Escolher a melhor época para visitar Montevidéu é o primeiro passo na hora de planejar sua viagem para o Uruguai. Afinal, dependendo do que você pretende fazer por lá, é importante saber quando chove, quando faz frio, quando dá praia, quando é mais barato e também os melhores eventos e feriados na cidade. Entenda também o que levar na mala em cada época.

Para você definir quando ir para Montevidéu, vou listar tudo isso, mostrando o clima da cidade mês e mês e comentando sobre minhas experiências por lá em diferentes estações do ano, curtindo a cidade com diferentes temperaturas, climas e contextos. Além disso, consultei o histórico meteorológico de Montevidéu em registros dos últimos 30 anos na cidade.

Quando faz frio em Montevidéu | Inverno e outros meses

O clima na capital Uruguaia não é rigoroso, mas quem mora acima da região sul do Brasil pode achar a cidade muita fria. Assim como em todo o hemisfério sul, o inverno no Uruguai começa em meados de junho e vai até meados de setembro. Ou seja, é exatamente nesses meses que faz mais frio em Montevidéu. Mas isso não significa que não exista “frio padrão brasileiro” nos outros meses.

Junho, julho, agosto e setembro: são os meses mais frios do ano. As temperaturas ficam quase sempre abaixo dos 10 ºC e, se vier uma massa gelada, pode ficar abaixo de zero. Embora seja raro, pode até nevar em Montevidéu.  Ou seja, é tempo de usar jaqueta noite e dia. Pode haver alguma onda de calor durante o dia, mas é bom estar preparado para o cair da tarde, quando esfria pra valer. Já estive na cidade no final de junho e fazia um clima para usar cachecol durante a noite e apenas manga comprida à tarde.

Abril, maio e outubro: também são meses de frio para o padrão brasileiro. Já estive em Montevidéu no final de abril e estava mais frio do que em junho. Prova de que previsão do tempo é sempre um imprevisto. Historicamente, a média de temperatura média nesses meses vai de 10 ºC a 17 ºC.

O que levar na mala: prefira calças mais quentes, de jeans mais grosso, por exemplo. Se for friorento, vale a pena levar ou comprar por lá uma calça térmica, tipo segunda pela. Leve pelo menos uma boa jaqueta, de preferência do tipo corta-vento. Mulheres, hora de usar suas botas!

Quando faz calor em Montevidéu | Verão e outros meses

Não se engane pelas fotos das pessoas sempre agasalhadas e tomando vinho em Montevidéu. A cidade pode ser quente mesmo para os padrões brasileiros. Lembre-se de Porto Alegre, a capital brasileira mais próxima de Montevidéu, onde são registradas temperaturas acima de 40 ºC no verão. O que também não é impossível de acontecer na capital uruguaia.

Dezembro, janeiro, fevereiro e março: de meados de dezembro a meados de março é o verão no hemisfério sul. É quando as ondas de calor elevam as temperaturas em Montevidéu. A temperatura máxima já registrada na cidade, de 42 ºC, foi num mês de janeiro. Mas nem sempre o calor é tão rigoroso. Historicamente, a temperatura máxima nesses meses fica por volta de 27 ºC.

Novembro, final da primavera, é um mês de temperaturas mais amenas, quando a temperatura geralmente varia de 14 ºC a 18 ºC.

O que levar na mala: nessa época do ano em Montevidéu, apesar da maior chance de calor, leve também uma jaqueta na mala. Mesmo no verão, é normal fazer temperaturas por volta de 17 ºC em Montevidéu, o que é considerado frio em muitas cidades brasileiras. E, não raro, à noite pode fazer menos de 10 ºC. Além da jaqueta para frio moderado, leve bermudas, camisetas leves e roupa de banho, porque vai dar praia!

Quando chove em Montevidéu

Assim como no Brasil, os meses mais quentes são também os mais chuvosos. Ou seja, principalmente no verão. Mas, mesmo nesses meses, o que chove em Montevidéu é pouco de comparar com São Paulo, por exemplo. Dezembro, em São Paulo, historicamente tem 14 dias de chuvas. em Montevidéu, é difícil chover mais de 7 dias no mesmo mês. Ou seja, é quase a garantia de não se molhar na viagem.

Outubro o mês que mais chove em Montevidéu.

Junho é o mês que menos chove em Montevidéu

Quando é mais animado em Montevidéu

Carnaval: se tem um povo que gosta mais de Carnaval do que os brasileiros, são os uruguaios. Sem dúvidas é a festa mais importante do ano no país e Montevidéu é a cidade mais empolgada. As pessoas começam a celebrar muito antes do início “oficial” do Carnaval e seguem firmes até o último dia. Em Montevidéu, o Desfile de llamadas é o auge da folia, e acontece pelas ruas Carlos Gardel e Zelmar Michelini.

Noite da Nostalgia: além do extenso Carnaval, Montevidéu também embarca com tudo em outra tradição uruguaia, a “Noite da Nostalgia”: é como uma grande festa retrô, que toma conta de shows, boates, bares e restaurantes do país. Eu não cheguei  a curtir essa festa por lá, mas pelo que li aqui no Viver Uruguay, fiquei com vontade de conhecer.

Mais feriados no Uruguai: para saber todos os feriados do país, recomendo ver este calendário.

 

Afinal, quando viajar para o Montevidéu

Escolher qual a melhor época em Montevidéu é uma decisão relativa e pessoal. Se você gosta de frio e prefere evitar as chuvas, vá nos meses de inverno e outros meses mais frios do ano, de ABRIL A SETEMBRO. Particularmente, adorei passar o mês de junho na cidade, quando andei o dia inteiro sem suar e me esbaldei de comer as melhores comidas típicas do Uruguai.

Montevidéu não é exatamente uma cidade turística e por isso não se enquadra bem em “alta e baixa temporada”. Mas, como o turismo por lá depende muito das muitas Praias do Uruguai,  nos meses frios você vai encontrar a capital mais vazia e tem chance de pagar menos nos hotéis.

Agora, se você gosta de praia e calor, a melhor época para você em Montevidéu é o verão e os outros meses quentes do ano, de NOVEMBRO A MARÇO. Por ser altíssima temporada em Punta del Este e outras praias, os meses de dezembro e janeiro acabam sendo os de maior movimento também em Montevidéu, que recebe boa parte dos voos no país.

Resumindo:

Abril e setembro: frio e poucas chuvas, melhor pra comer muito, caminhar e fazer turismo urbano em Montevidéu.

Novembro a março: mais chances de sol e calor, melhor para curtir as muitas praias perto de Montevidéu.

 

Partiu Uruguai!

Agora que você já sabe quando ir para Montevidéu, é hora de planejar melhor sua viagem para o Uruguai. Veja mais destinos, praias e dicas dicas de roteiro nesse pequeno e incrível país aqui pertinho do Brasil

+ Roteiro Uruguai e Argentina

+ Onde ficar em Montevidéu

+ Pousadas charmosas em Colônia del Sacramento

Salve no seu Pinterest essas dicas de quando ir para Montevidéu e conheça a cidade nos melhores meses do ano, com poucas chuvas e clima favorável para fazer turismo.
Fotos: pixabay

 

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
  • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

→ Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem

→ Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

→ Chip internacional de dados e voz com  15% de desconto  se usar o cupom CHIPMAISBARATO.

Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

4 Comments

  1. Adorei suas dicas vou para lá em Novembro e com certeza vou usar o que li aqui🙂

  2. Olá, Nivaldo

    No inverno há muitas vinícolas para visitação no Uruguai?

    • Nivaldo responder

      Olá, Matheus. Pode visitar as vinícolas e bodegas uruguaias em qualquer época do ano. As melhores ficam em Canelones, pertinho de Montevidéu. Mas isso é tudo que sei, porque odeio vinho, haha. Recomendo entrar nesse post do blog Viver Uruguay, sobre as melhores vinícolas na região da capital. Aí qualquer dúvida pergunta lá, porque a autora é especialista em Uruguai. Boa viagem!

Comentários