Maratona de Santiago do Chile: dicas, como chegar, onde ficar e hotéis

Não sou corredor, mas conheço bem a capital chilena, principalmente a região onde acontece a Maratona de Santiago.

Para complementar as dicas de bairros e onde ficar em Santiago, aqui vão algumas informações essenciais e dicas exclusivas para quem vai participar do maior evento esportivo do Chile.

Além de fazer bem, correr essa prova é uma boa justificativa para ir fazer turismo em Santiago.

Tradicionalmente, o local de largada e chegada é em frente ao Palácio de La Moneda, na Avenida Libertador General Bernardo O’Higgins, a mais importante de Santiago. Outro ponto de referência é a Torre Entel.

A localização é estratégica, entre duas estações de metrô: a estação La Moneda e a estação Universidad de Chile, ambas da Linha Vermelha. Bom para quem vai se hospedar em Providência, por exemplo.

Maratona de Santiago, a São Silvestre do Chile

Foto do jornal chileno La Tercera

Essa prova pode ser considerada a São Silvestre do Chile. O evento cresceu muito nos últimos anos e o número de corredores inscritos ultrapassa a marca de 30 mil. Números parecidos com a prova brasileira. Mas, como os chilenos são um povo menos extravagante, a prova (ainda) não se tornou uma grande festa à fantasia, como em São Paulo.

E assim como na São Silvestre, quase todo ano os quenianos vencem a prova. Aqui tem a lista de vencedores de todas as edições. Mas quem aproveita mesmo são os corredores amadores, entre os quais estão muitos brasileiros.

Além dos inscritos, dezenas, talvez centenas de cachorros de rua também têm o hábito de correr a prova. Muitas vezes perseguindo e pulando nos atletas, inclusive no pelotão da frente.

Percurso e mapas da Maratona de Santiago

Outra diferença para a prova brasileira, que tem apenas um percurso possível, de 15 km, é que a Maratona de Santiago tem três opções de trajeto: 10 km, 21 km e 42 km. A meia-maratona, prova de 21 km, teve o maior número de inscritos em 2017.

Esse mapa acima mostra o trajeto da prova de 21 quilômetros. Assim como a São Silvestre, podem ocorrer variações no trajeto. Por isso, consulte sempre o site oficial do evento.

Onde se hospedar para a Maratona de Santiago

A principal dica, é encontrar um hotel próximo ao ponto de largada e chegada da maratona. Enquanto esse local for o Palácio de La Moneda, a região central de Santiago é o local mais prático para dormir.

Como região central, entenda que existe o próprio Centro de Santiago e bairros adjacentes, como o histórico bairro Paris-Londres e a charmosa região de Lastarria.

Todas essas áreas são bem servidas de ônibus, metrô e carros de aplicativo. Então, fica fácil ir e voltar do local da prova.

Para mais detalhes sobre cada bairro, confira o guia de onde se hospedar em Santiago, onde tem muitas dicas de hotéis.

Viaje com tranquilidade para a Maratona de Santiago

Em toda viagem internacional, recomendamos a contratação de um bom seguro, pois suas coberturas são muito úteis. Por exemplo, caso precise consultar um médico, fazer exames e também para ter apoio e indenizações em casos de voos atrasados e malas extraviadas.

E numa viagem para a prática de esportes, ainda mais para a intensa Maratona de Santiago, ter um bom plano é ainda mais importante. Já imaginou, sofrer uma torção ou levar um tombo? É melhor proteger seu investimento e fazer o melhor por sua saúde.

No artigo sobre seguro viagem ao Chile, conheça as melhores opções de planos para sua viagem a Santiago e faça um orçamento nas diferentes seguradoras indicadas, para comparar valores e outras características.


* Créditos: a foto em destaque no topo do artigo é do jornal La Tercera. Aliás, ele é uma excelente fonte de informações sobre a Maratona de Santiago, e todos os anos publica artigos muito úteis para os corredores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Amigo, tudo bem? Muito boas as suas dicas. Estou indo para Santiago este ano. A minha preocupação é com o horário do metrô. Ordinariamente ele abre as 8:00 no domingo (dia da maratona). Você teve problema com isso quando foi? Houve alguma exceção para abertura mais cedo? Estou pensando em ficar perto da estação Pedro de Valdivia.
    Obrigado,

    1. Olá Rodrigo. Esses detalhes sempre mudam, recomendo ficar de olho nos horarios e noticias sobre eventos no site oficial do metro de santiago:https://www.metro.cl/