As 7 principais cidades turísticas do estado de Goiás

Goiás é o estado com mais destinos turísticos no Centro-Oeste do Brasil. Mas quais são as principais cidades turísticas de Goiás? Descubra com a nossa lista exclusiva de destinos goianos.

Até o momento, não existem pesquisas confiáveis sobre quais são os destinos mais visitados de Goiás. Mas, segundo relatórios de mecanismos de buscas, uma cidade no sul goiano esteve presente entre as mais pesquisadas por viajantes em 2022.

Atenção ao português! É errado dizer cidades DO Goiás, pois o correto é cidades DE Goiás. Não é turismo NO Goiás, e sim turismo EM Goiás. É raro ver um goiano, como eu, dizer errado. Mas em outros estados, especialmente no DF, se normalizou falar errado. Então vamos começar a lista falando certo.

Cidades turísticas de Goiás – As 7 mais importantes do estado

Na mapa acima, marquei a localização das principais cidades turísticas de Goiás. Cabe ainda dizer que a capital, Goiânia, não está na lista por não ser realmente turística. Apesar de receber muitos viajantes de negócios, a cidade não é turística de fato.  Agora, vamos à lista com as principais cidades turísticas de Goiás, começando pela mais conhecida Brasil afora.

1. Caldas Novas

  • Distância de Goiânia: 170 km
  • Distância de Brasília: 330 km

Conhecida como a capital das águas quentes, Caldas Novas é o destino mais visitado pelo turismo de lazer em Goiás. Na cidade de 95 mil habitantes, as águas termais brotam do subsolo a temperaturas entre 36 ºC e 70 ºC e enchem as piscinas de clubes e hotéis.

Caldas Novas pode ser visitada o ano inteiro e possui a maior infraestrutura de turismo do estado de Goiás, com dezenas de hotéis e agências de viagem especializadas.

Antes de embarcar, entenda onde ficar em Caldas Novas para aproveitar o melhor da cidade.

2. Rio Quente

  • Distância de Goiânia: 178 km
  • Distância de Brasília: 320 km

A apenas 32 km de Caldas Novas, o Rio Quente é uma cidade menor e menos conhecida por quem vem de outros estados. Mas ela possui a maior atração da região das águas quentes: o Rio Quente Resorts, um imenso complexo com parque aquático e hotéis, por onde correm as águas naturalmente mornas do Rio Quente.

Recomendo muito que você se hospede DENTRO do Rio Quente Resorts, para agilizar seus deslocamentos entre os diferentes grupos de piscinas e brinquedos aquáticos. A localização do Hotel Pousada é a melhor possível.

3. Alto Paraíso

  • Distância de Goiânia: 425 km
  • Distância de Brasília: 223 km

Porta de entrada da Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso é também a maior cidade da região. No território do município estão muitas cachoeiras, cerrado preservado e a melhor infraestrutura para os viajantes. Uma atração à parte, é a vida extraterrestre que dizem “rondar” Alto Paraíso.

Importante dizer que algumas das atrações mais visitadas da Chapada dos Veadeiros, como a Cachoeira Santa Bárbara, estão no município vizinho de Cavalcante, que oferece uma atmosfera menos turística.

Na Chapada dos Veadeiros, é possível fazer ecoturismo com luxo e conforto. Confira nossa lista com os Melhores Hotéis da Chapada dos Veadeiros e comprove.

4. Pirenópolis

  • Distância de Goiânia: 129 km
  • Distância de Brasília: 150 km

Localizada entre Goiânia e Brasília, Pirenópolis é provavelmente a cidade histórica mais visitada do Centro-Oeste. Piri, para os íntimos, possui um centrinho histórico preservado, com casarões e igrejas do época do século XVIII, auge da cidade no Ciclo do Ouro, entre outros pontos turísticos. E ainda refresca os viajantes com suas cachoeiras na Serra dos Pirineus.

No guia Onde ficar em Pirenópolis, descubra quais são os melhores lugares e hotéis para se hospedar na cidade.

5. Cidade de Goiás

  • Distância de Goiânia: 143 km
  • Distância de Brasília: 318 km

Capital de Goiás até 1937, a antiga Vila Boa é a cidade histórica mais relevante e preservada do estado. Por lá viveu a poetiza Cora Coralina, em sua casa à beira do Rio Vermelho, que se tornou o Museu Casa de Cora Coralina.

Com suas igrejas, pontes e casarões seculares, conhecer “Goiás Velho” é uma viagem no tempo. Na minha opinião, Goiás é mais bonita do que Pirenópolis, apesar de ser menos visitada.

Na melhor localização de Goiás, está o Casa do Ponte Hotel, em frente ao Rio Vermelho e à casa de Cora Coralina.

6. Aruanã

  • Distância de Goiânia: 315 km
  • Distância de Brasília: 480 km

O Rio Araguaia percorre todo o limite oeste de Goiás, marcando a divisa com o Mato Grasso. Ao longo de toda essa extensão, Aruanã se destaca como a principal cidade-base na orla do Rio Araguaia. Não é grande, mas possui uma pequena infraestrutura hoteleira, restaurantes e serviços voltados ao turismo.

Atualmente, o melhor hotel de Aruanã é o Hotel Sesi Aruana, que conta com piscina e suítes em diferentes tamanhos, inclusive um quarto família.

7. Trindade

  • Distância de Goiânia: 27 km
  • Distância de Brasília: 230 km

Na região metropolitana de Goiânia, Trindade é o principal destino de turismo religioso em Goiás e um todo o Centro-Oeste. O grandioso Santuário Basílica do Divino Pai Eterno é o destino de milhares de fiéis todos os anos, que rumam a pé a Trindade, especialmente na época da Festa do Divino Pai Eterno, entre a última sexta-feira de junho e o primeiro domingo de julho.

Mais destinos turísticos no estado de Goiás

Além das cidades citadas acima, que possuem infraestrutura adequada para irem além do turismo regional, o estado de Goiás possui muitos outros destinos turísticos, que são visitados principalmente pelos moradores do estado.

Entretanto, mais do que cidades, são região turísticas, cujas paisagens naturais se espalham por vários municípios de uma vez.

Região das cavernas

Por exemplo, e região das Águas e Cavernas do Cerrado, no norte de Goiás, que abrange uma extensa região, que vai desde Formosa, na divisa com o DF, passa por Mambaí e chega a São Domingos, onde estão o Parque Estadual de Terra Ronca.

Região dos lagos

No sul de Goiás, a região dos Lagos do Paranaíba também tem grande importante no turismo regional, especialmente os municípios de Buriti Alegre e Três Ranchos, às margens, respectivamente, do Lago das Brisas e da Represa Emborcação.

Planeje sua viagem para o estado de Goiás

Agora você já sabe quais são as principais cidades turísticas do estado de Goiás, já pode começar a planejar sua viagem. Aqui no blog você encontra muitas dicas, roteiros e informações importantes para viajar em Goiás.

Como goianiense e atualmente morador de Brasília, já tive a oportunidade de conhecer todos esses destinos listados, além de muitos outros lugares que valem a viagem.

Em caso de dúvidas, comente abaixo ou mande um e-mail para nivaldo9@gmail.com.

Boa viagem!

Viaje com tudo reservado

Descontos para você economizar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário

  1. Abimael almeida disse:

    temos Banderantes ,luiz alves pilar