Quando ir a Budapeste, Hungria – Clima de janeiro a dezembro

Budapeste, uma das cidades mais lindas do mundo, pode ser visitada em qualquer época do ano. A cada estação, a paisagem e as atividades possíveis mudam completamente, o que impacta no roteiro da viagem.

Saiba quando ir para Budapeste de acordo com seu perfil e preferências, de olho na tabela de temperaturas, histórico de chuvas e dicas sobre o que esperar de cada época.

Tá com pressa? Olha só o resumo:

  • Visitas às termas de Budapeste são mais agradáveis em meses de clima moderado, como abril, maio, setembro e outubro.
  • Para esquiar no Parque Normafa e patinar no gelo, vá no inverno, entre dezembro e março.
  • Em julho e agosto, meses de verão, ondas de calor podem elevar a 40 ºC as temperaturas em Budapeste.

Quando ir para Budapeste

Você já acertou numa coisa, que é o destino. Budapeste é uma cidade monumental, e deve ser apreciada sem correria. Fique no mínimo 4 noites, de preferência num hotel bem localizado, como o Medos Budapest, perto do metrô e dos principais pontos turísticos.

Aliás, ao escolher seu hotel, atente-se se ele possui aquecedor e ar-condicionado, pois você pode precisar de ambos, dependendo da época do sua viagem.

Minha viagem foi no início de um mês de abril, e peguei dias lindíssimos de primavera em Budapeste, repleta de flores. Escolha bem quando ir e prepare-se para fazer as melhores fotos do seu roteiro na Europa.

Veja também o post Onde ficar em Budapeste: hotéis nos melhores bairros, e escolha um lugar que combina com você.

Fontes: dados climatológico de Budapeste obtidos nos sites met.hu e wikipedia.

Inverno – Frio e neve em Budapeste

O dia 21 de dezembro marca início oficial do inverno na Europa. Mas em Budapeste o frio chega antes disso. No final de outubro o clima já começa a esfriar, com direito a temperaturas abaixo de zero. Em meados de novembro, historicamente começa a nevar em Budapeste.

Dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais frios do ano. Nessa época, é possível fazer temperaturas por volta dos 20 ºC NEGATIVOS em Budapeste. É congelante, complicado para brasileiros ao ar livre. Se for nesses meses, tenha na mala roupas de frio e acessórios adequados.

O que fazer no inverno em Budapeste? Em primeiro lugar da lista, vá patinar no gelo do Városligeti Műjégpálya, o maior ringue da Europa, sobre um lago congelado. A temporada dura em média de meados de novembro ao início de março. É possível alugar patins no local, que fica aberto até altas horas da noite.

Verão – Sol e dias longos em Budapeste

Em temporadas antes do aquecimento global e de fenômenos como o El Niño, o verão já foi a época mais indicada para viajar a Budapeste.

Afinal, o clima ensolarado era perfeito para passeios no Rio Danúbio e atividades ao ar livre. Mas o calor foi extremo nos últimos anos, com temperaturas máximas na casa dos 40 ºC, especialmente em julho e agosto.

A onda de calor de 2007 foi uma das piores em Budapeste, e em 2022 a temperatura chegou a 41,9º C no início de setembro.

Se calor é a sua praia, faça como as multidões e aproveite os dias longos para andar por Budapeste. Nesses meses de verão, o sol nasce cedo e brilha até mais tarde, se pondo depois das 20h em junho e julho.

Primavera e outono – Clima agradável em Budapeste

Minha temporada preferida para viajar pela Europa, é também a melhor época do ano em Budapeste. Mas tenha atenção às especificidades de cada mês.

A primavera na Europa vai de 21 de março a 20 de junho. Mas o primeiro mês ainda é frio em Budapeste, e o último já faz calor. O segredo é ir em abril e maio, meses de clima mais agradável, com temperaturas perfeitas na média entre 10 ºC e 20 ºC durante o dia, e aquele friozinho gostoso à noite.

Cabe dizer que maio e junto são os meses mais chuvosos do ano em Budapeste. Não costuma chover tanto a ponto de atrapalhar os passeios. Mas os dias nublados podem deixar suas fotos menos bonitas.

No outono, que vai oficialmente de 22 de setembro a 20 de dezembro, tenha atenção redobrada. O “filé” da estação é o final de setembro e o início de outubro.

Na minha opinião, essa é a melhor época para curtir um dos principais pontos turísticos da cidade, as Termas de Budapeste, caminhar até o Parlamento de Budapeste e apreciar a vista do Fisherman’s Bastion.

E então, qual a melhor época em Budapeste?

Como você deve ter reparado acima, cada mês tem suas particularidades. Por isso, escolha de acordo com suas preferências e também pensando nos demais destinos do seu roteiro pela Europa.

Para combinar destino urbanos em outros países além da Hungria, como Itália, Eslovênia, França e Alemanha, sem dúvidas é melhor viajar na chamada “meia estação“, que são os meses de clima ameno: abril, maio e outubro.

Se faz questão de frio e neve, para esquiar e patinar no gelo, vá nos meses de inverno, preferencialmente dezembro e janeiro, quando é mais garantido que essas atrações sazonais estejam funcionando.

Agora, se você gosta mesmo é de calor, e ainda pensa em colocar no mesmo roteiro destinos como as praias de Portugal, Itália e Grécia, vá no verão, entre junho e setembro. A dica de ouro é ir em setembro, quando o clima estiver mais ameno e os lugares bem menos lotados.

Boa viagem!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *