Para escolher onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros, seja em pousada, camping ou hotel fazenda, primeiro é preciso decidir se quer ficar nas cidades de Cavalcante ou Alto Paraíso, ou na vila de São Jorge. São lugares bem diferentes entre si.

Dessas, Cavalcante tem a maior população e é a mais distante de Brasília. Alto Paraíso tem melhor infraestrutura turística e é a mais próxima da capital. São Jorge é uma vila hippie chique bem ao lado da entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Nelas (e entre elas) você encontra pousadas baratas, hotéis boutique, lugares para acampar, hostels e outras opções de hospedagem. Agora vou explicar um pouco mais das duas cidades e da vila que têm as melhores opções de hospedagem para quem quer explorar as centenas de cachoeiras, trilhas e atrações da Chapada. Lembrando que já me hospedei em diferentes lugares na Chapada, e na última viagem fiquei no Paraíso dos Pândavas, que fica entre Alto Paraíso e São Jorge.

Dicas de Alto Paraíso de Goiás (principal cidade)

• População: 7 mil habitantes

• Distância de Brasília: 230 quilômetros

• Tempo de viagem de carro entre Brasília e Alto Paraíso: 2 horas 30 minutos, em média

Veja aqui as melhores opções de hospedagem em Alto Paraíso de Goiás

Amada por místicos e caçadores de extraterrestres, Alto Paraíso não vive só de discos voadores. Cidade com melhor infraestrutura da região da Chapada dos Veadeiros, ela tem posto de gasolina, restaurantes, bancos e uma infinidade de pousadas e hostels. Perto dela estão algumas das cachoeiras mais famosas da chapada. Não espere charme ou turismo urbano.

Como ela concentra a maior parte das opções de hospedagem perto do parque, entre diferentes tipos de pousadas, campings e hostels, fiz um posto com todos os detalhes: Onde ficar em Alto Paraíso. Na estrada entre Alto Paraíso e São Jorge está o Paraíso dos Pândavas, um “yoga resort” onde me hospedei na última viagem para a chapada.

Dicas de São Jorge (Vila perto da entrada do parque)

• População: 500 habitantes

• Distância de Brasília: 260 quilômetros

• Tempo de viagem de Brasília para São Jorge: 3 horas, em média

Veja aqui as melhores opções de hospedagem em São Jorge

Até pouco tempo atrás uma isolada vila rural, São Jorge ganhou pousadas charmosas, restaurantes e uma estrada asfaltada até Alto Paraíso. São apenas 30 minutos até lá. Mas talvez você queira fazer como os gringos e se mudar de vez para esse pequeno paraíso hippie.

Com ruas de terra e uma atmosfera de Woodstock no ar, São Jorge vive um paradoxo: é uma vila hippie chique ou um destino “roots” de verdade? Entre o gourmet e o raiz, São Jorge tem opções de hospedagem e restaurantes para todos os tipos de viajante.

Dicas de Cavalcante (Cidade mais distante e menos visitada)

População: 9 mil habitantes

Distância de Brasília: 310 quilômetros

Tempo de viagem entre Brasília e Cavalcante: 3 horas e 40 minutos, em média

Veja aqui as melhores opções de hospedagem em Cavalcante

Poço da Cachoeira de Santa Bárbara | Foto de Wendel Brito

Quem chega em Alto Paraíso e resolver encarar mais 1 hora de viagem até Cavalcante, encontra algumas das mais belas paisagens da Chapada dos Veadeiros. Cachoeiras, trilhas e águas em diferentes tons de azul são o principal atrativo. Apesar de ser a cidade mais populosa da região, Cavalcante é a menos visitada por turistas e a que tem menor número de pousadas.

Mas Cavalcante, que a primeira vista parece apenas mais uma cidade pobre do nordeste de Goiás, também tem uma vida cultural intensa. Lá é possível conhecer a cultura quilombola dos Calunga, visitar a Cervejaria Artesanal Aracê e experimentar comidas típicas de Goiás em alguns dos poucos, porém bons restaurantes tradicionais.

Alguma dúvida ou dica de onde ficar na Chapada dos Veadeiros?

Mesmo morando perto da Chapada dos Veadeiros, é impossível conhecer todas as pousadas, cachoeiras e trilhas da região. Se você tem alguma dica, seja de camping, hostel, pousada, hotel ou fazenda para se hospedar perto do parque, mande a dica pelos comentários abaixo. E se tiver alguma dúvida, é só perguntar.

Boa viagem para a Chapada dos Veadeiros!

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Criador e editor-chefe do Buenas Dicas. Contato: nivaldo@buenasdicas.com

Escreva seu comentário