Quando ir à Chapada dos Veadeiros: melhor e pior época

Saiba tudo sobre quando ir à Chapada dos Veadeiros e escolha a melhor época para sua viagem, pensando tanto no roteiro, quanto na sua segurança.

Afinal, a natureza impõe eventos severos na região da Chapada dos Veadeiros, devido a eventos climáticos bem definidos ao longo do ano.

Nestas dicas, não patrocinadas ou relacionadas a agências de turismo, e portanto sinceras e isentas, entenda qual é a melhor época na Chapada dos Veadeiros e também quando é melhor não viajar.

Quando ir para a Chapada dos Veadeiros

Localizada no nordeste de Goiás, a Chapada dos Veadeiros possui o clima definido em duas grandes estações do ano:

  • A época da seca, entre maio e setembro.
  • A estação chuvosa, entre outubro e abril.

Para ter a melhor experiência de viagem, não basta ir nos meses sem chuvas, como muitos influenciadores irresponsáveis, que não conhecem nada da Chapada dos Veadeiros, costumam propagandear.

É preciso olhar o clima, e os eventos climáticos, mês a mês. Confira, a seguir, como é a Chapada dos Vadeiros de janeiro a dezembro.

Outubro a abril na Chapada dos Veadeiros: época das chuvas

A fase das chuvas no nordeste de Goiás vai de outubro a abril, de maneira gradativa.

Em outubro geralmente caem as primeiras gotas, que chegam para amenizar a longa seca, e a paisagem vai se tornando verde novamente. É um mês de transição climática, ainda sujeito aos problemas da seca, como os incêndios.

Em novembro, as chuvas se intensificam, assim como os atoleiros nos caminhos das cachoeiras, a possibilidade de trombas d’água e o calor.

O clima segue chuvoso em dezembro, janeiro, fevereiro e março, meses com o maior registro de acidentes e mortes devido às trombas d’água.

Já em abril, no finalzinho da estação, chove menos e o as temperaturas tendem a ser mais amenas.

Mas viajar na Época das chuvas à Chapada dos Veadeiros tem suas vantagens: paisagens verdes e maior volume de água nas cachoeiras, além de águas menos frias, perfeitas para espantar o calor.

Resumo dos meses de seca na Chapada dos Veadeiros

  • Temperaturas: geralmente é calor do início ao fim, com máximas acima de 30 ºC.
  • Vantagem: grande volume de água nos rios, tornando mais bonito o espetáculo das cachoeiras, com águas menos geladas e mais agradáveis para banho.
  • Desvantagem: risco de trombas d’água, atoleiros nas estradas e de chuva durante os passeios.
  • Melhor mês da estação: abril, com temperaturas amenas e poucas chuvas.
  • Experiência pessoal: já fui pra chapada em dezembro e janeiro e não vi uma gota de chuva. Mas o calor era terrível durante as trilhas.

Maio a setembro na Chapada dos Veadeiros: estação seca

A considerada estação seca começa “oficialmente” em maio e vai até setembro. Mas aí tem algumas pegadinhas, e entendê-las é essencial para escolher o mês da viagem.

Entenda:

Em maio ainda caem algumas chuvas. Varia muito conforme o ano. Nada que vá atrapalhar a viagem inteira, mas é bom ficar de olho na previsão do tempo. Além disso, ainda faz calor e há um bom volume de água nas cachoeiras.

Quando chega junho, começa a fazer frio, especialmente à noite. Leve agasalhos, pois é possível fazer menos de 10 ºC. E a chance de chuva é praticamente zero, então aproveite muito para fazer trilhas.

Julho chega no mesmo clima, mas com uma desvantagem: muito mais gente, devido às férias escolares. Então, é recomendável reservar seu hotel com mais antecedência.

Quando chega agosto, vem o primeiro problema da seca: a baixa umidade do ar, que, dependendo do ano, atinge níveis muito abaixo dos recomendados pela OMS. Adicione a isso a poeira das estradas de terra, e prepare sua respiração.

À medida que agosto vai acabando e setembro começa, a seca fica muito mais intensa. E aí vem o maior problema anual da Chapada dos Veadeiros, os incêndios.

Os maiores incêndios no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros ocorreram entre setembro e outubro. Nessa época, é melhor pensar na sua segurança e evitar uma viagem à região.

Resumo dos meses chuvosos na Chapada dos Veadeiros

  • Temperaturas: amenas com chance de frio no meio do ano, especialmente em junho e julho. Médias entre 13 ºC e 27 ºC. Em abril, maio e a partir de agosto, pode fazer calor acima de 30 ºC.
  • Vantagem: clima mais agradável para caminhar e luz mais bonita para tirar fotos.
  • Desvantagem: águas mais geladas. A partir do meio de agosto até outubro, grande risco de incêndios.
  • Melhores meses da estação: maio, junho e julho.
  • Experiência pessoal: já peguei menos de 10ºC no meio da tarde em julho. Ideal para caminhar nas longas trilhas, mas complicado para enfrentar a água gelada dos rios.

A pior época na Chapada dos Veadeiros

Tanto na estação da seca, quanto na chuvosa, existem meses não recomendados na Chapada dos Veadeiros, devido aos riscos gerados pelas condições climáticas.

Na época das chuvas, as trombas d’água ou cabeças d’água são o maior problema.

Elas são mais comuns nos meses de fevereiro e março, embora possam ocorrem durante toda a estação.

As trombas d’água mais violentas dos últimos anos atingiram turistas na Cachoeira Santa Bárbara em março de 2017, no Poço das Esmeraldas em outubro de 2018 e na Cachoeira do Segredo em fevereiro de 2019. Em fevereiro de 2023, o principal acidente, com vítima fatal, foi na Cachoeira Raizama.

Também já foram registradas trombas d’água no famoso Vale da Lua, nos meses de janeiro e fevereiro.

Já na época do seca, o maior risco é relacionado aos incêndios.

Os maiores incêndios recentes na Chapada dos Veadeiros ocorreram em outubro de 2017, em outubro de 2020 e em setembro de 2024.

Por isso, tenha cuidado redobrado nas trilhas e muita atenção às notícias antes de programar sua viagem nesses meses.

E independentemente da época da sua viagem, confira nossas dicas da Chapada dos Veadeiros e organize todos os detalhes da sua visita.

Melhor época na Chapada dos Veadeiros

Para vivenciar o melhor da Chapada dos Veadeiros, a dica é programar sua viagem para os meses de maio, junho e julho. Nessa época, no início da estação seca, praticamente não chove e o clima é ameno, sem riscos como trombas d’água e incêndios.

Mas, se não puder ser tão seletivo, o clima na Chapada também é razoável para o turismo no mês de abril e no início de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *