Rio Grande do Sul

Roteiro em Porto Alegre – Para 1, 2 ou 3 dias de viagem

Descubra como aproveitar o melhor da capital gaúcha neste roteiro completo.ntes.

Porto Alegre é uma das minhas cidades preferidas no Brasil. Rica em atrações culturais, gastronomia e vida noturna, é perfeita para uma viagem de fim de semana. Além de ter ótimo custo-benefício.

Nesse roteiro em Porto Alegre, veja o que fazer em 1, 2 ou 3 dias de viagem na capital gaúcha. Inclui passeios básicos, restaurantes e outras atividades pra fazer nesse período de até três dias.

Esse é o tempo que considero ideal para ficar na cidade. Em apenas um dia inteiro, pode conhecer os principais pontos turísticos de Porto Alegre. Em dois ou três dias, pode fazer passeios diferentes ou até dar uma escapada até a Serra Gaúcha.

Roteiro em Porto Alegre – Resumo de cada dia

O que fazer no primeiro dia

  • • Circuito cultural do Centro Histórico
  • • Pôr-do-sol na Usina do Gasômetro
  • • Gastronomia e vida noturna na Cidade Baixa

O que fazer no segundo dia

  • • Rua mais bonita do mundo
  • • Parque Farroupilha
  • • Moinhos de Vento

O que fazer no terceiro dia

  • • Bate e volta em Gramado, ou
  • • Passeio de barco no Lago Guaíba
  • • Jantar em churrascaria gaúcha

Roteiro de 1 dia em Porto Alegre

É fácil e barato fazer turismo em Porto Alegre, mesmo que tenha a apenas um dia de viagem. A dica é ir direto ao Centro Histórico da cidade, onde estão os lugares mais interessantes. Principalmente pra quem gosta de atrações culturais.

Se não tiver café da manhã no hotel, aproveite para começar seu roteiro pelo Mercado Público de Porto Alegre. Ele abre cedo, às 7h30, e tem dezenas de bancas onde se come bem sem gastar muito. Ele fica bem em frente à estação de metrô, então é bem fácil de chegar. Tem uma bela arquitetura e funciona desde 1869.

Ande alguns metros até o Farol Santander. O edifício, que já pertenceu a alguns bancos, hoje recebe mostras de arte e eventos. E tem um bar que funciona dentro do antigo cofre.

Do outro lado da rua, na Praça da Alfândega, estão dois prédios parecidos, onde funcionam o Memorial do Rio Grande do Sul e o MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul). Ambos os museus são gratuitos e valem a visita. Particularmente, acho o MARGS bem mais interessante, além de ter uma acervo muito maior, com obras de artistas regionais e nacionais.

Interior da Casa de Cultura Mário Quintana

A menos de 500 metros dali, explore a Casa de Cultura Mário Quintana, que ocupa o prédio do antigo Hotel Majestic. Hoje é um dos maiores centros culturais do Brasil. Em 7 andares, estão bibliotecas, cinemas, espaços criativos e um café, de onde se tem uma das melhores vistas do Rio Guaíba.

Se entrar também nas belas igrejas do Centro Histórico e gastar muito tempo nos museus, esse roteiro cultural vai tomar o seu dia inteiro.

Para curtir o fim de tarde à moda gaúcha, a dica é ir para o novíssimo calçadão do Lago Guaíba, na região da Usina do Gasômetro. Essa parte da orla foi revitalizada, ganhando ciclovia, pista de corrida e mirantes para observação do lago. O chimarrão é a companhia ideal pra assistir ao espetáculo do pôr-do-sol.

À noite, pode explorar os bares da Cidade Baixa, bairro colado no Centro Histórico. É também um bom lugar pra comer, pois concentra grande número de bares, lanchonetes de XIS, tipo o Cavanhas e restaurantes descolados.

Roteiro de 2 dia em Porto Alegre

Importante: para facilitar o seu roteiro, é importante escolher bem onde se hospedar em Porto Alegre.

No segundo dia de roteiro em Porto Alegre, comece com uma visita à Rua Gonçalo de Carvalho. O que tem nessa rua? Árvores e mais árvores, que formam uma espécie de túnel natural. Por isso ela foi decretada Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental de Porto Alegre e ganhou fama como A Rua Mais Bonita do Brasil.

Rua Gonçalo de Carvalho, a “rua mais bonita do Brasil”

Numa caminhada de 1 km, ladeira abaixo, chegue ao Parque Farroupilha. O parque é simpático e pode entrar no seu roteiro em qualquer dia da semana. Mas sem dúvidas ele fica bem mais interessante aos domingos, quando recebe a famosa feira Brique da Redenção.

Para almoçar e emendar num café vá para a região mais rica da cidade, o bairro Moinhos de Vento. Lá está rua Rua Padre Chegas, que concentra destaques da gastronomia porto alegrense.

Inclusive você pode emendar a noite também nessa região. Além de bons restaurantes, no Moinhos de Vento também tem o mais luxuoso shopping de Porto Alegre e muitos bares para provar cervejas artesanais, como o Malt Store e o Perro Libre.

Roteiro de 3 dia em Porto Alegre

Se optou por ficar mais um dia em Porto Alegre, tem muitas dicas para complementar o roteiro.

A primeira delas, é sair um pouco da capital. A menos de duas horas de carro de Porto Alegre, Gramado tem alguns dos principais atrativos da Serra Gaúcha. Aqui neste roteiro de um dia em Gramado, expliquei o que fazer na cidade em pouco tempo.

Lago Guaíba, em barco do passeio

A outra opção é ficar em Porto Alegre mesmo e fazer o passeio de barco pelo Lago Guaíba. Eu fiz o passeio e gostei bastante. É realizado pela empresa Cisne Branco. Embarque próximo ao Mercado Central. O passeio percorre algumas ilhas do lago, como a famosa Ilha das Flores, do documentário de Jorge Furtado.

Para fechar esse dia, a dica é procurar uma boa churrascaria. Uma que sempre recomendo é a Costela no Roletchê, um rodízio de costelas bem servidas e com ótimo custo-benefício.

Continue planejando sua viagem para Porto Alegre

Você está no blog que é referência em dias de viagem a Porto Alegre e Serra Gaúcha. Então aproveite para conferir mais dicas para complementar seu roteiro e organizar outros detalhes da viagem.

Por exemplo, expliquei como ir de Porto Alegre a Gramado utilizando diferentes estradas e meios de transporte.

Aqui você também descobre quais são os principais pontos turísticos de Porto Alegre, o que pode ajudar bastante a montar este roteiro.

Temos também dicas de restaurantes, transporte e outras informações relevantes para a sua viagem. Por isso, veja tudo o que já falamos sobre Porto Alegre.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
  • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

→ Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem

→ Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

→ Chip internacional de dados e voz com  15% de desconto  se usar o cupom CHIPMAISBARATO.

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários