Porto de Galinhas ou Jericoacoara: qual é melhor para você

Para onde viajar, Porto de Galinhas ou Jericoacoara? Comparamos esses dois importantes destinos de praia do Nordeste, para você entender qual deles mais combina com seu perfil, orçamento e preferências de viagem.

Antes de mais nada, saiba que são destinos turísticos completamente diferente em todos os aspectos. Esse comparativo tem como base minhas experiências pessoais tanto em Jeri quanto em Porto de Galinhas. Mas tentarei ser isento de opinar nos tópicos “técnicos” antes de dar o veredito final.

Independente do seu destino, aqui no blog você encontra as dicas mais sinceras, seja sobre Porto de Galinhas ou Jericoacoara.

Chegada

  • Vantagem para: Porto de Galinhas.
Estrada para Porto de Galinhas

Jericoacoara ganhou aeroporto próprio, a cerca de 40 minutos do centro. O transporte deve ser feito em veículo 4×4, capaz de vencer as estradas de areia. Mas os voos para lá são muito caros. Geralmente é mais em conta voar para Fortaleza e lá embarcar de ônibus ou contratar um traslado em veículo 4×4, que leva cerca de 5 horas até Jeri. Saiba mais: Como chegar em Jericoacoara.

Porto de Galinhas fica a apenas 50 km de distância do Aeroporto do Recife, sendo boa parte da viagem em pista dupla. A viagem de carro leva cerca de 1 hora. Muito fácil para alugar um carro e ir por conta própria. Também é relativamente barato para ir de van (transfer com agências de turismo) ou táxi. Saiba mais: Estradas e transporte para Porto de Galinhas.

Hospedagem

  • Vantagem para: depende de gostos pessoais. Jericoacoara tem hotéis melhores na região central. Porto de Galinhas tem grandes condomínios pé na areia, em praias afastadas.
Vista do Hotel Casa de Areia, em Jericoacoara

A vila de Jericoacoara é pequena, mas muito diversa no assunto hospedagem. De pousadas baratas a hotéis de luxo com vista para o mar, tem opções para todos os bolsos e gostos. E praticamente de qualquer lugar, dá pra ir andando até a excelente praia central e para os restaurantes e bares. Saiba mais: Onde ficar em Jericoacoara.

Apesar de maior e muito mais antiga no turismo, Porto de Galinhas é pobre em hospedagem na sua região central. A oferta é maior ao longo das praias, onde estão hotéis de luxo, alguns deles All Inclusive, como o Enotel Club, além de grandes condomínios, como o Nannai Residence. Saiba mais: Onde ficar em Porto de Galinhas.

Acessibilidade

  • Vantagem para: Porto de Galinhas.
Rua no centro de Jericoacoara

Além de chegada mais complicada, em Jericoacoara as ruas são de areia fofa, inclusive no centrinho comercial da vila. Assim, qualquer caminhada exige maior esforço de locomoção. E por muitas ruas, não passagem carros. Os passeios mais famosos são feitos em buugys, mas, gastando mais, é possível contratar veículos 4×4 para trajetos e passeios, com mais conforto e acessibilidade.

Porto de Galinhas é um destino mais urbano. As ruas do centro são planas e asfaltadas, algumas delas exclusivas para pedestres, mas é possível estacionar próximo aos locais de interesse.

Praias

  • Vantagem para: Depende de preferências pessoais. Porto de Galinhas tem piscinas naturais. Jericoacoara tem praias mais tranquilas e, na minha opinião, bem mais bonitas.
Praia de Porto de Galinhas

A Praia de Jericoacoara, no centro da vila, é a mais frequentada da região. De águas mornas e ondas calmas, tem bares pé na areia e é possível alugar equipamentos ou fazer aulas de esportes como windsurf, SUP e kitesurf. E seguindo caminhada para longe da vila, é possível chegar a trechos praticamente desertos. Saiba mais: Praias de Jericoacoara.

No centro de Porto de Galinhas, está a praia principal, quase sempre lotada, onde ficam ancoradas as famosas jangadas. Para conhecer outras praias, recomendo ir de carro. Por exemplo, até a Praia de Muro Alto, ideal para crianças, ou até o Pontal de Maracaípe. Saiba mais: Praias Porto de Galinhas.

Passeios

  • Vantagem para: Jericoacoara.
Lagoa do Paraíso, Jericoacoara

Jericoacoara tem passeios bem diversos e fáceis de fazer. O mais importante é o Passeio Litoral Leste, que é feito de preferência em buggy e passa por atrações famosas, como a Pedra Furada, a Árvore da Preguiça e a Lagoa do Paraíso, uma lagoa cristalina, com redes penduradas sobre a água. Saiba mais: Passeios em Jericoacoara.

A atividade mais comum em Porto de Galinhas é o passeio de jangada até as piscinas naturais da praia central. Se quiser passear de buggy, tem o tour pelas praias. Mas o melhor passeio de todos exige mais de 1 hora de viagem: a Praia dos Carneiros.

Gastronomia

  • Vantagem para: Jericoacoara.
Praia principal de Jericoacoara

Só tive experiências positivas nesse sentido em Jericoacoara. Os restaurantes, dos mais baratos aos mais completos, servem excelente culinária cearense, especialmente peixes frescos. Pra beber, é um espetáculo de sabores de sucos de frutas regionais e caipifrutas bem tropicais, como caju, siriguela e abacaxi.

Antes de viajar, pesquisei bastante onde deveria comer em Porto de Galinhas. Não adiantou nada. Só tive experiências no máximo medianas nos restaurantes da vila e nos bares de praia. É mais fácil achar uma churrascaria gaúcha do que um prato típico de Pernambuco.

Preços

  • Vantagem para: Porto de Galinhas.
Ponta do Cupe, Porto de Galinhas

Para quem embarca nas regiões Sul e Sudeste, a viagem a Jericoacoara já começa mais cara em razão dos preços dos voos. A logística de transporte na chegada também encarece. Mas, apesar da fama como destino de luxo, Jeri possibilita um turismo relativamente barato. Tem hostels e pousadas econômicas, algumas trilhas para explorar (passeios grátis) e alternativas baratas de transporte até os pontos turísticos, como as lagoas. Saiba mais: Preços em Jericoacoara.

Não tem como negar que Porto de Galinhas é um destino mais popular. O acesso é fácil e tem alternativas baratas, o centrinho da vila tem hospedarias bem simples e econômicas e dá pra curtir as praias das redondezas sem gastar muito.

Qual é melhor, Jericoacoara ou Porto de Galinhas?

Depende do seu perfil.

Porto de Galinhas é famosa há décadas. Não tem o charme de uma vila de praia, mas tem grande infraestrutura e praias bem diferentes entre si. Pertinho do Recife, é fácil de chegar e incluir Carneiros e Olinda no roteiro. Recomendo principalmente para quem não quer gastar muito e também para quem gosta de grandes hotéis all inclusive e condomínios, ideais para viagem com crianças e famílias grandes.

Jericoacara se desenvolveu muito nos últimos anos. E fica cada vez mais famosa. Mas ainda é um destino rústico e charmoso, de ótima gastronomia e passeios imperdíveis, essenciais para a viagem. Recomendo mais para casais e pessoas que gostam de mesclar paisagens incríveis com muito conforto.

Independente do seu destino, tenha uma boa viagem! E se restaram dúvidas, basta mandar sua pergunta pelos comentário abaixo.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ERRO: Desculpe, a verificação de humanidade falhou.

4 Comentários

  1. Olá!!! Tudo bem? Estava pretendendo ir só, gostaria de me planejar mais.. ainda estou pesquisando lugares pra curtir férias que tirarei.. Mas não posso esbanjar em gastos..estava pesquisando e me interessei em conhecer Jericoacoara.. Parecendo lindo e vi que tem trilhas e tal.. Saberia informar uma média de valores para uns 7 dias por gentileza, fazendo alguns passeios. Também curto muito a Natureza.. Não estou atrás de luxos, mas uma hospedagem pelo menos confortável.

  2. Já visitei as duas. Porto de Galinhas é muito melhor pelo conjunto de praias. Vc pode alongar o passeio para destinos ainda mais bonitos e charmosos na redondeza como Carneiros, Tamandaré, Serrambi, Pontal de Marapaípe. Além de ser uma rota famosa para quem frequenta Fernando de Noronha. Já Jericoacoara é que bonita, mas o custo benefício não compensa. Não há nada de diferente que as outras praias de acessíveis do Nordeste não possam igualmente oferecer, como Portos de Galinhas, Pipa e Maragogi.