O famoso “pau de selfie” ou selfie stick já está proibido em muitas atrações turísticas pelo mundo, da Austrália aos Estados Unidos. Mesmo completamente fora de moda, tem gente que ainda carrega o bastão. Se for o seu caso, verifique se pode levá-lo ao ponto turístico, museu, parque ou cidade em questão.
Na maioria dos casos, a proibição tem a ver com segurança. Afinal o pau de selfie é realmente um porrete, um cacetete eficiente em uma briga. Ou em um atentado terrorista. E é aí que o pau de selfie fica mal na foto. 👌
Quem reúne todos os lugares que proíbem o pau de selfie é o site canibringmyselfiestick (site descontinuado) Olha só algumas atrações onde o equipamento já está proibido. Aliás, é bom ficar atento a essa lista antes de planejar sua viagem, para ver se vale a pena levar o equipamento, por exemplo.
1. Mecca, Arábia Saudita
Não pense em profanar este local sagrado com sua geringonça fotográfica.
2. Palácio de Versailles, França
É proibido, mas tenho certeza que a família real francesa, que viveu no palácio até 1873, teria adorado exibir sua rotina no instagram usando o famigerado pau de selfie.
3. Coliseu de Roma, Itália
Se a proibição é mesmo seguida à risca, também deveria ser proibida a venda do equipamento na entrada do Coliseu. Aliás, nunca vi uma cidade com tantos vendedores de pau de selfie como Roma. Vá entender essa lógica…
4. Parques da Disney em Paris, Hong Kong, Orlando e Califórnia
Tá pensando em fazer uma selfie com o rato mais famoso do mundo? Então é melhor tem um braço comprido, porque a Disney vetou geral o uso do pau de selfie. Nem o Tio Patinhas consegue usar o seu por lá.
5. Metropolitan Museum em NY, Estados Unidos
Traumatizada pelos ataques de 11 de setembro e outros atentados terroristas, New York City tem vários lugares onde é proibido usar pau de selfie.
6. Moulin Rouge em Paris, França
Melhor nem levar seu pau de selfie para Paris. A capital francesa é outra que tem vários lugares com a proibição.
7. Royal Opera House de Sidney, Austrália
Até a moderna Austrália tem pontos turísticos onde é proibido usar o pau de selfie, como a atração mais famosa do país.
8. Guggenheim Museum em NY, Estados Unidos
Se já é brega e muitas vezes proibido fotografar o interior de museus, vai se complicar ainda mais se levar seu pau de selfie. Aliás, antes de levar seu bastão para NYC, veja com atenção a lista de proibições.
9. Museu Albertina em Viena, Áustria
Exemplo de segurança pública e um dos melhores países para viver no mundo, a Áustria também proibiu o pau de selfie em algumas de suas principais atrações.
10. Complexo de Wimbledon em Londres, Inglaterra
Na terra da rainha o “selfie stick” (leia com sotaque britânico), também não é sempre bem-vindo. Já imaginou, no meio de uma partida de tênis do torneio mais importante do mundo, alguém se irrita com o juiz e atira o pau de selfie no gramado? Pois é, não pode, nem adianta tentar esconder o seu.
Nivaldo Martins
Nasci em Goiânia, já morei em São Paulo e hoje vivo em Brasilia. Já fiz longas viagens pela Europa e América do Sul. Visitei também a América do Norte e o Oriente Médio. E sempre que posso dou um pulo no Nordeste.
Sou formado em Comunicação Social e deixei de trabalhar em agências de publicidade para ser um turista profissional. Crio roteiros de viagem originais e me coloco de cobaia em atrações e destinos pelo mundo, de locais inusitados a clichês do turismo de massa. Pois é assim, com vivências, perrengues e sinceridade, que eu escrevo o Buenas Dicas desde 2013.
Não publico nenhuma linha gerada por inteligência artificial. Viagens reais, para pessoas reais. Esse é o meu lema, e por isso mesmo talvez você discorde de algumas coisas. Então aproveite para comentar e debater com uma pessoal real, de humano para humano.