Bento Gonçalves ou Gramado, qual o melhor destino de viagem?

Na dúvida se viaja para Bento Gonçalves ou Gramado? Vou ajudar você na escolha entre esses dois importantes destinos turísticos da Serra Gaúcha.
Apesar de estarem a apenas 120 km de distância e guardarem importantes semelhanças, Gramado e Bento Gonçalves reservam experiências completamente diferentes para os viajantes.
Por isso, já adianto uma coisa: Gramado pode ser melhor para algumas pessoas, e Bento Gonçalves para outras. A escolha deve ser de acordo com o seu perfil.
Bento Gonçalves ou Gramado, qual é melhor?
Mas não vou fugir de polêmica. Nesse comparativo, vou analisar os aspectos mais importantes para um viajante. Por exemplo: onde a comida é melhor, onde tem os melhores hotéis, qual destino é melhor para ir em casal ou com crianças. Obviamente, tudo de acordo com minhas experiências em Gramado e Bento Gonçalves.
Comida
➥ MELHOR DESTINO: BENTO GONÇALVES

A gastronomia é um parte importante de qualquer viagem à Serra Gaúcha. Os pratos típicos da região, como o Rodízio Colonial e as massas, assim como o Churrasco Gaúcho, estão presentes em praticamente todos os destinos.
Em Gramado, também encontram-se muitos restaurantes especializados em fondue, prato originário da Suíça, além de restaurantes temáticos, onde a decoração é mais importante do que a comida.
Já em Bento Gonçalves a variedade de restaurantes é menor. Mas a cidade preservou melhor as tradições gastronômicas italianas e gaúchas. Sem dúvidas, comi muito melhor nas galeterias e rodízios coloniais de Bento Gonçalves, com destaque para a Casa Ângelo, no Caminhos de Pedra.
Hospedagem
➥ MELHOR DESTINO: EMPATE

Em Gramado, cidade mais visitada da Serra Gaúcha, o número de hotéis é naturalmente maior. De pousadas simples a grandes hotéis de luxo, há de tudo na cidade.
Mesmo em menor número, Bento Gonçalves também possui uma boa variedade de hotéis. E tem como vantagem os tradicionais hotéis em casas de pedra, como a Pousada Cantelli, em meio à mata e próxima a importantes vinícolas.
Atrações históricas e culturais
➥ MELHOR DESTINO: BENTO GONÇALVES

Em Gramado acontece o Festival de Cinema de Gramado, geralmente no mês de agosto. E a cidade possui a Paróquia São Pedro, conhecida também como “Catedral de Pedra”. Nos Roteiros de Agroturismo, é possível experimentar doces tradicionais e vivenciar tradições dos colonos italianos.
Bento Gonçalves conta com o Roteiro Caminhos de Pedra, região histórica formada pelo imigrantes italianos, onde estão lugares como a Casa da Erva Mate, a Casa do Tomate, o Parque da Ovelha e a Salumeria, entre outras atrações legítimas e peculiares.
Parques temáticos
➥ MELHOR DESTINO: GRAMADO

Gramado é o melhor destino do Brasil quando o assunto é parque temático, ainda mais se considerarmos também a vizinha Canela nessa conta. Lá estão o Mini-Mundo, o Mundo a Vapor, o Snowland, o Mundo Encantado, a Aldeia do Papai Noel e a Vila da Mônica Gramado, entre muitos outros.
Em Bento Gonçalves, o complexo Epopeia Italiana pode ser considerado um parque temático, pois é uma interessante experiência imersiva na história da imigração italiana no Brasil, com vídeos e um passeio por cenários que remontam essa trajetória.
Vinhos
➥ MELHOR DESTINO: BENTO GONÇALVES

Colonizadas por italianos, Bento Gonçalves e Gramado possuem vinícolas de qualidade, sendo que é possível visitar muitas delas. Aliás, em ambas é possível se hospedar em hotéis em formato de barril, como o Pipas do Vale, em Bento Gonçalves.
Mas Bento Gonçalves é o principal destino no Brasil para amantes de vinhos, por ser o município do Vale dos Vinhedos, onde estão de pequenas vinícolas familiares, como a Torcello, a grandes marcas como Casa Valduga e Miolo.
Afinal, para onde viajar, Bento Gonçalves ou Gramado?
Depende do seu perfil.
Eu, por exemplo, atualmente prefiro Bento Gonçalves, onde a comida é melhor e as atrações preservam melhor a história e as tradições. Mas antigamente, quando gostava mais de festas e parques temáticos, minha escolha era sempre Gramado.
Sugestões de destino de acordo com diferentes perfis de viajantes:
- Viagem com crianças – Gramado é melhor. Na cidade onde tem até parque temático com neve, a variedade de atrações entretém crianças e adolescentes de todas as idades. Aliás, veja onde ir com crianças em Gramado e monte seu roteiro.
- Viagem em casal – Se gostam de vinho e história, escolham Bento Gonçalves. Se o foco é postar no Instagram, escolham Gramado.
- Viajante solo – Gramado é um destino mais “adaptado” para quem viaja sozinho. Tem hostel, passeios animados e mais alternativas de transporte. Mas Bento é sempre uma boa escolha, principalmente se for um amante dos vinhos.
- Viajantes idosos – Se faz questão de passeios a pé, como sair para jantar e visitar lojas, escolha Gramado. Se prefere atrações históricas, tradição e vinhos, escolha Bento Gonçalves.
- Viagem de luxo – É possível montar roteiros de alto padrão em ambos os destinos, a começar pelo quesito hospedagem. Em Bento Gonçalves, está o Spa do Vinho, e em Gramado, o Castelo Saint Andrews, um hotel 6 estrelas.
- Viagem barata – Complicado. Em ambos os destinos, as principais atrações são locais pagos, que não custam pouco. Mas os lugares gratuitos em Gramado são mais interessantes.
Organize toda a sua viagem a Bento Gonçalves ou Gramado
Você está no blog especialista na Serra Gaúcha. Aproveite para saber tudo o que precisa para organizar sua hospedagem, seu roteiro e seus transportes nos destinos mais impactantes do Rio Grande do Sul.
Olha o que você encontra aqui:
- O que fazer em Bento Gonçalves
- Passeio de Maria Fumaça
- Melhores hotéis em Bento Gonçalves
- Onde se hospedar em Bento Gonçalves
- Vinícolas em Bento Gonçalves
- Quando ir a Bento Gonçalves
- Quando ir a Gramado
- O que fazer em Gramado
- Onde se hospedar em Gramado
- Roteiro de 3 a 5 dias em Gramado
- Pontos turísticos de Gramado
- Pousadas boas e baratas em Gramado