Portugal

Onde ficar em Coimbra: dicas de bairros e hotéis

Descubra onde é melhor se hospedar em Coimbra, histórica cidade universitária entre Lisboa e o Porto. Com dicas de hotéis e Airbnb's nos melhores bairros.

Vale a pena dormir pelo menos uma noite em Coimbra, que fica praticamente no meio do caminho entre Lisboa e o Porto. Indo de trem ou de carro, veja aqui dicas de onde ficar em Coimbra para aproveitar o melhor da cidade.

Apesar da grandeza histórica, Coimbra é uma cidade de “apenas” 105 mil habitantes. Os principais pontos turísticos estão no Centro Histórico e na região da Universidade de Coimbra, a mais antiga de Portugal. Não há motivos para ir até bairros distantes. Então, a dica é reservar seu hotel nessas duas áreas mais importantes.

Mapa de onde ficar em Coimbra – Dicas de bairros, hotéis e Airbnb

→ Pesquise preços de hotéis e pousadas em Coimbra

Atenção também ao período da sua viagem a Coimbra. Se for em época de férias, como dezembro, janeiro e principalmente agosto, vai encontrar a cidade às moscas. Ruim para curtir a noite, embora mais barato para se hospedar. Se quer aproveitar a animação dos bares, melhor conhecer Coimbra em período letivo. Segundo os locais, a noite mais agitada é a de quinta-feira.

1. Região da Universidade de Coimbra (Alta)

Fundada em 1290, a Universidade de Coimbra foi a primeira de Portugal e formou também milhares de brasileiros nos últimos séculos. E seus edifícios, além de monumentais, estão entre as atrações mais visitadas da cidade, como o Pátio das Escolas e a Biblioteca Joanina. Outros pontos turísticos da região são a Sé Velha de Coimbra, o Museu Nacional Machado de Castro e as Escadas Monumentais.

Faculdade da Universidade de Coimbra
Paço das Escolas, Universidade de Coimbra
Escadas Monumentais, Alta de Coimbra

Aliás, a maioria das atrações de Coimbra fica perto da universidade, além dos melhores bares e restaurantes. Se quer economizar tempo e dinheiro com transporte, fazendo quase tudo a pé, melhor se hospedar nessa região.

Além do que, andar pela Alta de Coimbra por si só é uma das melhores coisas a se fazer em Coimbra. Pelos becos medievais e ladeiras estreitas onde mal passam carros, os universitário vão andando de bar em bar usando suas capas pretas que inspiraram os trajes dos bruxos de Hogwarts, nos livros Harry Potter. Se hospedar em meio a essa arquitetura secular é uma experiência interessante.

E não deixe o mapa te enganar. Apesar de ser ao lado do Centro, a universidade fica na parte mais alta de Coimbra. São ladeiras e escadarias sem fim separando essas regiões. Melhor usar carro para circular entre essa e outras áreas.

Dica de hotel, pousada e hostel na Alta de Coimbra

  • Hotel boutique perto do Paço das Escolas → Sapientia
  • Pousada moderna com ótimo custo-benefício → Epic Days
  • Hostel bom e barato perto da Sé Velha → Serenata Hostel

2. Centro Histórico de Coimbra (Baixa)

O Centro de Coimbra é uma região muito prática para se hospedar, principalmente para quem chega de ônibus ou trem, pois ali fica a principal estação de trens e o terminal rodoviário. Fica à beira do fotogênico Rio Mondego.

Apesar de não ser uma região tão interessante quanto a Alta de Coimbra, a Baixa também tem seus marcos históricos, como a Torre de Almeida, a Porta de Barbacã e a Praça do Comércio.

Centro de Coimbra, visto do outro lado do Rio Mondego.
Rua no Centro de Coimbra
Largo da Portagem, Coimbra

A Rua Ferreira Borges / Visconde Luz é a principal do centro. Aliás, é a mais importante rua turística de Coimbra. Exclusiva para pedestres, concentra lojas,  bancos, cafés e restaurantes. Lembra a Rua Augusta de Lisboa, embora muito menos movimentada e menos conhecida.

Dica de hotel, pousada e Airbnb no Centro Histórico de Coimbra

  • Hotel simples e econômico, muito perto da estação de trem de Coimbra → Hotel Vitória
  • Pousada boa e barata, uma das mais reservadas de Coimbra → Moderna Pousada
  • Apartamento no Airbnb para até 4 pessoas na principal rua do Centro Histórico → Ver no Airbnb

A mais importante dica de hospedagem em Coimbra

Antes de decidir onde ficar em Coimbra, avalie como será o seu transporte na cidade. Se por exemplo você alugou um carro, é melhor se hospedar num hotel com garagem, visto que é complicado encontrar vaga nas ruas de Coimbra e boa parte delas é “zona azul”. Então busque hotéis com estacionamento, atento ao fato de que a maioria dos hotéis em Portugal cobra taxa de estacionamento, geralmente acima de 10 euros por dia. Já nos apartamentos de temporada do Airbnb é mais comum encontrar garagem grátis.

Se vai de trem, veja que tem bons hotéis perto da estação, como esses indicados acima. Então poderá fazer tudo a pé, inclusive embarcar para ir embora, assim economizando muito com transporte.

República de estudantes na Alta de Coimbra

E se vai sozinho, compensa muito mais ficam em hostel, principalmente naqueles perto da Universidade de Coimbra. Assim gasta pouco e ainda pode curtir o clima animado da cidade universitária mais importante de Portugal.

 

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Passagens aéreas: melhores sites para pesquisar preços de passagens
      • Airbnb: reservas de quartos e apartamentos de temporada

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários