Chapada dos Veadeiros

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros – Melhores cidades e dicas de pousadas

Alto Paraíso ou São Jorge ou Alto Cavalcante? Conheça as principais localidades e escolha bem onde ficar na Chapada dos Veadeiros.

A Chapada dos Veadeiros é uma região imensa, que engloba muitas cidades e milhares de cachoeiras, bem distantes umas das outras. O quesito hospedagem é muito importante. Por isso é preciso planejar bem onde ficar na Chapada dos Veadeiros para aproveitar melhor seu roteiro.

O primeiro passo é escolher sua cidade-base. São três localidades principais:

Cavalcante, Alto Paraíso e São Jorge.

São lugares bem diferentes entre si, com variadas opções de hospedagem, atividades próprias e cachoeiras próximas.

Resumo das nossas dicas:
        • Cavalcante é a cidade mais populosa da Chapada dos Veadeiros, mas também é a mais distante de Brasília e com a menor infraestrutura turística. Pousada indicada: Aruana.
        • Alto Paraíso é a mais completa, com muitos restaurantes, opções de hospedagem e agências de turismo, além de ser a mais próxima de Brasília. Hotel recomendado: Tapindaré.
        • São Jorge é uma vila hippie chique bem ao lado da entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Apesar de muito pequena, tem boas pousadas. Pousada indicada: Casa das Flores.

Confira agora em nosso guia, mais detalhes sobre cada uma das principais cidades-base para explorar a Chapada dos Veadeiros, com dicas de hotéis e pousadas nas melhores regiões.

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros – Melhores cidades e dicas de pousadas

  1. Alto Paraíso de Goiás
  2. São Jorge
  3. Cavalcante

A seguir, entenda um pouco mais sobre cada uma dessas cidades e localidades, com vantagens e desvantagens de se hospedar em cada uma.

Tudo depende do seu perfil de viagem, do seu roteiro, de como pretende se locomover e de quanto pretende gastar. Por isso, entenda as diferenças entre as principais cidades-base e escolhe bem onde ficar na Chapada dos Veadeiros.

1. Hospedagem em Alto Paraíso de Goiás (principal cidade)

É a cidade com a maior infraestrutura de região e a mais próxima de Brasília. Se prefere comodidade, é a melhor base na Chapada.

  • População: 7 mil habitantes
  • Distância de Brasília: 230 quilômetros
  • Tempo de viagem de carro entre Brasília e Alto Paraíso: 2 horas 30 minutos, em média

Amada por místicos e caçadores de extraterrestres, Alto Paraíso não vive só de discos voadores.

Cidade com melhor infraestrutura da região da Chapada dos Veadeiros, ela tem postos de combustível, restaurantes, bancos e uma infinidade de pousadas, hostels e campings.

Perto de Alto Paraíso estão algumas das cachoeiras mais famosas da chapada.

De turismo urbano na própria cidade, dá pra fazer uma caminhada pela avenida principal, onde estão bons restaurantes, lojas de cristais e produtos esotéricos e agências de turismo que fazem passeios pela região.

Dicas de hotéis e pousadas em Alto Paraíso

Na região central, o Tapindaré Hotel é o mais confortável. Ideal para quem gosta de natureza, mas não abre mão de uma boa estrutura.

Se prefere um lugar bem mais tranquilo, em meio à natureza, o Paraíso dos Pândavas (foto acima), é um “yoga resort” numa fazenda a meio caminho de São Jorge. Já me hospedei lá e recomendo.

2. Hospedagem em São Jorge (vila perto da entrada do parque)

Vila rústica, em clima zen, rica em pousadas e restaurantes. Melhor opção para casais jovens e para estar perto da entrada do parque nacional.

  • População: 500 habitantes
  • Distância de Brasília: 260 quilômetros
  • Tempo de viagem de Brasília para São Jorge: 3 horas, em média

Até pouco tempo atrás uma isolada vila rural, São Jorge ganhou pousadas charmosas, restaurantes e uma estrada asfaltada até Alto Paraíso. São apenas 30 minutos até lá.

Você pode achar que não tem nada pra fazer, ou pode gostar tanto e fazer como muitos gringos que se mudaram de vez para esse pequeno paraíso alternativo.

Com ruas de terra e uma atmosfera de Woodstock no ar, São Jorge vive um paradoxo: é uma vila hippie chique ou um destino “roots” de verdade? Entre o gourmet e o raiz, São Jorge tem opções de hospedagem e restaurantes para todos os tipos de viajante.

Dicas de pousadas em São Jorge

No centrinho de São Jorge, a Pousada Casa das Flores (foto acima) é uma das melhores da vila, além de ser uma das únicas com piscina.

Se busca um lugar mais simples e barato, a Pousada Céu Azul é aconchegante e vale a hospedagem.

3. Hospedagem em Cavalcante (cidade mais distante e menos visitada)

Ainda pouco turística, Cavalcante tem as cachoeiras mais bonitas, mas ainda é a menos turística das principais cidades da chapada.

  • População: 9 mil habitantes.
  • Distância de Brasília: 310 quilômetros.
  • Tempo de viagem entre Brasília e Cavalcante: 3 horas e 40 minutos, em média.
Poço da Cachoeira de Santa Bárbara | Foto de Wendel Brito

Quem chega em Alto Paraíso e resolver encarar mais uma hora de viagem até Cavalcante, encontra algumas das mais belas paisagens da Chapada dos Veadeiros: cachoeiras de águas cristalinas, trilhas menos conhecidas e a distância do turismo de massa.

Apesar de ser a cidade mais populosa da região, Cavalcante é a menos visitada por turistas.

Então, não espere muita coisa direcionada para viajantes. Por isso mesmo, é onde se vive mais a realidade local, apesar de estar se desenvolvendo e já oferecer algumas opções de hospedagem menos rústicas.

Dicas de pousadas em Cavalcante

A Pousada Aruana é a melhor de Cavalcante.

Na zona rural, a Chácara Lápis Lazuli é uma pousada muito bem avaliada e permite maior contato com a natureza do cerrado.

Mas Cavalcante, que a primeira vista parece apenas mais uma cidade pobre do nordeste de Goiás, também tem uma vida cultural intensa. Lá é possível conhecer a cultura quilombola dos Calunga, visitar a Cervejaria Artesanal Aracê e experimentar comidas típicas de Goiás em alguns dos poucos, porém bons restaurantes tradicionais.


Continue planejando sua viagem à Chapada dos Veadeiros

Mesmo morando perto da Chapada dos Veadeiros, ainda estou longe de conhecer todas as pousadas, cachoeiras e trilhas da região.

Se você tem alguma dica, seja de camping, hostel, pousada, hotel ou fazenda para se hospedar perto do parque, mande a dica pelos comentários abaixo. E se tiver alguma dúvida, é só perguntar.

Aproveite e veja também nossas Dicas da Chapada dos Veadeiros, onde tem um resumo completo com as principais informações para você planejar sua viagem, inclusive mais dicas de hospedagem.

Boa viagem para a Chapada dos Veadeiros!

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Passagens aéreas: melhores sites para pesquisar preços de passagens
      • Airbnb: reservas de quartos e apartamentos de temporada

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

4 Comments

  1. Boa tarde Nivaldo. Estou pensando em ir na primeira semana de janeiro. Mas, nessa época chove na chapada. Visitar cachoeiras neste período é perigoso por causa das trombas d’água?

    • Nivaldo responder

      Oi Nara. Historicamente chove bastante. No início desse mês choveu forte, agora deu uma parada. Vamos ver como será janeiro. Tem quem não se importa com as chuvas e até prefira curtir as cachoeiras com maior volume de água e mais chance de calor, afinal é verão. No meio do ano, apesar da seca, as águas estão geladas.

      Sobre as trombas d’água: eu nunca vi, apenas acompanho as notícias. Uma das formas de se precaver, é ficar de olho no horizonte. O perigo é se estiver chovendo forte rio acima e você estiver num trecho entre pedras ou de maior depressão, o que afunila a água. Chuvas com rápidas e com pouco volume de água não causam a tromba.

  2. boa tarde, irei para chapada no carnaval/2019 eu e o namorado, gostariamos de uma lugar em meio a natureza e próximos para os melhores pontos de cachoeiras, já que vamos alugar um carro, e estamos preocupados com os trajetos e gps, por ser a primeira vez. Não buscamos luxo, mas isso aconchego para as noites de sono.

    • Nivaldo responder

      Olá, Geise. Na última viagem me hospedei no Paraíso dos Pândavas, e gostei. É uma pousada com chalés e área para campings, no meio de uma linda fazenda. Todas as refeições são incluídas nas diárias e eles possuem cachoeiras próprias na fazenda, além de proximidade com cachoeiras famosas, como o próprio Vale da Lua. Outra dica é buscar pousadas em São Jorge, que é uma vila roots, como expliquei aqui acima.

Comentários