Bolívia

O que fazer em La Paz – Melhores passeios e pontos turísticos

Com casarões coloniais preservados, ruas para bruxarias e montanhas nevadas, La Paz é um destino supreendente.

Visitar La Paz é uma parte essencial no roteiro pela Bolívia. Surpreendente e no mínimo pitoresca, a cidade tem pontos turísticos históricos e naturais que merecem ser conhecidos. Veja aqui o que fazer em La Paz, com dicas de atrações e passeios.

La Paz fica num dos pontos mais altos da Cordilheira dos Andes e é cercada de belas paisagens, com montanhas nevadas e formações rochosas inusitadas. Lugares para conhecer em apenas um dia. Curiosidade: a capital da Bolívia é Sucre, mas La Paz é a sede do governo.

Devido ao trânsito complicado e às péssimas condições das estradas bolivianas, não recomendo alugar carro. A dica é fazer os principais passeios com agência de turismo. No vídeo abaixo, tem lindas imagens das principais atrações.

O que fazer em La Paz: principais pontos turísticos e passeios

Selecionei as principais atrações da cidade. Lugares que você pode ir a pé ou de táxi, caso queria evitar contratar alguma agência para esses locais mais próximos.

Olha só o que fazer em La Paz para ter um roteiro completo pela maior cidade da Bolívia, considerando suas principais atrações e locais de interesse:

Plaza Murilo

A 3600 metros de altitude, a Plaza Murilo é o marco zero da Bolívia Ela é um dos principais pontos turísticos e também um importante local de encontros e manifestações populares. Fica no centro histórico de La Paz e é uma parada obrigatória no seu roteiro. Cuidado apenas com a enormes quantidade de pombos, que a fez incluída em nossa lista de lugares lindos, mas cheios de pombos. Passeio gratuito, bom para fazer num roteiro a pé.

Catedral Metropolitana de La Paz

Catedral de La Paz – Foto de Thetempletrail

Localizada em plena Plaza Murilo, a Catedral Metropolitana é a igreja mais importante de La Paz. Foi construída entre 1835 e 1932. Seu estilo arquitetônico predominante é o Neoclássico. Possui duas torres com sinos. Em ser interior, destaque para as placas de mármore do revestimento e para o altar, que foi feito na Itália. Sem dúvidas um dos mais impressionantes monumentos em La Paz.

Mercado de las Brujas

O aroma azedo é uma das marcas registradas dessa região de La Paz, que ocupa várias ruas e ladeiras na região central. São dezenas de lojas especializadas em ervas medicinas, amuletos, poções e artigos para rituais religiosos indígenas e “bruxarias” diversas. Se não quiser ver carcaças de fetos de lhamas, melhor nem passar pela região, que curiosamente fica bem atrás da catedral católica.

Calle Jaén

Calle Jaén, La Paz – Foto de David Almeida

Se busca uma rua charmosa para fotografar em La Paz, vá direto à Calle Jaén. Estreita e exclusiva para pedestres, ela é rodeada de casarios antigos, bem preservados e coloridos. É uma região, digamos, mais hipster da cidade, com cafés, bares de drinques e museus, como o Museo de Instrumentos Musicales.

Museo de la Coca

Perto do Mercado das Bruxas, o Museu da Coca é dedicado à planta mais consumida da Bolívia. A folha de coca é utilizada há 8 mil anos pelos nativos da região e tem diferentes propriedades, como o de suavizar os efeitos do ar rarefeito da altitude. No museu você confere a história da coca, seu plantio e as tentativas internacionais de criminalizar seu uso. No café do local, podemos experimentar diferentes comidas e bebidas à base de coca, como seu delicioso chá. Preço do ingresso: 15 Bolivianos (aproximadamente R$ 11).

Mirador killi killi

Próximo ao centro de La Paz, o Mirador Killi Killi é dos mais visitados mirantes de La Paz. Apesar da pouca distância, não recomendo ir à pé, devido às curvas numa região de calçadas estreitas e falta de acostamento para os carros. Lá no alto, tenha uma das melhores vistas panorâmicas de La Paz, com direito às belíssimas montanhas nevadas ao fundo, se tiver sorte de ir num dia de céu claro.

Mi Teleférico

Desde 2014, a melhor forma de ir do centro de La Paz para a super povoada cidade de El Alto, é de teleférico. O sistema do Mi Teleférico é hoje o maior do mundo em operação. A função desses “bondinhos” é primordialmente o transporte de moradores, mas com a vista que oferece, naturalmente se tornou um dos principais pontos turísticos de La Paz. Tem diferentes linhas e a passagem é muito barata. Aqui nesse blog tem mais detalhes do passeio.

Melhores passeios para fazer em La Paz

Confira as melhores lugares para visitar na região de La Paz, em passeios que podem ser feitos em apenas em dia. Algumas agências de turismo oferecem pacotes incluindo um combo com vários destes lugares no mesmo passeio.

Montanha Chacaltaya

Cansou do frio? Melhor entrar e tomar um chá de coca bem quente.

Não tem lugar melhor para “ver neve” na região de La Paz. O Chacaltaya é um dos picos mais próximos da metrópole. O passeio é feito em van, que cruza as estradas de El Alto e continua a subida vertiginosa pela natureza do altiplano, passando por lhamas e lagoas andinas. Na chegada, podemos curtir a vista do simpático café, ou encararmos a pé mais uma subida, pela neve, até o topo da antiga estação de esqui mais alta do mundo.

Valle de la Luna

A cerca de 10 km do centro de La Paz e acessível por transporte público, está esse vale repleto de interessantes formações geológicas, resultado de anos sob a ação dos ventos e das chuvas. Dá pra caminhar em meio aos picos e depressões do vale, passando por pequenas pontes e esculturas. Tudo sinalizado por placas de madeira. Ou você pode ir até lá no mesmo passeio que leva ao Chacaltaya.

Estrada da Morte

Em 1995, a rota conhecida como Camino Yungas ganhou o “título” de estrada mais perigosa do mundo. Em seus 66 km de extensão, a estrada vai de 4700 a 1185 metros de altitude. Simplesmente 3515 metros ladeira abaixo, que passaram a ser explorados por ciclistas. Pelo caminho de bike na Estrada de Morte, o aventureiro passa por um trecho asfaltado, onde divide a estrada como o tráfego de veículos, e depois segue por trechos somente turísticos. A melhor forma de fazer o “passeio” é em guia, nos grupos levados pelas operadoras de turismo.

Continue planejando sua viagem para a Bolívia

Além dessas dicas sobre o que fazer em La Paz, aproveite que você está no blog que é especialista na América do Sul para organizar outros detalhes da sua viagem. Aqui você encontra mais pontos turísticos, relatos de viagem e roteiros completos para planejar suas férias ou mochilão. Veja também:

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
      • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários