|

O que fazer em Colonia del Sacramento: 12 melhores dicas e passeios

No estuário do Rio da Prata, que mais parece um mar de águas marrons, Colonia é a mais charmosa cidade histórica do Uruguai. Entenda aqui o que fazer em Colonia del Sacramento, e também dicas práticas para essa viagem, desde como chegar e passeios imperdíveis para seu roteiro.

Tudo baseado na minha experiência de viagem a Colonia, com relatos pessoais e informações importantes para você decidir o que visitar e o que mais combina com seu jeito de viajar.

Farol de Colonia del Sacramento

Dicas de viagem e o que fazer em Colonia del Sacramento

Confira agora nossas mais sinceras dicas de viagem a Colonia del Sacramento, a mais interessante e turística cidade histórica do Uruguai. Antes de mais nada, uma dica pra você que não olhou no mapa:

Colonia fica pertinho de Buenos Aires e dá pra fazer apenas um bate e volta a partir da capital Argentina. Mas recomendo muito que fique mais tempo. Não falta o que fazer em Colonia, principalmente para quem gosta de curtir momentos de tranquilidade. E especialmente se for uma viagem em casal.

Sobre a história de Colonia del Sacramento

Assim como todo o Uruguai, Colonia já foi parte do império português e mais tarde dominada pelos espanhóis. E também já foi uma cidade brasileira. E ela guarda na arquitetura e nas tradições todos esses períodos. Por isso é tão bonita e diferente de outros destinos na América do Sul.

Em localização estratégica entre o Brasil e a Argentina, Colonia se desenvolveu como um importante entreposto comercial, especialmente no tráfico de escravos. Visada por colonizadores, era cercada por muralhas e fortificações militares.

Como chegar em Colonia del Sacramento

Se estiver em Montevidéu, a melhor forma de ir para Colonia é de carro ou ônibus. São apenas 180 km de distância, que podem ser feitos em pouco mais de 2 horas, em estradas em boas condições. O Aeroporto de Carrasco, na capital, é o mais próximo.

Já aproveitou as ofertas da Black Friday do maior site de reservas do mundo? Acesse o site promocional do Booking.com e encontre hotéis com até 35% de desconto até 4 de dezembro.

A partir de Buenos Aires, o caminho mais rápido até Colonia do Sacramento é de barco, cruzando o Rio da Prata. A viagem, em barcos confortáveis, tem a partir de 1h15 de duração. A passagem custa, em média, a partir de R$ 300 ida e volta. A velocidade e o preço dependem do barco escolhido. Alguns possuem até Duty Free para compras a bordo.

A passagem de barco entre Buenos Aires e Colonia del Sacramento pode ser comprada nesta agência parceria do blog, ou diretamente com as empresas Buquebus e Seacat.

Melhor época em Colonia del Sacramento

Eu visitei Colonia apenas no outono, nos meses de abril e junho, e gostei bastante, pois estava um friozinho gostoso, bom para tomar vinhos e caminhar sem suar demais.

No verão, de dezembro a março, a cidade fica mais quente e chuvosa. Mas tem um bom motivo para viajar a Colonia em dias de calor: as praias. Perto do centro, estão a Playa el Alamo e a praia La Oreja De Negro, com seu belo calçadão.

No inverno, o vento gelado pode espantar os mais friorentos, pois os principais passeios da cidade são a céu aberto, então é preciso estar bem agasalhado.

Hospedagem em Colonia del Sacramento

O centrinho histórico e turístico de Colonia fica nos arredores de sua mais famosa atração, a Calle de los Suspiros. Nessa região se concentram também os bares e restaurantes da cidade.

A dica é se hospedar nessa região, assim poderá fazer quase tudo a pé na cidade, a qualquer hora do dia ou da noite.

  • A Posada Plaza Mayor tem ótimo custo-benefício e fica nessa localização estratégica.
  • Já o Charco Hotel fica a poucos passos do farol e tem vistas para o rio.

Se tiver mais tempo de viagem, ou se estiver de carro, com a comodidade de poder ficar em hotéis maiores sem perder a mobilidade, veja nossas dicas de Onde ficar em Colonia del Sacramento, onde tem dicas mais completas e recomendações de pousadas.

Quantos dias ficar em Colonia del Sacramento

Nas duas vezes que viajei a Colonia, passei apenas uma noite na cidade. Também é possível fazer um bate e volta de barco, a partir de Buenos Aires.

Mas recomendo que passe no mínimo duas noite em Colonia, assim terá tempo para conhecer as atrações do centro histórico da cidade e ainda fazer um passeio pelas arredores.

O que fazer em Colonia, no Uruguai 

Dividi e detalhei as principais atrações de Colonia, pra você ler e salvar os principais lugares que quer conhecer na cidade. Para um roteiro de 1, 2 ou 3 dias, realmente não falta O que fazer em Colonia del Sacramento. Confira quais são os principais pontos turísticos e passeios.

Sabia que você pode fazer um passeio guiado gratuito em Colonia do Sacramento? O Free Tour em Colonia tem 1h30 de duração e percorre os principais pontos turísticos da cidade. Na final, a contribuição ao guia é voluntária, no valor que você achar justo.

1. Centro Histórico (Barrio Historico / Casco Viejo)

casco viejo colonia del sacramento

Sem dúvidas a parte mais admirada, fotografada e conhecida de Colonia del Sacramento. Estamos falando do belíssimo conjunto de ruas preservadas do centro da cidade, onde as arquiteturas espanhola e portuguesa brigam por espaço. Bem melhor essa briga de estilos do que as guerras de verdade que ocorreram na cidade, disputada aos tiros de canhão entre Portugal e Espanha.

Por si só, o Centro Histórico já pode ser considerado um dos principais pontos turísticos de Colonia do Sacramento, mas ele está repleto de ruas e construções que merecem ser apreciadas uma a uma.

2. Rua dos Suspiros (Calle de Los Suspiros)

Dizem que no século XVII essa era a rua “das mulheres de beijo fácil”, onde os marinheiros buscavam a última diversão antes de zarpar. Eufemismos à parte, entendo que era a Rua Augusta de Colonia del Sacramento, a zona da luz vermelha, o puteiro a céu aberto da cidade.

Por isso, dado o “movimento” dentro das casas, os gemidos suspiros eram ouvidos da rua. Mas dizem também que pela rua passavam os condenados à morte, sobre os quais emanavam os “suspiros” da morte.

Bom, eu fico com a primeira versão, a das quengas. Embora isso não importe. O que vale mesmo é admirar centenárias casinhas em tom de rosa e “sacar” umas excelentes fotos para o seu instagram.

3. Farol de Colonia del Sacramento (El Faro)

romantico colonia del sacramento uruguai
Vista do alto do farol de Colonia del Sacramento.

Onipresente pra quem vê, gigante para quem sobe.

Parece até slogan de carro, mas o farol de Colonia del Sacramento pode mesmo ser visto de quase todas as ruas da cidade e oferece muitos degraus de desafio para quem quer apreciar a vista do alto.

E garanto que vale a pena. Dizem até que do alto do farol é possível ver a silhueta de Buenos Aires, coisa que não consegui. Talvez durante a noite seja fácil enxergar as luzes da capital argentina. Isso se o vento forte lá em cima não congelar você.

Pra ascender ao farol (aqui lanço mão de um trocadilho quase em espanhol, já que a palavra ascender, que significa subir, é mais usada por lá do que no Brasil) é preciso pagar uma quantia simbólica.

4. Centro Cultural Bastión del Carmen

o que fazer em colonia - Centro Cultural Bastión del Carmen

Entre os principais edifícios históricos de Colonia del Sacramento está o Bastión del Carmen, erguido em 1880 para a defesa da cidade. O lugar também já foi fábrica de sabão e curtume, mas depois de adquirido pelo Ministério da Educação do Uruguai se tornou um centro cultural.

O Centro Cultural Bastión del Carmen tem instalações artísticas e exposições gratuitas, mas o próprio edifício, com sua enorme chaminé e vista privilegiada para o Rio da Prata, já faz valer a visita. O endereço é a Rua Rivadavia, número 223.

5. Porto de Iates (Puerto de Yates)

A poucos passos do Centro Histórico, também se faz necessária uma visita ao bucólico Puerto de Yates, onde os barquinhos tremulam no ritmo das águas aparentemente calmas do Rio da Prata.

Recomendo chegar com um sorvete artesanal ou um chivito, pra saborear a dois, sentados em um dos banquinhos do deck, de preferência ao pôr-do-sol. Se quer curtir o visual à moda uruguaia mesmo, recomendo levar sua garrafa de mate embaixo do braço. Nada mais romântico que simplicidade.

Ao lado do porto, o Radisson Colonia del Sacramento é um dos melhores hotéis da cidade e oferece uma vista cinematográfica para o rio.

6. Bastión de San Miguel

Em bom português, é o forte de Colonia del Sacramento. Foi construído pelos portugueses em 1745 e fazia parte da grande muralha que defendia a cidade. Tanto que os canhões ainda estão por lá, agora sem colocar medo em ninguém.

Está bem próximo ao portão de entrada do Centro Histórico. Quem segue o fluxo e procura o que fazer em Colonia del Sacramento sempre chega ao Bastión de San Miguel.

7. Paseo de San Gabriel

paseo colonia del sacramento

Se admirar o brilho do sol no rio já é uma excelente vista no final de cada rua, seguir ao lado dele certamente é indispensável em sua passagem por Colonia del Sacramento.

Sem falar que o Paseo de San Gabriel é caminho para o bistrô (vamos afrancesar o Uruguai) Lentas Maravillas, que fica na Rua Santa Rita, número 61. Um lugar cujo slogan é “o mais bem guardado segredo” e serve de sanduíches a chás e vinhos. Além de ter, como quase tudo em Colonia, uma vista imperdível para o Rio da Prata.

8. Museu do Azulejo (Museo del Azulejo)

Provavelmente o museu mais visitado de Colonia del Sacramento, possui mais de 3 mil peças de cerâmica decorativa em seu acervo, vindas principalmente da França, mas também de lugares como Catalunha, Valência e Nápoles. Além dos azulejos locais.

O museu funciona em uma casa portuguesa erguida há séculos e que ainda conserva partes originais do piso e das paredes.

9. Museu Municipal de Colonia del Sacramento (Museo Municipal)

Também em uma centenária casa portuguesa, mais precisamente de meados do século XVIII. No acervo do museu, estão itens da cultura indígena uruguaia, elementos de paleontologia e relíquias que relembram o toureiro espanhol Ricardo Torres “Bombita”, que levava as multidões ao delírio na Colonia do início do século passado.

Endereço: Plaza Mayor

10. Aquário de Colonia (Acuario de la Colonia del Sacramento)

Por corredores que simulam uma caverna, estão aquários com espécies tiradas de rios da região, como: tararira, boga (isso me lembra algum xingamento infantil) e palometa.

Endereço: Rua Cevallos, 236.

11. Bodegas de vinho

Os vinhos do Uruguai ainda não estão no mesmo nível que os argentinos e chilenos, mas já estão ganhando alguns prêmios e conquistando o paladar dos especialistas. Se quiser comprovar e ainda conhecer vinhedos e processos de fabricação, existem duas vinícolas em Colonia del Sacramento que oferecem visitas guiadas aos turistas.

  • Bodega Turistica Bernardi: Ruta 1, km 171,5, Laguna de Los Patos, Colonia.

Até esse momento as visitas são gratuitas e podem ser realizadas de segunda a domingo. Mas recomendo dar uma conferida no site oficial da vinícola e consultar tudo direitinho.

  • Viñedos y bodega Los Cerros de San Juan: Endereço: Ruta 21 Km 213,5.

Além da visita com degustação, também oferece uma legítima picada uruguaia ou um assado. Ou seja: mesa de petiscos frios ou churrasco. Mas é preciso fazer reserva.

12. Balneário Santa Ana

As praias do Uruguai são famosas em todo o mundo, especialmente as de Punta del Este e Cabo Polonio. Mas o país ainda guarda seus segredos no litoral, como o Balneário de Santa Ana, a 22 km de distância de Colonia del Sacramento.

A praia é de água doce, pois o Rio de Prata ainda segue seu fluxo beirando a costa uruguaia, mas o visual, os barcos ancorados e os restaurantes mais parecem de uma linda cidade litorânea.

Agora que você viu que não falta o que fazer em Colonia del Sacramento, o que mais tem a fazer é partir pra lá. Diversão garantida, mesmo que não queria fazer nada, só curtir vaivém das água do Rio da Prata. O Uruguai é romântico assim mesmo…

Roteiro – O que fazer em Colonia em 1 ou 2 dias

Para um roteiro de 1 dia em Colonia, por exemplo para quem faz o bate e volta de Buenos Aires, recomendo focar no passeio pelo centro histórico de Colonia. Ande pelas ruas de pedras, passe pela Calle de los Suspiros e suba ao topo do farol.

Se sobrar um tempo, alugue um carro elétrico e vá conhecer as praias da região. Se for verão, pode até arriscar um mergulho.

Para quem tem 2 dias ou mais em Colonia, pode se dedicar a outros pontos turísticos e lugares mais distantes, como alguns destes lugares indicados acima. E não deixe de fazer um passeio com degustação de vinhos.

O que fazer em Colonia del Sacramento à noite

Colonia não é uma cidade agitada. Não é um destino que recomendo para solteiros em busca de festas sem hora para acabar.

Mas os casais não têm do que reclamar. À noite, saia caminhando pelas ruelas históricas até encontrar um bom restaurante. E aproveite a charmosa iluminação da cidade, que faz o passeio parecer uma viagem no tempo.

Com as mesinhas nas ruas e calçadas, os restaurantes ficam ainda mais bonitos durante à noite. Aproveite para pedir pratos típicos do Uruguai, assim a experiência vai ficar ainda mais completa. Não sabe o que pedir? Veja quais são as principais comidas típicas do Uruguai.

Vídeo em Colonia del Sacramento

Quer um ponto de vista da cidade? Recomendo assistir a este vídeo bacana do canal Léo e Gaby Pelo Mundo, numa visita às principais atrações de Colonia.

Mais dicas de viagem para o Uruguai

Colonia é um dos mais charmosos destinos do Uruguai. Mas o país tem muitos outros lugares que merecem entrar no seu roteiro de viagem.

Para combinar com Colonia, recomendo fazer uma viagem de carro passando por Montevidéu, Punta del Este, Cabo Polonio e Punta del Diablo.

E se não sabe o que esperar de uma viagem pelo Uruguai e precisa de dicas para começar o planejamento, veja nossas Dicas do Uruguai e comece a organizar melhor sua viagem.

Explicamos tudo sobre a Black Friday do Booking em 2024. Leia e entenda como conseguir os melhores descontos de hotéis, carro e voos.

Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.

Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.

Conheça nossos parceiros

Gostou? Então veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 Comentários

  1. Vivian Silveira disse:

    Bacana!! Qual moeda utilizou por lá? Peso Argentino…Dolar…Real?

    1. Oi Vivian. A moeda do país é o Peso Uruguaio. Falei sobre ela no tópico sobre Câmbio no Uruguai. Utilizei cartão de crédito na maioria dos lugares, aliás, não me lembro de algum lugar onde cartão não foi aceito. Boa viagem.

  2. Christian Lyra disse:

    A bodega los cerros de san juan mudou de dono e as informações do site ficaram desatualizadas. Consultem o tripadvisor para as informações atualizadas. Estive lá hoje, e fui muito bem atendido pelo Marcelo. Valeu muito a visita.

    1. Obrigado Christian! Se tiver mais detalhes, fotos ou quiser mandar alguma dica sobre a bodega ou sobre Colonia em geral, estamos de páginas abertas.