O novo mapa turístico do estado chegou para mostrar que Goiás é muito mais do que música sertaneja (apesar dessa frase me lembrar um refrão de Bruno & Marrone). No total, são 10 regiões turísticas, compostas por 49 municípios, abrangendo todo o estado. Confira como os pontos turísticos de Goiás são para todos os gostos, até para quem gosta de praia.

Mas qual o tamanho de Goiás?

Com 340 mil km², Goiás é o sétimo maior estado do Brasil. Pensando assim nem parece tão grande, mas é só comparar com outros territórios para ver como a empreitada de mapear um estado com toda essa área não é simples: Goiás é quase 4 vezes maior do que Portugal. Ou duas vezes maior do que o Uruguai. É praticamente do tamanho da Finlândia, maior do que a Itália e um pouco menor do que a Alemanha e o Japão. E não faltam pontos turísticos para explorar.

Como assim 10 regiões turísticas?

Pois é, o turismo em Goiás vai muito além de Caldas Novas e Pirenópolis. De norte a sul, o estado tem rios, lagos, reservas naturais, cachoeiras e uma imensidão de coisas legais pra fazer, tanto para o turista local, vindo principalmente das metrópoles Goiânia e Brasília, quanto do restante do Brasil. Aliás, se o governo investir de verdade no turismo e na estrutura do estado, um dia Goiás poderá ser uma rota do turismo internacional, principalmente na categoria esportes radicais. Em belezas naturais, os pontos turísticos de Goiás não perdem para nenhum lugar do mundo.

Aqui, cabe dizer que o fato de estarem em uma mesma região turística, não significa que o transporte é fácil entre as cidades. Infelizmente a condição das estradas em Goiás anda sofrível, principalmente entre cidades pequenas, como é o caso da maioria da lista. Então pesquise bem as estradas de Goiás e prepare sua viagem com a máxima segurança. Veja o mapa completo e em alta resolução.

1. Região das Águas Quentes

hoteis em caldas novas pousada do ipe

Faço questão de começar por ela, que poderia ser chamada de “A grande Caldas Novas”. Porque é a capital das águas quentes que atrai a maior parte dos turistas para o estado de Goiás. Mas, além de Caldas Novas, a região ainda tem Buriti Alegre, com seu Lago das Brisas (que não é quente), e Rio Quente, a pequena cidade que que abriga o famoso rio de águas quentes e o Rio Quente Resorts, com seus toboáguas gigantes e até uma praia artificial com piscina de ondas (quentes, claro).

 

2. Região Chapada dos Veadeiros

vale da lua chapa dos veadeiros goias

É o lugar com mais discos voadores e maconheiros por metro quadrado do Brasil. É onde está o já global Vale da Lua, com suas pedras em formatos mirabolantes, e a própria reserva da Chapada dos Veadeiros, com suas inúmeras trilhas, cachoeiras e corredeiras. Entre as cidades da região, destaque para Cavalcante e Alto Paraíso, com seu pequeno distrito roots de São Jorge, que é a base mais estilosa para explorar os pontos turísticos dessa parte de Goiás.

 

3. Região Vale do Araguaia

ria araguaia goias
A imensidão do Rio Araguaia | Foto de José Pachá

De norte a sul do estado de Goiás, os turistas cantam juntos: “Meu Araguaia, suas areias cobriram meus pés, seu encanto fez do pranto, um acalanto pra nós dois”. Isso somente os goianos, porque acho que ninguém mais nesse país conhece Marcelo Barra, o Roberto Carlos de Goiás.  Nessa área tomada por pescarias, acampamentos e jetskis, Aruanã é a campeã do visitas. Mas não faltam outros lugares turísticos interessantes pra conhecer, como as imediações de Aragarças, que divide com a vizinha matogrossense Barra do Garças os pontos turísticos (e os turistas) da região.

 


 Sabia que seguro viagem é obrigatório em vários países? Compare preços na Real Seguros

4. Região dos Negócios e Tradições

goiania setor bueno viaduto

Taí, nunca imaginei ver Goiânia e Anápolis numa lista de turismo. Mas aqui nessa região o foco é business, então tudo bem, elas não tem exatamente uma lista de pontos turísticos de Goiás a serem explorados. O nome “tradições” é só pra incluir Trindade e suas romarias na mesma região, porque ia ficar complicado colocar mais uma cor no mapa. Se vai pra capital, veja onde ficar em Goiânia.

 

5. Região do Ouro e Cristais

rua pirenopolis goias

As duas cidades de belezas coloniais mais preservadas de Goiás estão nessa categoria: Pirenópolis e Cidade de Goiás (Goiás Velho para os íntimos), onde vivia a poetiza Cora Coralina, em sua casa Casa da Ponte, hoje um dos pontos turísticos de Goiás mais conhecidos e visitados por lá. Mas também estão aqui outras cidades importantes para o turismo em Goiás, como Corumbá e suas cachoeiras, e Cristalina, mas famosa pelas lojas de cristais do que pelo turismo de curtição.

 

Descubra mais regiões e pontos turísticos de Goiás

Veja aqui o mapa completo e em alta resolução, com todas as 10 regiões turísticas do estado, incluindo mais cidades com pontos turísticos de Goiás, como Chapadão do Céu (Parque das Emas), São Simão, Lagoa Santa, Paraúna e São Domingos. Ou vá direto ao site da Goiás Turismo, responsável pelo projeto e com mais informações úteis para o turismo em Goiás.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Touron Turismo: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

  • Utilize o cupom BUENASDICAS10 na EasySim4U e tenha  10% de desconto  em chip internacional
  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

2 Comments

  1. Vale a pena acrescentar o turismo religioso que é o mais crescente no estado. Sobretudo por conta das cidades de Trindade e Goiás.

  2. Muito legal, adorei as dicas de pontos turísticos em Goiás. Adoro o povo goiano, essa gente incrível, que sabe receber tão bem os turistas em seu estado. <3

Comentários