Adoramos as comidas típicas da Colômbia e agora vamos falar também das bebidas mais tradicionais do país. Tem sucos naturais, drinks regionais e outras deliciosas bebidas típicas da Colômbia que você também deve provar quando visitar o país. A maioria pode ser encontrada em bairros turísticos de Bogotá e Cartagena, entre outras cidades. E também nas melhores praias da Colômbia.

(Antes de embarcar, veja estas 15 dicas de viagem para a Colômbia)

Além da nossa própria experiência no país, provando o que a Colômbia tem de melhor (ao som de cumbia e reggaeton), também pesquisamos bebidas típicas e outras informações em sites colombianos que entendem muito do assunto, como a Revista Diners, o Viajala e o Cocinarte. Vem com a gente conhecer (e depois experimentar) o lado líquido da gastronomia colombiana.

Por enquanto o ranking tem apenas 8, mas pode aumentar de acordo com nossas próximas descobertas e dicas dos leitores. Então, se conhece alguma bebida típica da Colômbia que não está na lista, fala pra gente!

Veja hotéis com desconto em Cartagena

Veja hotéis com desconto em Bogotá

 

1. Chicha

A chicha também é uma bebida comum em outros países da América do Sul, como Peru e Bolívia. Trata-se de uma bebida à base de grãos, raízes e cereais fermentados, que pode ter ou não grau alcoólico. Na Colômbia, a chicha mais comum é a de maíz, um tipo de milho dos andes, maior e mais adocicado. Onde provar: em Bogotá, no bairro turístico La Candelaria.

Chicha colombiana x chicha morada peruana: enquanto a chicha da Colômbia é amarelada, a chicha peruana é roxa, ou seja, morada, por causa da cor principal dos milhos peruanos.

 

2. Agua de Panela

Na Colômbia e outros países da América do Sul, “panela” é o que nós chamamos de rapadura. Em bom português, agua de panela é basicamente um suco de rapadura. Pode ser preparado com um toque de limão ou laranja. A bebida é tão tradicional que pode ser encontrada em todo o país, variando apenas a temperatura: em regiões frias é servida quente e em regiões quentes é servida gelada.

 

3. Canelazo

No Brasil, chamaríamos de Pinga de Canela ou Quentão de Canela. Isso porque essa bebida típica da Colômbia é basicamente uma aguardente temperada com canela e rapadura, servida quente. É uma bebida caprichada no álcool, ideal para espantar o frio nas regiões andinas e servida geralmente após o almoço.

 

4. Sorbete de Borojó

Chocó, estado colombiano que faz fronteira com o Panamá, é o único lugar do mundo onde se encontra o borojó, uma fruta tropical de (supostas) propriedades afrodisíacas. O “sorbete” não é um sorvete. É uma bebida com textura parecida com a do açaí de tigela. A receita é uma só: borojó, água, leite, acúcar ou rapadura, ovos, baunilha e gelo. Dizem que esse é o segrego da alegria dos moradores da província.

 

5. Lulada

Não tem nada a ver com o ex-presidente do Brasil. O nome vem de “Lulo”, uma fruta azeda, típica da Cordilheira dos Andes. É mais comum na região do Valle del Cauca, especialmente em sua capital, Cali. Experimentei uma excelente em Bogotá. Não é um suco: o lulo deve ser espremido com as mãos, para que caiam pequenos pedaços na bebida, onde também serão acrescentados limão, gelo e panela, a rapadura colombiana.

 

6. Sucos de frutas colombianas

Carrinho de frutas em Cartagena

A Colômbia tem 365 tipos de frutas em seu território, algumas delas originárias do país e que são encontradas somente por lá. Uma fruta típica dos andes é o Tomate del Árbol, que está cada vez mais presente em molhos, saladas e doces típicos da Colômbia.

Sucos de Lulo e Ganábana, frutas típicas da Colômbia

Outra fruta andina que também vai bem em sucos, sobremesas e até como acompanhamento de pratos típicos é a Uchuva, conhecida em algumas regiões do Brasil como Camapu. Tem propriedades medicinais, ajudando no controle de doenças como Parkinson e Alzheimer, segundo o site GreenMe. Também vale a pena experimentar os “Raspados”, que são raspadinhas (aquele suco com gelo ralado) de frutas como tamarindo, corozo, laranja e maracujá. Outras frutas típicas da Colômbia são o Borojo e a Curuba. Mas, sem dúvidas, o melhor é mais comum de todos é o suco de guanábana, fruta nativa do Caribe. E que no Brasil conhecemos como graviola.

O blog Comer e Coçar tem uma lista com as frutas típicas da Colômbia e suas propriedades medicinais.

 

7. Cervejas colombianas

Os colombianos também são apaixonados por cerveja e a bebida combina muito bem com o Caribe, San Andrés e outras praias da Colômbia. As cervejas mais comuns são a Águila, a BBC e a Club Colombia. Mas existem outras centenas de marcas, inclusive saborosas cervejas artesanais. Segundo o site colombiamegusta, as melhores cervejas artesanais da Colômbia são: Mela’s Beer, Chelarte, Pijao, Statua Rota, Apóstol e Moonshien.

 

8. Café

Atrás de Brasil e Vietnã, a Colômbia é o terceiro maior exportador de café do mundo. Os cafés colombianos são cultivados principalmente em solos vulcânicos e nos departamentos de Nariño, Norte de Santander, Antioquia, Vale do Cauca, Huila, Tolima, Caldas, Risaralda, Quindío e Cundinamarca, em altitude que varia de 800 a 2.000 metros. A principal marca de cafés e cafeterias do país é a Juan Valdez, mas existem muitos outros lugares para provar os melhores cafés colombianos.

Onde experimentar os melhores cafés na Colômbia:

Em Cartagena: o blog Um Viajante listou os melhores cafés da cidade.

Em Bogotá: 4 dicas de cafés em Bogotá

Fazenda de café: o blog O Melhor Mês do Ano visitou uma fazenda de café orgânico em Salento

 

Créditos das fotos de bebidas típicas da Colômbia: Café: Pixabay / Lulada: domínio público / Chicha: divulgação

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários