Os 5 documentos necessários para viajar à Alemanha

Sabia que brasileiros não precisam de visto para visitar a Alemanha? Mas é preciso levar uma série de documentos e comprovantes para não ter problemas na imigração, seja no Aeroporto de Berlim, em Frankfurt, ou onde for seu local de entrada no país.

Considerando uma viagem a turismo, listamos abaixo todos os documentos obrigatórios na Alemanha, e outros que, apesar de não especificados, podem ser solicitados.

Algumas regras são específicas da Alemanha. Outras, são compartilhadas com os países membros do Espaço Schengen. Por isso, tenha atenção redobrada caso o seu roteiro na Europa vá além do território alemão.

NA ALEMANHA NÃO PRECISA: Visto e comprovante de vacinação contra febre amarela (CIVP) não são necessários. No momento, estão suspensas as restrições relativas à COVID-19. Então, não é preciso levar o “CNVC”. Regras atualizadas no site oficial de turismo da Alemanha: https://www.auswaertiges-amt.de

Documentos obrigatórios em viagem à Alemanha

Até o momento, estes são todos os documentos obrigatório ou que podem ser solicitados nos locais de imigração na Alemanha. É provável que o fiscal não requisite todos eles. Na maioria dos casos, é pedido apenas o passaporte. De qualquer forma, é essencial ter todos os comprovantes à mão.

Consultamos também a Representação da República Federal da Alemanha no Brasil, um site oficial do governo alemão, em português, que além da documentação, também mostra notícias e informações atualizadas.

1. Passaporte / Obrigatório

Logo após desembarcar na Alemanha, será necessário apresentar seu passaporte. Por regra, deve ter no mínimo 3 meses de validade na data da sua saída do Espaço Schengen. Exemplo:

  • Caso seu voo de volta seja no dia 10 de junho, seu passaporte deve ser válido pelo menos até 10 de setembro.

Verifique a validade do seu passaporte antes de comprar a passagem: se estiver vencido ou não se enquadrar na condição acima, será preciso renovar seu passaporte através do site da Polícia Federal, mediante taxa de R$ 257,25. A própria PF recomenda que você compre a passagem apenas quando já tiver o documento em mãos, pois podem acorrer atrasos.

2. Seguro viagem na Alemanha / Obrigatório

Assim como nos demais países membros do Espaço Schengen, para visitar a Alemanha é preciso ter um seguro viagem.

A regra é clara: o seguro deve oferecer no mínimo 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares, ou o equivalente em outras moedas. É o chamado Seguro Schengen. Faça um orçamento aqui, nesse site parceiro do blog, que utilizo em minhas viagens.

Atualmente é relativamente barato fazer um seguro viagem. Para a Alemanha, é possível encontrar planos que custam menos de R$ 10 por dia. Recomendo escolher um seguro com cobertura para tratamento de COVID-19.

O seguro precisa abranger todo o período da viagem. O mesmo plano de seguro saúde utilizado para viajar à Alemanha também é válido nos demais países de Europa.

Dessa forma, mesmo que seu roteiro inclua cidades como Berlim, Munique, Paris, Roma e Lisboa, você estará protegido pelo mesmo seguro viagem.

3. Comprovante financeiro na Alemanha / Recomendável

A Alemanha não específica um valor mínimo que deve ser comprovado por turistas. No entanto, é recomendável ter ao seu dispor no mínimo 70 euros por dia de viagem, segundo informações de sites sobre entrada em países do Espaço Schengen.

Além de dinheiro em espécie, meios mais modernos de pagamentos também são válidos como comprovantes, como o limite no cartão de crédito e saldo em cartões internacionais pré-pagos.

Enquanto a maioria dos países da Europa já está dominado pelos cartões de crédito, os alemães ainda preferem pagar e receber suas contas em dinheiro. Recomendo levar dinheiro das duas formas ao país:
1. Cartão com IOF de apenas 1,1%, como o Cartão WiseUse para pagar hotéis e contas mais caras.
2. Dinheiro vivo, que você pode fazer a cotação aqui e reservar a quantidade que precisa.

4. Comprovante de hospedagem na Alemanha / Recomendável

Diferente de outros países da Europa, a Alemanha não especifica a necessidade de um comprovante de hospedagem no país.

Mesmo assim, é bastante recomendável ter o comprovante de reserva do seu hotel.

Em caso de hospedagem domiciliar, por exemplo se for ficar na casa de algum amigo ou familiar, é importante ter com você uma “carta convite”, documento contendo o endereço e a cópia do passaporte do seu anfitrião.

Se for ficar em hotel, viaje com tudo reservado. É mais barato e prático reservar com antecedência. No post Onde ficar em Berlim tem muitas dicas de bairros e hotéis na capital.

5. Tempo de permanência na Alemanha / Regra do Espaço Schengen

Portadores de passaporte brasileiro, viajando a turismo para a Alemanha, podem permanecer no máximo 90 dias no país, a cada semestre.

A regra é conjunta entre todos os países do Espaço Schengen. Por exemplo:

  • Se você passar 20 dias em Portugal, poderá ficar no máximo 70 dias na Alemanha.
  • Caso fique 30 dias na Itália, 30 na França e 20 na Espanha, sobrarão 10 dias para a Alemanha.

Entenda melhor a regra dos 90 dias a cada 180 dias no site oficial da diplomacia alemã.


Chip internacional para usar o celular na Alemanha

Uma dica importante é chegar na Alemanha já com internet disponível no celular. Assim você pode acessar na hora todos os documentos que lhe forem solicitados, caso não os tenha impressos ou salvos na galeria.

Recomendo utilizar o sim ou e-sim da O Meu Chip, empresa parceira do blog, que oferece conexão 4G ou 5G na Europa. Já testei e gostei da qualidade do sinal.

Caso queira mais dicas e opções, recomendo ler nosso post Onde comprar chip internacional, um guia com as principais empresas do segmento e comparativos entre elas.


Continue organizando sua viagem para a Europa

Aqui no blog você encontra muitas dicas de viagem para a Alemanha e outros países da Europa. Recomendo começar por nosso Roteiro de 20 dias na Europa, uma guia completo para viajar de trem pelo velho continente.

Veja também guias sobre os principais destinos:


Fotos: Josh Parker / Victor Hugo Quiroz / Dominik Hofer

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *