San Andrés, no Caribe Colombiano, não é daqueles destinos que podem ser aproveitados em qualquer época do ano. Afinal, o que manda lá é praia e mergulho, o que pede tempo bom. Por isso é preciso planejar muito bem quando ir para a ilha, principalmente se for passar poucos dias. Assim, diminui o risco de ficar preso no hotel, por causa de chuvas ou furacões.

Nas dicas abaixo sobre clima em San Andrés, entenda quando chove mais, quando é a temporada de furacões, quando é baixa e alta temporada, verão e inverno, e outras informações baseadas em experiências de viagem, históricos de meteorologia e previsões do tempo. Lembrando que, apesar de toda a tecnologia, o clima mundial está em mudanças e é difícil garantir 100% de certeza. Entenda quando é a melhor época em San Andrés.

Temporada de furacões em San Andrés

Virou senso comum dizer que San Andrés está fora da rota de furacões. Mas isso é mentira. Acontece é que eles não são frequentes por lá como são na Flórida, na Jamaica e na Nicarágua (que é o país mais próximo de San Andrés). Embora raros, furacões podem chegar com força máxima. Em 1988, por exemplo, o furacão Joan chegou com força e destruiu estradas e casas na ilha (fotos aqui).

Mesmo assim, por alguma sorte do destino, nas últimas décadas a ilha não sofreu consequências graves. Apenas pequenos efeitos colaterais. Como em novembro de 2016, quando o furacão Otto deixou mais de 20 mortos na Costa Rica e na Nicarágua, mas em San Andrés o principal acontecimento foi o fechamento do aeroporto. Nesses casos, as autoridades pedem que as pessoas fiquem em casa e não utilizem veículos motorizados. Ou seja, nada de praia.

Oficialmente, a época de furacões no Atlântico Norte e no Caribe é entre os meses de junho e novembro. É quando geralmente ocorre 97% dos furacões. Desses, setembro é o mês mais perigoso (gráfico aqui). O que não é regra. Em dezembro de 2017, por exemplo, passou um ciclone pela ilha.

Além do risco de morte se tiver um furacão, nesses meses os voos são mais tensos. Por exemplo, foi em agosto que este voo com brasileiros a bordo foi atingido por um raio no momento do pouso, matando um passageiro e partindo o avião ao meio.

Chuvas, temporais e baixa temporada

Apesar de passagens aéreas mais baratas e pacotes a preços tentadores, é melhor evitar os meses de junho, julho, agosto, setembro, outubro e novembro em San Andrés.

Claro que é muito possível ter lindos dias de sol nessa época, mas também podem acontecer furacões, revirando o lindíssimo mar em tons de azul de San Andrés. Então, se quiser ir nesses meses, a melhor coisa a fazer é comprar a passagem sem muita antecedência, de preferência em cima da hora, de olho na previsão do tempo e nos noticiários. A vantagem é que na baixa temporada, hotéis costumam ficar bem mais baratos e surgem mais promoções de passagens e pacotes.

Quando ir para San Andrés

Por eliminação, você já vê que sobram dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril e maio como meses indicados para viajar a San Andrés. Desses, tem os meses que são muito melhores. Ou sejam, se você quer aproveitar a ilha colombiana na melhor época do ano, precisa peneirar um pouco mais. (tabela aqui). Mas, segundo relatos que selecionei abaixo, janeiro pode chover muito e estragar alguns passeios.

Temperaturas em San Andrés

Estou comentando aqui só pra você saber que não precisa se preocupar com as temperaturas na ilha, que considero perfeitas pra quem gosta de praia. Ao longo dos 12 meses do ano, a temperatura é muito estável. Quando às temperaturas mínimas, o máximo de “frio” que pode fazer em San Andrés, é cerca de 18 ºC no mês de dezembro. Quando ao calor, o máximo que geralmente faz na ilha é cerca de 31 ºC em junho. O que faz de San Andrés um lugar muito mais agradável do que Cartagena, por exemplo.

Quando chove mais em San Andrés

A época das chuvas na ilha coincide mais ou menos com a época dos furacões no Caribe. Ou seja, de junho a dezembro. Os meses com mais dias de chuva e maior volume de água são setembro, outubro e novembro. E assim como na temporada de furacões, setembro é o mais mais chuvoso na ilha.

Época com menos chuvas em San Andrés

Apesar de muitos outros sites de turismo mencionarem dezembro como um mês de seca em San Andrés, os registros históricos dizem o contrário. Apesar de chover em menos volume que em novembro, dezembro tem uma média de 23 dias com chuvas no mês. Claro que já podem ser chuvas de verão, passageiras, mesmo assim não se compara com os meses seguintes, realmente com mais dias de sol.

As chuvas diminuem pra valer a partir de janeiro. Em fevereiro chove menos e em março é o auge dessa que é a melhor época do ano em San Andrés, com baixíssima possibilidade de chuvas. Perfeito para curtir as lindas praias, dar a volta na ilha e mergulhar em todos os lugares possíveis, com mar cristalino. Em abril o clima continua bom, embora com maior probabilidade de cair uma chuva ou outra. Aliás, foi no final do mês de abril a minha última viagem para San Andrés, quando peguei 4 dias seguidos de sol, quase sem nuvens no céu.

Alta temporada em San Andrés

Por consequências de feriados prolongados e ser período de férias em boa parte do mundo (incluindo Europa, Estados Unidos, Colômbia e Brasil, responsáveis pelo maior número de turistas em San Andrés), além do bom tempo, os meses mais cheios de gente na ilha são dezembro, janeiro e fevereiro. Principalmente a última semana de dezembro e a primeira de janeiro, quando muita gente viaja para o revéillon, a ilha fica lotada. Nessa época os hotéis ficam mais caros e é preciso reservar com maior antecedência que o normal.

Por ser um feriado nacional muito importante na Colômbia, a Semana Santa também costuma ser de alta lotação na ilha. Como não tem data fixa, é preciso ficar ligado no calendário a cada ano, pra evitar viajar nessa época.

Melhor época em San Andrés

Claro que isso é relativo. Por isso, aviso que sempre considero a melhor época do ano em algum lugar, o período em que o clima é bom e o destino não está em alta temporada. Geralmente, são épocas de média temporada, o que significa hospedagens com preços justos, possibilidade de pechinchar descontos em passeios e não precisar fazer fila para nada, tipo em restaurantes.

Assim, sem dúvidas a melhor época do ano em San Andrés compreende os meses de março e abril.

Claro que também é possível aproveitar a ilha em outras épocas do ano, de preferência entre dezembro e maio, quando chove menos e a possibilidade de temporais ou consequências de furacões é reduzida.

 

Experiências além da previsão do tempo

Além de consultar gráficos de clima e relatar minha própria viagem para San Andrés no mês de abril, também perguntei sobra a experiência de amigos e leitores na ilha. As respostas provaram que o Caribe é mesmo incrível. Mesmo nos meses de clima chuvoso, a chance de fazer sol é grande. Claro que depende da sorte de cada um. Por isso, se for numa época considerada ruim, é melhor passar mais tempo. Assim não corre o risco de perder a viagem inteiro. Olha só o que eles disseram:

1. Juliana: “Olha eu fui no final de novembro pra dezembro de 2017, eu dei sorte de não pegar chuva, mas quem foi antes de mim e pegou quase todos os dias de chuva! Não recomendo ir em dezembro.”

2. Rodrigo: “Conversando com alguns nativos eles me disseram que dezembro e janeiro são os meses mais chuvosos. O que vejo todo mundo falar é que as chuvas são muito esparsas e que chove forte, mas não dura muito tempo.”

3. Jefferson: “Fui em abril e as únicas chuvas que peguei duraram menos de 5 minutos. Chuvinha de verão. Super recomendo essa época!”

4. Mayara: “Fui em março e não peguei chuva, muito sol. Perfeito para curtir as praias.”

5. Pedro Henrique: “Fui em dezembro e peguei chuva quase todos os dias, mas duravam 10 minutos e o sol surgia novamente… não atrapalhou nenhum passeio.”

6. Suzana: “Fevereiro, março, abril são ótimos meses.”

7. Aline: “Fui em março e não choveu.”

8. Carolina: “Quem vai no começo do ano posta fotos incríveis. Fui finalzinho de agosto e início de setembro e chovia bastante, mas chuva de verão, ia e voltava. O tempo ficava quente, porém nublado e perdia aquele encanto todo.”

9. Erik: “Fui em janeiro e choveu muito, a ponto de impossibilitar os passeios por diversos dias. Pelo que li, o melhor é entre março e maio. Evite também a época de furacões no Caribe, pois, apesar da ilha não estar na rota, tempestades em locais próximos podem afetá-la.”

10. Luíza: “Passei cindo dias lá em outubro. No primeiro choveu o dia inteiro. Depois, só chuva passageira, não atrapalhou a viagem.”

 

Agora já sabe quando viajar para San Andrés?

Se você ainda tiver dúvidas, pode mandar sua pergunta. E se tiver uma experiência de viagem para contar, que tenha sido na alta ou na baixa temporada, no inverno ou no verão, é só mandar pra gente pelos comentários abaixo. Assim mais gente entende quando é melhor na ilha e como é na prática viajar em cada mês. Claro que dependendo da sorte de cada um, haha. Por isso é melhor planejar sua viagem nas melhores épocas do ano em San Andrés e em todo o Caribe.

 

* Fontes de notícias e registros históricos de temperaturas, furacões, chuvas e clima em San Andrés: EBC, G1, Colombia Reports, Hurricane Research Division e Climate Data.

 

Para planejar sua viagem:  
  1. Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  2. Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  3. RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Viaje com descontos:
  1. 100 reais de desconto no Airbnb
  2. 5% ou mais de desconto em Seguro Viagem
Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários