Gramado é um dos destinos mais queridos do Brasil. Pode ser visitada o ano inteiro. Como expliquei no post O que fazer em Gramado, não faltam pontos turísticos na região da Serra Gaúcha, sejam naturais ou inventados. Já fiz diversa viagens para Gramado e elaborei esse roteiro adaptável para 3, 4 e 5 dias em Gramado.

Sobre estes roteiros em Gramado

Entenda que um roteiro de 3 dias é um roteiro de final de semana, com chegada na sexta e saída no domingo. Ou seja, duas noites de hospedagem. E que da mesma forma, o roteiro de 4 dias precisa de 3 noites em Gramado, e o roteiro de 5 dias, significa 4 noites.

Considerei atrações para todas as idades. Não sou especialista em viagem com crianças, mas aqui tem alguns lugares que agradam os pequenos. O foco são adultos. Então são ideias perfeitas para viagem em casal.

Os roteiros vão seguir uma ordem de importância, pra facilitar o explicação de 3 roteiros em 1. Mas você pode inverter a ordem de acordo com suas preferências.

Roteiro de 3 dias em Gramado

 Dia 1 Chegada no Aeroporto de Porto Alegre. A viagem até Gramado dura em média 1h50 de carro, mas você também pode ir de ônibus ou contratar um traslado, como expliquei no post Como chegar em Gramado.

Se for de carro, não deixe de visitar o Templo Budista de Três Coroas. Chegando em Gramado, aproveite seu tempo livre para explorar a região do hotel, principalmente se estiver hospedado perto da Borges de Medeiros, que é linda à noite. Para jantar, nada mais animado do que a Pizzaria Cara de Mau, que além de temática, é muito gostosa.

Templo Budista em Três Coroas

 Dia 2 No roteiro de 3 dias, esse é o único dia inteiro em Gramado. Recomendo seguir a orientação do Roteiro de 1 dia em Gramado, que é explorar o centrinho turístico da cidade. Ande pela Av. Borges de Medeiros, entre nas lojas de chocolate, almoce na elegante Rua Coberta, veja o Palácio dos Festivais e garanta lindas fotos na Catedral de Gramado.

Para a sobremesa, vá um pouco mais longe, ao Castelinho Caracol, em estilo colonial alemão e onde se comer o apfelstrudel, torta de maçã típica da Alemanha. Em seguida, vá para o vizinho Parque do Caracol e veja a cascata de 130 metros de altura. No local tem várias lojinhas de artesanato.

Cascata do Caracol, no Parque do Caracol

No jantar, a dica é visitar uma galeteria. Uma das melhores de Gramado, com rodízio de massas e galetos é a Nonna Mia, que fica no caminho de volta para Gramado. Ou prefere um fondue? Se for sua escolha, tem ótimos lugares na região da Borges de Medeiros.

 Dia 3 Acorde cedo e passe pela charmosa Praça das Etnias, no Centro de Gramado, onde as casas coloniais de Itália, Portugal e Alemanha são abertas para visitação. Ali perto, fica o Lago Joaquina Rita Bier. Entrando no bairro residencial, de lindas casas e jardins, vá tirar fotos no Lago Negro.

Roteiro de 4 dias em Gramado

Continuando pelo terceiro dia em Gramado, você pode ver com calma os animas da fauna brasileira no Gramado Zoo. De volta à cidade, a dica é lanchar num bom café colonial, tradição na Serra Gaúcha. À noite, curta com calma a Rua Coberta.

 Dia 4 Hora de conhecer alguns parques temáticos. Um dos mais interessantes de Gramado é o Mundo a Vapor,  que tem uma verdadeira mini-fábrica em movimento no seu interior. E do lado de fora, o trem caído faz sucesso entre as crianças. Já que está perto de Canela, vá até lá conhecer o centrinho turístico, com a imponente Catedral de Pedra.

Se estiver com crianças, depois do almoço em Canela pode seguir para o Alpen Park, que também agrada fãs de dinossauros e montanhas-russas. Mas se preferir algo mais tranquilo, visite por exemplo o Museu do Automóvel de Canela ou fique em frente à praça degustando chocolates.

Tem tempo para mais um parque temático? Já de volta a Gramado, não deixe de conhecer o Mini Mundo, que tem réplicas de aeroportos e cidades inteiras. Agrada todas as idades. Para jantar, a dica é ir de churrasco gaúcho. Na Borges de Medeiros, o El Cordero Restaurante é um dos melhores de Gramado.

Roteiro de 5 dias em Gramado

 Dia 5 Se não tem hora para chegar de volta em Porto Alegre, a dica é visitar o Snowland, único lugar da Serra Gaúcha onde a neve é garantida o ano inteiro. Lá dentro, tem pistas de esqui, patinação, restaurantes, choperias e área de jogos. A visita é demorada e costuma ter fila, principalmente nos finais de semana.

Termômetro e neve no Snowland

Alguma dúvida sobre nossos roteiros em Gramado?

Esses são roteiros prontos, apenas para dar um norte no planejamento de sua viagem para Gramado. Cabe a você escolher as atrações que prefere visitar e quando visitar cada uma. Use essas dicas principalmente para saber o que vale a pena visitar no mesmo dia, pois muitas atrações ficam próximas umas às outras. E se tiver qualquer dúvida, é só perguntar. Mais dicas em Gramado:

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Get Your Guide: ingressos e tours para atrações no mundo inteiro

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários