Colonia del Sacramento – ou Colônia do Sacramento – já foi de Portugal, já foi da Espanha, mas hoje é do turismo (com todo respeito aos pacatos uruguaios que vivem por lá). Uma cidade romântica, onde não falta o que fazer, cheia de pontos turísticos e restaurantes charmosos. Aliás, dica para os apaixonados: Colonia está entre as melhores cidades para curtir a Lua de Mel na América do Sul.

Quando digo romântica, é porque a cidade parece mesmo feita para os casais apaixonados. Não que não dê pra ir conhecer sozinho ou de galera, mas a calmaria das ruas históricas e cafés, sempre com uma vista para o Rio da Prata, daquelas para tirar foto abraçadinho, é inspiradora. Como já disse aqui um vez, Colonia del Sacramento é a Parati do Uruguai.

Veja também:

Como chegar em Colonia del Sacramento

Colonia fica em localização estratégica, a apenas duas horas de barco de Buenos Aires, cruzando o Rio de la Plata, e a apenas 1 hora de carro de Montevidéu

Recomendo a primeira maneira, que além de mais rápida, é muito mais tranquila. Sem falar que, além da vista, os barcos que fazem a travessia de Buenos Aires a Colonia del Sacramento são mais confortáveis que um ônibus e alguns, como da Buquebus, possuem até Duty Free para compras.

o que fazer colonia del sacramento
Avenida mais movimentada que eu vi em Colonia del Sacramento.

Pontos turísticos de Colonia del Sacramento

Dividi e detalhei as principais atrações de Colonia, pra você ler e salvar os principais lugares que quer conhecer na cidade. E não falta o que fazer em Colonia del Sacramento! Confira um a um e aproveite seu roteiro na cidade mais charmosa do Uruguai. Aliás, essa é a região que recomendo ficar, com o diz o post Onde se hospedar em Colonia del Sacramento.

Centro Histórico (Barrio Historico / Casco Viejo)

casco viejo colonia del sacramento

Sem dúvidas a parte mais admirada, fotografada e conhecida de Colonia del Sacramento. Estamos falando do belíssimo conjunto de ruas preservadas do centro da cidade, onde as arquiteturas espanhola e portuguesa brigam por espaço. Bem melhor essa briga de estilos do que as guerras de verdade que ocorreram na cidade, disputada aos tiros de canhão entre Portugal e Espanha.

Por si só o Centro Histórico já pode ser considerado um dos principais pontos turísticos da cidade, mas ele está repleto de ruas e construções que merecem ser apreciadas uma a uma.

Rua dos Suspiros (Calle de Los Suspiros)Rua no bairro histórico de Colônia del Sacramento.

Dizem que no século XVII essa era a rua “das mulheres de beijo fácil”, onde os marinheiros buscavam a última diversão antes de zarpar. Eufemismos à parte, entendo que era a Rua Augusta de Colonia del Sacramento, a zona da luz vermelha, o puteiro a céu aberto da cidade.

Por isso, dado o “movimento” dentro das casas, os gemidos suspiros eram ouvidos da rua. Mas dizem também que pela rua passavam os condenados à morte, sobre os quais emanavam os “suspiros” da morte.

Bom, eu fico com a primeira versão, a das quengas. Embora isso não importe. O que vale mesmo é admirar centenárias casinhas em tom de rosa e “sacar” umas excelentes fotos para o seu instagram.

Farol de Colonia del Sacramento (El Faro)

romantico colonia del sacramento uruguai
Do alto do farol de Colonia del Sacramento.

Onipresente pra quem vê, gigante para quem sobe.

Parece até slogan de carro, mas o farol de Colonia del Sacramento pode mesmo ser visto de quase todas as ruas da cidade e oferece muitos degraus de desafio para quem quer apreciar a vista do alto.

E garanto que vale a pena. Dizem até que do alto do farol é possível ver a silhueta de Buenos Aires, coisa que não consegui. Talvez durante a noite seja fácil enxergar as luzes da capital argentina. Isso se o vento forte lá em cima não congelar você.

Pra ascender ao farol (aqui lanço mão de um trocadilho quase em espanhol, já que a palavra ascender, que significa subir, é mais usada por lá do que no Brasil) é preciso pagar uma quantia simbólica.

Centro Cultural Bastión del Carmen

o que fazer em colonia - Centro Cultural Bastión del Carmen
Colonia também é cultura | Foto de Halley Oliveira

Entre os principais edifícios históricos de Colonia del Sacramento está o Bastión del Carmen, erguido em 1880 para a defesa da cidade. O lugar também já foi fábrica de sabão e curtume, mas depois de adquirido pelo Ministério da Educação do Uruguai se tornou um centro cultural.

O Centro Cultural Bastión del Carmen tem instalações artísticas e exposições gratuitas, mas o próprio edifício, com sua enorme chaminé e vista privilegiada para o Rio da Prata, já faz valer a visita. O endereço é a Rua Rivadavia, número 223.

Porto de Iates (Puerto de Yates)

Píer em Colônia del Sacramento, no Uruguai.

Reserve aqui seu hotel, albergue ou pousada em Colonial del Sacramento.

A poucos passos do Centro Histórico, também se faz necessária uma visita ao bucólico Puerto de Yates, onde os barquinhos tremulam no ritmo das águas aparentemente calmas do Rio da Prata.

Recomendo chegar com um sorvete artesanal ou um chivito, pra saborear a dois, sentados em um dos banquinhos do deck, de preferência ao pôr do sol. Se quer curtir o visual à moda uruguaia mesmo, recomendo levar sua garrafa de mate embaixo do braço. Nada mais romântico que simplicidade.

Bastión de San Miguel

Vista do muralha final do forte para o Rio da Prata.
Vista do final do forte para o Rio da Prata. Afinal, quem gosta de canhão é soldado.

Em bom português, é o forte de Colonia del Sacramento. Foi construído pelos portugueses em 1745 e fazia parte da grande muralha que defendia a cidade. Tanto que os canhões ainda estão por lá, agora sem colocar medo em ninguém.

Está bem próximo ao portão de entrada do Centro Histórico. Quem segue o fluxo e procura o que fazer em Colonia del Sacramento sempre chega ao Bastión de San Miguel.

Paseo de San Gabriel

Mais uma inesquecível vista da baía do Rio de La Plata.

paseo colonia del sacramento

Se admirar o brilho do sol no rio já é uma excelente vista no final de cada rua, seguir ao lado dele certamente é indispensável em sua passagem por Colonia del Sacramento.

Sem falar que o Paseo de San Gabriel é caminho para o bistrô (vamos afrancesar o Uruguai) Lentas Maravillas, que fica na Rua Santa Rita, número 61. Um lugar cujo slogan é “o mais bem guardado segredo” e serve de sanduíches a chás e vinhos. Além de ter, como quase tudo em Colonia, uma vista imperdível para o Rio da Prata.

Museu do Azulejo (Museo del Azulejo)

Provavelmente o museu mais visitado de Colonia del Sacramento, possui mais de 3 mil peças de cerâmica decorativa em seu acervo, vindas principalmente da França, mas também de lugares como Catalunha, Valência e Nápoles. Além dos azulejos locais.

O museu funciona em uma casa portuguesa erguida há séculos e que ainda conserva partes originais do piso e das paredes.

Museu Municipal de Colonia del Sacramento (Museo Municipal)

Também em uma centenária casa portuguesa, mais precisamente de meados do século XVIII. No acervo do museu, estão itens da cultura indígena uruguaia, elementos de paleontologia e relíquias que relembram o toureiro espanhol Ricardo Torres “Bombita”, que levava as multidões ao delírio na Colonia do início do século passado.

Endereço: Plaza Mayor

Aquário de Colonia (Acuario de la Colonia del Sacramento)

Por corredores que simulam uma caverna, estão aquários com espécies tiradas de rios da região, como: tararira, boga (isso me lembra algum xingamento infantil) e palometa.

Endereço: Rua Cevallos, 236.

Bodegas de vinho

Os vinhos do Uruguai ainda não estão no mesmo nível que os argentinos e chilenos, mas já estão ganhando alguns prêmios e conquistando o paladar dos especialistas. Se quiser comprovar e ainda conhecer vinhedos e processos de fabricação, existem duas vinícolas em Colonia del Sacramento que oferecem visitas guiadas aos turistas.

vinícolas uva vinhos

– Bodega Turistica Bernardi: Ruta 1, km 171,5, Laguna de Los Patos, Colonia.

Até esse momento as visitas são gratuitas e podem ser realizadas de segunda a domingo. Mas recomendo dar uma conferida no site oficial da vinícola e consultar tudo direitinho.

– Viñedos y bodega Los Cerros de San Juan

Além da visita com degustação, também oferece uma legítima picada uruguaia ou um assado. Ou seja: mesa de petiscos frios ou churrasco. Mas é preciso fazer reserva.

Endereço: Ruta 21 Km 213,5.

Balneário Santa Ana

As praias do Uruguai são famosas em todo o mundo, especialmente as de Punta del Este e Cabo Polonio. Mas o país ainda guarda seus segredos no litoral, como o Balneário de Santa Ana, a 22 km de distância de Colonia del Sacramento.

A praia é de água doce, pois o Rio de Prata ainda segue seu fluxo beirando a costa uruguaia, mas o visual, os barcos ancorados e os restaurantes mais parecem de uma linda cidade litorânea.

Agora que você viu que não falta o que fazer em Colonia del Sacramento, o que mais tem a fazer é partir pra lá. Diversão garantida, mesmo que não queria fazer nada, só curtir vaivém das água do Rio da Prata. O Uruguai é romântico assim mesmo…

Mais Buenas Dicas no Uruguai

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
  • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

→ Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem

→ Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

→ Chip internacional de dados e voz com  15% de desconto  se usar o cupom CHIPMAISBARATO.

Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

4 Comments

  1. Christian Lyra responder

    A bodega los cerros de san juan mudou de dono e as informações do site ficaram desatualizadas. Consultem o tripadvisor para as informações atualizadas. Estive lá hoje, e fui muito bem atendido pelo Marcelo. Valeu muito a visita.

    • Obrigado Christian! Se tiver mais detalhes, fotos ou quiser mandar alguma dica sobre a bodega ou sobre Colonia em geral, estamos de páginas abertas.

Comentários