Onde ficar em Rio Quente: dicas de hotéis, pousadas e flats
Para fugir do agito incontrolável de Caldas Novas, a dica é se hospedar na Esplanada do Rio Quente, uma pequena vila turística com vida própria que surgiu ao redor do Rio Quente Resorts. Um bom lugar para casais e famílias com crianças, onde dá pra fazer de tudo a pé.
A seguir, entenda o que fazer e onde ficar no Rio Quente. Ou melhor: na Esplanada do Rio Quente, o pequeno bairro no entorno do resort, com muitas opções de hospedagem com o melhor custo-benefício da região.
O que é a Esplanada do Rio Quente
A cidade do Rio Quente é um típica cidade rural do interior goiano. Mas você não vai precisar ir até lá. A cerca de 7 km da sede do município, aos pés da Serra de Caldas, existe o bairro Esplanada do Rio Quente. Ele fica ao redor do Rio Quente Resorts e sua economia gira em torno do turismo. Além do resort, outro destaque do bairro é o próprio rio de águas quentes.
Com o maior resort do Centro-Oeste e um rio de águas quentes, a Esplanada do Rio Quente se desenvolveu. Hoje o bairro tem bons restaurantes (e até um food park), farmácias, feiras, lojas diversas, bancos e cada vez mais hotéis e flats, muitos com parques aquáticos de fazer a inveja aos hotéis de Caldas Novas.
Onde ficar no Rio Quente: dicas de hotéis perto do HotPark
Nesse que é o melhor lugar para se hospedar em Rio Quente, a Esplanada do Rio Quente, estão muitas opções de hospedagem. De pousadas mais baratas a hotéis até 4 estrelas, alguns com parques aquáticos razoáveis, veja nossas dicas.
IMG Hotel Aguas da Serra
É um Flat. Então, em primeiro lugar, não espere serviços de alta qualidade e café da manhã farto. Mas a estrutura é grande e moderna, em prédio relativamente novo, com quartos confortáveis. As piscinas estão entre as melhores do Rio Quente. Ou seja, dá pra passar um dia inteiro lá, sem precisar gastar com ingressos do HotPark todos os dias. O destaque vai pra localização, ao lado do Rio Quente (sim, o rio de águas quentes que dá nome à cidade) e com acesso a ele. Aliás, recomendo escolher um quarto com vista para o jardim que o hotel fez às margens do rio.
ABN-SCP Serra Park Flat Services
Fica a 200 metros de distância da entrada do HotPark, onde está a Praia do Cerrado e o acesso ao Parque das Fontes. É cercado de restaurantes, bares, padarias e mercados. Tem 4 piscinas, mas só uma delas tem água quente. Quando me hospedei, a sauna estava desligada. Tem uma pequena área de recreação, com mesas de ping-pong, pebolim e sinuca. Ótimo custo-benefício para quem pretende conhecer a região com mais calma, pois as diárias são em conta e as piscinas quebram um galho de vez em quando.
Veredas do Rio Quente Flat
Como já disse no post Onde ficar em Caldas Novas, é um flat com ótimo custo-benefício. A caminhada de lá até o Hot Park é curtíssima e ele fica a um quarteirão da principal rua de restaurantes da Esplanada. As piscinas do flat, apesar de pequenas, tem atrativos para todas as idades: sauna molhada, escorregador e um bar logo ao lado. E tem uma grande piscina coberta e hidromassagem.
Giardino Suites
Hotel 3 estrelas, pertence ao grupo do Rio Quente Resorts. É um hotel novo, com transporte e acesso gratuitos ao Parque das Fontes. Se não quiser ir até o HotPark, dá pra aproveitar a piscina dentro da área do hotel, que tem nome e estilo italiano.
Rio Quente Suíte & Flat I
Outro hotel 3 estrelas pertencente ao Rio Quente Resorts, também do lado de fora do complexo e também com transporte e acesso gratuitos ao Parque das Fontes e ao HotPark.
Rio Quente Suíte & Flat III
Fica do lado de fora do resort, mas tem transporte gratuito para lá. Não consegui descobrir se garante acesso ao HotPark e ao Parque das Fontes.
Quais são os hotéis que ficam dentro do Rio Quente Resorts
Primeiro hotel a ser construído pelo complexo, fica dentro do Parque das Fontes do Rio Quente Resorts. É muito bem localizado, em frente ao antigo estacionamento do Parque das Fontes e próximo à portaria do HotPark. Tem restaurante, lanchonete, cafeteria e outras facilidades. Se quiser economizar nas refeições, é só pegar o transporte gratuito do resort e descer na Esplanada do Rio Quente.
Foi o primeiro hotel de luxo construído dentro do complexo. Garante acesso ao HotPark e ao Parque das Fontes. Tem piscina própria e está muito próximo das melhores piscinas do Parque das Fontes.
Ainda não sabe onde ficar no Rio Quente?
Veja aqui no Booking todos os hotéis disponíveis para reserva no Rio Quente. E se nenhum for exatamente como você gostaria, talvez seja porque você combina mais com Caldas Novas. E aí, nós também temos muitos dicas, como:
Bom dia Nivaldo!
Já fui ao Rio quente uma vez e me hospedei no IMG, muito agradável, próximo ao park, viagem maravilhosa. Porém, desta vez eu não quero ir ao Hotpark e gostaria de saber se tem algum outro hotel que tenha acesso ao próprio rio quente e que não seja o IMG Aguas da Serra e nem que faça parte do Rio Quente Risorts.
Obrigado!
Olá. O Thermas Paradise Residence também fica junto ao rio. Não sei dizer se o acesso é igualmente “urbanizado” como no IMG.
Estou pensando em ir em Setembro, mas tenho medo do clima tenho uma bebe que estara com 1 ano, não sei se compensa ficar em um hotel dentro do parque estou com muita duvida, queremos passar alguns momentos tranquilos com ela.
Olá, Leila. Pra ir em setembro, historicamente o clima no início do mês é melhor, com temperaturas agradáveis e menos chuvas. Dia 21 começa a primavera e a tendência é piorar. Mas são apenas médias anuais, ainda não tem como prever em 2019.
Sobre hotéis
Sem dúvidas é bem mais confortável sem hospedar dentro do complexo. Inclusive expliquei aqui quais hotéis da rede ficam dentro e fora do resort. O único porém é que custa bem mais se hospedar lá dentro.
Esse ano minha irmã viajou ao Rio Quente com uma bebê de 6 meses na ocasião. Preferiu ficar do lado de fora, no Veredas do Rio Quente, que é um flat com algumas piscinas, inclusive infantis. Gostou do próprio hotel, mas preferiu não visitar o Rio Quente Resorts com ela, pois o trajeto lá dentro é longo até as melhores piscinas, e o transporte “gratuito” que eles ofereciam estava passando por mudanças, pra pior.
Olá Nivaldo,
Algumas dicas atuais sobre estadia em Rio Quente?
Oi Vinolia. Fui em julho ao Rio Quente. Não mudou nada. Esses hotéis e flats indicados continuam sendo os melhores. Me hospedei novamente no Veredas Rio Quente, segue no padrão de sempre, simples e funcional. Os hotéis dentro do Rio Quente Resorts ainda são as opções mais práticas (e caras) para o viajante.
Olá Nivaldo
Estamos nos programando para ir a Caldas Novas ou Rio Quente no final de abril.
Somos uma família: um casal e duas crianças de 10 e 12 anos.
Gostaríamos de sua opinião de onde nos hospedar, que o lugar seja limpo, boa comida e perto dos atrativos.
Olá, Gizele. No Rio Quente, um apart-hotel onde geralmente me hospedo e gosto bastante é o Veredas Flat. Tem opção de apto 2 ambientes, então é tranquilo ir com família de até 4 ou 5 pessoas.
Olá Nivaldo!
Parabéns pelo seu site.
Gostaria da sua ajuda.
Será minha primeira vez no Rio Quente. Já me surgiu varias dúvidas no qual algumas eu consegui sanar aqui.
Agora me surgiu uma outra duvida.
O Giordanos ele pertence ao complexo e já incluído os ingressos e também o almoço e transfer.
Vi aqui outros hotéis como o Veredas que não pertecem ao complexo. Nesse caso eu precisaria comprar os ingressos e também pagar o almoço, certo?
A diferença é somente essa ou tem alguma outra?
Quanto custa os ingressos para usar por uma semana?
O que vale mais a pena, ficar no Giordanos ou num outro hotel?
Estou indo agora na ultima semana de julho junto ao meu marido e 02 filhos de 04 e 06 anos.
Muito obrigada desde já!
Márcia
Olá! Obrigado, Marcia.
Então, é isso aí mesmo. Somente os hotéis que pertencem ao Rio Quente Resorts (estes aqui) podem oferecer entrada inclusa e transporte ao HotPark e Parque das Fontes. “Podem”, porque as regras sempre mudam e alguns não tem certos benefícios. Por exemplo, estou vendo agora que o Eco Chalés dá o ingresso mas não dá o transporte.
Mesmo nos hotéis da rede, que dão ingresso, muitas vezes o almoço não está incluso. A não ser que você encontre diárias Pensão ou Meia Pensão. Nos outros hotéis, a mesma coisa. E a comida no HotPark é cara e costumam ser ruim. A dica é sair na hora almoço e comer nos restaurantes da Esplanada do Rio Quente (não sei como estão as regras sobre isso atualmente, se ainda permitem sair e voltar).
Sobre onde ficar, depende dos preços que está encontrando, de gostos pessoais e de quantos dias vai ficar. Por exemplo, se pretende visitar o HotPark apenas 1 vez, não tem necessidade de ficar num hotel da rede, então o Veredas é uma boa opção.
Agora, se quer conhecer o Parque das Fontes (recomendo, é a melhor parte), tem que ficar num hotel do Grupo Rio Quente, como no próprio Giardino.
DICA VALIOSA: você também pode dividir a viagem em dois hotéis. Por exemplo, ficar dois dias no IMG, que é mais barato, pra explorar outras atrações da região, e depois passar dois dias no Giardino, para aproveitar o Parque das Fontes. Assim conhece mais piscinas e evita o tédio. Deixando sempre o melhor pro final, senão vai parecer que a viagem está piorando, haha.
Boa viagem!
Oi Nivaldo!,
Estamos pensando em ficar no IMG, porem fiquei na duvida se teremos acesso, ao Eco aventura, Parque das fontes e a praia do cerrado?
Pelo o que entendi esses locais sao para hospedes do complexo ?!
Se ficar fora do complexo, so consigo entrar no hot parq?
Olá, Juliana! Então, o Hotel IMG não faz parte da rede Rio Quente Resorts. Se ficar hospedada nele, terá que comprar convite para visitar o Hotpark, por exemplo.
Só os hotéis da própria rede tem a possibilidade de acesso “gratuito” ao HotPark, ao Parque das Fontes e ao Eco Aventura. Alguns têm acesso irrestrito a todos os parques, outros só a alguns deles.
Também é importante saber que alguns desses hotéis estão dentro do complexo e são muito mais caros (como o Hotel Turismo), outros estão do lado de fora e tem transporte de ônibus incluso para os parques. Olha aqui o que eu falei sobre o Parque das Fontes.
Pra entender quais hotéis ficam dentro ou fora e quais tem acesso a determinados parques, olhe aqui no site do próprio resort, porque se mudar alguma regra, já estará atualizada.
Boa noite, Nivaldo.
Muito obrigada pela informação. Acho que é mais seguro mesmo ficar no Veredas, mas a ideia de ficar mais próximo ao Rio Quente no IMG é animadora, no entanto, acho que não vai dar para ir no feriado devido ao problema dos combustíveis…uma pena, acho que vamos ter que adiar para o próximo feriado…
Oi, Nivaldo, boa tarde!
Estamos pensando em ir para Rio Quente agora no feriado, se acaso melhorar a situação dos combustíveis. Interessamos pelo hotel IMG, de acordo com seus comentários. Minha irmã é cadeirante, tem boa acessibilidade? Minha sobrinha ficou no Veredas e gostou bastante também, qual vc acha melhor?
Obrigada, Elenice.
Bom dia, Elenice!
Então, eu também gostei muito do Veredas, tanto que já me hospedei três vezes lá. O IMG eu visitei apenas para tirar algumas fotos. Comparando os parques aquáticos, o Veredas é melhor nesse aspecto, porque tem mais piscinas e uma área maior para elas. E também tem uma grande piscina coberta, o que é bom pra quem gosta de nadar. O diferencial do IMG é ter um jardim à beira do rio quente, o próprio que dá nome à cidade, com acesso privativo a ele.
Infelizmente não reparei em acessibilidade. O Booking tem a opção de filtrar a pesquisa com a opção “Comodidades para hóspedes com mobilidade reduzida”. Surgiu essa opção aqui no Veredas. As áreas comuns do hotel, puxando pela memória, acho que são muito planas e sem escadarias. De qualquer forma, vale a pena perguntar pra eles.
Ola tudo bem?? Pretendo ir ao Rio quente em julho. Mas lendo os seus posts ainda fiquei na dúvida sobre o clima. Faz friozinho nessa época? Pq imagino q deve ser desconfortável sair das piscinas quentes e pegar uma temperatura mais baixa…pras crianças isso não faz bem. Pode me tirar essa dúvida??
Oi Edilene. Não sei de que região você é, mas em Goiás, o que a gente chama de frio, é no máximo um dia normal em São Paulo, por exemplo. 😂😂😂
E durante o dia em julho, é 99% de chance de fazer um lindo dia de sol, em temperatura agradável. O tal friozinho pode rolar só à noite mesmo. Mas aí é só esperar as crianças já com a toalha na escada da piscina.
Iremos (eu, marido e filha de 3 anos) para a região das águas quentes em abril e ficaremos 5 noites (de quarta à segunda).
Chegaremos no aeroporto de Uberlândia e alugaremos um carro.
Será que compensa dividirmos a estadia? Tipo 2 noites em Caldas e 3 na Esplanada?
Oi Aline. É uma boa ideia ficar em dois hotéis, assim vocês aproveitam piscinas diferentes. O tempo todo em um só, podem enjoar. Melhor ainda sendo um hotel no Rio Quente e outro em Caldas Novas.
Aqui tem algumas dicas de hotéis no Rio Quente: https://www.buenasdicas.com/onde-ficar-em-rio-quente-dicas-de-hoteis-3385/