10 comidas realmente típicas de São Paulo

Quem disse que São Paulo não tem uma comida típica? Na verdade, a cidade tem várias, mas vou listar apenas as 10 mais comuns.

Algumas são comidas quem têm no Brasil inteiro, mas que aqui em São Paulo tem um tempero especial ou um jeito diferente de fazer que as deixam ainda mais gostosas.

Tem comida de rua, tem prato de boteco, tem petisco gourmet. E pode ter a sua dica lá nos comentários, pois certamente vou esquecer de alguma delícia. Só não tem o virado à paulista, que nunca vi pra vender em lugar nenhum. Se vem pra SP experimentar, entenda Onde ficar em São Paulo: dicas de bairros e hotéis.

Quais são as 10 comidas realmente típicas de São Paulo.

Se gosta de gastronomia brasileiras, além das comidas típicas de São Paulos, conheça também as melhores comidas típicas da Bahia, comidas típicas de Goiás e comidas típicas do Rio Grande do Sul.

1. Sanduíche de mortadela

Quente ou frio, com queijo ou com vinagrete, ou somente com seu recheio principal: fatias e mais fatias de mortadela, uma verdadeira montanha fatiada, que transforma o pão num suculento lanche que vale por duas refeições.

Meio sanduíche basta pra muita gente | Foto de Alessandro Leite

Onde comer: Mortadela Brasil e Bar Hocca, no Mercadão.

2. Comidas Árabes

São Paulo tem a maior população de ascendência árabe da América Latina, principalmente de origem síria e libanesa. Na capital paulista, muitos se dedicam à culinária, em restaurantes, lanchonetes e food trucks especializados nas comidas mais gostosas do Oriente Médio: quibes, esfihas, kaftas, kebabs, falafels, charutos e muitas outras especialidades. Duvido que exista no hemisfério sul, algum lugar melhor que São Paulo para comer essas gostosuras.

Prato árabe, comida típica de São Paulo

Onde comer especialidade árabes em São Paulo: tem pra todos os gostos e bolsos. Meu quibe preferido é o da Rosima. A esfiha de queijo em massa folhada do Kalili é imbatível. O Raful Cozinha Árabe e o Halim também valem uma visita. No Itaim Bibi, que considero o melhor bairro pra se hospedar em São Paulo, os pratos do Arably são os melhores.

3. Coxinha (e a famosa “coxa creme”)

Eu sei que tem essa delícia no Brasil inteiro, mas só em São Paulo o assunto é tratado de maneira quase religiosa. Existem blogs especializados em coxinha, rankings da melhor coxinha e filas intermináveis nos bares e restaurantes cujas coxinhas ganharam fama. Entre as comidas típicas de São Paulo, é a que vai melhor com pimenta e outros temperos.

Onde comer: Offner, Rosima, Veloso e Frangó, entre outros.

4. Pizza

A Itália pode ter inventado a pizza, mas São Paulo aprimorou a massa, acrescentou molho e colocou os melhores sabores em cima. A Portuguesa é a melhor pedia em qualquer lugar, mas não deixe de experimentar a calabresa tradicional, que é sem queijo e típica daqui. Outra delícia é a pizza de abobrinha, que ainda agrada os vegetarianos.

Pizza, uma das melhores comidas típicas de São Paulo

Onde comer: há anos as pizzarias da rede Bráz são consideradas as melhores de São Paulo, mas deram uma caída brusca de qualidade no ano passado. Esse ano, comi pizzas melhores na já famosa Margherita Pizzeria, nos jardins, e na aconchegante Leggera Pizza Napoletana, na Pompéia e no Mercado de Pinheiros.

5. Pastel de feira

Uns dizem que a origem do pastel é chinesa. Outros, que ele foi criado na Europa. Na dúvida, percorra as feiras de São Paulo, onde chineses, japoneses, coreanos e brasileiros fritam milhares de pastéis por dia. Depois de experimentar um bem crocante, vai ser difícil dizer que não é uma comida típica de São Paulo.

Pastel de feira, patrimônio da culinária paulistana

Onde comer: confira a lista de feiras da cidade.

6. Pão na chapa

É a comida típica de São Paulo mais fácil de ser encontrada. Isso porque a cidade está cheia de padarias e todas elas preparam esta simples e singela delícia. Afinal, o dia não pode começar sem um pão francês amanteigado prensado na chapa, junto a um bom café com leite.

Pão na chapa em padaria de São Paulo

Onde comer: em qualquer padaria e também naqueles bares/padocas com frutas penduradas. Ou nas melhores da cidade, claro. Confira o ranking do pão na chapa.

7. Hambúrguer

É a febre (eterna) do momento em São Paulo. Não param de surgir novas hamburguerias, cada uma com seu estilo. Seja vintage, rock’n roll ou hipster, todas são especialistas em hambúrgueres artesanais, elaborados com diferentes tipos de carne e preferencialmente servidos ao ponto. Foi-se o tempo que hambúrguer era coisa de americano.

Hambúrguer em São Paulo

Onde comer: Na Garagem, Big Kaguna, Z-Deli, Sujinho, 3B, Ici Brasserie, Fresto, Holy Burger e Meats, entre outros.

8. Picadinho de carne

As tardes chuvosas de São Paulo exigem esse filé cortado em cubos e servido em seu próprio caldo, que lembra muito pouco um estrogonofe. Geralmente acompanha arroz branco e farofa de banana. Alguns lugares ainda acrescentam um ovo frito por cima. Prato típico de São Paulo do tipo exportação.

Onde comer: o rústico do Trio Paulista, o gourmet do Le Bou Bistrô e o aconchegante do restaurante Saint Germain, entre outros.

9. Polpetone

As cantinas italianas de São Paulo são famosas por suas massas artesanais, mas a maioria também prepara estes sensacionais bolos de carne. Polpetas e polpetones (de acordo com o tamanho) geralmente são recheados com queijo, cobertos com molho de tomate caseiro e acompanham uma massa.

Onde comer: La Trattoria (o melhor), Cantina Bella Dona e Jardim de Napoli (conhecido como o restaurante do “inventor” do polpetone).

10. Cupim casquerado na telha

Outra especialidade que também não nasceu em São Paulo, mas que aqui cresceu e engordou. Engordou muito! Porque não tem como resistir a finos cortes de cupim, crocantes e assados na telha, acompanhados de mandioca ou polenta frita, um petisco típico de São Paulo. Onde comer: Cervejaria Santa Fé.

Mais comidas típicas de São Paulo

Bom, atualizando o post, reparei que apenas 10 especialidades não representam tudo o que tem de bom pra comer em São Paulo. Por isso a lista vai continuar crescendo. Se você achar que falar alguma coisa, é só mandar a dica pra gente.

11. Sushi, sashimi e temaki

As ruas de São Paulo estão cheia de japoneses. E não estou falando só das pessoas, como também das centenas de restaurantes especializados em culinária oriental, como a tailandesa, a mongol, a chinesa e, especialmente, a japonesa. Entre nos rodízios mais recomendados e faça a festa.

Onde comer: Aoyama, Nagayama e Mori Sushi, entre outros japoneses. Tantra (mongol) e Tian (tailandês).

Mortadela do Mercadão – Comidas típicas de São Paulo

Mais comidas típicas do mundo

Mais Buenas Dicas em São Paulo

Agora que você conhece as 10 comidas típicas de São Paulo, é hora de experimentar essas e outras delícias na cidade. Não é daqui? Veja onde ficar em São Paulo e bom apetite!

Gostou? Então veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 Comentários

  1. Companheiro A primeira ocupação europeia na Brasil ocorreu em São Paulo. De lá para cá a culinária paulista vem se desenvolvendo. O nosso acervo de receitas é maior do que o de qualquer estado do país. Incomparavelmente mais rico do que o do nordeste. O virado, para que saiba, é tem origem na culinária indígena paulista e os cortes de porco que aparecem em qualquer receita brasileira são típicos da cozinha paulista, já que até o século XVIII, apenas aqui era permitida a criação desses animais. Goias foi colonizado por bandeirantes paulistas que levaram sua culinária, inclusive a pamonha. Tenho postado receitas da cozinha típica paulista na página do Facebook “Orgulho de Ser Paulista”. Embora apresente mais de uma receita, por dia, imagino que em um ano nãos serei capaz de mostrar todas. Existem vários cronistas do período colonial, procure ler algum. Vá ao litoral e experimente a culinária caiçara. Tente viajar para o interior e abra seus horizontes. Péssima sua matéria e pior seus comentários.

  2. Absurdo falar que essas são as comidas típicas de São Paulo, Comida Tipica é o que é originário do local. O que é passado de geração em geração.

