Lisboa

Quanto gastar em Lisboa (sem esbanjar ou passar perrengue)

Médias de preços de ingressos, transporte, hospedagem, restaurantes e outros possíveis gastos de viagem a Lisboa.

Pra você que também gosta de viajar com o melhor custo-benefício, fiz uma síntese dos principais gastos de um viajante em Lisboa. Com os valores, dá pra calcular quanto gastar em Lisboa para qualquer período de viagem. E, pra facilitar ainda mais, tem uma simulação de gastos para um roteiro de 4 noites em Lisboa.

Essas dicas de quanto gastar em Lisboa são focadas em viajantes que buscam aproveitar o melhor do destino, sem sofrimento ou economia besta, mas também sem luxo e ostentação. Considerei bons restaurantes, hotéis e apartamentos de padrão intermediário, transporte e visitas ao principais pontos turísticos de Lisboa.

Valores em Lisboa, tudo em Euros.

Com a desvalorização absurda e constante do Real, vou colocar todos os preços em Euros. Assim fica mais fácil pra você calcular quanto gastar em Lisboa de acordo com a cotação do dia ou da época da sua viagem.

Valores pesquisados durante minha última viagem para Portugal e atualizados de acordo com consultas aos sites indicados de hotéis, restaurantes e passeios.

Inflação em Portugal
Enquanto a inflação acumulada em 2021 foi de 10,06% no Brasil e 5,8% na zona do Euro, em Portugal foi de apenas 1,3%. A tendência segue em 2022. Então, se você viajou a Portugal nos últimos anos antes da pandemia, não vai se assustar com os preços ao voltar agora em 2022.

Preços de hotéis em Lisboa

Depois da passagem aérea, hospedagem costuma ser o gasto mais impactante num orçamento de viagem. Já me hospedei em diferentes bairros de Lisboa, tanto em hotéis quanto em apartamentos de temporada, e as diferenças de preços são grandes. Primeiro, recomendo entender onde ficar em Lisboa, assim fica por dentro das principais regiões.

Resumindo muito, as três principais formas de hospedagem pelo melhor custo-benefício em Lisboa são hostel (pra quem viaja sozinho), apartamento de temporada (pra quem vai em grupos grandes) e hotel (maior conforto, privacidade e serviços agregados). Média de preços:

  • Hostel: 40 euros é o valor médio por pessoa num bom hostel em Lisboa. Por exemplo, no Yes Lisbon Hostel.
  • Apartamento de temporada: 80 euros por dia é o valor médio para alugar um apartamento de médio padrão para até 5 pessoas.
  • Hotel 3 ou 4 estrelas: 100 euros por dia é o valor média da diária num bom hotel central em Lisboa, por exemplo no Expo Astoria.

Preços de pratos em restaurantes de Lisboa

Comer é uma das melhores coisas a se fazer em Lisboa. Mesmo com o Euro nas alturas, não é tão caro. Em bons restaurantes e tascas, como os portugueses chamam os pequenos restaurantes tradicionais, é possível pedir um prato típico, por exemplo um bacalhau, por cerca de 8 euros por pessoa. Muitos restaurantes ainda oferecem a sopa do dia, em média por mais 3 euros, e o vinho da casa, por outros 3 euros. Um chopp ou cerveja custa a partir de 0,50, embora seja mais comum encontrar valores a partir de 1 euro.

É educado deixar uns 10% de gorjeta, embora esse valor não venha na conta e os portugueses não sejam tão exigentes quanto a isso.

Mas é possível gastar ainda mais para comer, sem abrir mão de qualidade. Basta buscar lugares menos turísticos ou comer pratos tipo “lanches” como o Bife no Prego, uma das principais comidas típicas de Portugal.

Pra ficar ainda mais claro, vou citar preços de alguns pratos em restaurantes e bares de Lisboa. Por exemplo:

  • No Restaurante Zé Varunca, tradicional no Bairro Alto, os pratos de peixes e carnes custam entre 10 e 16 euros.
  • No Restaurante Alpendre, perto da Sé de Lisboa, um bacalhau lagareiro custa 13,50 euros. Pratos do dia, que podem ser sardinhas assadas, polvo ou frango, custam de 8 a 11 euros.
  • No famoso bar As Bifanas do Afonso, um sanduíche de carne de porco à moda portuguesa custa 2,50 euros. O sanduíche “pataniscas de balhau” sai por 2 euros.
  • Um pastel de nata na Manteigaria custa 1 euro. E há pastéis de nata muito mais baratos em mercados e padarias menos famosas.
  • Um bolinho de bacalhau na Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau custa 4 euros. Lanche caro, é pequeno e não mata a fome. Mas é famoso, então sempre tem fila de brasileiros.

Preços de passeios e ingressos em pontos turísticos de Lisboa

Há muitas atividades possíveis num roteiro de 4 noites em Lisboa. Aqui vou citar preços médios de algumas das principais atrações turísticas e passeios mais realizados na cidade.

Preços de transporte em Lisboa (táxi, uber, metrô e bondes elétricos)

Outro gasto relevante numa viagem a Lisboa é com transporte. Se prefere fazer os principais trajetos em metrô, vai economizar bastante. Agora, se prefere andar de carro, vai gastar uma quantia razoável. Algumas médias de preços de transporte em Lisboa:

  • Preço do metrô em Lisboa: 1,50 euros a viagem única. 6,50 o bilhete diário. Pode usar o mesmo cartão do metrô para andar no famoso Elevador da Bica.
  • Preço do bonde elétrico: 2,90 é o valor do bilhete de viagem única comprado a bordo dos bondinhos. Em alguns é possível usar o cartão Viva Viagem, barateando o valor da passagem.
  • Corrida de táxi do aeroporto ao Chiado, no Centro de Lisboa: 15 euros
  • Corrida de Uber X do aeroporto ao Chiado, no Centro de Lisboa: 10 a 15 euros
  • Passagem de trem de ida e volta ao Porto: a partir de 50 euros, mas é possível encontrar bilhetes promocionais por até 10 euros o trecho.

Quanto gastar em Lisboa numa viagem de 5 dias e 4 noites

Considerando um roteiro básico em Lisboa da seguinte forma:

  • Chegada de táxi: 15 euros
  • Hospedagem em hotel no Bairro do Chiado: 450 por casal, 225 euros por pessoa
  • Entradas no Castelo de São Jorge, no MAAT e no Mosteiro dos Jerónimos: 25 euros
  • Passeios de barco e city tour: 65
  • Refeições em restaurantes bons de preços mediano: 100 euros
  • Cartão do metrô para 5 dias: 32 euros
  • Total: 462 euros por pessoa

Veja bem, esse é o gasto médio por pessoa em Lisboa, considerando o roteiro de 5 dias. E nele não está incluso o preço da passagem aérea, pois esse valor varia bastante. Mas, se quiser somar também esse gasto, uma passagem de ida e volta a Portugal custa entre 2.500 e 4.500 em média.

No seu orçamento, além dos valores planejados, destine também uma verba para imprevistos, como compra de bebidas e petiscos, remédios, roupas, vida noturna e presentes.

Boa viagem!

 

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários