St. Lawrence Market, o mercado público de Toronto e seu Peamel Bacon
Com mais de 120 anos de história, o mercado público de Toronto é um dos melhores que já conheci. Ótimo lugar para comer e comprar presentes sem gastar muito, o St. Lawrence Market é um programa que combina com vários locais próximos. E lá é feito o mais famoso exemplar de uma das melhores comidas típicas do Canadá.
Localizado no Centro de Toronto, é um dos poucos lugares que considero uma visita obrigatória na cidade. Principalmente para carnívoros. Entre açougues, lojas de souvenir, castanhas, chás, doces e bolos, se destaca o Carousel Bakery, com seu sanduíche de Peamel Bacon.
Peamel Bacon, a melhor comida tradicional de Toronto
Supostamente criado em Toronto, o Peamel Bacon é um tipo de toucinho de porco, feito com lombo defumado, curado e enrolado em farinha de milho. Receitas à parte, só digo que é um negócio muito gostoso. E a lanchonete Carousel Bakery, dentro do mercado, é especialista num sanduíche, que não contém nada além de Peamel Bacon. É tão gostoso que mereceu elogios de um dos melhores programas de viagem da TV.
Custa 6,45 CAD (R$ 20 na cotação de hoje), o que é barato para os padrões de Toronto. Não é grande. Pouco menor que um Big Mac, vale como lanche ou parte do café da manhã.
Fila! A banca é a mais famosa do St. Lawrence Market e costuma ter alguma espera para o atendimento. Visitei em dias e horários diferentes e reparei que pela manhã tem bem mais gente, principalmente chineses. Mas o sanduíche fica pronto rápido. Tirei algumas fotos do produto bruto (em outra banca) e do sanduíche. Infelizmente não consegui resistir e só tenho fotos dele mordido.
Quando é melhor visitar o St. Lawrence Market
Vá de preferência no café da manhã e com muita fome. O St. Lawrence Market abre às 8h e fecha no final da tarde. No fim do dia, apesar de mais vazio, senti um clima de fim de feira.
Horários e dias de funcionamento
- Terças, quartas e quintas: abre 8h e fecha 18h
- Sextas: abre 8h e fecha 19h
- Sábados: abre 5h e fecha 17h
- Aos domingos e segundas o mercado não funciona
O St Lawrence Market é turístico, mas nem tanto
Principal mercado público de Toronto, lar do famoso Peamel Bacon e no centro da cidade, é natural que o St Lawrence Market tenha se tornado uma atração turística. Mas também há um bom fluxo de moradores, o que deixa um clima mais autêntico no ar, com gente fazendo compras do dia a dia e sem aquela chatice que é quando todo mundo fica tirando foto (tipo blogueiro de viagem).
Entre os produtos turísticos vendidos, estão potes de maple syrup, em média por 4,50 CAD a unidade pequena. É barato se comparar ao preço do produto do Brasil, mas nos mercados de Toronto é possível encontrar potes mais bonitos pela metade do preço. A seguir, algumas fotos desse mercado público, pra você ter uma ideia do que vale a pena comprar e o que esperar da visita.