Viajar para a Chapada dos Veadeiros está melhor a cada ano. Mas é sempre bom ficar atento às condições atuais da estrada. Agora vou fazer a primeira avaliação, que será sempre atualizada depois de novas viagens e dicas de leitores, considerando apenas as estradas entre Brasília e Alto Paraíso e de Alto Paraíso para São Jorge, as cidades mais movimentadas da chapada.

E se ainda não sabe como chegar em Alto Paraíso, São Jorge e Chapada dos Veadeiros em geral, essa estrada é o melhor caminho. Para quem vem de longe, é só fazer o combo: voo para Brasília + aluguel de carro no aeroporto + viagem de carro para a chapada, por essa estrada aqui. Para alugar carro com os melhor custo-benefício, vale a pena comparar preços nesse site aqui.

Informações básicas do trajeto de Brasília a Alto Paraíso

Distância de Brasília a Alto Paraíso: 220 km, saindo da Torre de TV

50 km em pista dupla e o restante em pista simples

Tempo de viagem: fiz em 2h15. O Google quase acertou, estimando a viagem entre 2h20 e 2h50

Informações básicas do trajeto de Alto Paraíso a São Jorge

Distância de Alto Paraíso a São Jorge: 36 km

Tempo de viagem: 30 minutos

 

Detalhes da viagem de Brasília para a Chapada dos Veadeiros

  • Saída de Brasília: parti numa sexta-feira, exatamente às 14h. Sol a pino, poucas nuvens no céu e clima frio para os padrões do cerrado. Por isso considero junho uma das melhores época para visitar a chapada, pois além do clima ameno, a chance de chover na estrada é praticamente zero.
  • Subida do Colorado: esse trecho de aproximadamente 15 km, entre o fim da Asa Norte e Sobradinho, é o mais mal afamado da estrada. Em horários de pico, o trânsito é veloz e pesado. Mesmo sendo um pista tripla, em boas condições e cheia de radares, é bom ter atenção redobrada. Como viajei no meio da tarde, o trânsito estava leve.
  • De Sobradinho a Planaltina-DF: aí sim a viagem ganha ares de viagem mesmo. Menos cidades dos lados, menos trânsito, menos radares. Pista dupla em excelente condições. Diga tchau ao seu 4G, a partir daqui ele some de vez.
  • Não perca o trevo: empolgado na pista dupla e lisa, nem prestei atenção nas placas. E com o GPS no mudo, quando vi já estava chegando em Formosa. Não cometa essa erro! Depois da entrada principal de Planaltina, faltam apenas 15 km para o trevo e existe apenas uma placa, numa linda reta.
  • Trevo para São Gabriel e Alto Paraíso: trevo bem feito, só falta ter uma placa mais próxima à virada.

GO 118 – Faltam 193 km para Alto Paraíso

Depois da entrar no trevo para São Gabriel e Alto Paraíso, acaba a pista dupla. Agora, é pista simples até o destino final. A estrada, que no DF é a BR-010, em Goiás passa a se chamar GO-118. Tanto no DF quanto em Goiás, a estrada está em ótimas condições. Em alguns trechos o acostamento é estreito e, por ser cheia de retas, tem muita gente que desrespeita (e muito) os limite de velocidade. Se não me engano, a velocidade máxima permitida nessa pista é de 110 km/h.

Por outro lado, ser uma estrada cheia de retas favorece as ultrapassagens. No dia da minha viagem encontrei alguns caminhões lentos pela frente, daqueles que a gente alcança sempre na subida. Eu, que não sou dos motoristas mais agressivos na estrada, não tive problemas para ultrapassar. Ou seja, a pista simples não atrapalha tanto e a viagem rende.

Postos de Gasolina

A estrada entre Brasília e Alto Paraíso está longe de ser deserta. Apesar dos longos trechos entre fazendas, não é preocupante ficar sem gasolina na estrada. Então se você prefere abastecer no meio do caminho, não é difícil encontrar posto. Além de alguns postos pequenos espalhados pela estrada, tem um Posto BR em São Gabriel e o posto Galícia em São João da Alianças, as duas cidades que você precisa atravessar.

Onde comer na estrada

Diferente da estrada de Brasília para Caldas Novas, que tem deliciosas lanchonetes pelo caminho, a estrada de Brasília para Alto Paraíso não é lá essas coisas em gastronomia. Posso estar passando desavisado por algum recanto secreto da culinária goiana, mas realmente nada chama atenção nessa viagem. A única coisa que me surpreendeu foi ver um Subway no posto de São João da Aliança. Jamais esperava ver um fast-food invadindo os sertões da terra do pequi.

Embora faltem restaurantes, sobram vendedores de frutas. Na entrada e na saída de São Gabriel e São João da Aliança, principalmente, dezenas de barraquinhas exibem as frutas da estação. Como viajei em junho, o que mais tinha era mexerica pra vender.

Chegada em Alto Paraíso

Aproveitando a pista simples em boas condições e as longas retas para ultrapassagem, superei a estimativa do GPS e cheguei em Alto Paraíso em apenas 2h15. A entrada da cidade é inconfundível: um arco em formato de disco voador (bem-vindo à terra dos ETs). Como dessa vez não ia me hospedar lá, entrei à esquerda no trevo para São Jorge.

 

Estrada de Alto Paraíso para São Jorge

Esse trecho realmente me surpreendeu. Acostumado com as obras paradas e os buracos na estrada de Brasília para Caldas Novas, foi uma grata surpresa ver que esse trecho até São Jorge realmente foi todo asfaltado. Já passei nessa estrada quando era toda de terra e a viagem durava quase 1 hora.

Agora, com pista simples zerada e em ótimas condições, a viagem leva mais ou menos 25 minutos. Ainda não tem radares de velocidade, apenas sonorizadores na pista, pra alertar sobre a travessia de animais silvestres. Por isso é bom respeitar os limites e, de preferência, andar abaixo do indicado, porque os animais realmente cruzam muito a estrada. Além de animais pequenos, como tatus e cobras, mamíferos maiores como Lobos-Guará e Tamanduás-Bandeira também passam ali. Então vá devagar e agradeça se tiver a sorte de ver um bicho desses pelo caminho.

Ter essa estrada asfaltada é excelente para o turismo na Chapada dos Veadeiros, pois às suas margens estão as entradas para as principais cachoeiras da região, como Vale da Lua, Almécegas e Vale Dourado.

E se você gosta de pedalar, saiba que tem uma ciclovia nessa estrada entre Alto Paraíso e São Jorge. Como é uma faixa sinalizada,  junto à estrada, também está em ótimas condições.

 

 

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
      • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

→ Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem → Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado. → Chip internacional de dados e voz com  15% de desconto  se usar o cupom CHIPMAISBARATO.
Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

29 Comments

  1. LUCIANO LADEIA PRATES responder

    Parabéns, Nivaldo!
    Pessoas como você que elevam o verdadeiro sentido e propósito da Internet: partilhar, propagar e viralizar informações e experiências!
    De viajante para outro: that’s the spirit! ;)
    Obrigado pelas dicas,

    Rhaianne & Luciano

      • Expedito Maiaf responder

        Parabens Nivaldo por essas boas informações. Iremos a Alto Paraiso agora em setembro e as suas dicas são valiosas. Abraços do Expedito Maia – Natal-Rn.

        • Obrigado, Expedito! Depois me diga como estão as estradas agora em 2019. Boa viagem!

  2. Ótimas dicas! Obrigada!
    A estrada é tranquila para dirigir a noite? Chego em BSB 20:30 e não sei se já vou direto ou no outro dia pela manhã.

    Quais os passeios eu consigo fazer de carro? Ou todos tem que ir com guia?

    • Nivaldo responder

      Olá. Ja fui no inicio da noite, achei tranquilo. Conheço quem prefere ir mais tarde, pra fugir fo transitos nas sextas. Nunca ouvi falar sobre assaltos e coisas assim.

    • Nivaldo responder

      Fala José. Qualquer carro. Como falei, a estrada está boa. Dá pra ir de carro popular até nas estradas de terra para algumas cachoeiras. Mas se quiser desbravar cachoeiras menos conhecidas, aí é melhor ir num 4×4.

    • Nivaldo responder

      Olá, Alexandre. Historicamente, novembro é o terceiro mês mais chuvoso do ano. Mas chuva é sempre aquela coisa imprevisível. Já passei uma semana lá em novembro e não caiu uma gota do céu…Se estiver lá e vir chuva no horizonte, melhor sair dos rios e cachoeiras, porque tem chance de tromba d’água.

      Aproveita e veja também o post Onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros. E boa viagem!

  3. Boa tarde, Nivaldo! Muito obrigado pelas informações, já me ajudou bastante.
    Por favor, tenho só mais 1 dúvida: Essa estrada de Brasília para Alto paraíso tem muita serra? Pois não tenho muita experiência em subidas íngremes… Viajarei em uma segunda por volta de 14hs.

    Desde já agradeço por mais essa ajuda.

    • Nivaldo responder

      Olá, Ramon. Pode perguntar à vontade!

      Essa estrada tem longas retas e poucas curvas. Assim de cabeça não me lembro de curvas fechadas ou perigosas. É realmente uma estrada tranquila. Só não dá tédio porque as paisagens vão ficar cada vez mais bonitas. Não é serra. Alto Paraíso fica a menos de 200 metros acima do nível de Brasília.

      Nesse horário e dia que você vai, provavelmente vai ser o único turista na estrada. Calmaria total. Só não pode correr muito, porque tem muitas fazendas, com entra e sai da caminhões, possibilidade de cruzar com algum trator ou animais soltos próximos à pista.

      Boa viagem!

  4. Amei seu texto.
    Estou em Brasília e vou pra Chapada dos veadeiros.
    Queria te perguntar se você sabe sobre vias fechadas de Brasília até a Chapada em um certo horário durante a semana, pois tentei ir até Pirenópolis mas todas as vias de Brasília até lá ficam fechadas até as 9:00 hrs da manhã de segunda a sexta, o que acabou atrapalhando minha viagem que seria bate e volta. Estou preocupada se eles fecham a via pra Chapada também.
    Muito obrigada.

    • Nivaldo responder

      Oi Juliana.
      O que pode ter acontecido na sua ida pra Piri, é que tentou sair justamente na hora do rush pela via Estrutural (trecho que vai da Ceilândia ao Eixo Monumental). Entre 6h e 9h, essa estrada tem as duas pistas em sentido único, em direção ao Plano Piloto. No final da tarde é em sentido contrário.

      Mas existem rotas alternativas pra pegar a estrada em direção a Pirenópolis. Por exemplo, pela EPTG e depois por dentro de Taguatinga. De manhã, como é contra-fluxo, o trânsito não é complicado.

      Pra Chapada, se vc estiver no Plano Piloto, não precisa passar por essa via. É só seguir pelo Eixão, ponte do bragueto e Sobradinho.

      E se por acaso encontrar essa lista fechada outra vez, liga o maps ou o Waze que eles conheces as alternativas.

    • Nivaldo responder

      Oi Lilian. Quanto mais longe de Brasília, pior ficar o sinal. O 4G vira 3G, que vira só G…Mesmo na área urbana de Alto Paraíso, sinal de internet é intermitente. Perto das cachoeiras, geralmente nem ligação é possível.

      Só uso Waze em São Paulo, pra driblar o trânsito. Mas ele esquenta meu celular e acaba com a bateria… não curto. Viajando de Brasília pra Chapada, usei só o Google Maps e em alguns pontos. Deixei ele gerar o caminho e tracei a rota antes de sair. Como GPS funciona sem sinal, da pra ir acompanhando.

      Não sei se o Waze tem essa facilidade, de gerar antes o caminho e seguir sem perder tudo.

    • Será que dirigir por esta estrada a noite é tranquilo? Pois meu vôo chega em Brasilia as 20h30. Estou na dúvida entre dormir em Brasilia e seguir viagem pela manhã ou já seguir direto a Alto Paraiso.

  5. Olá, boa tarde.

    Teve alguma dificuldade com o combustível em Alto Paraiso?
    Fomos informados que o combustível local além de péssimo (não rende) é caro. Alugamos uma SUV que já gasta por natural.

    Sei que vamos abastecer em São João da Aliança na ida para Alto Paraíso e volta para Brasilia, já como indicação de uma amiga, mas nosso preocupação diária é quando estivermos entre uma cachoeira e outra.

    • Nivaldo responder

      Oi Karoline. Eu nunca rodei o suficiente pra precisar abastecer na Chapada. Consigo ir e voltar com a gasolina que coloquei em Brasília, onde é mais barato. Mas lembro de ver posto em Alto Paraíso. Pesquisando agora na internet, só encontro um tal de Posto Vale da Lua, que fica logo depois do trevo da cidade, aquele com a nave espacial.

      Se for mais adiante, lembro de ver um posto no trevo para Cavalcante. (Confirme com moradores locais antes de ir).

      De qualquer forma, se não tiver mais esse posto ou não confiar, algumas das 24 principais cachoeiras da Chapada dos Veadeiros ficam no sentido São João D’Aliança, então dá pra esticar mais um pouco e abastecer por lá mesmo.

    • Olá Karoline,

      Estive na Chapada em outubro/2017 e abasteci quando necessário no único posto de Alto Paraíso. O carro alugado era 1.0 e não tive problemas de carro engasgando e nem de muito consumo.

  6. Vinicius Pereira responder

    Boa tarde! Sou do Rj e pensando em ir à Alto Paraíso. Obrigado pela iniciativa! Estou pensando em alugar um carro e as observações postadas aqui serão os passos iniciais para minha pesquisa. Obrigado! OBS: Caso eu vá até Alto Paraíso, e observar novidades, postarei aqui para ajudar outros viajantes! Abs!

    • buenasdicas responder

      Obrigado a você, Vinícius! Se tiver mais tempo pra aproveitar a Chapada, vá também pra São Jorge. Ainda não conheço Cavalcante, mas dizem que lá estão as cachoeiras mais bonitas e águas mais cristalinas.

      É sempre bom receber comentários e dicas de viagens mais recentes pra ajudar os próximos viajantes.

  7. Pedro Moreira responder

    Limite na BR-010/GO-118 é 100 km/h, tomei uma multa em julho/17. Aliás sabe dizer se tem radar nessa estrada ou só os caras com pistola de velocidade?

    • Fala Pedro! Vou atualizar pra 100 km/h, estava na dúvida mesmo, porque pela qualidade da estrada, deveria ser 110…

      No DF, são radares fixos. Quando passa pra Goiás, atualmente não tem radares, acho que nem nas cidades pelo caminho (ou somente nelas, tipo lombada eletrônica). Quando fui, 1 mês atrás, não vi radares móveis… Mas seria bom fazer o pessoal não exagerar na velocidade, tinha muita gente correndo bastante.

      • Pedro Moreira responder

        Pois é, ruim que não tem indicação das velocidades máximas na própria estrada. Estava a 110 e tomei a multa de radar móvel (carinha com a pistola) perto do km 21 da GO-118. Aliás o próprio cara me deu outra de presente, por não ter deixado o farol aceso de dia. Enfim, bom ficar atento nos fins de subidas e nas curvas, onde eles podem ficar. Valeu cara!

Comentários