Onde ficar em Coimbra: dicas de bairros e hotéis

Vale a pena dormir pelo menos uma noite em Coimbra, que fica praticamente no meio do caminho entre Lisboa e o Porto. Indo de trem ou de carro, veja aqui dicas de onde ficar em Coimbra para aproveitar o melhor da cidade.

Apesar da grandeza histórica, Coimbra é uma cidade de “apenas” 105 mil habitantes. Os principais pontos turísticos estão no Centro Histórico e na região da Universidade de Coimbra, a mais antiga de Portugal. Nessas áreas também estão os melhores hotéis.

Por isso, não há motivos para se hospedar em bairros distantes. A dica é reservar seu hotel por essa região central e desbravar Coimbra a pé, que é muito agradável de caminhar, apesar das ladeiras.

Onde ficar em Coimbra – Melhores bairros e hotéis

Atenção ao período da sua viagem a Coimbra.

Em época de férias, como dezembro, janeiro e principalmente agosto, vai encontrar a cidade às moscas, pois é uma cidade universitária. Ruim para curtir a noite, embora mais barato para se hospedar.

Se quer aproveitar a animação dos bares, vá para Coimbra em período letivo. Segundo os locais, a noite mais agitada é a de quinta-feira.

1. Alta de Coimbra – Região da Universidade de Coimbra

Fundada em 1290, a Universidade de Coimbra foi a primeira de Portugal e formou também milhares de brasileiros nos últimos séculos. Seus edifícios, além de monumentais, estão entre as atrações mais visitadas da cidade, como o Pátio das Escolas e a Biblioteca Joanina. Outros pontos turísticos da região são a Sé Velha de Coimbra, o Museu Nacional Machado de Castro e as Escadas Monumentais.

Já calculou seus gastos? Confira preços de hotéis em Coimbra e reserve uma hospedagem de acordo com seu perfil e orçamento.

Aliás, a maioria das atrações de Coimbra fica perto da universidade, além dos melhores bares e restaurantes. Se quer economizar tempo e dinheiro com transporte, fazendo quase tudo a pé, melhor se hospedar nessa região.

Além do que, andar pela Alta de Coimbra por si só é uma das melhores coisas a se fazer em Coimbra. Pelos becos medievais e ladeiras estreitas onde mal passam carros, os universitário vão andando de bar em bar usando suas capas pretas que inspiraram os trajes dos bruxos de Hogwarts, nos livros Harry Potter. Se hospedar em meio a essa arquitetura secular é uma experiência interessante.

E não deixe o mapa te enganar. Apesar de ser ao lado do Centro, a universidade fica na parte mais alta de Coimbra. São ladeiras e escadarias sem fim separando essas regiões. Melhor usar carro para circular entre essa e outras áreas.

Onde ficar na Alta de Coimbra – Melhores hotéis e um hostel

  • Hotel boutique perto do Paço das Escolas → Sapientia
  • Pousada moderna com ótimo custo-benefício → Epic Days
  • Hostel bom e barato perto da Sé Velha → Serenata Hostel

Fotos da Alta de Coimbra

Faculdade da Universidade de Coimbra
Escadas Monumentais, Alta de Coimbra

Saiba mais O que fazer em Coimbra, nestas dicas para um roteiro de 1 ou 2 dias, incluindo os principais pontos turísticos da cidade.

2. Baixa de Coimbra – O Centro Histórico de Coimbra

O Centro de Coimbra é uma região muito prática para se hospedar, principalmente para quem chega de ônibus ou trem, pois ali fica a principal estação de trem e o terminal rodoviário. Fica à beira do fotogênico Rio Mondego.

Apesar de não ser uma região tão interessante quanto a Alta de Coimbra, a Baixa também tem seus marcos históricos, como a Torre de Almeida, a Porta de Barbacã e a Praça do Comércio.

A Rua Ferreira Borges / Visconde Luz é a principal do centro. Aliás, é a mais importante rua turística de Coimbra. Exclusiva para pedestres, concentra lojas,  bancos, cafés e restaurantes. Lembra a Rua Augusta de Lisboa, embora muito menos movimentada e menos conhecida.

Onde ficar no Centro Histórico de Coimbra – Dicas de hotéis

  • Hotel simples e econômico, muito perto da estação de trem de Coimbra → Hotel Vitória
  • Pousada boa e barata, uma das mais reservadas de Coimbra → Moderna Pousada
  • Bem localizado, a vista deste hotel 3 estrelas é privilegiada → Hotel Oslo
  • Em frente à estação de trem, um confortável 4 estrelas → Hotel Mondego

Fotos do Centro Histórico de Coimbra

Rua no Centro de Coimbra
Largo da Portagem, Coimbra

A mais importante dica de hospedagem em Coimbra

Antes de decidir onde ficar em Coimbra, avalie como será o seu transporte na cidade. Se por exemplo você alugou um carro, é melhor se hospedar num hotel com garagem, visto que é complicado encontrar vaga nas ruas de Coimbra e boa parte delas é “zona azul”.

Então, busque hotéis com estacionamento, atento ao fato de que a maioria dos hotéis em Portugal cobra taxa de estacionamento, geralmente acima de 10 euros por dia. Já nos apartamentos de temporada é mais comum encontrar garagem grátis.

Se vai de trem, veja que tem bons hotéis perto da estação, como esses indicados acima. Então poderá fazer tudo a pé, inclusive embarcar para ir embora, assim economizando muito com transporte.

República de estudantes na Alta de Coimbra

E se vai sozinho, compensa muito mais ficam em hostel, principalmente naqueles perto da Universidade de Coimbra. Assim gasta pouco e ainda pode curtir o clima animado da cidade universitária mais importante de Portugal.

Continue planejando sua viagem a Portugal

Além deste texto com os melhores lugares para se hospedar em Coimbra, aqui no blog você encontra muitas outras dicas para sua viagem a Portugal.

Recomendo começar por nossas Dicas de Portugal, um guia completo tudo o que você precisa para planejar a viagem.

E veja também:

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *