Termas Geométricas, em Pucón – O que é, como chegar, preços e dicas
Piscinas de águas quentes, montanhas por todos os lados e passarelas vermelhas em estilo oriental. O visual das Termas Geométricas é inconfundível. E um dia relaxante por lá é uma das melhores pedidas para quem está em Pucón ou Villarrica, no sul do Chile, e pode fazer um super bate e volta.
Passei o último reveillon no Chile e dei uma esticada até Pucón. Além de lagos, vulcões e florestas temperadas, a cidade está cercada de termas, clubes que se aproveitam das águas quentes de origem vulcânica. E as Termas Geométricas, um complexo com diversos poços de águas quentes, é o lugar mais bonito e visitado.
Por dentro das Termas Geométricas
Considerada como um dos principais pontos turísticos de Pucón, as Termas Geométricas na verdade estão mais próximas do balneário de Coñaripe, pertencente ao município de Panguipulli. A viagem até lá é mais rápida e segura no verão, com menos neblina e sem neve na estrada. Mas com águas que brotam a cerca de 45 ºC o ano inteiro, as Termas podem ser visitadas em qualquer época.
Estrutura das Termas Geométricas
Dentro das termas estão 17 poços, sendo 4 frios e 13 de águas quentes, formados por fontes naturais que correm pelas montanhas. As piscinas são de diferentes tamanhos e podem ser exploradas a partir das passarelas vermelhas, dispostas em ângulos e retas que justificam o nome Geométricas. A temperatura da água nas piscinas varia de 35 ºC a 42 ºC.
Se for na baixa temporada, é possível encontrar alguma piscina sem ninguém mais e ficar lá sozinho de buenas. Ao longo do complexo estão espalhados vários banheiros e armários. Encontrei esse vídeo que percorre boa parte das termas e mostra bem o clima de relaxamento por lá.
Eles proíbem farofa piquenique, ou seja, não dá pra levar bebidas e alimentos. Se pintar fome ou sede, o jeito é recorrer à lanchonete, que vende sanduíches simples, chá e um tipo de panqueca chilena.
O complexo não oferece hospedagem, mas as cidades vizinhas estão cheias de bons hotéis, pousadas e hostels.
Já fiz um post com dicas de onde ficar em Pucón e outro comparando Pucón e Villarrica.
Mas se quiser ficar ainda mais perto das termas, pode escolher algum destes hotéis em Coñaripe.
Como chegar nas Termas Geométricas
Se você optar por não comprar o pacote nas agências turísticas de Pucón, pode ter certeza que vai gastar bem menos indo por conta própria. E ainda vai ter uma aventura pela frente. Pra chegar nas Termas Geométricas, alugue um bom carro. Se for no inverno, é melhor pegar um 4×4: é comum a neve cagar piorar as condições das estradas, principalmente no trecho de 17 km em terra no Parque Nacional Villarrica. Sim, pode nevar!
- Saindo de Pucón, siga pela movimentada e bem sinalizada estrada até Villarrica. Siga o fluxo dentro da cidade e siga as placas indicando a localidade de Licanray.
- Os quase 30 km que separam Villarrica e Licanray tem o trânsito menos intenso, longas retas e muitas atrações turísticas ao longo da estrada, como lugares para rafting, cavalgadas e outras termas.
- A caminho de Coñaripe, a estrada cruza Licanray e continua às margens do Lago Calafquen, que separa as províncias de Araucanía e Los Rios. Entre o lago e as montanhas, esteja preparado para a neblina.
- Em Coñaripe, uma pequena placa de madeira indica o caminho: Termas Geométricas, 17 km. A partir desse ponto é que o bicho pega, na estrada de terra e pedras vulcânicas. É importante observar a sinalização e seguir o fluxo principal, sem entrar nos desvios pelo caminho.
- Distância e tempo de viagem a partir de Pucón: 82 km e 1h50
- Distância e tempo de viagem a partir de Villarrica: 58 km e 1h20
Preços de ingressos das Termas Geométricas
Os valores dos ingressos variam de acordo com o horário de entrada. Conferi os números atualizados no site deles, hoje em 2024, e a tabela está assim:
- Das 9h às 11h: 42 mil pesos (Hoje, 223 Reais)
- Das 12h às 16h: 48 mil pesos (Hoje, 255 Reais)
- Das 17h às 19h: 44 mil pesos (Hoje, 234 Reais)
Esses são valores para dias úteis, durante a semana. Em feriados e finais de semana, os valores sobem um pouco.
Ingressos para crianças de 3 a 13 anos, são sempre 30 mil pesos. Bebês de até 3 anos têm entrada gratuita.
- Confira no site oficial os valores atualizados.
Horários de funcionamento das Termas Geométricas
As Termas Geométricas estão em abertas todos os dias do ano, de segunda a domingo, inclusive no dia do reveillon, embora com um horário mais restrito.
- No verão, que vai de 21 de dezembro a 21 de março: das 10h às 22h
- Outono, inverno e primavera: das 11h às 22h
- Dia 31 de dezembro: das 10h às 20h
- Confira no site oficial os horários atualizados.
Vale a pena visitar as Termas Geométricas?
Nossa experiência foi bastante positiva, então eu recomendo bastante a visita. Mesmo que ela seja um tanto mais cara do que as demais termas na região de Pucón, sua estrutura e beleza compensam.
E como faz frio em Pucón praticamente o ano todo, conhecer as Termas Geométricas é uma atividade perfeita em qualquer época.
Boa viagem!
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.