Chapada dos Veadeiros

Clima e melhor época para conhecer a Chapada dos Veadeiros

Pinterest LinkedIn Tumblr

Se busca quando ir à Chapada dos Veadeiros, saiba que a melhor época para viajar é entre os meses de maio e agosto, parte da chamada estação seca. Claro que é possível viajar em qualquer mês e há até quem prefira a chapada na época da chuvas, devido aos maior volume de água nas cachoeiras. Mas recomendo atenção aos riscos de tromba d’água (meses chuvosos) e incêndio (meses de seca).

Viajar nessa que considero a melhor época na Chapada dos Veadeiros tem muitas vantagens. Vou explicar em mais detalhes o clima, as temperaturas, as queimadas, dicas de segurança e tudo mais para você escolher quando ir e viajar na época certa. Além do mês certo, é preciso escolher bem onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros.

Clima na Chapada dos Veadeiros

Essa região do Estado de Goiás tem basicamente duas estações do ano, a seca e a chuvosa. Mas as fases de transição também devem ser consideradas, assim como as temperaturas. Pois, mesmo no que é considerado inverno, pode fazer calor. E a seca prolongada é perigosa em vários sentidos.

Estação chuvosa: outubro até abril

A fase das chuvas vai de outubro a abril, de maneira gradativa. Começa chovendo pouco, em dezembro e janeiro cai o maior volume de água e depois começa a reduzir novamente, sendo que até o final de abril já chove bem menos. Mas tudo pode acontecer. Por exemplo, já fui para a chapada em dezembro e janeiro e não vi uma gota de chuva.

  • Temperaturas: geralmente é calor do início ao fim, com máximas acima de 30 ºC.
  • Vantagem: grande volume de água nos rios, tornando mais bonito o espetáculo das cachoeiras, com águas menos geladas e mais agradáveis para banho.
  • Desvantagem: risco de trombas d’água, atoleiros nas estradas e de chuva durante os passeios.
  • Experiência pessoal: já fui para chapada em dezembro e janeiro e não vi uma gota de chuva. Calor terrível durante as trilhas no Parque Nacional.

Estação seca: novembro até março

Já a considerada estação seca, teoricamente começa em maio e vai até setembro. Mas aí tem algumas pegadinhas. Em maio e junho pode até cair uma chuva ou outra. Em julho ainda está tudo verde e a chance de chover é quase zero. Aí chega agosto. Imagine um lugar onde não chove há meses. Aquele ar seco, o capim vai virando palha e começa o alto risco de incêndio. Em setembro, a umidade do ar pode ficar mais baixa que a do deserto do Saara.

  • Temperaturas: amenas com chance de frio no meio do ano, especialmente em junho e julho. Médias entre 13 ºC e 27 ºC. Em abril, maio e a partir de agosto, pode fazer calor acima de 30 ºC.
  • Vantagem: clima mais agradável para caminhar e luz mais bonita para tirar fotos.
  • Desvantagem: águas mais geladas. A partir do meio de agosto até outubro, grande risco de incêndios.
  • Experiência pessoal: já peguei cerca de 10ºC no meio da tarde em julho, quando fui ao Paraíso dos Pândavas. Ideal para caminhar nas longas trilhas, mas complicado para enfrentar a água gelada dos rios.

Riscos de viajar para a Chapada dos Veadeiros em época não indicada

Quem viaja na época das chuvas, está sujeito às perigosas trombas d’água, que acontecem quando chove muito num trecho anterior do rio e de repente chega um volume destruidor de água, que leva árvores, pedras e quem estiver pelo caminho. Para escapar, é importante ficar atento às nuvens de chuva na região e sair de perto do rio caso sinta um aumento repentino no volume de água.

Perigos da tromba d’água ou cabeça d’água na Chapada dos Veadeiros

Tromba d’água na Chapada dos Veadeiros não é um fenômeno raro. Costuma acontecer todos os anos, como comprovam as notícias. As últimas noticiadas que assustaram turistas aconteceram na Cachoeira Santa Bárbara em março de 2017 (notícia) Poço das Esmeraldas em outubro de 2018 (notícia) e na Cachoeira do Segredo em fevereiro 2019 (notícia). Felizmente, essas últimas não fizeram vítimas fatais. Mesmo na famosa Vale da Lua, que tem fácil acesso e é um dos lugares mais visitados da Chapada, o risco é alto em dias de chuva.

  • Quando tem mais riscos de tromba d’água: durante toda a estação chuvosa, inclusive no início, como comprova a notícia do mês de outubro.

Época dos incêndios na Chapada dos Veadeiros

Geralmente em agosto a Chapada dos Veadeiros já deu adeus ao verde. Está tudo seco. Em setembro, é só poeira nas estradas. Com a baixa umidade do ar, o risco de incêndio é enorme. Pequenos e médios incêndios acontecem todo ano nessa época. Mas em 2017 o fogo de origem criminosa destruiu 35 mil hectares de vegetação do cerrado na região, matando milhares de animais. Tem até página na Wikipedia.

  • Quando tem mais riscos de incêndio: a partir de meados de agosto até o final de outubro. Por exemplo, o grande incêndio de 2017 começou em 18 de outubro. O risco depende da quantidade de chuvas de cada ano.

Melhor época na Chapada dos Veadeiros

Nem precisava de conclusão, afinal eu já disse na primeira frase que os melhores meses são maio, junho, julho e início de agosto. Particularmente, prefiro viajar em junho e julho, porque, além da chance quase zero de chuva, o clima é agradável durante o dia e tem boa chance de fazer um friozinho à noite.

De qualquer forma, confira sempre a previsão do tempo antes de fazer as malas, assim você planeja melhor o que levar. Por exemplo, se vai no inverno, em junho e julho, pode precisar de um bom agasalho. Se vai no verão, especialmente em dezembro e janeiro, prefira roupas leves.

Quando NÃO ir para a Chapada dos Veadeiros

Se for olhar apenas históricos de chuvas, incêndios e coisas que estragam a viagem, você vai pensar em evitar os meses de dezembro, janeiro, setembro e outubro.


 Sabia que seguro viagem é obrigatório em vários países? Compare preços na Real Seguros

Por outro lado, cada experiência é única. Não necessariamente vai chover na sua viagem em dezembro. E se chover, não é sempre que tem tromba d’água. Já na seca em setembro, apesar do pó garantido, você pode ter uma viagem incrível, pois a beleza do cerrado nessa época é algo único, com direito a ipês amarelos colorindo a paisagem.

Independente de quando viajar, confira as dicas da Chapada dos Veadeiros aqui no blog. 

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Touron Turismo: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

  • Utilize o cupom BUENASDICAS10 na EasySim4U e tenha  10% de desconto  em chip internacional
  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários