O que ver e fazer em Veneza

Não falta o que ver e fazer em Veneza. A cidade, que foi uma das maiores potências marítimas da Europa, tem uma arquitetura impressionante. Seus palácios, catedrais, hotéis e canais parecem saídos de um filme. Esses e muitos outros pontos turísticos de Veneza merecem ser explorados na viagem.

Passei uma semana em Veneza, me perdendo entre canais e monumentos, em busca das melhores atrações e atividade. O resultado é esta lista com os melhores pontos turísticos e atrativos de Veneza. Tem detalhes sobre cada um, assim você decide o que realmente vale a pena fazer parte do seu roteiro.


Conheça melhor a Itália:


Também tem dicas de passeios e restaurantes, principalmente para casais. Afinal, é impossível não curtir o clima de romance em cada canal de Veneza. Imagine então nos melhores lugares, com as melhores vistas e comidas tradicionais da cidade.

Bandeira de Veneza

Foto da bandeira de Veneza, com o Leão de São Marcos, um leão alado, símbolo da antiga República de Veneza.

Números e dados de Veneza

  • 400 pontes
  • 118 ilhas
  • 177 canais
  • 60 mil habitantes na parte histórica
  • 24 milhões de turistas por ano

Cruzeiros em Veneza

Esse grande volume de turistas coloca Veneza no 2º lugar de cidades mais visitadas da Itália, atrás apenas de Roma. Apesar de todo o dinheiro que vem o turismo, os moradores gostariam mesmo era de viver numa cidade normal, de preferência sem a visita de navios de cruzeiro, como mostra esta notícia.  Não achei os venezianos mal-educados. Muito pelo contrário, quase sempre fui bem tratado, exceto em alguns restaurantes que são armadilhas para turistas.

Atividades, pontos turísticos e o que ver em Veneza

Em meio a tantas ilhas e pontes, não faltam pontos turísticos e lugares escondidos que merecem ser visitados. Se não quiser gastar os absurdos 80 Euros no passeios de gôndola, a dica é andar muito a pé em Veneza, encontrando estas e outras atrações da cidade. Além de outros lugares lindos, que não são lá muito famosos.

1. Grande Canal de Veneza

O maior de todos os canais de Veneza é também o mais útil. É por ele que passam os vaporettos, os ônibus aquáticos de Veneza. Atualmente, o preço do ticket de uma viagem no Vaporetto está 7,50 euros.

Às margens do Grande Canal estão algumas das mais belas construções de Veneza, como o Palazzi Barbaro, o palácio gótico Ca’ Foscari, a Basílica de Santa Maria della Salut e a Chiesa del Santissimo Redentore. E é sobre o Grande Canal que está um dos mais famosos pontos turísticos de Veneza e próximo item da nossa lista, a Ponte de Rialto.

2. Ponte de Rialto

Uma ponte foi construída neste mesmo ponto do Grande Canal de Veneza pela primeira vez em 1181. Depois de queimada e destruída algumas vezes, a ponte de pedra que existe hoje foi inaugurada em 1591. Sobre ela estão dezenas de lojas de vidro artesanal de Veneza e Murano. Ao seu redor, estão muitos bares e restaurantes.

O movimento embaixo da ponto é intenso. Estima-se que 1.600 barcas, 700 táxis aquáticos e 200 gôndolas passagem por lá em um período de 10 horas. Está na nossa lista de pontes mais bonitas do mundo.

3. Ponte dos Suspiros

ponte dos suspiros pontos tutristico veneza

Bem menor e, cá entre nós, bem menos bonita do que a Ponte de Rialto. Essa pequena ponte veneziana liga o Palácio Ducal ao primeiro edifício do mundo construído para ser uma prisão. E era a caminho dessa prisão que os criminosos davam seus último suspiro olhando a vida em liberdade.

Existem cópias da Ponte dos Suspiros em Cabridge e Oxford, no Reino Unido. Mas sem dúvidas a veneziana é a mais bonita.

Embora não seja uma atração imperdível em Veneza, vale a pena dar uma passada na Ponte dos Suspiros a caminho do mais famoso ponto turístico de Veneza, que fica a apenas 200 metros dali: a Piazza San Marco.

4. Piazza San Marco, Basílica de San Marco e Campanário

foto veneza san marco

Três atrações em uma formam o cenário mais fotografado de Veneza. Cercada de restaurantes, impregnada de pombos e lotada de turistas, a Piazza San Marco não vive sem sua imensa basílica, e vice-versa. A torre compõe a grandiosidade do cenário.

Exceto pelo torre, como vou explicar abaixo, vá tire uma fotos e saia correndo. Isso se você também não suporta pombos. Apesar dos restaurantes ao redor e da praça serem bastante elogiados, não acho que vale a pena disputar sua comida com pombos agressivos.

– Piazza San Marco

Seu formato e tamanho atuais datam de 1177. Ela é o centro da vida urbana e cultural de Veneza e foi palco dos principais eventos históricos da República de Veneza. Além da basílica, ao seu redor estão o Palácio Ducal e o Campanário de São Marcos, uma imensa torre impossível de enquadrar nas fotos. A piazza é o ponto mais baixo de Veneza e já foi inundada algumas vezes. Melhor marcar logo sua viagem para Veneza, antes que ela desapareça de vez sob o mar.

– Campanário de San Marco  (Torre Campanille di San Marco)

Se tem um lugar que vale a pena gastar um tempo em Veneza, é essa torre que fica na Piazza San Marco, ao lado da basílica. Certamente um dos melhores mirantes de Veneza. A visão, 360º, vai do Mar Adriático ao Grande Canal. Aos seus pés estará a Piazza San Marco. Se não tiver tempo de passar por todos os pontos turísticos de Veneza, a dica é subir na torre e enquadrar todos eles em uma só foto. É cobrada uma taxa de 8 euros de entrada. Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h45 às 19h. Dependendo da estação do ano, dá pra ver o pôr do sol lá de cima. Romântico? Só um pouquinho…

– Basilica di San Marco

Belíssimo exemplo de arquitetura bizantina, é uma das mais famosas e importantes igrejas da Itália. Assim como quase tudo da Europa antiga, ela já foi destruída em um incêndio. A base do edifício atual data de 1063.

5. Teatro La Fenice / Teatro Fênix

teatro fenix veneza

Lembra que falei que quase todos os monumentos da Europa já pegaram fogo? Então, esse teatro foi destruído pelo fogo duas vezes. O primeiro incêndio foi em 1836 e o segundo, avassalador e proposital, foi em 1996. Daí o nome.

E o teatro realmente renasceu das cinzas duas vezes. O trabalho de restauração e reconstrução depois do último incêndio durou 7 anos e o resultado é majestoso: o La Fenice é novamente um dos teatros mais bonitos da Europa.

Mesmo que não vá em noite de espetáculo, o teatro pode ser visitado pela taxa de 10 euros (inteira) ou 7 euros (idosos e estudantes). Abre todos os dias das 9h30 às 18h. Acompanhe agenda e horários oficiais de visitação no site oficial.

6. Museus de Veneza

museus veneza quadro antigo
Obra de Canaletto, com destaque para o Palácio Ducal, à direita do Torre San Marco

Fãs de história da arte não podem deixar de visitar os melhores museus de Veneza. Além de museus, vou incluir na lista algumas galerias de arte, que proliferam pelos becos venezianos. Atualmente, os 10 museus preferidos dos turistas na cidade são:

Palácio Ducal ou Palácio do Dodge: antiga residência do Dodge de Veneza, pode ser visitada com guia e horário marcado. Vale a pena conhecer as dependências do palácio, incluindo câmara de tortura, armas e o teto pintado por Tintoretto entre 1566 e 1567. (Compre ingressos para entrada, visita guiada e passeios que incluem o Ducal).

Galeria Coleção Peggy Guggenheim: essa pequena galeria da Fundação Guggenheim guarda obras cubistas, expressionistas e surrealistas de artistas como Salvador Dali e Pablo Picasso.

Punta della Dogana:  fica perto do Coleção Peggy, no pouco turístico bairro Dorsoduro, exatamente na entrada do Grande Canal. Por isso mesmo, esse histórico prédio abrigava a alfândega de Veneza.

Palácio Ca’ Rezzonico: em frente ao Grande Canal de Veneza, é por si só uma obra de arte. Como se não bastasse, o prédio abriga dois museus, o Museo del Settecento Veneziano e o Museus de Arte Oriental.

Museu Correr: móveis antigos, documentos históricos e um grande globo terrestre fazem parte do acervo deste museu municipal de Veneza, um bom lugar para explorar a história do cotidiano da cidade.

Accademia Museu e Galeria de Arte (Gallerie dell’Accademia): obras dos artistas mais renomados da Itália estão expostas nesta galeria inaugurada em 1750. Nomes como Tintoretto, Carpaccio e Canaletto tem obras na casa. O Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci, também faz parte da coleção, mas, como é muito frágil, nem sempre está exposto. (Compre ingressos pula fila, entrada simples e passeios incluindo este museu).

7. Calçadão do Monumento Vittorio Emanuele II

veneza multidao de turistas cais 2

Se teve um lugar em que eu realmente me senti na Veneza que foi potência marítima e comercial do mundo, foi no calçadão próximo a esse monumento, perto também da Ponte dos Suspiros.

Andando aqui, em direção ao Palácio Ducal, tive a mais impressionante vista de Veneza: de um lado, o mar, os barcos balançando com as ondas e ao longe em outra ilha a Igreja San Giorgio Maggiore. Do outro lado, a cúpula da Basílica de San Marco. Pelo caminho, centenas de comerciantes vendendo de um tudo, de vidros de burano a quadros e camisetas.

Se você gosta de vistas fabulosas, é bom escolher o seu hotel por aqui, como o Londra Palace, o Paganelli e o Savoia e Jolanda, todos com janelas de frente para o mar. Se for para o hotel Pensione Wildner, ainda terá um simpático restaurante no térreo, também com vista pro mar.

