Canela

5 principais pontos turísticos de Canela – Melhores lugares para visitar

De uma grande Cascata a um parque com trenó alpino, conheça as melhores atrações turísticos de Canela.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Conheça os principais pontos turísticos de Canela, na Serra Gaúcha. Vizinha a Gramado, Canela tem atrações próprias e merece entrar no seu roteiro. Inclusive, algumas das atrações mais bonitas da região estão em Canela, que também tem parques temáticos e um simpático centrinho turístico. Só o que vale a pena conhecer.

Algumas dessas atrações já fazem parte do guia O que fazer em Gramado e Canela. Para os principais pontos turísticos de Canela, selecionei apenas as atrações naturais e, entre os diversos parques, apenas aqueles que realmente merecem ser visitados num roteiro de fim de semana. Depois, uma lista completa com outras atrações da cidade.

1. Parque e Cascata do Caracol

Um dos poucos lugares do Brasil onde se pode ver uma cachoeira de 130 metros de altura sem precisar enfrentar trilhas ou estradas de terra. Local de fácil acesso, a cerca de 10 minutos de carro do centro de Canela. Além da Cascata do Caracol, o parque tem um belo mirante, lojas de artesanato e a Estação Sonho Vivo, um passeio de trenzinho que conta a história da região.

  • Horários de funcionamento: todos os dias, das 9h às 17h30
  • Ingressos de R$ 10 (crianças e idosos) e R$ 20 (adultos) vendidos apenas na entrada do parque.

2. Castelinho Caracol

Na estrada entre Canela e a Cascata do Caracol, essa casa histórica é um dos mais antigos pontos turísticos de Canela. Foi construída há mais de 100 anos, em madeira de araucária, para ser o lar da família Sommer Franzen. Se tornou museu em 1985, com um rico acervo de móveis e objetos antigos.  Entre e experimente a famosa sobremesa austríaca Apfelstrudel.

  • Horários de funcionamento: todos dias, das 9h às 13 e das 14h20 às 17h30.
  • Dica importante: para poder comprar o apfelstrudel, é preciso entrar no museu.

3. Catedral de Pedra

O centro de Canela não é tão grande e turístico quanto o de Gramado, mas sua catedral é bem mais imponente. Tem 65 metros de altura e fica na praça principal de Canela, cercada de lojas de malhas e casas especializadas em chocolate. Dentro da cidade, é a única atração realmente indispensável. E fica ainda mais bonita à noite, com um show de luzes que acontece todos os dias.

  • Horários do show de luzes na Catedral de Pedra: 20h, 21h e 22h.
  • Chocolate em frente à catedral é mais barato do que em Gramado.

4. Alpen Park

Para quem viaja com crianças e adolescentes, é indispensável colocar um parque de diversão no roteiro. E esse costuma agradar até os adultos, em brinquedos como o Trenó Alpino, que pode chegar a uma velocidade máxima de 40 km/h. E o parque ainda tem outras atrações, como tirolesa, arvorismo e montanha-russa. Além de um restaurante com vista privilegiada para a Serra Gaúcha.

  • Horários de funcionamento: todos dias, das 9h às 18h. Detalhes no site oficial.

5. Mundo a Vapor

Assim como Gramado, em Canela tem muitos parques temáticos sem graça, só pra tirar dinheiro de turista. Esse não é o caso do Mundo a Vapor, repleto de fábricas em miniatura, que funcionam de verdade. Tem olaria, serraria e fábrica de papel, entre outras. É uma visita guiada e bem explicada.

  • Horários de funcionamento: todos os dias, das 9h às17h. Exceto nos meses de julho, novembro e dezembro, fechas às quartas-feiras.

Roteiro a pé no Centro de Canela

Além das principais atrações, tem outros lugares que você pode visitar em Canela. Por exemplo, andando pelo centro da cidade, comece na Praça da Matriz (Catedral de Pedra) e siga pela Rua Felisberto Soares, a principal do turismo na cidade. Pelo caminho, vai encontrar a simpática praça João Correia, com mais um letreiro de Canela para fotografar.

Mais à frente, está o Mundo a Vapor Express, uma nova atração da cidade, inaugurada em 2019. O local foi construído junto à locomotiva La Meuse, fabricada na Bélgica em 1909. A loja temática é um bom lugar para comprar presentes. Ao lado está a Casa da Velha Bruxa, loja de chocolates e sobremesas que também tem unidade em Gramado.

Pra fechar esse pequeno roteiro a pé pelo centro de Canela, atravesse a rua e conheça as casinhas coloridas onde são vendidos artigos típicos, souvenires e artesanatos. É a Associação Canelense de Artesãos. À sua frente está o Espaço Cultural Casa de Pedra. Também em 2019, na Estação Campos de Canella foi inaugurado o restaurante temático Casa do Pinóquio, especializado em comida italiana.

Mais parques temáticos, museus e pontos turísticos em Canela

Existem alguns outros parques e museus temáticos em Canela que você pode querer visitar. São atrações para todos os gostos, que agradam desde as crianças até os mais velhos. Por exemplo:

  • Museu do Automóvel de Canela
  • Museu do Fusca
  • Museu dos Beatles
  • Museu da Moda
  • Steam World Museum
  • Menor Fábrica de Papel do Mundo
  • Parque das Sequoias
  • Parque Terra Mágica Florybal

Mais dicas da Serra Gaúcha

Continue planejando sua viagem para Gramado, Canela e outros destinos da Serra Gaúcha aqui pelo blog. Já temos muita informação sobre a região, e podemos tirar suas dúvidas, basta perguntar. Além destes pontos turísticos de Canela, que se encaixam muito bem no Roteiro de até 3 dias em Gramado e Canela, confira outros artigos:

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Get Your Guide: ingressos e tours para atrações no mundo inteiro

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

  • Utilize o cupom BUENASDICAS10 na EasySim4U e tenha  10% de desconto  em chip internacional
  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
Seguro viagem america do sul 300x250

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários