Berlim

Quando ir para Berlim (clima e melhor época)

Entenda quando é melhor viajar para Berlim, considerando temperaturas, chuvas e horas de sol nas quatro estações do ano.

Berlim pode ser aproveitada em qualquer época do ano. Mas se você quer  evitar o frio congelante do inverno ou as ondas de calor do verão , é melhor planejar bem quando ir. Entenda aqui o básico do clima em Berlim.

E se tiver qualquer dúvida sobre temperatura, chuvas, estações do ano e sobre qual é a melhor época do ano em Berlim, utilize os comentário abaixo para mandar sua dúvida. Eu respondo sempre o mais rápido possível.

Inverno em Berlim

O inverno em Berlim, assim como em todo o hemisfério norte, vai de 22 de dezembro a 20 de março. Nessa época, os dias são mais curtos na capital alemã. Em janeiro, o sol nasce em média às 8h e se põe às 16h30. As temperaturas mínimas médias ficam abaixo de 0 ºC, com picos mais gelados do que 10 ºC negativos. As máximas médias não passam de 5 ºC. Não é raro nevar, embora os efeitos do aquecimento global em Berlim sejam sentidos atualmente.

Se quer evitar esse frio congelante e os dias curtos, evite viajar para Berlim especialmente nos meses mais frios do inverno, que são dezembro, janeiro e fevereiro.

Verão em Berlim

O verão em Berlim, assim como em todo o hemisfério norte, vai de 21 de junho a 23 de setembro. Nessa época, os dias são mais longos na capital alemão. Pra se ter uma ideia, em julho  o sol nasce em média às 5h e se põe depois das 21h . As temperaturas médias oscilam entre 10 ºC e 23 ºC, mas ondas de calor podem elevar os termômetros a mais de 35 ºC. O verão é a estação mais chuvosa do ano, especialmente o mês de junho. Mas o volume de água não costume estragar os passeios.

Além da possibilidade do calor extremo, a desvantagem de viajar no verão é a superlotação, pois julho e agosto são meses de férias e muita gente vai curtir as festas e piscinas públicas de Berlim. Por outro lado, uma das vantagens do verão é poder curtir o sol até mais tarde, dando mais tempo útil ao seu roteiro.

Outono em Berlim

O verão em Berlim, assim como em todo o hemisfério norte, vai de 23 de setembro a 21 de dezembro. Nessa época, os dias são parecidos com os nossos, com o sol nascendo por volta de 7h e se pondo às 18h. As temperaturas oscilam bastante ao longo dos meses, esfriando gradativamente de setembro até dezembro. Em média, espere pegar de 0 ºC a 20 ºC. Outubro é o mês menos chuvoso do ano.

São meses de clima ameno, especialmente outubro e início de novembro. Uma das vantagens de viajar no outono é observar as árvores com folhagem multicolorida e as folhas secas cobrindo ruas e parques. Além, é claro, de poder esticar até Munique e curtir a Oktoberfest, que vai do final de setembro ao início de outubro.

Primavera em Berlim

Considero a primeira a melhor estação para viajar pela Europa. De março a junho, as temperaturas vão gradativamente aumentando. No geral, espere noites frias, por volta de 5 ºC, e dias agradáveis, com máximas médias de 20 ºC. As horas de sol também são quase “normais” pra gente, com os dias indo, em média, das 6h30 às 20h.

Além de ver a cidade florida, a vantagem de curtir a primavera em Berlim é poder apreciar um friozinho gostoso à noite, daqueles pra gente sentir que tá viajando, mas sem exageros. E durante o dia, poder usar roupas mais leves e fazer passeios ao ar livre sem sofrimento. Com umas horas a mais de sol e poucas chances de chuvas.

Melhor época em Berlim

Se leu tudo com atenção, já viu que considero a primavera e o outono as melhores estações do ano para visitar Berlim. Com  destaque para os meses de abril, maio e outubro , quando as temperaturas são mais agradáveis e costuma chover pouco.

Mas, como falei no início, Berlim pode ser visitada em qualquer época do ano e sempre tem atrações disponíveis para justificar sua viagem.

Por exemplo, se for no inverno, foque em explorar restaurantes, cafés e museus, como na impressionante Ilha dos Museus. E vai encontrar hotéis mais em conta, inclusive nos melhores bairros para se hospedar em Berlim.

Se for no verão, faça como os locais e se jogue nos jardins do Tiergarten e na piscina colocada sobre o Rio Spree. Além de se refrescar com muita cerveja.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Passagens aéreas: melhores sites para pesquisar preços de passagens
      • Airbnb: reservas de quartos e apartamentos de temporada

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários