Neve em Gramado: histórico e quando tem mais chance de nevar

Sim, pode nevar em Gramado, na Serra Gaúcha, mas não é todo ano que o fenômeno acontece.

E quando neva em Gramado e Canela, ocorre geralmente apenas uma vez no ano, varando bastante em forma, volume e intensidade.

Para ajudar você a organizar sua viagem para ter mais chances de vivenciar a queda de neve em Gramado e região, fomos atrás de dados históricos, vídeos e informações sobre os dias mais esperados pelos turistas no inverno na Serra Gaúcha.

Quando nevou em Gramado – Registros dos últimos 16 anos

Não é todo ano que neva em Gramado. Observando notícias e registros históricos, reparamos em anos em que nevou mais de uma vez, e em períodos de até 3 anos sem ocorrência alguma.

  • 6 de julho de 2005
  • 1 de julho de 2009
  • 4 de agosto de 2010
  • 26 e 27 de junho de 2011
  • 4 de agosto de 2011
  • 25 de setembro de 2012
  • 23 de julho de 2013
  • 26 de agosto de 2013
  • 17 de julho de 2016
  • 21 de agosto de 2016
  • 17 de julho de 2017
  • 10 de agosto de 2018
  • 6 de julho de 2019
  • 20 de agosto de 2020
  • 28 de julho de 2021

Em 2022 e 2023, apesar de algumas previsões, não houve registro de neve em Gramado e Canela, onde o que se viu foi apenas geada.

Vídeo: neve em Gramado no dia 26/8/2013

Resultado da neve que caiu em Gramado em agosto de 2013, cobrando a paisagem da cidade. Registro feito no Condomínio Aspen Mountain.

Quando tem mais chance de nevar em Gramado e Canela

Quanto mais frio e mais úmido, maior a chance de nevar. Na região de Gramado, os meses mais frios são junho e julho. Mas, como mostra a histórico acima,  já nevou em agosto e até mesmo em setembro, em plena primavera.

É preciso contar com a sorte. Mas você também pode ir pela probabilidade dessa pequena amostra. Repare que, entre quinze registros de neve, duas datas se repetem: 17 de julho e 4 de agosto.

A data da neve que caiu em 20 de agosto de 2020, também é próxima a outros dois registros de anos recentes: 2013 e 2016. Então, se for pra pensar em probabilidade de acordo com esse histórico, estar em Gramado entre os dias 20 e 26 de agosto também é uma boa aposta.

Em 28 de julho de 2021, nevou em mais de 10 cidades gaúchas, com o maior volume registrado na década.

Onde neva mais do que em Gramado e Canela

Apesar de ser o destino de inverno mais famoso do Brasil, Gramado está atrás de várias cidades quando o assunto é neve.

Uma região que supera a Serra Gaúcha é a Serra Catarinense, onde está São Joaquim. Foi lá que aconteceu a segunda maior nevasca da história do Brasil, na dia 20 de julho de 1957. Na mesma região, a cidade de Bom Jardim da Serra também costuma registrar temperaturas negativas e neve.

Já a maior queda de neve na história do Rio Grande do Sul ocorreu no município de Vacaria, em 7 de agosto de 1970, segundo o G1.

E também é possível nevar em Palmas. Mas obviamente não é na capital do Tocantins. Estou falando de Palmas do Paraná, onde nevou pela última vez em maio de 2022.

O parque temático que faz nevar em Gramado o ano inteiro

Se não se importa que ela seja artificial, você pode ver neve em dois parques temáticos de Gramado o ano inteiro. No Snowland tem até pista de esqui na neve gerada artificialmente. Outro local é a Aldeia do Papai Noel, onde renas e bonecos de neve garantem o clima natalino de janeiro a dezembro.

Atenção a notícias falsas (ou muito otimistas) de neve em Gramado

O frio é o que mais leva turistas a Gramado e Canela. Por isso, todo ano surgem boatos de grandes frentes frias chegando à Serra Gaúcha. Não acho que portais de notícias locais e agências de turismo agem de má fé, mas eles pegam a menor das probabilidades e espalham a informação para o país inteiro.

Sensacionalismo turístico.

E aí, com grandes manchetes tipo “NEVE EM GRAMADO” ou “MAIOR FRENTE FRIA DA HISTÓRIA” e outras do tipo, espera-se atrair mais gente e mais dinheiro para a região. Por isso, recomendo ter atenção e pesquisar em sites de previsão do tempo antes de marcar a viagem com a expectativa de ver neve em Gramado.

Sites como CPTEC e Clima Tempo mostram a previsão do tempo para até 15 dias adiente e são mais confiáveis do que pequenos sites de notícias. Lembrando que nada mais imprevisível do que a previsão do tempo.

Organize sua viagem de inverno a Gramado

Nem só de frio e neve vive o turismo em Gramado. Tem muito mais o que fazer na região, faça chuva, neve ou sol. Por exemplo:


Fontes: Compilação de dados da Wikipedia e notícias, devidamente creditadas, que comprovam as datas dos registros de neve em Gramado.

Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.

Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.

Conheça nossos parceiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Carlos Gasparetto disse:

    Apenas uma correção. Há uma contradição no seguinte trecho: “No comparativo Campos do Jordão ou Gramado, mostrei que na estância paulista, cidade mais alta do Brasil, neva mais do que em Gramado.” No seu próprio link você diz que a probabilidade de nevar em Gramado é muito maior, o que é verdade. Procurei no Google e a última vez que nevou em Campos do Jordão foi nos anos 70.

    E apesar da diferença de altitude das duas cidades, não é verdade que Campos do Jordão “tem temperaturas mais baixas o ano inteiro”. Elas tem praticamente a mesma média anual de temperatura: Gramado 16,7ºC e Campos do Jordão 16,9ºC. Campos do Jordão é menos quente na primavera e verão, mas Gramado é mais fria no outono e inverno.

    FONTE:
    https://pt.climate-data.org/america-do-sul/brasil/sao-paulo/campos-do-jordao-32625/
    https://pt.climate-data.org/america-do-sul/brasil/rio-grande-do-sul/gramado-43839/

    1. Olá, Carlos. A informação agora está corrigida. Obrigado pelo aviso.