Piscinas de águas quentes, montanhas por todos os lados e passarelas vermelhas em estilo oriental. O visual das Termas Geométricas é inconfundível. E um dia relaxante por lá é uma das melhores pedidas para quem está em Pucón ou Villarrica, no sul do Chile, e pode fazer um super bate e volta.

Passei o último reveillon no Chile e dei uma esticada até Pucón. Além de lagos, vulcões e florestas temperadas, a cidade está cercada de termas, clubes que se aproveitam das águas quentes de origem vulcânica. E as Termas Geométricas, um complexo com diversos poços de águas quentes, é o lugar mais bonito e visitado (isso gera o ingresso mais caro do pedaço, mas a visita vale a pena).

Detalhes das Termas Geométricas

Considerada como um dos principais pontos turísticos de Pucón, as Termas Geométricas na verdade estão mais próximas do balneário de Coñaripe, pertencente ao município de Panguipulli. A viagem até lá é mais rápida e segura no verão, com menos neblina e sem neve na estrada. Mas com águas que brotam a cerca de 45 ºC o ano inteiro, as Termas podem ser visitadas em qualquer época.

 

Estrutura

Dentro das termas estão 17 poços, sendo 4 frios e 13 de águas quentes, formados por fontes naturais que correm pelas montanhas. As piscinas são de diferentes tamanhos e podem ser exploradas a partir das passarelas vermelhas, dispostas em ângulos e retas que justificam o nome Geométricas. A temperatura da água nas piscinas varia de 35 ºC a 42 ºC.

Se for na baixa temporada, é possível encontrar alguma piscina sem ninguém mais e ficar lá sozinho de buenas. Ao longo do complexo estão espalhados vários banheiros e armários. Encontrei esse vídeo que percorre boa parte das termas e mostra bem o clima de relaxamento por lá, que lembra os primórdios da Pousada do Rio Quente em Caldas Novas.

Eles proíbem farofa piquenique, ou seja, não dá pra levar bebidas e alimentos. Se pintar fome ou sede, o jeito é recorrer à lanchonete, que vende sanduíches simples, chá e um tipo de panqueca chilena.

O complexo não oferece hospedagem, mas as cidades vizinhas estão cheias de bons hotéis, pousadas e hostels. Já fiz um post com dicas de onde ficar em Pucón e outro comparando Pucón e Villarrica. Mas se quiser ficar ainda mais perto das termas, pode escolher algum destes hotéis em Coñaripe.

 

Como chegar

estrada chile pucon

Se você optar por não comprar o pacote nas agências turísticas de Pucón, pode ter certeza que vai gastar bem menos indo por conta própria. E ainda vai ter uma aventura pela frente. Pra chegar nas Termas Geométricas, alugue um bom carro. Se for no inverno, é melhor pegar um 4×4: é comum a neve cagar  piorar as condições das estradas, principalmente no trecho de 17 km em terra no Parque Nacional Villarrica. Sim, pode nevar!

Saindo de Pucón, siga pela movimentada e bem sinalizada estrada até Villarrica. Siga o fluxo dentro da cidade e siga as placas indicando a localidade de Licanray.

Os quase 30 km que separam Villarrica e Licanray tem o trânsito menos intenso, longas retas e muitas atrações turísticas ao longo da estrada, como lugares para rafting, cavalgadas e outras termas.

A caminho de Coñaripe, a estrada cruza Licanray e continua às margens do Lago Calafquen, que separa as províncias de Araucanía e Los Rios. Entre o lago e as montanhas, esteja preparado para a neblina.

Em Coñaripe, uma pequena placa de madeira indica o caminho: Termas Geométricas, 17 km. A partir desse ponto é que o bicho pega, na estrada de terra e pedras vulcânicas. É importante observar a sinalização e seguir o fluxo principal, sem entrar nos desvios pelo caminho.

Distância e tempo de viagem a partir de Pucón: 82 km e 1h50

Distância e tempo de viagem a partir de Villarrica: 58 km e 1h20

estrada neve chile

Meu amigo foi no inverno e olha como estava a estrada. E dá-lhe corrente nos pneus do Uninho Mille.

 

Preços

Os valores dos ingressos variam de acordo com o horário de entrada. Acabei de conferir os números atualizados no site deles e está assim:

Das 11h ao meio-dia: 20 mil pesos (Hoje, 107 Reais)

Do meio-dia às 18h: 24 mil pesos (Hoje, 127 Reais)

Das 18h às 20h: 20 mil pesos (Hoje, 107 Reais)

Crianças pagam sempre a metade do preço. Como não me lembrei disso por lá e o site não deixa claro, não sei a idade limite das crianças. Foi mal pela molecagem.

 

Horários de funcionamento

As Termas Geométricas estão em abertas todos os dias do ano, de segunda a domingo, inclusive no dia do reveillon, embora com um horário mais restrito.

No verão, que vai de 21 de dezembro a 21 de março: das 10h às 22h

Outono, inverno e primavera: das 11h às 22h

• Dia 31 de dezembro: das 10h às 20h

 

Mais Buenas Dicas em Pucón

Onde ficar em Pucón: pousadas, hotéis e hostels

• 10 passeios imperdíveis em Pucón

Pucón x Villarrica

 

Mais Buenas Dicas no Chile

10 dias de férias no Chile e na Argentina

Valparaíso x Viña del Mar

Onde ficar em Santiago: bairros e hotéis

Todas as dicas de Santiago | Todas as dicas do Chile

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • Touron: agência de turismo online para reservar passeios e traslados
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo

Descontos para economizar na viagem

 
Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários