonha e o virado à paulista. Mas a pamonha é goiana/mineiro e o virado é só um prato montado com coisas que têm no Brasil inteiro. Por isso acho que as típicas de SP são mesmo coisas como pastel (em SP é mais gosto) e hambúrguer.

  2. Valentina Rossetto Responda

    Está faltando os pratos do interior que também são achados na capital. Os pratos a base de milho como: Pamonha, Curau, Canjica, o próprio Milho cozido ou assado, a farofa de cuscuz e também outros pratos típicos da época dos bandeirantes

  3. Juninho Fernandez Responda

    Eu sou paulistano vindo de familia paulistana, ta faltando as comidas tipicas daqui de verdade, pra mim um prato que define bem é o cuzcuz paulista, que só quem é paulista da gema conhece.

  4. Roberto Ramos Responda

    Sou paulista, com raiz familiar de 300 anos mais ou menos, e nunca vi e ou comi esse tal cupim na telha em São Paulo. Onde estão o virado à paulista, o cuscuz de farinha de milho, a paçoca de carne ou de amendoim etc.????

  5. Marcia Mazzini Responda

    Fala sério, eu gosto mesmo é das comidas típicas de são paulo que são mais gourmets do que pastel de feira… aff…

    • Rafael Rodrigues Responda

      Que bom pra você. Eu, por exemplo, adoro pastel de feira. Acho que esta é uma lista de comidas típicas de São Paulo, não da Marcia.

Escreva seu comentário