As 8 melhores bebidas típicas da Colômbia

Adoramos as comidas típicas da Colômbia e agora vamos falar também das bebidas mais tradicionais do país. Tem sucos naturais, drinks regionais e outras deliciosas bebidas típicas da Colômbia que você também deve provar quando visitar o país.
A maioria dessas bebidas colombianas pode ser encontrada em bairros turísticos de Bogotá e Cartagena, entre outras cidades. E também nas melhores praias da Colômbia.
Além da nossa própria experiência no país, provando o que a Colômbia tem de melhor (ao som de cumbia e reggaeton), também pesquisamos bebidas típicas e outras informações em sites colombianos que entendem muito do assunto. Vem com a gente conhecer (e depois experimentar) o lado líquido da gastronomia colombiana.
Por enquanto o ranking tem apenas 8, mas pode aumentar de acordo com nossas próximas descobertas e dicas dos leitores. Então, se conhece alguma bebida típica da Colômbia que não está na lista, fala pra gente! (Antes de embarcar, veja estas 15 dicas de viagem para a Colômbia)
1. Chicha

A chicha também é uma bebida comum em outros países da América do Sul, como Peru e Bolívia. Trata-se de uma bebida à base de grãos, raízes e cereais fermentados, que pode ter ou não grau alcoólico. Na Colômbia, a chicha mais comum é a de maíz, um tipo de milho dos andes, maior e mais adocicado. Onde provar: em Bogotá, no bairro turístico La Candelaria.
Chicha colombiana x chicha morada peruana: enquanto a chicha da Colômbia é amarelada, a chicha peruana é roxa, ou seja, morada, por causa da cor principal dos milhos peruanos.
2. Agua de Panela
Na Colômbia e outros países da América do Sul, “panela” é o que nós chamamos de rapadura. Em bom português, agua de panela é basicamente um suco de rapadura. Pode ser preparado com um toque de limão ou laranja. A bebida é tão tradicional que pode ser encontrada em todo o país, variando apenas a temperatura: em regiões frias é servida quente e em regiões quentes é servida gelada.
3. Canelazo
No Brasil, chamaríamos de Pinga de Canela ou Quentão de Canela. Isso porque essa bebida típica da Colômbia é basicamente uma aguardente temperada com canela e rapadura, servida quente. É uma bebida caprichada no álcool, ideal para espantar o frio nas regiões andinas e servida geralmente após o almoço.
4. Sorbete de Borojó
Chocó, estado colombiano que faz fronteira com o Panamá, é o único lugar do mundo onde se encontra o borojó, uma fruta tropical de (supostas) propriedades afrodisíacas. O “sorbete” não é um sorvete. É uma bebida com textura parecida com a do açaí de tigela. A receita é uma só: borojó, água, leite, acúcar ou rapadura, ovos, baunilha e gelo. Dizem que esse é o segrego da alegria dos moradores da província.
5. Lulada

Não tem nada a ver com o ex-presidente do Brasil. O nome vem de “Lulo”, uma fruta azeda, típica da Cordilheira dos Andes. É mais comum na região do Valle del Cauca, especialmente em sua capital, Cali. Experimentei uma excelente em Bogotá. Não é um suco: o lulo deve ser espremido com as mãos, para que caiam pequenos pedaços na bebida, onde também serão acrescentados limão, gelo e panela, a rapadura colombiana.
6. Sucos de frutas colombianas

A Colômbia tem 365 tipos de frutas em seu território, algumas delas originárias do país e que são encontradas somente por lá. Uma fruta típica dos andes é o Tomate del Árbol, que está cada vez mais presente em molhos, saladas e doces típicos da Colômbia.

Outra fruta andina que também vai bem em sucos, sobremesas e até como acompanhamento de pratos típicos é a Uchuva, conhecida em algumas regiões do Brasil como Camapu. Tem propriedades medicinais, ajudando no controle de doenças como Parkinson e Alzheimer, segundo o site GreenMe.
Também vale a pena experimentar os “Raspados”, que são raspadinhas (aquele suco com gelo ralado) de frutas como tamarindo, corozo, laranja e maracujá. Outras frutas típicas da Colômbia são o Borojo e a Curuba. Mas, sem dúvidas, o melhor é mais comum de todos é o suco de guanábana, fruta nativa do Caribe. E que no Brasil conhecemos como graviola.
7. Cervejas colombianas
Os colombianos também são apaixonados por cerveja e a bebida combina muito bem com o Caribe, San Andrés e outras praias da Colômbia. As cervejas mais comuns são a Águila, a BBC e a Club Colombia. Mas existem outras centenas de marcas, inclusive saborosas cervejas artesanais. Segundo o sites especialistas , as melhores cervejas artesanais da Colômbia são: Mela’s Beer, Chelarte, Pijao, Statua Rota, Apóstol e Moonshien.
8. Café

Atrás de Brasil e Vietnã, a Colômbia é o terceiro maior exportador de café do mundo. Os cafés colombianos são cultivados principalmente em solos vulcânicos e nos departamentos de Nariño, Norte de Santander, Antioquia, Vale do Cauca, Huila, Tolima, Caldas, Risaralda, Quindío e Cundinamarca, em altitude que varia de 800 a 2.000 metros. A principal marca de cafés e cafeterias do país é a Juan Valdez, mas existem muitos outros lugares para provar os melhores cafés colombianos.
Onde experimentar os melhores cafés na Colômbia:
- Em Cartagena: o blog Um Viajante listou os melhores cafés da cidade.
- Em Bogotá: 4 dicas de cafés em Bogotá
- Fazenda de café: o blog O Melhor Mês do Ano visitou uma fazenda de café orgânico em Salento
- Antes de viajar, veja também dicas de hospedagem: onde ficar em Bogotá
Créditos das fotos de bebidas típicas da Colômbia: Café: Pixabay / Lulada: domínio público / Chicha: divulgação