|

Melhor época em San Andrés: quando ir e clima mês a mês

San Andrés, no Caribe Colombiano, não é daqueles destinos que podem ser aproveitados em qualquer época do ano. Afinal, o que manda lá é praia e mergulho, o que pede tempo bom. Por isso é preciso planejar muito bem quando ir para a ilha, principalmente se for passar poucos dias. Assim, diminui o risco de ficar preso no hotel, por causa de chuvas ou furacões.

Nas dicas abaixo sobre clima em San Andrés, entenda quando chove mais, quando é a temporada de furacões, quando é baixa e alta temporada, verão e inverno, e outras informações baseadas em experiências de viagem, históricos de meteorologia e previsões do tempo. Lembrando que, apesar de toda a tecnologia, o clima mundial está em mudanças e é difícil garantir 100% de certeza. Entenda quando é a melhor época em San Andrés.

Outras dicas de San Andrés:



Booking.com

Temporada de furacões em San Andrés

Virou senso comum dizer que San Andrés está fora da rota de furacões. Mas isso é mentira. Acontece é que eles não são frequentes por lá como são na Flórida, na Jamaica e na Nicarágua (que é o país mais próximo de San Andrés). Embora raros, furacões podem chegar com força máxima. Em 1988, por exemplo, o furacão Joan chegou com força e destruiu estradas e casas na ilha (fotos aqui).

Mesmo assim, por alguma sorte do destino, nas últimas décadas a ilha não sofreu consequências graves. Apenas pequenos efeitos colaterais. Como em novembro de 2016, quando o furacão Otto deixou mais de 20 mortos na Costa Rica e na Nicarágua, mas em San Andrés o principal acontecimento foi o fechamento do aeroporto. Nesses casos, as autoridades pedem que as pessoas fiquem em casa e não utilizem veículos motorizados. Ou seja, nada de praia.

Oficialmente, a época de furacões no Atlântico Norte e no Caribe é entre os meses de junho e novembro. É quando geralmente ocorre 97% dos furacões. Desses, setembro é o mês mais perigoso (gráfico aqui). O que não é regra. Em dezembro de 2017, por exemplo, passou um ciclone pela ilha.

Além do risco de morte se tiver um furacão, nesses meses os voos são mais tensos. Por exemplo, foi em agosto que este voo com brasileiros a bordo foi atingido por um raio no momento do pouso, matando um passageiro e partindo o avião ao meio.

Chuvas, temporais e baixa temporada

Apesar de passagens aéreas mais baratas e pacotes a preços tentadores, é melhor evitar os meses de junho, julho, agosto, setembro, outubro e novembro em San Andrés.

Claro que é muito possível ter lindos dias de sol nessa época, mas também podem acontecer furacões, revirando o lindíssimo mar em tons de azul de San Andrés. Então, se quiser ir nesses meses, a melhor coisa a fazer é comprar a passagem sem muita antecedência, de preferência em cima da hora, de olho na previsão do tempo e nos noticiários. A vantagem é que na baixa temporada, hotéis costumam ficar bem mais baratos e surgem mais promoções de passagens e pacotes.

Quando ir para San Andrés

Por eliminação, você já vê que sobram dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril e maio como meses indicados para viajar a San Andrés. Desses, tem os meses que são muito melhores. Ou sejam, se você quer aproveitar a ilha colombiana na melhor época do ano, precisa peneirar um pouco mais. (tabela aqui). Mas, segundo relatos que selecionei abaixo, janeiro pode chover muito e estragar alguns passeios.

Fiz a volta na ilha num dia de clima perfeito. E você, já sabe o que fazer em San Andrés?
Temperaturas em San Andrés

Estou comentando aqui só pra você saber que não precisa se preocupar com as temperaturas na ilha, que considero perfeitas pra quem gosta de praia. Ao longo dos 12 meses do ano, a temperatura é muito estável. Quando às temperaturas mínimas, o máximo de “frio” que pode fazer em San Andrés, é cerca de 18 ºC no mês de dezembro. Quando ao calor, o máximo que geralmente faz na ilha é cerca de 31 ºC em junho. O que faz de San Andrés um lugar muito mais agradável do que Cartagena, por exemplo.

Quando chove mais em San Andrés

A época das chuvas na ilha coincide mais ou menos com a época dos furacões no Caribe. Ou seja, de junho a dezembro. Os meses com mais dias de chuva e maior volume de água são setembro, outubro e novembro. E assim como na temporada de furacões, setembro é o mais mais chuvoso na ilha.

Época com menos chuvas em San Andrés

Apesar de muitos outros sites de turismo mencionarem dezembro como um mês de seca em San Andrés, os registros históricos dizem o contrário. Apesar de chover em menos volume que em novembro, dezembro tem uma média de 23 dias com chuvas no mês. Claro que já podem ser chuvas de verão, passageiras, mesmo assim não se compara com os meses seguintes, realmente com mais dias de sol.

Praia de Spratt Bight, onde estão ótimos hotéis como o Decameron Isleño

As chuvas diminuem pra valer a partir de janeiro. Em fevereiro chove menos e em março é o auge dessa que é a melhor época do ano em San Andrés, com baixíssima possibilidade de chuvas. Perfeito para curtir as lindas praias, dar a volta na ilha e mergulhar em todos os lugares possíveis, com mar cristalino. Em abril o clima continua bom, embora com maior probabilidade de cair uma chuva ou outra. Aliás, foi no final do mês de abril a minha última viagem para San Andrés, quando peguei 4 dias seguidos de sol, quase sem nuvens no céu.

Alta temporada em San Andrés

Por consequências de feriados prolongados e ser período de férias em boa parte do mundo (incluindo Europa, Estados Unidos, Colômbia e Brasil, responsáveis pelo maior número de turistas em San Andrés), além do bom tempo, os meses mais cheios de gente na ilha são dezembro, janeiro e fevereiro. Principalmente a última semana de dezembro e a primeira de janeiro, quando muita gente viaja para o revéillon, a ilha fica lotada. Nessa época os hotéis ficam mais caros e é preciso reservar com maior antecedência que o normal.

Por ser um feriado nacional muito importante na Colômbia, a Semana Santa também costuma ser de alta lotação na ilha. Como não tem data fixa, é preciso ficar ligado no calendário a cada ano, pra evitar viajar nessa época.

Melhor época em San Andrés

Claro que isso é relativo. Por isso, aviso que sempre considero a melhor época do ano em algum lugar, o período em que o clima é bom e o destino não está em alta temporada. Geralmente, são épocas de média temporada, o que significa hospedagens com preços justos, possibilidade de pechinchar descontos em passeios e não precisar fazer fila para nada, tipo em restaurantes.

Assim, sem dúvidas a melhor época do ano em San Andrés compreende os meses de março e abril.

Claro que também é possível aproveitar a ilha em outras épocas do ano, de preferência entre dezembro e maio, quando chove menos e a possibilidade de temporais ou consequências de furacões é reduzida.

Experiências além da previsão do tempo

Além de consultar gráficos de clima e relatar minha própria viagem para San Andrés no mês de abril, também perguntei sobra a experiência de amigos e leitores na ilha. As respostas provaram que o Caribe é mesmo incrível. Mesmo nos meses de clima chuvoso, a chance de fazer sol é grande. Claro que depende da sorte de cada um. Por isso, se for numa época considerada ruim, é melhor passar mais tempo. Assim não corre o risco de perder a viagem inteiro. Olha só o que eles disseram:

1. Juliana: “Olha eu fui no final de novembro pra dezembro de 2017, eu dei sorte de não pegar chuva, mas quem foi antes de mim e pegou quase todos os dias de chuva! Não recomendo ir em dezembro.”

2. Rodrigo: “Conversando com alguns nativos eles me disseram que dezembro e janeiro são os meses mais chuvosos. O que vejo todo mundo falar é que as chuvas são muito esparsas e que chove forte, mas não dura muito tempo.”

3. Jefferson: “Fui em abril e as únicas chuvas que peguei duraram menos de 5 minutos. Chuvinha de verão. Super recomendo essa época!”

4. Mayara: “Fui em março e não peguei chuva, muito sol. Perfeito para curtir as praias.”

5. Pedro Henrique: “Fui em dezembro e peguei chuva quase todos os dias, mas duravam 10 minutos e o sol surgia novamente… não atrapalhou nenhum passeio.”

6. Suzana: “Fevereiro, março, abril são ótimos meses.”

7. Aline: “Fui em março e não choveu.”

8. Carolina: “Quem vai no começo do ano posta fotos incríveis. Fui finalzinho de agosto e início de setembro e chovia bastante, mas chuva de verão, ia e voltava. O tempo ficava quente, porém nublado e perdia aquele encanto todo.”

9. Erik: “Fui em janeiro e choveu muito, a ponto de impossibilitar os passeios por diversos dias. Pelo que li, o melhor é entre março e maio. Evite também a época de furacões no Caribe, pois, apesar da ilha não estar na rota, tempestades em locais próximos podem afetá-la.”

10. Luíza: “Passei cindo dias lá em outubro. No primeiro choveu o dia inteiro. Depois, só chuva passageira, não atrapalhou a viagem.”

Agora já sabe quando viajar para San Andrés?

Se você ainda tiver dúvidas, pode mandar sua pergunta. E se tiver uma experiência de viagem para contar, que tenha sido na alta ou na baixa temporada, no inverno ou no verão, é só mandar pra gente pelos comentários abaixo. Assim mais gente entende quando é melhor na ilha e como é na prática viajar em cada mês. Claro que dependendo da sorte de cada um, haha. Por isso é melhor planejar sua viagem nas melhores épocas do ano em San Andrés e em todo o Caribe.

 

* Fontes de notícias e registros históricos de temperaturas, furacões, chuvas e clima em San Andrés: EBC, G1, Colombia Reports, Hurricane Research Division e Climate Data.

 

Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.

Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.

Conheça nossos parceiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

21 Comentários

  1. Ricardo Froes disse:

    Ola meu amigo..gostei muito das dicas sobre San Andres mas fiquei com uma duvida…se eu mandar reais em pesos pela Western Union eu posso retirar aos poucos ou tem que tirar tudo de uma vez ? Pensei em mandar uns 5 mil para la e levar um pouco de dolar e as vezes trocar no aeroporto. So nao sei se posso tirar aos poucos ou tambem se eu sacar estes 5 mil nao preciso de uma mala igual na argentina rs obrigado e parabens pelo blog

    1. Fala Ricardo. Eu tentei usar Western Union em San Andrés, mas não consegui encontrar a loja. E olha que procurei muito, olhando no Google Maps e no endereço indicado no site deles…sobre sua dúvida, melhor entrar em contato com a WU, nunca tinha pensado nisso de sacar em partes.

      Não vai precisar de uma mala não, kkkkkk. As notas na Colômbia já são de 50 mil, 100 mil…até moeda tem de 1 mil.

      Tá levando um Cartão Wise?

      Boa viagem!

      1. opa to levando dolar cash e $ no wise……dai posso sacar 1200 de uma vez no banco de bogota ( tem meu cartao e da patroa), dai temos duas sacadas maiores se precisar e o resto pago com wize ( saldo)..dai fico com varias frentes de batalha. E pensando em trocar uns 50 dolares no aeroporto quando chegar pra ter algo em maos ja que vc falou que reais pra pesos nao compensa

  2. Estive na ilha final de julho início de agosto (os preços nessa época são atraentes). Estava muito quente, um calor insuportável!!! Choveu dois dias durante a semana, chuvas fracas e rápidas, que ajudaram a amenizar a temperatura. Os barcos de passeio só saem para as outras ilhas, se o tempo estiver bom. Inclusive, aconselho a comprar (ao menos nessa época) os passeios na hora.

  3. Olá!
    Gostaria de relatos de alguem que tenha ido a ilha em meados de fim de Julho começo de Agosto com relação ao clima :D

  4. Olá, você poderia me informar qual hotel dos Decameron tem mais infraestrutura para crianças e se algum deles tem atividade com monitores?

    1. Olá, Sumaya. O Decameron Aquarium tem a maior estrutura e o maior número de atividades. Não sei te dizer como é a programação com monitores. Isso depende também da época do ano e do dia da semana. Recomendo entrar em contato diretamente com o hotel.

  5. Olá, Nivaldo. Poderia dar dicas dos locais que valem a pena visitar em San Andrés?
    Sobre as passagens, indica qual companhia? E quantos dias você acredita que se aproveita bem o local? Pensamos em 7 dias, acredita ser muito pouco por ser uma viagem para o exterior? Desde já agradeço!

    Atenciosamente,

    Fernanda

    1. Oi Fernanda. Claro. Aqui no blog já tem todas as informações.

      Onde comprei passagens pra voar no Colômbia: Viva Colômbia. Pode comparar preços de outras cias nesses sites aqui.

      Tempo necessário: acho 7 dias só pra San Andrés muito tempo. Mas é o bastante se você for em Providência ou Cartagena. Aqui no blog tem roteiros para 2, 3 ou 4 dias em San Andrés. E também tem esse relato sincero de uma leitora que foi em Providencia e achou lá melhor do que SA.

      Qualquer outra dúvida é só perguntar.

      1. Muito obrigada pelas dicas!!!

        Extremamente relevante. Aliás, seu blog é excelente, irei utilizá-lo muito nas minhas viagens! Parabéns pelo conteúdo e por todas as dicas passadas!!!

  6. Vou dia 28 de dezembro fico até 7 de janeiro pegarei chuva seraaaa?

    1. Uma ou outro, provavelmente. O tempo todo? Não tem como saber. Fique de olho na previsão do tempo.

  7. Estou querendo marcar de ir no começo de dezembro San Andres, ficar 10 dias lá. Seria uma boa opção?? Estou muito na dúvida.

    1. Oi Paloma. É possível ter lindos dias de sol, mas historicamente é um dos meses mais chuvosos, como disse no trecho: “Apesar de muitos outros sites de turismo mencionarem dezembro como um mês de seca em San Andrés, os registros históricos dizem o contrário. Apesar de chover em menos volume que em novembro, dezembro tem uma média de 23 dias com chuvas no mês.”.

  8. como é em junho pois pretendo ir a San Andres dia 19 de junho, e quantos dias é bom ficar, para conhecer e fazer alguns passeios?

    1. Olá, Carla. Junho é início da temporada de furacões no Caribe. São muito raros em San Andrés, mas nessa época o tempo fica mais nublado e chuvoso. Recomendo viajar até maio, que tem mais chances de lindos dias de sol. Mas se tem apenas junho, passe um tempo maior na ilha, assim não corre risco de perder a viagem. Com tempo bom, 3 noites é o mínimo em San Andrés. Com chance de tempo ruim, passe pelo menos 5 noites, ou seja, 4 dias inteiros. Aqui tem mais informações sobre a ilha:

      Dicas de hospedagem
      Dicas de passeios
      Melhores praias

  9. Janete teresinha Dorneles de souza disse:

    Gostaria de ler comentários de pessoas que viajaram no mês de maio.
    Além do tempo, temperatura da água, se tem proliferação de algas nesse mês?

    1. Olá, Janete. Eu fui no final de abril e o clima estava bom. Céu praticamente sem nuvens, não choveu, tinha vento o bastante para fazer parasail e o mar estava claro, sem algas. Em maio, segundo históricos, a tendência é ser de clima de praia também. Bom, mas se algum leitor puder acrescentar, também estou aguardando.

  10. Raianne Matos disse:

    Eu fui a pessoa que foi antes da Juliana em Novembro e peguei chuva todos os dias, teve um dia que nem tive como sair do Hotel. Alguns Pontos Turísticos estavam fechados. Mas mesmo com tanta chuva amei conhecer San Andrés.