Booking.com

Hoje, grande parte das pessoas que vai a Caldas Novas e Rio Quente, só conhece o Hot Park. Mas existe um outro parque aquático muito mais antigo dentro do próprio Rio Quente Resorts, que deu origem a esse imenso complexo. Estou falando do Parque das Fontes.

Mas quais as vantagens, o que tem lá dentro, quanto custa o ingresso, quais os hotéis internos e quais dicas o Buenas Dicas tem sobre o Parque das Fontes? Vem comigo!

Pra começar, o Parque das Fontes tem piscinas mais limpas

piscina pousada do rio quente

Assim como no Hot Park, as piscinas do Parque das Fontes são alimentadas pelas águas do Rio Quente. A vantagem é que ele passa primeiro pelo parque mais antigo, onde as águas ficam mais limpas. Além das águas do rio, dezenas de fontes brotam dentro das piscinas. Dizem por lá que as águas de uma piscina se renovam a cada 20 minutos. Ou seja, é raro ter aquele famoso “cheiro de xixi” das piscinas dos clubes de Caldas Novas.

 

Outras coisas legais do Parque das Fontes

piscina hotel pousada do rio quente

Outra vantagem é ser um lugar mais vazio, sem a superlotação do Hot Park. E o Parque das Fontes tem ótimas piscinas, incluindo cascatas, piscinas infantis, bares molhados e outros atrativos.

piscina infantil hotel pousada do rio quente
Piscina infantil do Parque das Fontes. Esse sapo já está há anos coaxando aí dentro.

Por ser um lugar que busca mais a tranquilidade, o parque aquático não tem toboáguas, corredeiras, praias artificiais e outras atrações do tipo. Mas, se você quer curtir um pouco disso, basta caminhar um pouco pra chegar até o HotPark.

arvore cerrado rio quente

Nunca reparei isso no restante do complexo, mas, dentro do Parque das Fontes, as árvores são identificadas com placas. É legal pra saber qual o nome da espécie e também a sua origem. São muitos tipos, como esse Bingueiro da foto, típico do Cerrado e da Caatinga.

lago hotpark parque das fontes

O lago que divide o Parque das Fontes do HotPark é explorado em atividades como mergulho, caiaque e tirolesa.

piscina noite parque das fontes pousada do rio quente

O Parque das Fontes é aberto 24 horas. À noite, as piscinas ficam lindamente iluminadas e muito mais vazias. E nada como uma noite fria para aproveitar ainda mais as águas quentes.

Como se locomover no Parque das Fontes

parque das fontes pousada do rio quente

O único jeito é andar muito. A distância entre as piscinas do Parque das Fontes não é grande. Mas, para chegar até os hotéis, a alguns restaurantes e ao HotPark, pode ser preciso caminhar um pouco mais.

Não é impossível ficar perdido lá dentro. Por isso mesmo, fique atento às placas pelo caminho, indicando as principais referências.

placa parque das fontes

Recentemente, até as piscinas ganharam nome. Fique atento também às grandes placas em cima de cada uma delas. Assim você pode encontrar seus amigos mais fácil, em vez de ficar de molho na piscina errada.

parque das fontes pousada do rio quente 2

Ah, e a maioria das piscinas tem bares aquáticos. Ou seja, bar dentro da piscina, o que faz boa parte das pessoas passar boa parte do dia e da noite sem sair da água, o que significa que muita gente acaba urinando na piscina mesmo.

Mas como falei no início, mesmo assim as piscinas não ficam com o cheiro forte de urina. Mesmo assim, não seja como essas pessoas sem educação que mijam na piscina. Vá sempre fazer o seu xixi no banheiro. Tem vários banheiros espalhados pelo Parque das Fontes.

 

Como chegar no Parque das Fontes

onibus hotpark parque das fontes

O Parque das Fontes fica dentro do Rio Quente Resorts, logo depois do HotPark. Se for andando, é só atravessar a ponte sobre o lago e passar pela portaria (se você for hóspede, sócio ou tiver o ingresso).

Se for de carro, é preciso parar antes da portaria do Rio Quente Resorts. Existe um ônibus que passa por lá, ligando os hotéis externos do Rio Quente Resorts direto ao Parque das Fontes. Tem inspeção dentro do ônibus, então esteja sempre com suas credenciais.

 

Quem pode entrar no Parque das Fontes

piscina poço do governador e da primeira dama

Sócios PPV – titulares do Passaporte Preferencial Vitalício e seus dependentes.

Sócios Fundadores – titulares e dependentes das ações mais antigas comercializadas pela então Pousada do Rio Quente.

Hóspedes – quem se hospedar nos hotéis internos do Rio Quente Resorts, assim como nos hotéis externos que dão acesso aos parques termais do complexto

Hotéis do Complexo com acesso ou não ao Parque das Fontes

hotel pousada rio quente resorts
Hotel Pousada, o mais antigo do Rio Quente Resorts

Além dos hotéis internos, os Rio Quente Resorts é proprietário de outros hotéis na região. Nem todos dão acesso ao Parque das Fontes.

A seguir, vou listar os 7 hotéis do grupo, indicando quais são os hotéis internos, com acesso permanente ao Parque das Fontes, e também os hotéis externos, indicando quais atualmente permitem ou não o acesso ao Parque das Fontes. Mas como o resort está sempre mudando suas regras, confira na hora da reserva se o seu hotel garante ou não acesso ao HotPark e ao Parque das Fontes.

Hotel Pousada (Interno) – é o hotel mais antigo e o mais bem localizado do complexo. Fica em frente ao antigo estacionamento do Parque das Fontes e próximo à portaria do HotPark. Tem restaurante, lanchonete, cafeteria e outras facilidades.

Hotel Turismo (Interno) – primeiro hotel de luxo construído dentro do complexo. Garante acesso ao HotPark e ao Parque das Fontes. Tem piscina própria e está muito perto do Parque das Fontes.

Giardino Suites (externo com acesso gratuito) – Hotel 3 estrelas, com transporte e acesso gratuitos ao Parque das Fontes.

Rio Quente Suíte & Flat I (externo com acesso gratuito) – Também 3 estrelas e também do lado de fora do resort, com transporte e acesso gratuitos ao Parque das Fontes.

Eco Chalés (externo e sem acesso) – Fica a 4 km da entrada do Rio Quente Resorts e não oferece transporte. Garante acesso gratuito somente ao Eko Aventura Park, um enorme parque de aventuras, com tirolesa, caiaques, trilhas e piscinas próprias.

Rio Quente Suíte & Flat III (externo) – Fica do lado de fora do resort, mas tem transporte gratuito para lá. Não consegui descobrir se garante acesso ao HotPark e ao Parque das Fontes.

Rio Quente Cristal Resort (externo) – Fica do lado de fora do resort. Não consegui descobrir se garante acesso ao HotPark e ao Parque das Fontes.

Boa viagem! Aproveite muito o Parque das Fontes do Rio Quente Resorts. Comente, pergunte a aproveite as outras dicas do Buenas Dicas.

 

Mais Buenas Dicas em Caldas Novas e Rio Quente

Onde ficar em Caldas Novas

O que fazer em Caldas Novas

Os 10 melhores hotéis de Caldas Novas

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Criador e editor-chefe do Buenas Dicas. Contato: nivaldo@buenasdicas.com

9 Comentários

  1. Stephanie Tavares Responda

    Olá, boa noite!! Tudo bem?

    Obrigada por este post tão completo!!

    Estou tentando encontrar no site o passaporte para o dia no parque das fontes, mas não encontro. Você pode enviar o link atualizado?? Aliás, você sabe o valor do ingresso diário??

    Obrigada!!

    • Nivaldo Responda

      Oi Stephanie. Obrigado pelo aviso, vou buscar o novo link correto pra atualizar. Eles trocam muito essas coisas… Quer ingresso com acesso ao Parque das Fontes? Geralmente os preços não compensam. Se estiver em casal ou duas pessoas, comprar duas entradas pra day-use lá é quase o mesmo preço que uma diária no Hotel Pousada, interno e com acesso incluído. E a venda não é divulgada, melhor entrar em contato com eles por telefone ou e-mail.

      Se for só HotPark, pode comprar pelo site ofcial (https://www.hotpark.com/) ou procurar ofertas. Acabei de ver no Peixe Urbano por R$ 67 por pessoas.

      Ah, e se conseguir mais detalhes sobre onde comprar o day-use do Parque das Fontes, volta aqui pra dar mais detalhes. Muita gente tem essa mesma dúvida.

  2. CAMILA SANTOS DE OLIVEIRA Responda

    Só uma correção, o hotel Cristal fica dentro do complexo. É o hotel mais novo e mais luxuoso do complexo. Oferece entrada livre ao parque das fontes bem como ao hot park.

  3. Ótimo artigo!
    Tenho só uma dúvida. Tem algum jeito de comprar ingresso para o Parque das Fontes sem estar hospedado em hoteis do resort?
    Reservei um apartamento proximo ao Hot Park, mas não acho nenhum lugar falando sobre ingresso avulso para o Parque das Fontes.

    • Nivaldo Responda

      Oi Caroline. Existe, mas sempre muda a forma de comprar e os locais de venda. Até um tempo atrás era possível comprar com sócios, mas eles estão perdendo direitos de acesso a vários locais resort, então melhor não comprar dessa forma.

      Já foi vendido também como “Resort Pass” no site oficial deles, mas não existem mais essa opção por lá.

      Pesquisei muito agora, e encontrei a opção “Acesso ao Parque das Fontes” no site https://www.rioquenteresorts.com.br/promocoes-e-pacotes. Tá mo finalzinho da página, do lado direito. Cliquei e caiu numa página toda torta. Vale tentar daí.

      Se quiser muito ter certeza se poderá comprar ou não, melhor ligar o resort e perguntar onde comprar e quanto custa. É realmente mais bonito e limpo do que o hotpark, mas o preço pode não compensar (se encontra pra comprar, imagino que vai estar acima de R$ 300). Ou seja, por esse preço talvez fosse válido se hospedar em um hotel com acesso incluído, pelo menos uma noite.

  4. Oi! Estou planejando viajar com meu sogro, mas ele tem alguma dificuldade pra andar muito. Onde você aconselha que nos hospedemos? Estamos considerando inclusive ficar em Caldas Novas por causa dos preços menos salgados. Obrigada!

    • Nivaldo Responda

      Oi Danielle. Então, depende do que for muito pra ele. O Rio Quente Resorts é realmente muito grande, mas a caminhada do hotel para as piscinas é agradável, num bosque que passa pela capela e em pontes pelo Rio Quente. Não sei a distância exata, mas arrisco dizer que são 500 metros entre o Hotel Pousada e as piscinas do Parque das Fontes. Tem muitos idosos lá, acho que eles gostam. Lá dentro também tem o Hotel Turismo, que tem piscina própria (pertinho dos quartos) e acho que fica mais perto das piscinas tranquilas do complexo.

      Mas outros hotéis em Caldas Novas, urbanos, tem piscinas bem mais próximas dos quartos. Dos que me lembro assim de primeira, o Taiyo e o Prive tem piscinas logo em frente aos quartos. Aliás, acho que o único que exige certa caminhada é o Rio Quente Resorts.

      Dá uma olhada também na nossa lista com os 10 melhores hotéis de Caldas Novas. Lá tem fotos e informações pra ajudar você a planejar.

  5. Thiago Shimizu Responda

    Estou lendo esse artigo agora, e ficou muito bom. Somente ficou a duvida sobre o preço das bebidas, o valor da cerveja e do chopp, voce lembra??

    • buenasdicas Responda

      Fala Thiago. Quem bom que gostou. Não lembro exatamente. Fui lá no Rio Quente Resorts a última vez em fevereiro e não reparei, E a última vez que bebi cerveja lá foi em 2015… Enquanto isso a inflação comendo. Chopp lá não é tão acima de média igual é com comida. Chuto que um copo (de plástico, como é servido nas piscinas) de chopp deve estar na faixa de R$ 10 hoje.

      Quando voltar de lá, vem aqui dizer o preço atualizado. Boa viagem!

Escreva seu comentário