Com mais de 120 anos de história, o mercado público de Toronto é um dos melhores que já conheci. Ótimo lugar para comer e comprar presentes sem gastar muito, o St. Lawrence Market é um programa que combina com vários locais próximos. E lá é feito o mais famoso exemplar de uma das melhores comidas típicas do Canadá.

Localizado no centro de Toronto, é um dos poucos lugares que considero uma visita obrigatória na cidade. Principalmente para carnívoros. Entre açougues, lojas de souvenir, castanhas, chás, doces e bolos, se destaca o Carousel Bakery, com seu sanduíche de Peamel Bacon.

Peamel Bacon, a melhor comida tradicional de Toronto

Supostamente criado em Toronto, o Peamel Bacon é um tipo de toucinho de porco, feito com lombo defumado, curado e enrolado em farinha de milho. Receitas à parte, só digo que é um negócio muito gostoso. E a lanchonete Carousel Bakery, dentro do mercado, é especialista num sanduíche, que não contém nada além de Peamel Bacon. É tão gostoso que mereceu elogios de um dos melhores programas de viagem da TV.

Custa 6,45 CAD (R$ 20 na cotação de hoje), o que é barato para os padrões de Toronto. Não é grande. Pouco menor que um Big Mac, vale como lanche ou parte do café da manhã.

Fila! A banca é a mais famosa do St. Lawrence Market e costuma ter alguma espera para o atendimento. Visitei em dias e horários diferentes e reparei que pela manhã tem bem mais gente, principalmente chineses. Mas o sanduíche fica pronto rápido. Tirei algumas fotos do produto bruto (em outra banca) e do sanduíche. Infelizmente não consegui resistir e só tenho fotos dele mordido.

O famoso peamel bacon antes de virar sanduíche
Só isso: pão e peamel bacon. Uma das coisas mais gostosas que comi em Toronto.
Repare na textura desse “bife” de bacon

Quando é melhor visitar o St. Lawrence Market

Vá de preferência no café da manhã e com muita fome. O St. Lawrence Market abre às 8h e fecha no final da tarde. No fim do dia, apesar de mais vazio, senti um clima de fim de feira.

Horários e dias de funcionamento

  • Terças, quartas e quintas: abre 8h e fecha 18h
  • Sextas: abre 8h e fecha 19h
  • Sábados: abre 5h e fecha 17h
  • Aos domingos e segundas o mercado não funciona

O St Lawrence Market é turístico, mas nem tanto

Principal mercado público de Toronto, lar do famoso Peamel Bacon e no centro da cidade, é natural que o St Lawrence Market tenha se tornado uma atração turística. Mas também há um bom fluxo de moradores, o que deixa um clima mais autêntico no ar, com gente fazendo compras do dia a dia e sem aquela chatice que é quando todo mundo fica tirando foto (tipo blogueiro de viagem).

Entre os produtos turísticos vendidos, estão potes de maple syrup, em média por 4,50 CAD a unidade pequena. É barato se comparar ao preço do produto do Brasil, mas nos mercados de Toronto é possível encontrar potes mais bonitos pela metade do preço. A seguir, algumas fotos desse mercado público, pra você ter uma ideia do que vale a pena comprar e o que esperar da visita.

Rua lateral do St. Lawrence Market
Restaurante com mesas no St. Lawrence Market
Precisando de acessórios para caviar?? Também tem no mercado.
Carousel Bakery, onde é vendido o peamel bacon
Maple syrup 100% puro, teoricamente
Brown Borthers, açougue no mercado público de Toronto
Parada para a sobremesa no mercado. Fudge Cake, Cheesecake, Velvet Cake e outros bolos.
Quer comer costela em Toronto? No mercado central tem.
Eye’s Temptations, banca de doces e variedades no St. Lawrence Market

Mais dicas de Toronto

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Chip Internacional: internet no celular em qualquer lugar do mundo

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários