Se você leu nosso guia Onde ficar em San Andrés, já viu que na ilha tem poucas opções de hotéis na praia, sem precisar atravessar rua até o mar. Hotéis e pousadas pé na areia mesmo. Um dos únicos da ilha eu conheci e aproveitei para almoçar e tirar fotos. Estou falando o Hotel Cocoplum, na Playa Zarpada de San Luis.

A 6 km de distância do Aeroporto de San Andrés e a um pouco menos do centro turístico, o Hotel Cocoplum (fotos e preços aqui) fica em San Luis, bairro residencial da ilha. O hotel é pé na areia mesmo, com direito a uma piscina a poucos metros da água do mar da Playa Zarpada.

Playa Zarpada, em frente ao hotel

San Andrés tem poucas praias de areia. Na própria ilha, considero que a Playa Zarpada tem a segunda melhor estrutura, atrás apenas de Spratt Bight, a praia central. Em termos de beleza também é vice. Mas também há vantagens em relação à praia mais famosa: a faixa de areia é mais limpa, sem pombos, e o movimento um pouco menor, sem aquela muvuca de gente o tempo todo. Ambas estão entre as 5 melhores praias de San Andrés.

Mas sem dúvidas a melhor coisa de estar na Playa Zarpada é poder escolher um hotel pé na areia como o Cocoplum. Então não é preciso se preocupar com guarda-sol, cadeiras e nem levar uma sacola cheia de coisas.

Além da própria praia, ali também está um dos pontos turísticos mais visitados de San Andrés, a Rocky Cay. O local é basicamente uma micro ilha, onde se pode chegar andando pela praia rasa. Lá está um casco enferrujado de um navio encalhado. Bom pra fotos, mais nada.

Estrutura do Hotel Cocoplum

Para os baixos padrões da hotelaria San Andrés, onde espeluncas cobram uma fortuna pela hospedagem, o Cocoplum é um achado. Além da localização, ele é todo charmoso por dentro. Visitei o jardim interno, a piscina e o restaurante de praia.

Logo na entrada me senti num filme caribenho. Recepção naturalmente ventilada, funcionários simpáticos, aquele vai e vem de gente bronzeada. O pequeno prédio em cores vivas, com varandas voltadas para o jardim ou para o mar.

Parada no Hotel Cocoplum pra ir em Rocky Cay

Já o restaurante do hotel, apesar de bonito e com a mesma vista para o mar de sete cores, me decepcionou bastante com a comida. Pedi um peixe, um dos mais caros do cardápio, confiante no frescor caribenho, e me chega uma posta que parecia aquecida no microondas. Peixe esponjoso, sem sabor. O atendimento também estava complicado.

A piscina é pequena, mas quebra um galho e a vista é incrível. Bom pra curtir o pôr-do-sol depois de um dia inteiro na praia. Aliás, no local tem duchas para tirar areia dos pés. Na areia, uma estrutura de dar inveja para quem paga pelas cadeiras nos bares ao lado: hóspedes e clientes do restaurante, sob a sombra de árvores, têm à disposição cadeiras e redes amarradas às palmeiras. Paradisíaco.

Quartos do hotel

Como disse, não cheguei a me hospedar no hotel, mas visitei um quarto com vista pro mar. Gostei bastante. Espaçoso e moderno, com ar-condicionado, o que é essencial em San Andrés, para fugir do calor e evitar os pernilongos. (Sim, os mosquitos também gostam do Caribe. Entenda mais sobre repelentes, malas e coisas do tipo no post O que levar para San Andrés)

Para os alérgicos, que espirram só de ver uma foto de carpete, o hotel Cocoplum também é uma boa, pois o piso é rígido e branco, o que faz o pessoal da limpeza ter que caprichar ainda mais.

Galeria de fotos do Hotel Cocoplum e praia em frente

Vale a pena se hospedar nesse hotel pé na areia em San Andrés?

Depende. No meu caso, que fui para explorar o máximo da ilha em pouco tempo, foi mais prático me hospedar em North End, onde tem mais restaurantes, lojas e de onde saem os passeios de barco, além da proximidade com o aeroporto.

Mas, para quem gosta muito de praia e desse conforto que só um hotel pé na areia pode proporcionar, vale a pena sim. O mesmo para quem viaja com crianças, para ter a comodidade da praia bem na sua frente, sem rua e sem calçadão pra atravessar. Tudo isso pela metade do preço de um All Inclusive, comparando com a média dos hotéis do tipo em San Andrés.

Mais dicas de hospedagem e artigos sobre San Andrés:

Os melhores hostels de San Andrés

Onde se hospedar em San Andrés

Quando ir para San Andrés

 

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários