Melhor época em Montreal: quando viajar?

Montreal pode ser visitada em qualquer época do ano, mas as estações são completamente diferentes entre si. No inverno, a neve e as temperaturas negativas espantam muita gente, mas há pistas de patinações no gelo e atrativos na cidade subterrânea. No verão, os festivais de música e atrações ao ar livre mudam a cara da cidade. O outono e a primavera também têm suas vantagens e desvantagens.

Melhores meses para conhecer Montreal

Não vou te enrolar. De acordo com o clima ideal para fazer turismo e minhas preferências pessoais, considero que estes são os melhores meses para visitar Montreal e curtir o melhor da cidade:

  • Março – Chance de nevar e patinar no gelo, com frio menos intenso. Quase não chove.
  • Abril – No início do mês ainda há chance de nevar e patinar no gelo, sem frio polar
  • Maio – Auge da primavera, com dias mais quentes e longos
  • Setembro – Fim do verão, com temperaturas amenas até a metade do mês
  • Outubro – O outono vem com tudo, derrubando as folhas e as temperaturas
  • Novembro – Frio e dias mais curtos anunciam o inverno, mas ainda é possível caminhar

Clima e estações do ano em Montreal

  • Outono: 21 de setembro a 20 de dezembro – Folhas coloridas e início do frio
  • Inverno: 21 de dezembro a 20 de março – Frio polar, neve e anoitece cedo (antes de 17h em dezembro)
  • Primavera: 21 de março a 20 de junho – Flores e clima vai esquentando
  • Verão: 21 de dezembro a 20 de março – Festivais de música e dias mais longos (anoitece depois de 21h em julho)
Outono em Montreal – Cidade mais animada e bonita
Inverno em Montreal – Pista de patinação no gelo, uma das poucas vantagens da neve

Meses mais chuvosos em Montreal

De acordo com registros históricos pluviométricos, os meses mais chuvosos do ano em Montreal são:

  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Dezembro

Mas isso não significa que necessariamente vai chover na sua viagem nessa época. Eu mesmo passei alguns dias em Montreal em dezembro e vi apenas chuviscos, que não comprometeram em nada meu roteiro. O restante do ano chove pouco, especialmente no auge do inverno, nos meses de janeiro e fevereiro.

Meses mais frios – Inverno em Montreal

O inverno é rigoroso em Montreal. No meses de dezembro, janeiro, ferevereiro e março, neva bastante e mesmo as temperaturas máximas costuam ser abaixo de zero. Imagine então as mínimas, por volta de –15ºC, com a possibilidade de sensação térmica de –40ºC, devido aos fortes ventos que vem diretamente do Pólo Norte.

Nessa época, nos dias mais frios é praticamente impossível andar na rua. Mesmo vestindo todos os agasalhos possíveis, de bota de couro a gorro e jaqueta corta vento, qualquer caminhada vira uma tortura. Por isso o jeito é percorrer La Ville Souterraine, a cidade subterrânea de Montreal. Trata-se do meio complexo ubarno subterrâneo do mundo, com túneis e metrôs conectando shooping, prédios de escritórios, hotéis, museus e ginásios esportivos.

Além da cidade subterrânea, outra atração de inverno são as pistas de patinação no gelo. Existem várias espalhadas pela cidade. Uma das principais é a Bonsecours Basin, localizada no porto revitalizado da Old Montreal, o bairro histórico. Outras 6 pistas de patinação foram indicadas pelo blog Hi Bonjour Travel.

Onde patinar no gelo em Montreal:

  • Bonsecours Basin
  • Jean Mance Park
  • Beaver Lake
  • Olimpic Park
  • Jarry Park
  • Jean Drapeau Park
  • La Fontaine Park

Afinal, quando é melhor viajar para Montreal?

Entendidas as estações do ano e o rigor do inverno, que demanda um roteiro diferente e malas pesadas com roupas de frio, sobram 9 meses para conhecer Montreal sem se congelar na rua. Aí depende de você escolher qual é a melhor época para seu perfil de viagem.

Verão em Montreal

Se quer ver a cidade cheia de gente e curtir festivais de música e cerveja, viaje no verão. Alguns dos maiores eventos acontecem quase sempre em junho, como:

No dia 1º de julho é celebrado o Canada Day. Em agosto, o festival de música eletrônica ÎleSoniq é outra oportunidade para se jogar na festa com os locais. E esses são apenas alguns dos maiores eventos. Outras atividades possíveis possíveis são a tirolesa do Porto Velho e as piscinas públicas, que abrem somente nos meses de verão.

Dificilmente faz mais de 30 ºC em Montreal, mas a cidade é úmida e a sensação térmica costuma ser maior, como nessa onda de calor em 2018. Repare que foi em julho. Por isso acho melhor viajar para Montreal até o início de junho ou a partir de meados de agosto, quando o calor é menos intenso. Lembrando que uma vantagem do verão é ter mais horas de sol. Em média, anoitece entre 20h e 21h, o que é excelente para explorar pontos turísticos.

Primavera e outono em Montreal

Nem tão frio e escuro, nem tão quente e lotado. Prefiro viajar para a grande maioria dos destinos nessas duas estações, especialmente para o hemisfério norte, onde fica Montreal. Os dias tem a duração que estamos acostumados, com pôr-do-sol entre 18h e 19h em média. Pode fazer frio, mas é possível andar pela cidade sem congelar o nariz.

Na primavera, a cidade fica linda toda florida. Inclusive Montreal já foi escolhida como o Terceiro Melhor Destino de Primavera do Mundo, atrás apenas de Londres e Madrid, em ranking do US News.

Já no outono é tempo de ver a cidade forrada com folhas de bordo, símbolo do Canadá. E as árvores da floresta temperada ganham diferentes tonalidades, colorindo Montreal, que é bastante arborizada, especialmente a região do Parque Monte Royal

Mais dicas de Montreal:

Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.

Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.

Conheça nossos parceiros

Gostou? Então veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *