Canela

Quando é melhor viajar para Gramado: clima, eventos, temperaturas

Veja como é o clima em Gramado e o que esperar das temperaturas e preços na época do sua viagem.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

O frio é a principal atração turística de Gramado. Mas a cidade tem atrativos o ano inteiro. No inverno, é normal encontrar temperaturas próximas a 0ºC ou negativas. No verão, as máximas podem chegar a 30 ºC. Afinal, qual a melhor época do ano em Gramado? Quando faz frio, calor, quando ir, alta ou baixa temporada e como é o clima em Gramado ao longo do ano?

Clima em Gramado

A Serra Gaúcha, onde fica Gramado, está na região de clima Subtropical. Mas o microclima da região serrana torna Gramado uma cidade mais fria do que grande parte do Rio Grande do Sul. Esse clima é caracterizado por estações bem definidas, com invernos frios e verões quentes.


Médias de temperaturas mínimas e máximas em Gramado

  1. Janeiro – 15ºC a 25ºC – Mês mais quente do ano
  2. Fevereiro – 15ºC a 24ºC
  3. Março – 15ºC a 22ºC
  4. Abril – 10ºC a 20ºC
  5. Maio – 8ºC a 18ºC – Mês menos chuvoso do ano
  6. Junho – 7ºC a 17ºC – Mês mais frio do ano
  7. Julho – 7ºC a 17ºC
  8. Agosto – 8ºC a 18ºC
  9. Setembro – 9ºC a 19ºC – Mês mais chuvoso do ano
  10. Outubro – 11ºC a 21ºC
  11. Novembro – 12ºC a 24ºC
  12. Dezembro – 13ºC a 23ºC

Alta temporada em Gramado

O inverno, que vai do final de junho ao final de setembro, é alta temporada em Gramado. Afinal, são os meses mais frios do ano. Nessa época, acontecem os momentos de maior lotação da cidade:

  • Férias de julho: além de ser um mês frio, as férias escolares deixam a cidade abarrotada de gente. É normal encontrar filas nos parques temáticos e hotéis mais caros. Isso se achar vagar. Por isso é importante reservar com antecedência.
  • Festival de Cinema de Gramado: realizado anualmente no mês de agosto, a principal premiação do cinema brasileiro atrai centenas de atores e espectadores à Serra Gaúcha.

Outro momento cobiçado em Gramado é o Natal Luz. Do final de outubro ao início de janeiro, a cidade fica toda decorada e iluminada. O ápice é o período entre a véspera de Natal e o Ano Novo. Apesar do calor, a cidade fica cheia de gente.


Melhor época em Gramado

Isso é relativo. Afinal, cada um tem suas preferências pessoais. Pensando no que você pode considerar melhor, aqui vão algumas sugestões de quando ir para Gramado.

Clima ameno: se você prefere temperaturas medianas, com mais tendência ao frio, viaje no outono, nos meses de abril, maio e início de junho. Na primavera, que vai do final de setembro ou final de dezembro, o clima tende ao calor.

Frio: se quer pegar frio mesmo, viaje a partir do final de junho até o início de agosto.

Agito: para ver Gramado lotada de gente, procure ir nos finais de semana de inverno, no mês de julho ou em grandes eventos como o Festival de Cinema e o Natal Luz.

Tranquilidade e preços baixos: para encontrar hotéis mais baratos e a cidade menos lotada, vá nos meses de baixa temporada, como fevereiro, março, abril, outubro e novembro.


A imprevisível previsão do tempo em Gramado

Já viajei para Gramado em vários meses e em todas as viagens a temperatura fugiu do previstos. Por exemplo, fui passar um final de semana, se sexta a segunda, no final de maio. Cheguei num belo dia de sol, com temperaturas na faixa dos 18ºC. Amanheceu ensolarado e no meio da tarde começou uma garoa, que baixou a temperatura até 5ºC.

No início de agosto aconteceu a mesmo coisa, só que ficou mais frio ainda. Do nada, veio uma neblina que cobriu a cidade, fazendo os termômetros da Borges de Medeiros marcarem 1 ºC.

Seja qual for a época do sua viagem para Gramado, confira antes a previsão do tempo. Mas, se for no inverno, sempre leve  boas roupas de frio, pois a sensação térmica costuma ficar abaixo do que indicam os marcadores.



Fontes: Compilação de Wikipedia, Climate-Data e viagens realizadas para Gramado entre 2003 e 2019.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Get Your Guide: ingressos e tours para atrações no mundo inteiro

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários