Onde ficar no Porto, Portugal: 4 melhores bairros e dicas de hotéis

A cidade do Porto é a melhor base para explorar o norte de Portugal. Vale a pena passar pelo menos 4 noites. Aproveite que a oferta de hospedagens é alta e os preços mais em conta do que em Lisboa. Saber onde ficar no Porto vai facilitar muito seu roteiro.

De pousadas baratas a hotéis de luxo e apartamentos de temporada, no Porto tem de tudo. Especialmente nas 4 regiões que selecionei, que englobam os melhores bairros do Porto, como o Centro Histórico e a famosa Ribeira, além da orla de Vila Nova de Gaia, cidade do outro lado da ponte.

Antes de comprar a passagem, verifique a Lista de documentos para viajar a Portugal e se prepare com antecedência para passar com tranquilidade pela imigração.

Onde ficar no Porto: os 4 melhores bairros para hospedagem

Estes são os 4 melhores bairros para se hospedar no Porto:

  1. Centro Histórico
  2. Ribeira
  3. Bom Sucesso
  4. Vila Nova de Gaia

Dividi a cidade do Porto em 4 regiões principais. São os melhores lugares para turistas, pois facilitam o acesso a transporte público, restaurantes, roteiros a pé e pontos turísticos.

Cada região tem suas vantagens e desvantagens, por isso é importante ler com atenção e tirar dúvidas, caso surja alguma. E em cada bairro selecionado, selecionei dicas de hotéis e pousadas.

1. Centro Histórico ou Baixa do Porto – Alta concentração de pontos turísticos

Melhor bairro do Porto para fazer tudo a pé e de metrô.

Antigo e principal cento comercial do Porto, a região é repleta de monumentos e marcos históricos da cidade. A Av. dos Aliados é a mais importante, com suas fontes, estátuas e rodeada de edifícios grandiosos. Ao lado dela, a Estação São Bento é referência em arquitetura e transporte. E assim, numa sequência de atrações turísticas, por ladeiras e ruelas que lembram a idade média, o centro há séculos é a melhor região para se hospedar no Porto.

Para um turista de primeira viagem, com foco em explorar as principais atrações, sem dúvidas é o melhor bairro onde ficar no Porto.

  • Vantagens: pode visitar a pé os principais pontos turísticos do Porto. Ou de bondinho elétrico. E tem muitas estações de metrô, facilitando o transporte para outros bairros e cidades. Região rica em restaurantes, lojas, igrejas, praças e bares. Melhor vida noturna do Porto.
  • Desvantagens: se hospedar onde quase tudo acontece custa um pouco mais, mesmo em hotéis velhos. A região mais movimentada, ao redor da Estação São Bento, pode ser irritante para quem gosta de tranquilidade.
Rua das Flores, exclusiva de pedestres, cheia de lojas, bares e restaurantes. Centro Histórico do Porto.

Dicas de hotéis no Centro Histórico do Porto

Caso fique uma temporada maior, a dica é alugar um apartamento. No Centro Histórico do Porto, perto do metrô, o Oporto Local Studios acomoda bem um casal e possui cozinha equipada.

2. Ribeira – A cinematográfica orla do Rio Douro

Melhor bairro romântico do Porto, ideal para casais.

Descendo do centro em direção ao Rio Douro, as ruas vão se afunilando e as ladeiras ficam cada vez mais íngremes. São longas rampas e escadarias, num cenário que remonta à Idade Média. E a vista pro Rio Douro fica cada vez melhor. Além de arquitetura e das vistas de tirar o fôlego, o charme da Ribeira é ficar no calçadão cheio de restaurantes, observando o movimento na ponte e dos barcos no rio.

  • Vantagens: a vista é insuperável. A gastronomia também é favorável, com bons restaurantes à beira do rio, principalmente de culinária mediterrânea e com ótimas cartas de vinhos.
  • Desvantagens: apesar da proximidade com o centro histórico, a caminhada (escalada) ladeira acima é cansativa. E a região é fraca em mercados e transporte público. No geral, é caro para comer. Bairro mais turístico, sem vida própria, tomado por hotéis e apartamentos de temporada.
Problema de se hospedar na Ribeira: ladeiras e escadas como essa até centro.

Dicas de hotéis e pousadas na Ribeira do Porto

A região da Ribeira tem poucas opções de hotéis propriamente ditos. Um dos únicos é o 5 estrelas Pestana Vintage Porto Hotel, que ocupa um prédio antigo com vista pro rio e tem diárias na faixa dos R$ 900. A poucos metros dele e quase pela metade de preço, dá pra ficar no confortável Ribeira do Porto Hotel.

Se faltam hotéis, sobram apartamentos de temporada. O melhor custo-benefício é no Stay in Apartments Ribeira 24. A desvantagem de ficar em apartamentos assim é que a maioria não oferece café da manhã e alguns cobram taxa de limpeza. Por outro lado, muitos têm cozinha com utensílios e outras facilidades.

Hospedagem para famílias e grupos maiores: em apartamentos de 1 quarto para casal e 2 quartos para até seis pessoas, o Arco Apartments é uma das melhores opções de apto tipo Airbnb na região da Ribeira, com a vantagem de poder ser reservado pelo Booking.com, onde tem nota 9.3 em avaliações dos hóspedes.

3. Bom Sucesso – O bairro da Casa da Música

Bairro mais tranquilo e com ótimo custo-benefício.

Bairro fora do centro histórico, mas com vida própria e pontos turísticos importantes como a Casa da Música, que além de ser um ponto turístico famoso, é um marco da arquitetura moderna em Portugal. Outro destaque da região é o Mercado Bom Sucesso, que além de bancas de produtos frescos, também tem bares e lojas de doces e produtos típicos. Embarcando da Estação Casa da Música, são apenas 10 minutos de metrô até o centro.

A primeira vantagem de se hospedar em Bom Sucesso é evitar a multidão das ruas do centro, especialmente se for alta temporada. Outra vantagem é a economia, pois é mais barato se hospedar aqui. Por exemplo, o ABC Hotel, que é moderno, bem avaliado, fica ao lado do metrô e custa menos do que hotéis velhos do centro.

Já uma dica de pousada boa e barata em Bom Sucesso é a Koolhouse Porto, onde encontrei quarto de casal por menos de R$ 190 a diária. Mais barato do que isso e confortável, só hostel.

4. Vila Nova de Gaia – Caves de vinhos do outro lado do Rio Douro

Melhor bairro para focar em degustar vinhos, com a melhor vista do Porto.

Não é o Porto. Vila Nova de Gaia é uma cidade do outro lado do rio. Mas basta atravessar a ponte, na região da Ribeira, que já se chega à região mais importante do Porto. Na avenida beira-rio, estão as famosas caves de vinho do Porto e o Teleférico de Gaia, além de ciclovia e vistas dignas de cartão-postal. Do cais partem vários passeios de barco pelo Rio Douro.

Onde ficar em Vila Nova de Gaia

Apesar de ser a terceira maior cidade de Portugal, mais populosa do que o Porto, Gaia funciona mais como uma cidade-dormitório. Não tem muito o que fazer além da orla. Por isso, o melhor lugar para se hospedar por lá é realmente à beira do Rio Douro.

É onde fica o MELHOR HOSTEL DO MUNDO, eleito por viajantes em 2019, o The House of Sandeman, que funciona junto à Cave Sandeman, uma das melhores do Porto.

Ladeira acima, mas a apenas 200 metros da beira-rio, os apartamentos de temporada Reis de Gaia estão entre os mais reservados da cidade. O apartamento tipo estúdio é o mais barato. Mas se gastar um pouco mais, pode se hospedar em andar mais alto com vista para o Rio Douro e a ponte metálica.

Barco de passeio no Rio Douro, em Vila Nova de Gaia, com vista para a Ribeira do Porto.

Mais dicas de onde ficar no Porto | Consultoria de hospedagem

Se ainda não escolheu onde ficar no Porto e quer dicas sob medida para sua viagem, basta perguntar pelos comentários abaixo ou enviar para o email  nivaldo@buenasdicas.com  que eu respondo o mais rápido possível.

Aproveite e veja também nossas Dicas do Porto e as mais completas Dicas de Portugal, posts completos que são verdadeiros guias de viagem, que vão ajudar em todas as etapas do seu planejamento.

Boa viagem!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *