5 melhores destinos para o réveillon na Europa
Onde vale a pena ir e o que fazer nos melhores destinos europeus na noite de 31 de dezembro? Do sincronizado show de fogos no Castelo de Edimburgo, às loucuras pirotécnicas nas ruas de Amsterdam, o réveillon na Europa tem algumas das melhores festas do mundo.
Aqui vão todas as dicas, nas cinco cidades onde acontecem as melhores viradas da Europa. Além das festas de rua, gratuitas e com show de fogos na maioria dos destinos, veja também dicas de restaurantes e hotéis com festas privadas.
Clima na Europa entre o Natal e o Ano Novo
Dezembro é início do inverno na Europa. A tendência é fazer frio em todos os países, com temperaturas negativas e neve em boa parte deles, especialmente no norte. Então, prepare-se para um réveillon gelado, mesmo em praias do Mediterrâneo, como no sul da Itália e na Espanha. A estação também é chuvosa, então vá preparado.
Onde passar o réveillon no Europa
A Europa é grande, com milhares de lugares incríveis para visitar, inclusive nos dias entre o Natal e o Ano Novo. Mas, pensando somente em onde passar o réveillon, a lista reduz bastante. Selecionei 5 lugares bem diferentes entre si, que agradam desde viajantes baladeiros até famílias com crianças.
1. Amsterdam, Holanda – Não é show, é guerra de fogos
Os holandeses adoram soltar fogos de artifício na noite de ano novo. E eles não ligam muito pra questões de segurança. Se não tiver medo, pode curtir com eles em lugares públicos como à beira dos canais e na importante praça Nieuwmarkt, no centro de Amsterdam. Mas recomendo assistir ao vídeo acima. Se vai em família e prefere conforto para apreciar a festa, passe a virada em restaurantes com vistas privilegiadas como o Mr. Porter, o Moon ou o Madam, na A’DAM Tower.
2. Veneza, Itália – Máscaras e um grande show de fogos
O réveilon em Veneza é um dos mais tradicionais da Itália. O maior evento público é na Piazza San Marco, o “White Venice Capodanno a Venezia”. Apesar do nome, nem todo mundo vai de branco e prevalece a criatividade nas máscaras, assim como no Carnaval de Veneza. O show de fogos da meia noite acontece lá perto, na Riva degli Schiavoni, a orla mais movimentada de Veneza. No restante da cidade o clima é mais tranquilo. Festas privadas acontecem em palácios, restaurantes e hotéis, como o PalazzinaG e o Il Palazzo, em frente ao Canal Grande.
3. Berlim, Alemanha – Uma das maiores festas de réveillon da Europa
O Portão de Brandemburgo é palco da maior festa de réveillon em Berlim. Tipo réveillon na Paulista, com direito a placo com bandas, telão na contagem regressiva e show de fogos à meia-noite. Muita gente e muito frio. Se prefere mais tranquilidade ou um lugar aquecido, procure alguma festa privada, como no lendário Hotel Adlon, com seu belo show de fogos.
- Mais dicas de festas de ano novo em Berlim no blog Simplesmente Berlim.
- Para escolher seu hotel nos melhores bairros, veja o post Onde ficar em Berlim.
4. Lisboa, Portugal – Tradição e muita comida
A maior festa de réveillon em Lisboa (ou Passagem de Ano, como dizem os portugueses) acontece na Praça do Comércio, numa tradição que lembra a brasileira, com todo mundo de roupas brancas e show de fogos à meia-noite. Mas também é possível passar a virada numa festa privada, com ceia farta e bebidas inclusas no pacote, como no famoso Baile da Virada, que acontece tradicionalmente no Pátio da Galé, também às margens do Rio Tejo.
- Leia mais dicas sobre Réveillon em Portugal.
- Veja também nosso Guia de viagem para o Porto.
5. Edimburgo, Escócia – Em ritmo de música Celta
Hogmanay. É assim que os escoceses chamam a festa de ano novo. Uma das melhores do país acontece em Edimburgo. A maior concentração de gente é no parque Princess Street Garden, de onde dá pra ver apresentações de bandas locais e os fogos no Castelo de Edimburgo. Mas tem festas na cidade inteira, com direito a procissão de tochas, música celta e muita gente bebendo whisky como se fosse água. Ingressos de festas e show privados estão à venda nesse site.
Alguma dúvida sobre onde ir no réveillon na Europa?
É normal que restem dúvidas, afinal estas são dicas rápidas, para você que está começando a planejar essa viagem em dezembro. Quer saber algo como: Onde ir na Europa no final do ano? Onde passar o ano novo? Quais as melhores festas? Onde é mais tranquilo? Onde o clima é melhor? Quanto custa essa viagem? Quantos dias ficar? Vale a pena viajar para a Europa em dezembro, entre o Natal e o Réveillon? Então pergunte. Eu respondo sempre o mais rápido possível.