Paraty ou Angra dos Reis, qual é o melhor destino de viagem?

A Costa Verde, no litoral sul do Rio de Janeiro, é um dos lugares mais bonitos do Brasil. As duas principais cidades da região são Paraty e Angra do Reis.

Apesar da paisagem natural similar, Angra dos Reis e Paraty são destinos muito diferentes entre si. Então, se puder visitar apenas um deles, para onde ir, Paraty ou Angra dos Reis?

Tive a oportunidade de conhecer Paraty e Angra dos Reios, e fazer seus principais passeios, passando por praias, locais históricos e experimentando comidas típicas. E aqui vou explicar as vantagens de cada um dos melhores destinos da Costa Verde.

O que Paraty tem de melhor do que Angra dos Reis

Paraty é uma das cidades históricas mais bonitas e preservadas do Brasil. Sua arquitetura colonial é incomparável. Uma infinidade de igrejas, sobrados, praças e ruas de pedras, que proporcionam uma verdadeira viagem no tempo. Angra dos Reis tem alguns locais históricos, mas não chega aos pés de Paraty nesse quesito.

A gastronomia de Paraty é uma das melhores entre as cidades turísticas do Brasil. Ela é repleta de bons restaurantes, de locais simples a sofisticados, de culinária brasileira e internacional. Os peixes são especialmente gostosos e bem feitos.

O número e a variedade de hotéis e pousadas é muito maior em Paraty, em todas as faixas de preço. No Centro Histórico há lugares super charmosos, e na Praia do Pontal é possível se hospedar pertinho da faixa de areia.

O que Angra dos Reis tem de melhor do que Paraty

A facilidade de acesso a Angra dos Reis é um ponto positivo. A cidade está a 3 horas do Rio de Janeiro, de onde partem ônibus regulares da rodoviária e há muitas opções de transporte privativo ou com agências de turismo. Já Paraty está a mais de 4 horas de viagem do Rio e de São Paulo, e são maiores os trechos da estrada com risco de quedas de barreiras.

Angra dos Reis oferece uma maior variedade de passeios de barco, e seu entorno tem muito mais ilhas e praias para conhecer. Não que Paraty tenha poucas opções, mas nesse quesito Angra é imbatível. Inclusive, em 20 minutos de lancha se chega à Ilha Grande, de praias ainda mais preservadas e paradisíacas.

Apesar de ter menos hotéis do que Paraty, Angra dos Reis tem mais opções de casas de temporada, especialmente lugares à beira-mar. Claro, gasta-se muito mais nesse perfil, mas se você viaja com um grupo grande, pode reservar uma mansão inteira.

Afinal, Paraty ou Angra dos Reis, para onde viajar?

Depende.

Para uma viagem mais diversificada, vá para Paraty. Lá você se hospeda bem sem gastar muito, e todas as noites vai andando conhecer um novo (e maravilhoso) restaurante. De dia, fotografa uma arquitetura colonial de encher os olhos, e segue para o porto, onde tem escunas e barquinhos de madeira que fazem o tradicional passeio para as ilhas.

Já Angra dos Reis é um destino com foco total na natureza. Com poucas opções de hotéis e restaurantes, a maioria das pessoas aluga uma casa e faz a própria comida. Os dias passam entre passeios de lancha, trilhas e bares nas ilhas.

Organize sua viagem a Paraty ou Angra dos Reis

Aqui no blog já temos muitas dicas de viagem a Paraty. Antes de comprar a passagem, confira quando ir a Paraty, o que se aplica também a Angra dos Reis. Veja também como é o passeio de barco nas ilhas de Paraty e nosso guia completo de Trindade.

Sobra Angra dos Reis ainda não temos posts específicos, pois foi uma viagem recente. Mas se tiver alguma dúvida, basta me perguntar aqui pelos comentários ou entrar em contato através do email nivaldo@buenasdicas.com.

Seja para Angra dos Reis ou Paraty, desejo a você uma viagem inesquecível, com tudo o que a Costa Verde tem a oferecer de melhor.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *