Quando ir a Budapeste, Hungria – Clima de janeiro a dezembro
Budapeste, uma das cidades mais lindas do mundo, pode ser visitada em qualquer época do ano. A cada estação, a paisagem e as atividades possíveis mudam completamente, o que impacta no roteiro da viagem.
Saiba quando ir para Budapeste de acordo com seu perfil e preferências, de olho na tabela de temperaturas, histórico de chuvas e dicas sobre o que esperar de cada época.
Tá com pressa? Olha só o resumo:
- Visitas às termas de Budapeste são mais agradáveis em meses de clima moderado, como abril, maio, setembro e outubro.
- Para esquiar no Parque Normafa e patinar no gelo, vá no inverno, entre dezembro e março.
- Em julho e agosto, meses de verão, ondas de calor podem elevar a 40 ºC as temperaturas em Budapeste.
Aqui você vai ver:
Quando ir para Budapeste
Você já acertou numa coisa, que é o destino. Budapeste é uma cidade monumental, e deve ser apreciada sem correria. Fique no mínimo 4 noites, de preferência num hotel bem localizado, como o Medos Budapest, perto do metrô e dos principais pontos turísticos.
Aliás, ao escolher seu hotel, atente-se se ele possui aquecedor e ar-condicionado, pois você pode precisar de ambos, dependendo da época do sua viagem.
Minha viagem foi no início de um mês de abril, e peguei dias lindíssimos de primavera em Budapeste, repleta de flores. Escolha bem quando ir e prepare-se para fazer as melhores fotos do seu roteiro na Europa.
Veja também o post Onde ficar em Budapeste: hotéis nos melhores bairros, e escolha um lugar que combina com você.
Fontes: dados climatológico de Budapeste obtidos nos sites met.hu e wikipedia.
Inverno – Frio e neve em Budapeste
O dia 21 de dezembro marca início oficial do inverno na Europa. Mas em Budapeste o frio chega antes disso. No final de outubro o clima já começa a esfriar, com direito a temperaturas abaixo de zero. Em meados de novembro, historicamente começa a nevar em Budapeste.
Dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais frios do ano. Nessa época, é possível fazer temperaturas por volta dos 20 ºC NEGATIVOS em Budapeste. É congelante, complicado para brasileiros ao ar livre. Se for nesses meses, tenha na mala roupas de frio e acessórios adequados.
O que fazer no inverno em Budapeste? Em primeiro lugar da lista, vá patinar no gelo do Városligeti Műjégpálya, o maior ringue da Europa, sobre um lago congelado. A temporada dura em média de meados de novembro ao início de março. É possível alugar patins no local, que fica aberto até altas horas da noite.
Verão – Sol e dias longos em Budapeste
Em temporadas antes do aquecimento global e de fenômenos como o El Niño, o verão já foi a época mais indicada para viajar a Budapeste.
Afinal, o clima ensolarado era perfeito para passeios no Rio Danúbio e atividades ao ar livre. Mas o calor foi extremo nos últimos anos, com temperaturas máximas na casa dos 40 ºC, especialmente em julho e agosto.
A onda de calor de 2007 foi uma das piores em Budapeste, e em 2022 a temperatura chegou a 41,9º C no início de setembro.
Se calor é a sua praia, faça como as multidões e aproveite os dias longos para andar por Budapeste. Nesses meses de verão, o sol nasce cedo e brilha até mais tarde, se pondo depois das 20h em junho e julho.
Primavera e outono – Clima agradável em Budapeste
Minha temporada preferida para viajar pela Europa, é também a melhor época do ano em Budapeste. Mas tenha atenção às especificidades de cada mês.
A primavera na Europa vai de 21 de março a 20 de junho. Mas o primeiro mês ainda é frio em Budapeste, e o último já faz calor. O segredo é ir em abril e maio, meses de clima mais agradável, com temperaturas perfeitas na média entre 10 ºC e 20 ºC durante o dia, e aquele friozinho gostoso à noite.
Cabe dizer que maio e junto são os meses mais chuvosos do ano em Budapeste. Não costuma chover tanto a ponto de atrapalhar os passeios. Mas os dias nublados podem deixar suas fotos menos bonitas.
No outono, que vai oficialmente de 22 de setembro a 20 de dezembro, tenha atenção redobrada. O “filé” da estação é o final de setembro e o início de outubro.
Na minha opinião, essa é a melhor época para curtir um dos principais pontos turísticos da cidade, as Termas de Budapeste, caminhar até o Parlamento de Budapeste e apreciar a vista do Fisherman’s Bastion.
E então, qual a melhor época em Budapeste?
Como você deve ter reparado acima, cada mês tem suas particularidades. Por isso, escolha de acordo com suas preferências e também pensando nos demais destinos do seu roteiro pela Europa.
Para combinar destino urbanos em outros países além da Hungria, como Itália, Eslovênia, França e Alemanha, sem dúvidas é melhor viajar na chamada “meia estação“, que são os meses de clima ameno: abril, maio e outubro.
Se faz questão de frio e neve, para esquiar e patinar no gelo, vá nos meses de inverno, preferencialmente dezembro e janeiro, quando é mais garantido que essas atrações sazonais estejam funcionando.
Agora, se você gosta mesmo é de calor, e ainda pensa em colocar no mesmo roteiro destinos como as praias de Portugal, Itália e Grécia, vá no verão, entre junho e setembro. A dica de ouro é ir em setembro, quando o clima estiver mais ameno e os lugares bem menos lotados.
Boa viagem!
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.