Enquanto escrevia sobre as 10 melhores comidas típicas do Maranhão, fui lembrando das deliciosas bebidas que provei no estado. Além do famoso guaraná cor-de-rosa, os maranhenses também fazem boas cachaças (o que leva a ótimas caipirinhas) e uma infinidade de sucos de frutas regionais. E tudo isso e um pouco mais faz parte da nossa lista de bebidas típicas do Maranhão.

Pra começar, vou falar da cachaça típica do Maranhão, uma bebida indígena forte e muito apreciada pelos locais, e que dá origem a outras delícias hidratantes e embriagantes do estado. Olha só o que você pode beber (moderadamente, em alguns casos) no Maranhão.

(Acima, foto da caninha “Queima Rosca”. O bom humor também faz parte das pingas maranhenses)

 

1. Tiquira, a cachaça maranhense

Entendedores dizem que a Tiquira é a única bebida genuinamente brasileira. Isso porque, diferente da cachaça,  cuja matéria prima é a cana, trazida pelos portugueses, a Tiquira é feita a partir da fermentação da mandioca. Criação indígena, 100% made in Brazil. A bebida é forte, saborosa e vai muito bem em drinks. Pra quem vai aos Lençóis Maranhenses, saiba que o município de Barreirinhas é o maior produtor nacional da bebida. Mais um bom motivo para experimentar.

Mais detalhes sobre essa forte bebida típica do Maranhão estão no site A Arte da Bebida. Vale a pena ler a história e mais informações.

 

2. Caipirinhas e caipifrutas

Se a tiquira pura já é boa, imagine então misturar a genuína aguardente brasileira com algumas das melhores frutas típicas do Maranhão, como, caju, cupuaçu, jenipapo e juçara, a açaí maranhense. Aliás, foi no Maranhão que descobri a melhor caipirinha do Brasil. Além dos sabores típicos, frutas universais como abacaxi e limão também se misturam com primor a outras cachaças do Maranhão. Essa da foto em experimentei no povoado de Mandacaru, perto de Atins.

 

3. Sucos de frutas típicas do Maranhão

Provei deliciosos sucos no Maranhão, de frutas colhidas no pé, realmente saborosas. Não vou entrar no mérito do que é nativo ou não, mas somente destacar as frutas mais presentes nos quintais e nos sucos, que são o caju e o maracujá. Algumas frutas mais exóticas também valem ser experimentadas em sucos, como o cupuaçu, o tamarindo, o cajá e a siriguela.

 

4. Guaraná Jesus e outros refrigerantes cor-de-rosa

Nem só de embriaguez vivem as bebidas típicas do Maranhão. Prova disso é o guaraná de corante mais famoso do Brasil, o Guaraná Jesus. Comprado pela Coca-Cola, hoje ele pode ser encontrado em qualquer região do Brasil, mas é no Maranhão, sua terra natal, que ele é mais amado. Inclusive existem concorrentes, como o Guaraná Psiu, tão rosa quanto.

 

5. Licores de frutas típicas

Além de sucos e caipifrutas, as frutas nativas ou já incorporadas à identidade maranhense também dão origem a deliciosos licores. Em Alcântara, provei um gostoso licor de jenipapo e um insuperável licor de tamarindo. Outro sabor regional é o murici. Por lá, os mais famosos são os da Dona Joralda, e ainda melhores são os do Restaurante e Pousada Tijupá. E olha que foram os únicos que conheci. Tenho certeza que existem outros deliciosos licores artesanais Maranhão afora.

 

Conhece mais alguma bebida típica do Maranhão?

Selecionei apenas as bebidas maranhenses que eu experimentei em minha expedição pelo estado, nas cidades de Alcântara, São Luís, Barreirinhas e Atins, além de botecos pelo caminho. Mas sempre falta alguma coisa. Se tem alguma outra bebida típica do Maranhão que merece entrar nessa lista, é só dizer nos comentários e mandar as fotos pra buenasdicas@gmail.com.

Saúde!

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 50 reais de desconto no Booking
  2. 100 reais de desconto no Airbnb
  3. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Escreva seu comentário