8. Passeio em Murano, Burano e Torcello

passeio veneza burano

Em um passeio de apenas 4 horas é possível conhecer as três ilhas mais legais ao redor de Veneza. Nesse caso, é um passeio de excursão pelas ilhas e custa em média 20 euros nas agências de turismo de Veneza. Ou você gasta os mesmos 20 euros no Vapporeto e tem 24 horas para percorrer as ilhas.

Burano: imagine Veneza menor e com casinhas coloridas. Assim é Burano, uma pequena cidade ilha de 4.000 habitantes a apenas 1 km de distância de Veneza. Não tem muito o que fazer em Burano, apenas fotografar as belas casinhas coloridas à beira dos tranquilos canais. Pra quem gosta de moda, talvez valha a pena conhecer o Museu da Renda.

Murano: é a cidade do vidro e de toda a arte que se faz com ele. O ponto turístico de Burano realmente interessante é o Museo del Vetro (Museu do Vidro). E a principal coisa pra fazer na cidade é comprar vidros de Burano. Tem peças muito baratas, como brincos e pulseiras. Mas o preço não muda muito em relação ao que é vendido em Veneza.

Torcello: hoje uma ilha quase deserta, já foi uma cidade mais rica do que Veneza. Sua então população de 20 mil habitantes foi dizimada por uma epidemia de Malária, deixando uma cidade vazia de gente, mas cheia de história. Vale a pena conhecer a ilha apenas se você gosta de lugares abandonados.

9. Passeio de Gôndola

fotos veneza gondolas

Se você está de Lua de Mel em Veneza ou simplesmente quer colocar sua viagem na história mundial do romantismo, faça o clássico passeio de gôndola veneziana.

Hoje utilizada basicamente como atração turística, as gôndolas são um meio de transporte histórico de Veneza. Antes dos barcos a motor, eram a forma mais rápida de circular pelos canais de Veneza.

Assim como a água dos canais de Veneza, o preço do passeio de gôndola é salgado. Olha só quanto custa um passeio de gôndola:

30 minutos antes das 19h: 80 euros

30 minutos depois das 19h: 100 euros

Existe ainda um trajeto maior e mais demorado, vendido por 140 euros. Mas………assim como no Brasil, também vale dar uma pechinchada com os gondoleiros italianos. Principalmente em baixa temporada e em horários menos movimentos, como no início da manhã, dá pra pagar um pouco menos pelo passeio de gôndola. Pra mais detalhes e fotos do passeio, vá no Babagem de Memórias, onde vi um bom relato sobre o assunto.

10. Observe os detalhes, de portas a bueiros

Quem se acostuma a perseguir pontos turísticos, pode se esquecer de observar a sutileza dos detalhes. E pequenas coisas para admirar é o que não falta em Veneza. Por exemplo, as diferentes maçanetas e aldravas de portas (aquela coisa de ferro pesado pra bater na porta). Podem ser argolas gigantes, leões e figuras mitológicas. O site Mochilinha Gaúcha fez esse post só sobre aldravas italianas, vale a pena olhar. Portas, luminárias urbanas e janelas são outros detalhes interessantes pra observar.

Essa é pra quem busca o que ver em Veneza sem gastar nada. Afinal ninguém (ainda) cobra para ter suas portas observadas e fotografadas.

11. A gastronomia de Veneza

Veneza tem excelentes restaurantes. Se você gosta de lugares consagrados, veja a lista do site estadunidense Culture Trip, que selecionou os melhores restaurantes com estrelas Michelin em Veneza. Lembrando que cada região da Itália tem seus próprios pratos tradicionais, veja no blog Per Amore os destaques da gastronomia veneziana. Agora, se o seu negócio é economizar em Veneza, veja as dicas do blog Viajando para comer bem sem gastar muito. Aliás, nesse quesito economia eu também posso dar minhas dicas, já que evitei ao máximo restaurantes caros. Entre os melhores e mais baratos, minha dica é esta pizzaria aqui, onde comi uma excelente lasanha.

12. Aproveite a noite em Veneza

Quando o sol começa a baixar, é que Veneza fica ainda mais bonita. Aliás, o pôr-do-sol é o melhor horário para fotografar a cidade. À noite, com ruas, hotéis e restaurantes iluminados, fica mais agradável caminhar, especialmente no verão.

E você tem alguma dica sobre o que ver e fazer em Veneza?

Se já conhece a cidade e tem alguma dica valiosa para os próximos desbravadores, mande abaixo pelos comentários. E para quem ainda não conhece Veneza e gostaria de saber mais sobre algo específico ou mais dicas de atividades, também é só mandar a pergunta pelos comentários, que aí eu responderei o mais rápido possível.

Continue planejando sua viagem para a Itália:

Aproveite muito Veneza!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Me diverti muito com suas dicas..irei em agosto a Veneza. Espero ler todas suas dicas pra aproveitar ao máximo lá. Ficarei só 3 dias e irei com meu filho de 6. Alguma dica com criança? Abraços

    1. Que bom que gostou. Olha, Veneza é mais história, não sei te dizer sobre coisas boas para crianças. Mas acho que todo mundo se diverte em canais e passeios de barco. Boa viagem!