    1. Oi Sabrina. Obrigado pelo comentário. O que o post diz é que essas são as comidas mais comuns, realmente típicas no dia a dia de São Paulo.

      (Típico, segundo o dicionário: “Que possui as características consideradas normais ou mais comuns. = CARACTERÍSTICO”)

      Não é uma lista de comidas hitoricas, de tradição secular na cidade. Aliás, se souber exemplos de comidas tradicionais antigas, pode adicionar nos comentários. Que aí vai ajudar nas pesquisas de outras pessoas também.

      1. Parceiro, vc já comeu feijoada? A primeira referência que temos desse prato vem vem um cronista americano do séc.XIX, chamado Kidder, que a relatou como pato típico paulista. Já comeu queijo mineiro? Sua primeira referência aparece com Frei Antonil, maior cronista econômico do século XVIII e nos dá até o preço cobrado para ser entregue na praça de Minas. Toda a culinária mineira, se vc consultar as inúmeras referências históricas, perceberá que foi levada para lá pelos bandeirantes paulistas. Sabe o mate e o amendoim? Primeiro surgiram na culinária bandeirante. Já comeu pinhão? A região de SP era coberta de araucárias e esse era um quitute indígena antes das ocupações do estados do sul. E farofa? leia qualquer cronista colonial e verá que esse também é um prato do nosso índio. Pamonha , cural e os demais pratos feitos com milho ou com farinha de milho que vc já comeu são receitas do século XVI. Será que essas são comidas comuns para vc?

    2. Muito enganada, típico, por definição, é algo que representa algum lugar. A feijoada pode ter sido criada em Portugal, mas, quando se fala em feijoada, qualquer lugar do mundo associa ao Rio de Janeiro. Então, é uma comida típica daquele lugar. Mesma coisa do queijo, todo lugar do Brasil se faz queijo, mas, quando se fala em queijo logo se vem a cabeça Minas Gerais, então, é um alimento típico daquele lugar.

  3. Post atualizado, agora com fotos das melhores comidas típicas de São Paulo. Viva a culinária paulistana!

  4. Depois que li o texto, está claro pra mim que São Paulo don’t have comida tipica

    1. Nem se compara com a quantidade de comidas típicas do nordeste, por exemplo… Paulistas defendem a pamonha e o virado à paulista. Mas a pamonha é goiana/mineiro e o virado é só um prato montado com coisas que têm no Brasil inteiro. Por isso acho que as típicas de SP são mesmo coisas como pastel (em SP é mais gosto) e hambúrguer.

    2. São Paulo é uma cidade cosmopolita, então é natural que as comidas típicas daqui sejam as mesmas de outros lugares, e que nossas comidas típicas ( que foram inventadas aqui ) se popularizem em outros estado, a coxinha é um grande exemplo disso ( foi inventada aqui e é popular em todos os estados do país ).
      Essa regra vale para qualquer cidade de grande influência, pergunte para qualquer pessoa qual a comida típica de Nova Iorque por exemplo, dificilmente alguém citará algo diferente de hot dog, donuts e pizza, justamente por ser uma cidade cosmopolita.

  5. Valentina Rossetto disse:

    Está faltando os pratos do interior que também são achados na capital. Os pratos a base de milho como: Pamonha, Curau, Canjica, o próprio Milho cozido ou assado, a farofa de cuscuz e também outros pratos típicos da época dos bandeirantes

  6. Juninho Fernandez disse:

    Eu sou paulistano vindo de familia paulistana, ta faltando as comidas tipicas daqui de verdade, pra mim um prato que define bem é o cuzcuz paulista, que só quem é paulista da gema conhece.

  7. Roberto Ramos disse:

    Sou paulista, com raiz familiar de 300 anos mais ou menos, e nunca vi e ou comi esse tal cupim na telha em São Paulo. Onde estão o virado à paulista, o cuscuz de farinha de milho, a paçoca de carne ou de amendoim etc.????

  8. Marcia Mazzini disse:

    Fala sério, eu gosto mesmo é das comidas típicas de são paulo que são mais gourmets do que pastel de feira… aff…

    1. Rafael Rodrigues disse:

      Que bom pra você. Eu, por exemplo, adoro pastel de feira. Acho que esta é uma lista de comidas típicas de São Paulo, não da Marcia.