Quando ir para Bento Gonçalves (melhores épocas)

Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, é daqueles destino que podem ser visitados o ano inteiro. Afinal, as principais atrações são as vinícolas, que recebem visitas de janeiro a dezembro. Mesmo assim, tem a melhor época para conhecer as vinícolas e também os meses mais indicados para explorar o restante da região.

Assim como em Gramado, o turismo em Bento Gonçalves vive sua alta temporada nos meses frios de inverno, entre junho e setembro. Mas, diferente de Gramado, a época que mais indico para essa viagem é justamente nos meses mais quentes do ano.

Saiba mais: O que fazer em Bento Gonçalves

As médias de chuvas são regulares o ano inteiro na região, então não tem muito o que planejar. E como as principais atividades são em locais fechados, o clima não influencia tanto na programação.

Verão – Época das vindimas em Bento Gonçalves

Dezembro, janeiro, fevereiro e março

Sabe aquela cena dos parreirais carregados de uvas? Em Bento Gonçalves, isso acontece entre dezembro e março. É quando as uvas estão no ponto para serem colhidas e se inicia o processo de fabricação dos vinhos e espumantes. A esse período, dá-se o nome de vindima.

Nessa época das vindimas em Bento Gonçalves, as tradicionais degustações costumam ser acompanhadas de um passeio até os parreirais, onde o visitante pode observar diferentes tipos de uvas e comer direto do pé.

E não são apenas as vinícolas em Bento Gonçalves que têm parreirais. Passeando por regiões como Tuiuti, Vale dos Vinhedos e no Roteiro Caminhos de Pedra, pude parar em diversos pontos de vendas de uvas à beira das estradas, com parreirais carregados. Com educação, pode pedir para experimentar algumas, obviamente sem exagerar e sem danificar as plantas.

Quem gosta de festa tem mais um motivo para viajar a Bento Gonçalves nessa época, pois acontecem as festas das vindimas. Em fui na festa da Cristofoli, em Faria Lemos. Ao som de tarantela e com uma bela mesa de frios à disposição, os turistas são convidados a amassar as uvas com os pés, num ritual teatral que remonta o antigo processo de fabricação de vinhos na região. Oficialmente, as vindimas ocorrem entre 18 de dezembro e 18 de março.

Desvantagem

Calor de lascar. O verão na Serra Gaúcha não é nada ameno. Durante a tarde, são comuns temperaturas na faixa dos 30 ºC. Eu cheguei a ver termômetros marcando 40 ºC. Obviamente é muito fresco dentro das vinícolas, inclusive sendo frio nas mais refrigeradas, o que é perfeito para as degustações.

Inverno – Época de frio em Bento Gonçalves

Junho, julho, agosto e setembro

Frio significa alta temporada na Serra Gaúcha. Em Bento Gonçalves não é diferente. Entre meados de maio e o final de setembro, o frio faz a alegria dos turistas. Especialmente em julho e agosto, que são os meses mais gelados do ano.

No inverno em Bento Gonçalves, as temperaturas mínimas ficam na faixa dos 8 ºC. Mas temperaturas por volta de zero graus ou mesmo negativas são comuns. E as máximas ficam por volta dos 20 ºC.

Esse clima de inverno na serra atrai legiões de apaixonados por vinhos para Bento Gonçalves. Afinal, não tem nada melhor para se aquecer do que uma bela taça de vinho tinto. Nessa época, a culinária conforto da Serra Gaúcha também cai melhor. Nos aconchegantes restaurantes, os rodízios coloniais aquecem a alma do viajante.

Também é uma época mais agradável para fazer o clássico passeio no Trem Maria-Fumaça, entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. Aproveite também para passar um dia inteiro percorrendo sem pressa o Roteiro Caminhos de Pedra e pontos turísticos urbanos de Bento, como o chimarródromo e a Igreja São Bento, em formato de barril.

Desvantagem

Além do frio que pode ser congelante em alguns dias, inverno é alta temporada em Bento Gonçalves. Especialmente em julho e agosto, você vai encontrar filas nos melhores restaurantes e vinícolas. E os preços ficam mais altos, tanto em hospedagem quanto em passeios turísticos, como o próprio Trem do Vinho.

Outono e primavera em Bento Gonçalves

Abril e maio – outubro e novembro

Nos meses que restam do ano, Bento Gonçalves costuma ter temperaturas amenas. Apesar de serem épocas sem grandes atrativos específicos, também costumam agradar os viajantes. Afinal ninguém sofre com tanto calor ou com filas e preços altos.

Maio, novembro e abril, nessa ordem, são os meses menos chuvosos do ano em Bento Gonçalves. Mas, como falei no início, a média de um mês para o outro não varia tanto, então não se apague a esse detalhe.

Afinal, qual a melhor época para viajar a Bento Gonçalves?

Depende do que você prefere.

Se quer ver os parreirais carregados e ainda comer uvas direto do pé, viaje entre meados de dezembro e meados de março. Essa é a melhor época para quem gosta muito de uvas, como eu. Apesar do calor, foi uma experiência incrível e gostaria de voltar a Bento nessa mesma época.

Não tem como negar que a Serra Gaúcha é muito mais charmosa no inverno. E o frio combina muito com a gastronomia de Bento Gonçalves. Então, se quer se agasalhar, curtir uma lareira, um chimarrão quentinho e ainda combinar com um roteiro por Gramado e Canela, é melhor viajar no inverno.

Turistas colhendo uvas em Bento Gonçalves. Essa é a vantagem de ir no verão.

E se quiser fazer um super combo com as principais atrações da Serra Gaúcha, viaje no final de dezembro. Assim, pode combinar o Natal Luz de Gramado com o início das vindimas em Bento Gonçalves.

Continue planejando sua viagem para a Serra Gaúcha

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  1. Olá.
    Somo um casal de idosos (80 e 72) e temos curiosidade em conhecer Bento Gonçalves em março. Porém, como nada conheço de lá, inclusive como chegar, pediria a tua ajuda para, se vc puder me ajudar com indicação de vôo, hotel (não muito caro, mas confortável) e passeios que poderão ser agendados por vc nos locais mais convenientes.
    Fico grato.

    1. Gostei muito dessa viagem, Maria! Recomendo mesmo que vá conhecer, assim que for possível viajar com tranquilidade de novo. Abraço.